Crise na Ucrânia. Possui uma das maiores usinas de aço do mundo, um lucro de 300 milhões de dólares ao ano. Possui grande reserva de carvão. Grande produção.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CRISE NA UCRÂNIA A onda de manifestações na Ucrânia teve início depois que o governo do presidente Viktor Yanukovich desistiu de assinar, em 21 de.
Advertisements

UCRÂNIA: NOVA FACE DA GUERRA FRIA ??
A Ucrânia é uma ex-república soviética localizada hoje entre a Rússia e a UE. Sua importância deriva de diversos fatores: produção agrícola, litoral.
CRISE NA UCRÂNIA Prof. GROTH.
Cuba: grandes conquistas sociais e atraso econômico. Geopolítica/atualidades Reginaldo.
" Situação da Política Internacional da Mudança Climática em 2013 e Perspectivas Futuras Recife,31/10/2013 Eduardo Viola Professor Titular Instituto de.
UM MUNDO DIVIDIDO Professor: Jeferson Geografia – 3º EM.
Alunos:Eduardo F. Sovrani Gian Carlos Mencatto Paulo Roberto Mascarello Patrick Rafael Bariviera Vilmar Ibanor Bertotti Junior.
Os últimos resultados da economia e o conturbado cenário nacional Reunião CIC/FIEMG Econ. Ieda Vasconcelos Março/2016.
Capítulo 1 - Século XX: onde tudo começou Capítulo 2 – A Primeira Grande Guerra: uma experiência traumática PROGRAMA I ETAPA 9º ANO Capítulo 4 – :
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
CONFLITOS E TENSÕES EUROPA.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
GEOGRAFIA GERAL E GEOPOLÍTICA PROF. JHONNY. Crise de Imigração na Europa.
Aspectos Naturais, econômicos, políticos e sociais
TRANSIÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO PARA O TRABALHO LIVRE
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Criada em 1983, assume desde então a defesa das indústrias farmacêuticas brasileiras de capital nacional, produzindo e gerando emprego no Brasil, desenvolvendo.
CONFLITOS NA ÁSIA E.E. BRAZ SINIGÁGLIA ALUNO: FLÁVIO DE MELO MENDES PROFª: MARIA DE LOURDES SÉRIE: 9ºB TURNO: VESPERTINO.
Canadá DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km² CAPITAL: Ottawa
NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO 2 ANO, APOSTILA 12.
União Europeia para os mais novos
II Guerra Mundial
Aliados: Mortes militares: 17 milhões Mortes civis: 33 milhões Total: 50 milhões Eixo: Mortes militares: 8 milhões Mortes civis: 4 milhões Total: 12 milhões.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crises Imperialistas e a Primeira Guerra Mundial ( ) Prof. Alan
Internacionalização do Agronegócio Brasileiro. Esquema da apresentação Internacionalização Inserção internacional da agricultura brasileira Oportunidades.
GEOGRAFIA DO BRASIL PROFESSOR JHONNY. AULA QUESTÃO AGRÁRIA NO BRASIL.
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
A EXPANSÃO MUÇULMANA As três razões principais que levaram os muçulmanos a lançar- se à conquista de novos territórios: - A pobreza e o superpovoamento.
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
A NÚBIA E O REINO DE CUXE. NÚBIA, BERÇO DA CIVILIZAÇÃO NA ÁFRICA Situada a nordeste da África Serviu nos tempos antigos como elo entre povos da África.
Czar Nobres Clero Burguesia Operários......Camponeses.
A Civilização Romana – parte 1
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO O ESTADO E O DIREITO INTERNACIONAL - Classificação.
Luiz Gustavo Rosa Martins 5º ANO B
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Os Tempos Modernos Séculos XV e XVI
Capítulo 40 pág.571 a 583.   Atualmente passa por mudanças politicas e sociais.  Possui a maior cadeia de montanas da América.  Possui o maior Bioma.
A Rússia na nova ordem Geopolítica
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
TEMA: As Empresas e os Estados nos Fundos Europeus Destinados ao Crescimento Azul Nome: Estela Santos –
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
URBANIZAÇÃO E ECONOMIA DO LESTE EUROPEU
APEC – Bloco econômico Colégio Maria Imaculada 8º ano B Nomes dos integrantes: Ana Luísa Turri nº02 Giuliana Tabarelli nº08 Lethícia Ocampo nº12 Trabalho.
O AVANÇO DA AGROPECUÁRIA NO BRASIL
Segunda Guerra Mundial
Giovanna Matera do Amaral nº10 Maria Clara Peregrina Aude nº15 8°ano A Professor: Wilson Fernandes Forti.
Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino
PAÍSES PRODUTORES E EXPORTADORES DE PETRÓLEO (OPEP)
A americanização ( perversa) da seguridade social no Brasil
1 Desafio: Quem sabe, sabe! Sala Integrantes do Grupo no. XX: XXX YYYY VVVV LLLLL MMMM VVVV “Existirão dois tipos de executivos nos próximos anos: os que.
O desenvolvimento do conflito Trabalho realizado por: Beatriz Ferreira de Pinho Nº8.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
CONTINENTEEUROPEUCONTINENTEEUROPEU  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Europa: Aspectos naturais (capítulo 4 pág. 57 a 69)
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Geografia 9º ano Filipe Miguel Botelho.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: I) Introdução: a) Evolução histórica: b) Distinção com relação aos Estados c) OI versus ONGs: II) Personalidade jurídica:
INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Protestos na Ucrânia Contexto dos protestos Renúncia do presidente Viktor Yanukovych: não aceitação de entrada na União Europeia  em 21 de novembro.
Transcrição da apresentação:

