1º Tema: O Pré-Tribulacionismo Antes de falarmos sobre o Pré-Tribulacionismo, devemos ter consciência de que existem, pelo menos, quatro maneiras diferentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Santo Agostinho Tagaste - 13 de Novembro de 354
Advertisements

Escolas de interpretação
Professor Uelinton Jorge Dias
Revª Irene Garcia Costa de Souza
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ.
LIÇÃO 4 RELACIONAMENTO ENTRE AMIGOS Prof. Lucas Neto.
LIÇÃO 13 – A IGREJA DO SÉCULO 21 Prof. Lucas Neto.
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
OS SACRAMENTOS EM SUA VIDA. “ O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO”
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
Ação de formação para secretariados diocesanos de Educação Moral e Religiosa Católica Liderança em EMRC e relações interpessoais: Perspetivas e desafios.
4ª. Igreja Batista Identidade. História Para falarmos sobre quem é a nossa igreja, precisamos conhecer um pouco de sua história. Não somente sobre seu.
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
1 Cinco afirmações que podem ser feitas, diante das adversidades (RM 8:31-39)
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
UMA VISÃO DE FÉ: SEGREDO PARA O SUCESSO DO LÍDER I Co
Rev. Cleudson Gomes Corrêa. 1/6/ :58:241/6/ :58:24 Rev. Cleudson Gomes Corrêa 2.
Arminianismo x Calvinismo
MULHERES NOS CAMINHOS DA MISSÃO – TRADIÇÃO. A Missão é de Deus. A Igreja tem uma tarefa a realizar na Missão. O lugar para realizá-la é no mundo, com.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
VIVÊNCIA DONS DO ESPÍRITO FERRAMENTAS de Deus para Edificação do Corpo de Cristo Professores: Eber Hávila Rose Luiz Felipe S. de Figueiredo.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementações Parte 4 - Gestão Ministerial-
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
A REFORMA PROTESTANTE. A I GREJA C ATÓLICA EM CRISE As mudanças socioeconômicas e culturais na Europa chegam à Religião com a Reforma Protestante. Instituição.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
Aulas previstas: 1.Poder, normas e pessoas (11 slides) 2.Fiéis cristãos (11 slides) 3.Organização hierárquica (12 slides) 4. Vida consagrada ( 7 slides)
Jeremias, do começo ao fim
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
ÉTICA E MORAL
Ofertas IGREJAADVENTISTA DO SÉTIMO DIA 1. I- SUSTENTO DO TEMPLO LOCAL 1- Deut. 16:10 1- Deut. 16:10 2- Deut. 16:16 e Deut. 16:16 e 17 II- OBJETIVO.
Yarim Ha’Am Veyokhiakh Shedvaro Vetorato Omdim ירים העם ויוכיח שדברו ותורתו עומדים A Noticia que Abalou ISRAEL pelo Rabino pelo Rabino Yitzhak Kaduri 2014.
Da Liderança Saudável OS DESAFIOS Texto Básico: Atos Escrito por Pr. Edvaldo Amorim João Pessoa/PB.
ELEIÇÃO: A GARANTIA DE QUE HÁ SALVAÇÃO Rm 10: 16 – 11:10.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
Comportamento Respondente
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Falsos Cristos e Falsos Profetas ESE Cap XXI
COMO JESUS BUSCOU A VONTADE DO PAI
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ANÁLISE DO DISCURSO Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA Programa de Pós-Graduação em Administração.
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
INERRANCIA A FIDEDIGNIDADE DA REVELAÇÃO. INTRODUÇÃO A doutrina da inerrância afirma que a Bíblia é completamente verdadeira em todos os seus ensinos.
A mensagem de Jeremias às nações 15. Leitura Bíblica texto básico texto devocional versículo-chave Jeremias Salmo Jeremias “Se removeres.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
A Nova Vida em Cristo Lição 9
TEOLOGIA & PRÁTICA DE CULTO As crenças e o jeito presbiteriano de adoração Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida.
Grupo de Perseverança Formação: Grupo de Perseverança, terceiro momento do Grupo de Oração Formadora: Keila Ministério de Formação RCC/DF.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Três verdades que nos ajudam vencer o pecado
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2016 e o tema da revista é Fruto do Espírito, tendo o Pastor Israel Maia, Presidente da Assembleia de Deus.
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
Comentário da Lição 4 de Lições Bíblicas Pr. Rodolfo Silva.
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Lição da Escola Sabatina 26 de Junho a 2 de Julho.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

