S EMINÁRIO História das Ideias Pedagógicas. T EMAS PARA OS S EMINÁRIOS : TEMA I: O Pensamento Pedagógico Renascentista Montaigne – Lutero – Jesuítas*

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
Advertisements

Seminário Temático Epistemologia da Ciência. Tema I: O problema do método científico: O que é método? E por que método? Textos de Referência: Discurso.
Trabalho No power point: Capa: (título, turma e nome/número dos alunos) Introdução: (Anunciar a ideia básica; Descrever as motivações que levaram à escolha.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC – CG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PLANO DE CURSO SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR.
Listar o nome de todos os autores. TÍTULO DO TRABALHO (1 SLIDE)
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
CONTRATO DIDÁTICO Os Cursos de Filosofia, Educação Física, História, Letras e Pedagogia reunidos com os seus respectivos colegiados no dia 20/11/2004,
AULA 1. Informática O termo foi criado na França em 1962, e provém da contração das palavras INFORmação autoMÁTICA. “Informática é a ciência que estuda.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
(Times New Roman ou Arial, negrito, fonte 14, espaçamento simples)
Analise e desenvolvimento de sistemas
1ª MOSTRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Pesquisa científica Marcelo Correa.
A Metodologia na Formação
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Coordenação: Marcelo Correa
Autor (Instituição) Co-Autor(es) (Instituição)
Plano de Ensino Plano de aula
Pesquisa científica Marcelo Correa.
AULA 1.
Título: Escreva aqui seu título
Pesquisa científica Marcelo Correa.
TÍTULO DO TRABALHO AQUI
Introdução à Engenharia Civil
Planejamento e Preparação de um Seminário
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
PNV3100 – Aula S 11 Introdução Conclusão da segunda fase do projeto
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Título do Projeto Nome do Aluno
Professor (a) orientador
Coordenação: Marcelo Correa
Insira as Logomarcas das Instituições aqui
DIÁRIO DE BORDO: VESTÍGIOS DE UMA VIVÊNCIA SIGNIFICATIVA.
Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle
Título: subtítulo AUTORES.
Resumo PARTE 1.
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Introdução à Sociologia
IFAL SATUBA CURSO TECNOLÓGICO EM LATICÍNIOS
Plano de Ensino Plano de aula
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
Apresentação.
Comunicação e Trabalho em Grupo NOITE
Comunicação e Trabalho em Grupo TARDE
VII SIC – Seminário de Iniciação Científica do IFMG
Título (arial 26 - negrito) Autor (arial 24) Orientador (arial 24)
XVI Jornada Científica de Jornalismo
Administração amintas paiva afonso.
Estagio Supervisionado em Docência
Roteiro – trabalho final
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Roteiro para avaliação das apresentações (2,0) O grupo se organizou para que a apresentação ocorresse dentro do tempo estipulado (30 minutos)? O grupo.
XXVII Seminário de Iniciação Científica da Ufac
Exemplos de atividades por videoconferência
TÍTULO E AUTORES ( NO MÁXIMO 3 )
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
English Presentations
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
VII SIC – Seminário de Iniciação Científica do IFMG
Modelo do banner – MCC 2018 Integrantes do grupo: Turma: Introdução
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
Orientações Gerais para alunos e orientadores
Trabalho de Conclusão de Curso Apresentação – TCC IV
Normas gerais para apresentação Oral: 1
Transcrição da apresentação:

S EMINÁRIO História das Ideias Pedagógicas

T EMAS PARA OS S EMINÁRIOS : TEMA I: O Pensamento Pedagógico Renascentista Montaigne – Lutero – Jesuítas* TEMA II: O Pensamento Pedagógico Moderno / Iluminista Comênio –Locke – Rousseau* TEMA III: Pensamento Pedagógico Socialista Marx – Lênin – Makarenko – Gramsci* TEMA IV: Pensamento Pedagógico Brasileiro 1ª Parte: Pensamento Pedagógico Brasileiro Liberal 2ª Parte: Pensamento Pedagógico Brasileiro Progressista * Esses pensadores são apenas sugeridos, não obstante podem ser escolhidos outros para as apresentações.

C RITÉRIOS PARA AS APRESENTAÇÕES : O grupo será formado de até 04 componentes, sendo a todos obrigatória (e não facultativa) a participação tanto na construção do trabalho escrito quanto na apresentação seminário do grupo. Essa atividade será composta pelas seguintes partes: Trabalho escrito – Contendo a pesquisa realizada pelo grupo sobre o tema a ser apresentado, indicando as referências utilizadas e o roteiro de todos os pontos da apresentação oral. Deve ser entregue impreterivelmente no dia da apresentação do grupo. Sua ausência incidirá na diminuição da nota final do grupo.

C RITÉRIOS PARA AS APRESENTAÇÕES : Apresentação Oral – Nesta etapa serão realizadas as apresentações orais dos componentes dos grupos, sendo necessário que todos os componentes estejam presentes e contemplem algum tópico do tema. Cada Grupo terá o tempo Mínimo de 30 minutos e de no máximo 40 minutos para realizar sua apresentação.

O S CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO LEVARÃO EM CONSIDERAÇÃO OS SEGUINTES QUESITOS NO TRABALHO ESCRITO : a) O material pesquisado, coerência textual, explicitação das fontes e a estrutura do corpo do trabalho escrito (introdução, desenvolvimento, conclusão e referências bibliográficas); b) O roteiro da apresentação deve conter todos os itens a serem apresentados pelo grupo, a ausência ou o não cumprimento dos tópicos incidirá na diminuição da nota final;

O S CRITÉRIOS PARA PONTUAÇÃO LEVARÃO EM CONSIDERAÇÃO OS SEGUINTES QUESITOS NA APRESENTAÇÃO ORAL : a) A pontualidade do grupo no dia da apresentação; b) A utilização adequada do tempo, atentando para não exceder o limite estipulado e nem utilizar apenas a metade do tempo definido para cada apresentação; c) O uso de recursos didáticos, audiovisuais ou de procedimentos metodológicos como teatro, música, poesia e etc; d) A dinâmica dos componentes do grupo no que diz respeito ao uso da palavra, da linguagem adequada à sala de aula e ao ambiente acadêmico; e) O domínio do conteúdo por parte dos integrantes do grupo. f) Todos os grupos obrigatoriamente terão que fazer pelo menos uma (01) pergunta ao grupo que apresenta, assim sendo, todos os grupos responderão e todos os grupos também farão questionamentos, possibilitando a integração de todos os alunos acerca dos temas apresentados.

O C ALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES SEGUIRÁ O SEGUINTE CRONOGRAMA : Tema / GrupoDia do MêsDia da Semana TEMA I: O Pensamento Pedagógico Renascentista 22/10Segunda TEMA II: O Pensamento Pedagógico Moderno / Iluminista 26/10Sexta TEMA III: Pensamento Pedagógico Socialista 29/10Segunda TEMA IV: Pensamento Pedagógico Brasileiro 1ª Parte: Pensamento Pedagógico Brasileiro Liberal 05/11Segunda TEMA IV: Pensamento Pedagógico Brasileiro 2ªParte: Pensamento Pedagógico Brasileiro Progressista 09/11Sexta