A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estagio Supervisionado em Docência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estagio Supervisionado em Docência"— Transcrição da apresentação:

1 Estagio Supervisionado em Docência
nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Aula 9 : Os Projetos no desenvolvimento do Currículo, o Cotidiano Escolar Profª. Angela Paiva

2 Conteúdo programático
Descrição e análise das Atividades Observadas e Realizadas . Considerações Finais, no Relatório. As atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aulas, construindo o Currículo Escolar.

3 TRAB 2 Reenvio do Trab 1 + Item 3 Desenvolvimento e Análise das Atividades + Considerações Finais

4 O REGISTRO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

5 VOLTAMOS A LEMBRAR QUE:
ESTE É O ITEM 3 DO RELATÓRIO E A PARTE MAIS IMPORTANTE DESSE DOCUMENTO! Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO OBSERVADO pelo estagiário .

6 3 . DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
É a parte mais importante do relatório! Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO pelo estagiário e pelo professor observado. 3 . DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS  Iniciar apresentando a proposta deste item e referindo-se novamente à turma e a professora regente observadas 3.1 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS 3.2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS

7 3.1 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS
ESTA É A PARTE MAIS IMPORTANTE DO RELATÓRIO! Deve conter a DESCRIÇÃO, ANÁLISE/CRITICA E FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO REALIZADO pelo professor observado. 01/01/2019

8 Nas Referências Bibliográficas deverão aparecer os autores e obras citadas.
Exemplo : Situação Observada 3- Aula 7 Referências Bibliográficas : ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aula. São Paulo: Cortez, 1980.

9 Relato e Fundamentação de Situação 3
O relacionamento entre professora e alunos é feito de forma em que o indivíduo é valorizado nesta interação social, seja quem ensina ou quem aprende, o fim é a aprendizagem de ambas as partes. A professora não sustenta uma posição de detentor de todo o conhecimento, subestimando seus alunos e vice-versa. “Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal entre os elementos que participam do processo, ou seja, aluno, professor, colegas de turma” (ABREU; MASETTO, 1980, p.11). O relacionamento entre professora e alunos é feito de forma em que o indivíduo é valorizado nesta interação social, seja quem ensina ou quem aprende, o fim é a aprendizagem de ambas as partes. A professora não sustenta uma posição de detentor de todo o conhecimento, subestimando seus alunos e vice-versa. “Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal entre os elementos que participam do processo, ou seja, aluno, professor, colegas de turma” (ABREU; MASETTO, 1980, p.11). Relato e Fundamentação de Situação 3 O relacionamento entre professora e alunos é feito de forma em que o indivíduo é valorizado nesta interação social, seja quem ensina ou quem aprende, o fim é a aprendizagem de ambas as partes. A professora não sustenta uma posição de detentor de todo o conhecimento, subestimando seus alunos e vice-versa. “Toda aprendizagem precisa ser embasada em um bom relacionamento interpessoal entre os elementos que participam do processo, ou seja, aluno, professor, colegas de turma” (ABREU; MASETTO, 1980, p.11).

10 3.2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Atividades realizadas pelo (a) Estagiário durante o cumprimento da carga horária de Estagio em turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental 01/01/2019

11 3.2 DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES REALIZADAS
Atividades realizadas pelo (a) Estagiário durante o cumprimento da carga horária de Estagio em turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Nossa proposta é que na Atividades Práticas de Estagio , planejada e realizada por você , seja proposto desenvolvimento de competências , quaisquer que seja o ano escolar de realização do seu estagio. 01/01/2019

12 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS É hora de:
Reafirmar as aprendizagens e as experiências mais significativas que o estágio proporcionou a você

13 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS :
O Texto descritivo que CONCLUI o trabalho e deve abordar: se as atividades propostas foram realizadas; se o objetivo foi CUMPRIDO; como contribuiu para a sua formação profissional;

14 . 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS :
O Texto descritivo que CONCLUI o trabalho e deve abordar: SE ALCANÇOU, NÃO ALCANÇOU OU SUPEROU as expectativas iniciais; Se contribuiu para aprendizagem na sua vida pessoal; Sugestões e/ou recomendações. .

15 Sem citações . 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS :
O Texto descritivo que CONCLUI o trabalho e deve abordar: SE ALCANÇOU, NÃO ALCANÇOU OU SUPEROU as expectativas iniciais; Se contribuiu para aprendizagem na sua vida pessoal; Sugestões e/ou recomendações. Sem citações .

16 Currículo por Competência na proposta pedagógica dos anos
...de volta à Aula Currículo por Competência na proposta pedagógica dos anos iniciais: uma construção de projetos interdisciplinares 01/01/2019

17 As atividades pedagógicas desenvolvidas na sala de aulas , construindo o Currículo Escolar
Componente Curricular História e Geografia

18 Nas sociedades atuais as pessoas pertencem a numerosos grupos e de tipos diferentes.

19 Pertencer a um grupo pode ser uma casualidade: por exemplo, ser de uma determinada turma na escola, pertencer ao grupo de funcionários de uma empresa ou morar no mesmo bairro. Mas o indivíduo pode construir um grupo com outros indivíduos; é assim que pouco a pouco, se criam as comunidades. Podemos concluir então, que nem todo grupo pode ser considerado uma comunidade, embora qualquer grupo possa chegar a ser uma comunidade.

20 OS GRUPOS SOCIAIS NA 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por isso, estudar os grupos sociais aos quais à criança pertence ou tem contato torna-se imprescindível. Mas que grupos seriam esses? Friedrich Engels OS GRUPOS SOCIAIS NA 1ª FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL     Karl Marx

21 turma, escola família comunidades do bairro

22

23 O QUE ESTUDAR DESSES GRUPOS SOCIAIS?
Identificação dos elementos Quem é quem dentro do grupo: na família, na escola, no bairro, as pessoas que vivem no bairro, as características da população do município e estado.

24 Papel-função dentro do grupo
O que faz cada um no grupo a que pertence. ...a interdependência dos papeis no grupo

25 Família Escola Bairro - Município

26 Estado – País 01/01/2019

27 Estado – País 01/01/2019

28 Concluímos sugerindo tema para uma proposta pedagógica de projetos interdisciplinares...
Na Aula 10 , voltaremos aos Documentos Finais e às Considerações Finais do Relatório .... 01/01/2019

29 01/01/2019


Carregar ppt "Estagio Supervisionado em Docência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google