A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle"— Transcrição da apresentação:

1 O GÊNERO TEXTUAL “ENTREVISTA” JORNALÍSTICA COMO PRÁTICA EM SALA DE AULA
Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle Viviane Gomes Lisboa

2 CONCEITO ENTREVISTA JORNALÍSTICA
A Entrevista é um dos gêneros textuais com função comumente informativa, veiculada por meios de comunicação. É um texto marcado pela oralidade produzido pela interação entre de pessoas, o entrevistador é responsável por fazer as perguntas, e o entrevistado (ou entrevistados), por responde-las. Elas podem ser divulgadas em programas de rádio, televisão, ou ainda ser transcritas para atender jornais, revista, livros e na internet.

3 TIPOS DE ENTREVISTAS Entrevistas podem ser informativas: Quando buscam participantes ou testemunhas de acontecimentos, para obter dados ou completar informações. A entrevista de opinião: Tem por objetivo conhecer os argumentos, valores e conceitos do entrevistado sobre um fato ou uma situação. As entrevistas de personalidades, ou de perfil: Buscam levantar dados sobre a vida e o caráter do entrevistado.

4 CLASSIFICAÇÃO POR NÚMERO DE INTEGRANTES
Individual: A entrevista envolve apenas duas pessoas, o entrevistador e entrevistado. Coletiva: Um entrevistador e várias pessoas a serem entrevistadas. Enquete: Ocorre quando são entrevistadas diversas pessoas, porém separadamente. Conferência, ou de imprensa: Várias pessoas entrevistam, um só entrevistado juntas.

5 ETAPAS ENTREVISTA ESCOLHA DO TEMA; COMPOSIÇÃO DO ROTEIRO;
O TÍTULO DA ENTREVISTA; TRANSCRIÇÃO DAS PERGUNTAS.

6 SEQUÊNCIA DIDÁTICA OBJETIVOS: Apresentar as características e estrutura do gênero textual “entrevista”. Objetivos específicos: Exibir entrevistas em plataformas televisivas, radialísticas e digitais; Especificar a estrutura da entrevista nas diferentes plataformas; Produção de entrevista. Público-alvo: 3° Ano (Ensino Médio) Duração: 7 horas/aula

7 MÓDULO 1 (26/07/2017) - 01 hora/aula
1º Momento/Tempo estimado: 15 minutos As professoras iniciarão a aula questionando os alunos em relação ao seu conhecimento a respeito do gênero textual entrevista, pedindo informações sobre como eles acreditam que uma entrevista é composta. 2º Momento/Tempo estimado: 35 minutos Explicaremos o conteúdo acerca do gênero textual entrevista, conceituando as diferenças entre os tipos de entrevistas, explicitando como construir o questionário a ser aplicado ao entrevistado. 3º Momento / Tempo estimado: 10 minutos Avaliaremos o aprendizado dos alunos fazendo perguntas a respeito do conteúdo recém explicado.

8 MÓDULO 2 (27/07/2017) - 01 hora/aula
1º Momento/Tempo estimado: 15 minutos Apresentaremos, utilizando projetor, um vídeo de uma entrevista individual exibida no programa da Rede Globo “Fantástico”. 2º Momento/Tempo estimado: 10 minutos Questionaremos aos alunos se eles conseguiram relacionar a prática da entrevista com a teoria vista na aula anterior, e discutiremos com eles sobre as características dessa produção. 3º Momento/Tempo estimado: 35 minutos Traremos conceitos dessa modalidade e ensinaremos práticas para a produção de uma entrevista na plataforma televisiva, como por exemplo, como introduzir a entrevista, como questionar o entrevistado, como finalizar, etc.

9 MÓDULO 3 (28/07/2017) - 01 hora/aula
1º Momento/Tempo estimado: 15 minutos Apresentaremos aos alunos, por meio de aparelho de som, uma entrevista individual na plataforma rádio. 2º Momento/Tempo estimado: 15 minutos Questionaremos quais diferenças entre a entrevista na modalidade televisiva e de rádio foram percebidas pelos estudantes e quais as consequências da ausência de imagem em uma entrevista. 3º Momento/Tempo estimado: 30 minutos Traremos conceitos a respeito da entrevista no rádio, ensinaremos práticas para a produção de uma entrevista no rádio.

10 MÓDULO 4 (29/07/2017) - 01 hora/aula
1º Momento/Tempo estimado: 15 minutos Traremos uma entrevista na plataforma digital, e faremos a leitura compartilhada com os alunos. 2º Momento/Tempo estimado: 15 minutos Conversaremos com os alunos a respeito das características que eles perceberam 3º Momento/Tempo estimado: 30 minutos Explicaremos as principais características para se produzir uma entrevista na plataforma digital, tais como modo de transcrição das respostas, introdução à entrevista, etc.

11 MÓDULO 5 (30/07/2017) - 01 hora/aula
1º Momento/Tempo estimado: 15 minutos Recordaremos com os alunos o conceito de entrevista e as características de cada plataforma, estudadas em aulas anteriores, em que ela pode ser veiculada.  2º Momento/Tempo estimado: 45 minutos Formar grupos com no máximo 3 alunos para que escolham uma das plataformas estudadas em sala e montem um enredo de uma entrevista, que deverá ser produzida por eles.

12 MÓDULO 6 (31/07/2017) - 01 hora/aula
Tempo destinado à gravação/montagem e ajustes da entrevista. Nesse módulo a professora estaria em sala de aula, a fim de acompanhar a produção e dúvidas dos estudantes.

13 MÓDULO 7 (01/08/2017) - 01 hora/aula
Apresentação das entrevistas de cada grupo. Avaliação: Participação dos alunos em sala e avaliação da atividade proposta.

14 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M.ª Auxiliadora (Org.s.). In: Gêneros textuais & ensino. Ed. 2. Rio de Janeiro: Lucerna, p REFERÊNCIAS WEBGRÁFICAS uschi_G%C3%AAneros_textuais_defini%C3%A7%C3%B5es_funcionalidade.pdf jornalistica/

15 Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. Paulo Freire
OBRIGADA PELA ATENÇÃO! Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes. Paulo Freire


Carregar ppt "Acadêmicas: Anna Clara de Oliveira Carling Nayara Caroline Anderle"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google