1º Tema: O Pré-Tribulacionismo Antes de falarmos sobre o Pré-Tribulacionismo, devemos ter consciência de que existem, pelo menos, quatro maneiras diferentes de se abordar a segunda vinda de Cristo (Parousia): O Pré-Tribulacionismo, O Meso-Tribulacionismo, O Pós-Tribulacionismo, e a interpretação Histórico-Simbólica. O que é o Pré-Tribulacionismo? É uma corrente teológico-escatológica, que interpreta o fenômeno da Parousia em, basicamente, dois momentos. Pré-Tribulacionismo: A igreja não enfrentará a Grande Tribulação. Será Arrebatada antes da segunda vinda de Cristo. Ap 3:10; Rm 5:19; I Ts 1:10 e 5:9. A questão de Matheus 24. Meso-Tribulacionismo : A igreja enfrentará parte da grande tribulação, mas será arrebatada antes do ápice da crise e da segunda vinda. II Ts 1:8

Pós-Tribulacionismo: A igreja passará por toda grande tribulação, encontrando-se com cristo na segunda vinda, e alguns pelo martírio, não existindo “arrebatamento”, no sentido corrente hoje entre os evangélicos. Mt. 24, aplicado à igreja. Ap 7:9-15. Histórico-Simbólica: A volta de Cristo é um símbolo do encontro que todo homem deverá ter com Deus um dia na eternidade, individualmente. Não é um evento histórico, como tem sido ensinado durante muito tempo (É uma visão tipicamente liberal, com pouca repercussão no seio da teologia evengélica ortodoxa).

2º Tema: O Neopentecostalismo Origens do movimento: O Neopentecostalismo deriva-se, basicamente, das igrejas pentecostais. Porém, leva ao extremo certas ensinamentos do pentecostalismo clássico, tais como cura divina, providência divina e o livre arbítrio. Características básicas do movimento: Em termos eclesiológicos: Cultos com mais ênfase dada a revelação e milagres, em detrimento da pregação da bíblia; Pouca ênfase dada ao indivíduo, e maior importância dada a comunidade; Personificação da igreja em sua liderança, e dificuldade de acesso a mesma. Em termos doutrinários: Equiparação da revelação divina, com as revelações dos “profetas”; Ênfase em quebra de maldições, na Teologia da Prosperidade, em exorcismos etc;

Valoração excessiva do Espírito Santo em detrimento das outras pessoas da trindade; Arminianismo levado ao extremo.

3º Tema: Formas de Governo Eclesiástico Importância do Assunto: Numa época em que muitos líderes acreditam ser “donos” de igrejas, é essencial entendermos qual realmente deva ser a verdadeira forma de conduzirmos uma comunidade cristã à luz da bíblia. Governo Episcopal: É o Governo centralizado em uma única pessoa, que pode ser um pastor, padre, papa, patriarca etc. Geralmente é um sistema hierarquizado, como ocorre, por exemplo, na igreja Católica Romana e na Assembléia de Deus, dentre outras. A congregação tem pouca participação nas decisões e na escolha dos lideres.

Governo Presbiteriano: É uma forma de governo em que a administração eclesiástica fica a cargo de um grupo de pessoas eleitas pela congregação. Geralmente é representativa, pois a escolha do presbitério é feita por eleição. A igreja tem plena participação na escolha das lideranças, e tem relativa participação nas decisões a serem tomadas. Governo Congregacional: É a forma de governo em que a administração eclesiástica fica a cargo de todos os membros da congregação. É uma forma direta de governo eclesiástico, isto é, a própria congregação exerce o governo. Porém, não deve ser confundido com anarquismo, isto é, ausência de governo. Tanto na escolha de lideranças, como na tomada de decisões, a igreja tem participação plena.

