PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Plano de Trabalho Docente
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
Políticas Públicas e a Escola Promotora da Saúde
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Avaliação do projeto pedagógico:
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
O psicólogo na Educação/Escolar UM BREVE HISTÓRICO
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Gestão Competente da Escola Pública
Rotina na Alfabetização:
Gestão da Educação Infantil
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
Todo dia é dia de educação!
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Escola Municipal Professoras:
Portfólio de Estágio Supervisionado
Elaboração do Projeto Político Pedagógico
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTOS SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Plano Plurianual de Gestão 2014 – 2018 _______________ Plano Escolar 2014.
Conferência Municipal de Educação
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Educação Especial Aula 7
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E P R E F E I T U R A M U N I C I P A L D E C A N I N D É C A N I N D É V O C Ê F A Z P A R TE SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.
ORGANOGRAMA RECURSOS HUMANOS 2015.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Plano de Gestão da Escola
Uma Escola do Tamanho do Brasil
AEE, PPP e acessibilidade na escola
Governo do Estado do Paraná Secretaria de Estado da Educação
Orientações sobre o Estágio IV
Projeto Político Pedagógico
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Professor Coordenador de Apoio
Escola... Qual o perfil da sua?.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Plano de Estágio Campo de Estágio /
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
PORTARIA 1997/09 - SME Institui o Programa Aluno-Monitor nas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, que especifica, e dá outras providências.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O papel pedagógico do órgão gestor
Termo de Terminalidade
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
Transcrição da apresentação:

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2013 1

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico SUMÁRIO PÁG. I.IDENTIDADE INSTITUCIONAL DA UME............................................... 1. Quadro de Identificação ......................................................................................... 2. Quadro de Demanda ….......................................................................................... 3. Atos oficiais da UME (2012)................................................................................... 4. Calendário Letivo .........…...................................................................................... 5. Matriz Curricular Homologada (publicação 2013)................................................ 6. Quadro de Equipe Técnica, Professores, EDIs e Educadores............................ 7. Quadro de Funcionários ........................................................................................ 8. Organização do Ambiente Físico .......................................................................... 8.1 Quadro de Ocupação das Salas de Aula ...................................................... 8.2 Quadro de Ocupação das demais Salas ....................................................... 9. Destinação de Recursos Financeiros (2012)......................................................... 10. Histórico da UME e do Patrono ........................................................................... 11. Caracterização da Comunidade............................................................................ 12. Objetivos Institucionais ....................................................................................... 2

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico II . FUNDAMENTOS......................................................................... 1. Éticos políticos ....................................................................................................... 2. Epistemológicos ..................................................................................................... 2.1 Demonstrativo do Percentual de promoção e retenção....................... 2.2 Componentes Curriculares Críticos....................................................... 2.3 Distorção idade – ano.............................................................................. 2.4 Aproveitamento dos Alunos.................................................................... 2.5 IDEB da UME............................................................................................ 3. Didáticos Pedagógicos........................................................................................... III. PROJETOS SETORIAIS...................................................................... 1. Caracterização, Metodologia e Avaliação.............................................................. 2. Quadro de horário de aulas ou rotina escolar ....................................................... 3. Práticas Pedagógicas Inclusivas............................................................................. 4. Projetos Desenvolvidos........................................................................................... 5.Calendário de Atividades ........................................................................................ 6. Formação Continuada na UME................................................................................ 6.1 Temas para Formação aos Docentes (C.P. / O.E.) .................................. 6.2 Temas para Formação aos Funcionários (A.D. / O.E.) ...........................

PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico I. IDENTIDADE INSTITUCIONAL DA UME 1.Quadro de Identificação: Nome da Unidade: Endereço: Telefone: Fax.: E-mail: CNPJ: Nível e modalidade de ensino: Localização: ( ) área urbana ( ) área rural ( ) área urbana periférica Horário de Funcionamento: Manhã Tarde Noite

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico 2. Quadro de Demanda (SIGES-relatório/vagas/disponibilidade) 3. Atos Oficiais da UME (2012) 4. Calendário Letivo 5. Matriz Curricular Homologada (publicação de 2013) 6. Quadro de Equipe Técnica, Professores, EDIs e Educadores: Nome / Registro Cargo Período/Classe Jornada Escolaridade 7. Quadro de Funcionários: Nome / Registro Cargo Período Carga Horária Escolaridade 8.Organização do Ambiente Físico 8.1 Quadro de Ocupação das Salas de Aula (SIGES– relatório/quadros /geral/salas)

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico 8.2 Quadro de Ocupação das demais salas: Dependências Quantidade Condições de uso Observações Adequada Inadequada Diretoria Secretaria Sala da Coordenação Sala da Orientação Sala da Assistente de Direção Sala dos Professores Biblioteca Laboratório de Informática Laboratório de Ciências Sala de Vídeo Auditório Refeitório Cozinha Despensa Quadra Pátio coberto Pátio descoberto Sanitários dos Funcionários Sanitários das Funcionárias Salas de aula Sala de Recursos Multifuncionais Vestiário Parque Outros