4º e 5º Tema: O DEBATE ENTRE CALVINISMO E ARMINIANISMO VS. IEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEE

BREVE HISTÓRICO SOBRE AS DOUTRINAS: BREVE HISTÓRICO SOBRE AS DOUTRINAS: O ARMINIANISMO FOI UM MOVIMENTO INICIADO NA HOLANDA, PELOS SEGUIDORES DO ENSINO DE JACOBUS HARMINIUS – ARMINIANISMO (APORTUGUESADO). ELES COMEÇARAM A QUESTIONAR CERTOS ENSINOS DA IGREJA OFICIAL HOLANDESA, DENTRE ELES, A DOUTRINA DA SALVAÇÃO, ATÉ ENTÃO SEGUINDO A TRADIÇÃO PROTESTANTE, OU SEJA, A DA ELEIÇÃO. O ARMINIANISMO FOI UM MOVIMENTO INICIADO NA HOLANDA, PELOS SEGUIDORES DO ENSINO DE JACOBUS HARMINIUS – ARMINIANISMO (APORTUGUESADO). ELES COMEÇARAM A QUESTIONAR CERTOS ENSINOS DA IGREJA OFICIAL HOLANDESA, DENTRE ELES, A DOUTRINA DA SALVAÇÃO, ATÉ ENTÃO SEGUINDO A TRADIÇÃO PROTESTANTE, OU SEJA, A DA ELEIÇÃO. OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO NÃO FORAM ESCRITOS POR CALVINO, MUITO EMBORA TENHAM SIDO INFLUENCIADOS POR SUA TEOLOGIA, RECEBENDO, POR ISSO, COMO UMA HOMENAGEM, SEU NOME. FORAM ELABORADOS EM RESPOSTA AO CINCO PONTOS COLOCADOS PELOS ARMINIANOS OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO NÃO FORAM ESCRITOS POR CALVINO, MUITO EMBORA TENHAM SIDO INFLUENCIADOS POR SUA TEOLOGIA, RECEBENDO, POR ISSO, COMO UMA HOMENAGEM, SEU NOME. FORAM ELABORADOS EM RESPOSTA AO CINCO PONTOS COLOCADOS PELOS ARMINIANOS

CALVINISMOARMINIANISMO Incapacidade Total ou Depravação Total Incapacidade Total ou Depravação Total Eleição Incondicional Eleição Incondicional Redenção Particular ou Expiação Limitada Redenção Particular ou Expiação Limitada A Vocação Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível A Vocação Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível Perseverança dos Santos Perseverança dos Santos Livre-Arbítrio ou Capacidade Humana Livre-Arbítrio ou Capacidade Humana Eleição Condicional Eleição Condicional Redenção Universal ou Expiação Geral Redenção Universal ou Expiação Geral Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito Santo Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito Santo Decair da Graça Decair da Graça DEFENDERAM E DEFENDEM O ARMINIANISMO: JOÃO WESLEY, CHARLES FINNEY, A MAIORIA ABSOLUTA DOS EVANGÉLICOS, DENTRE OUTROS. DEFENDERAM E DEFENDEM O CALVINISMO: JONATHAN EDWARDS; CHARLES SPURGEON, GEORGE WHITEFIELD, E ALGUNS PROTESTANTES MODERNOS, DENTRE OUTROS.

CONCLUSÕES AS DUAS TEORIAS TEM ARGUMENTOS A FAVOR E CONTRÁRIOS SOB A ÓTICA EVANGÉLICO-PROTESTANTE: AS DUAS TEORIAS TEM ARGUMENTOS A FAVOR E CONTRÁRIOS SOB A ÓTICA EVANGÉLICO-PROTESTANTE: O ARMINIANISMO: O ARMINIANISMO: É MUITO PRAGMÁTICO. É DE INTERESSE DAQUELES QUE HOJE QUEREM “ENCHER SUAS IGREJAS A TODO CUSTO”. É MUITO PRAGMÁTICO. É DE INTERESSE DAQUELES QUE HOJE QUEREM “ENCHER SUAS IGREJAS A TODO CUSTO”. EM ÚLTIMA INSTÂNCIA CENTRALIZA NO HOMEM, E NÃO EM DEUS, O MÉRITO DA SALVAÇÃO (ANTROPOCENTRISMO). EM ÚLTIMA INSTÂNCIA CENTRALIZA NO HOMEM, E NÃO EM DEUS, O MÉRITO DA SALVAÇÃO (ANTROPOCENTRISMO). O CALVINISMO: O CALVINISMO: AS VEZES É MUITO FRIO NO QUE DIZ RESPEITO A EVANGELIZAÇÃO AS VEZES É MUITO FRIO NO QUE DIZ RESPEITO A EVANGELIZAÇÃO PODE GERAR A LIBERTINAGEM ESPIRITUAL, QUANDO MAL INTERPRETADO. PODE GERAR A LIBERTINAGEM ESPIRITUAL, QUANDO MAL INTERPRETADO.