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico 9. Destinação de recursos financeiros (2012): Fonte Bens de Consumo Bens Permanentes Total Municipais Federais PDDE Outras Outras APM Total Utilizado Total Devolvido 10. Histórico da UME e do Patrono 11. Caracterização da Comunidade 12. Objetivos Institucionais da UME: (Mediante a visão do contexto escolar, descrever os objetivos gerais que a UME pretende atingir durante o ano letivo)

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico II – FUNDAMENTOS 1. Éticos políticos (Quais os valores que se pretende trabalhar no ano letivo) 2. Epistemológicos (Visibilidade do aprendizado) 2.1 Demonstrativo do percentual de promoção e retenção: 3º ano, 5º ano, 6º ao 9º ano do ensino fundamental (SIGES-relatório/resultado/avaliação/índice aprovação-retenção) 2.2 Componentes Curriculares Críticos – ano anterior (SIGES-relatório/resultado/avaliação/cc-críticos/resultado final) 2.3 Distorção idade-ano (SIGES-relatório/aluno/divergência de idade/série-1º ao 5º ano/6º ao 9º ano) 2.4 Aproveitamento dos alunos (ano anterior- SIGES-relatório /resultado /avaliação/aproveitamento aluno/ resultado final) 2.5 IDEB da UME (http://ideb.inep.gov.br/) 3. Didáticos Pedagógicos (Como se dá a construção interativa entre professor / aluno /conhecimento)

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico III- PROJETOS SETORIAIS 1.Caracterização do alunado, Metodologia de Trabalho, Avaliação e Resultados SETORES CARACTERIZAÇÃO METODOLOGIA AVALIAÇÃO Educação Infantil 0 a 3 anos 4 a 5 anos

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico SETORES CARACTERIZAÇÃO METODOLOGIA AVALIAÇÃO Ensino Fundamental I II Educação de Jovens e Adultos 2.Quadro de Horário de Aulas ou Rotina Escolar (Apensar os quadros de horários de aula ou da rotina escolar (Ed. Infantil), incluindo a Jornada Ampliada, quando houver. 3.Práticas Pedagógicas Inclusivas (considerações sobre a interação de alunos com deficiência na UME)

PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico Plano de Atendimento da Sala de Recursos Multifuncionais (AEE) UME: Aluno(a): Data de Nasc.: Ano Escolar: Período: Professores Envolvidos: A. PLANO DE AEE Relato do Caso: 2. Potencialidades e dificuldades do(a) aluno(a): POTENCIALIDADES DIFICULDADES DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR LINGUAGEM DESENVOLVIMENTO COGNITIVO SOCIALIDADE / AFETIVIDADE APRENDIZAGEM MEIO SOCIAL / FAMILIAR 3. Objetivos Gerais do Plano 4. Organização do AEE e outros atendimentos:

PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico HORÁRIOS Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira Outros ( ) Locais: 5. Atividades a serem desenvolvidas pelo aluno(a): Recursos de acessibilidade necessários para o aluno: Arquitetônicos Recursos Tecnológicos Materiais Pedagógicos Atitudinais 7. Materiais a serem produzidos para o aluno e adequações necessárias: 8. Profissionais da escola e outras pessoas que receberão orientações da profª do AEE, sobre os serviços e recursos oferecidos ao aluno: B. AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS Instrumentos Utilizados: 2. Resultados esperados diante dos objetivos das ações desenvolvidas no Plano do AEE Santos, ___ de _______________ 2013 _________________________ ________________________ Professor(a) de Educação Especial Professor(a) do Ensino Regular __________________________ __________________________ Orientador(a) Educacional Coordenador(a) Pedagógico ______________________ Diretor(a)

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico Roteiro do Plano de Auxiliar de Classe: Plano de Atendimento do Professor Auxiliar de Classe Professor I Nome: Ano / Classe: Período: Aluno(s): Professor II

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico 4.Projetos (Devem ser apensados ao final do PPP, após aprovação do Supervisor de Ensino) Roteiro de elaboração de Projetos da UME ou SEDUC *Projeto (Definição do tema) - *Justificativa (Por que é importante desenvolver este Projeto) - *Objetivos (O que se pretende alcançar) - *Disciplinas / Eixos envolvidos - *Registro do Processo (Detalhar as atividades propostas e como serão desenvolvidas, a fim de atingir os objetivos) – *Avaliação, Socialização e Resultados esperados – *Envolvidos no Projeto – *Referências Bibliográficas -

Secretaria de Educação Departamento Pedagógico PREFEITURA DE SANTOS Secretaria de Educação Departamento Pedagógico 5.Calendário de Atividades (A UME poderá inserir atividades e/ou eventos previstos, além dos contidos no quadro encaminhado pelo DEPED.) 6.Formação Continuada na UME (Com base nas necessidades e nas propostas desenvolvidas) 6.1 Temas para Formação aos Docentes (pelo D /C.P. / O.E.) 6.2 Temas para Formação aos Funcionários (pelo D/ A.D. / O.E.)