Crise na Ucrânia

Possui uma das maiores usinas de aço do mundo, um lucro de 300 milhões de dólares ao ano. Possui grande reserva de carvão. Grande produção agrícola, terceira maior exportadora de trigo e milho. Grande extensão territorial. Zona de transição do gás natura do leste europeu para o restante da União Europeia.

Crise na Ucrânia Início em 2013 – presidente Viktor Yanukovich de origem russa sofre pressão para assinar acordo com a União Europeia (11bilhões de euros).. Em novembro de 2013, o então presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovych anunciou em comunicado oficial que havia desistido de assinar um acordo de livre-comércio com a União Europeia, preferindo priorizar suas relações com a Rússia. No dia 21 do mesmo mês, milhares de pessoas foram às ruas protestar contra a decisão, o que resultou em repressão violenta e dezenas de manifestantes mortos.

A oposição busca acordo com a EU e afastamento da CEI. Fevereiro de 2014 a oposição retira Yanukovich do poder, ele foge do país. E assume um governo um governo pró-ocidente Esse governo vai ser contestado

Na Crimeia, o parlamento local foi tomado por um comando pró-Rússia, que nomeou um novo premiê e aprovou sua independência e posterior anexação à Federação Russa. O governo é considerado ilegítimo pela Ucrânia, que pede às forças internacionais que não o reconheçam.

Crise na Crimeia Em 1954 Nikita Kruschev repassa a Crimeia para Ucrânia. Crimeia- ± 2 milhões de habitante - 58,8% russo 24,4% ucranianos 12,1% Tártaros ( exilados em 1944 e só voltam em 1989)

A Ucrânia, contudo, possui fortes interesses na Crimeia pelo fato de esta ser localizada às margens do Mar Negro – único porto de águas quentes da Rússia, que dá acesso ao Mediterrâneo. Os portos da Crimeia também escoam a produção agrícola da Ucrânia e servem de pontos de exportação, para a Europa, do gás natural russo. A Crimeia também é uma grande produtora de grãos e vinhos, com forte atuação na produção alimentícia.

Sevastopol- sede da frota russa no mar Negro

O gás natural é um elemento central nessa crise, 80% do gás que sai da Rússia e vai para EU passa pela Ucrânia, especialmente pela Crimeia. O gás consumido na EU vem da Rússia, sendo transportado pela Eslováquia, Alemanha, Áustria e Itália.

A Rússia julga que os russos da Criméia ( mais de 80%) estão em risco. Referendo com 96,6% - favoráveis a independência

Em referendo realizado neste domingo 16/3/2014, 96,6% dos eleitores da península ucraniana da Crimeia optaram por integrar a Federação Russa, segundo o resultado final divulgado nesta segunda- feira pela comissão eleitoral da Crimeia. A participação foi estimada em 82,71%. Pouco depois, o Parlamento da Crimeia aprovou uma resolução declarando sua independência da Ucrânia e pediu oficialmente a anexação da península à Rússia. Além disso, os parlamentares decidiram que a Crimeia trocará o fuso horário de Kiev pelo de Moscou.

O referendo é considerado ilegal pelas autoridades do novo governo em Kiev, pelos Estados Unidos e pela União Europeia. Ele continha duas perguntas: "Aprova a reunificação da Crimeia com a Rússia como membro da federação da Rússia?" e "Aprova a restauração da Constituição da Crimeia de 1992 e o estatuto da Crimeia como fazendo parte da Ucrânia?". Os eleitores não eram questionados se pretendia continuar pertencendo à Ucrânia. ", declarou.

Após o referendo, o governo de Moscou anunciou que consideraria a Crimeia como parte de seu território a partir de terça-feira. Nesta quarta, por unanimidade, o Tribunal Constitucional da Rússia considerou legal a assinatura do tratado que anexa a Crimeia a seus territórios pelo presidente Vladimir Putin. “A Crimeia sempre foi parte da Rússia nos corações e mentes das pessoas“, declarou Putin em um pronunciamento em Moscou, após a assinatura.A Crimeia sempre foi parte da Rússia nos corações e mentes das pessoas

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, assinou nesta sexta-feira 27(2014) um acordo de livre comércio e cooperação política com a União Europeia, após meses de protestos e confrontos que levaram a uma crise com a Rússia, sinalizando uma ruptura histórica com o país. “Nos últimos meses, a Ucrânia pagou o preço mais alto possível para tornar seus sonhos europeus realidade”, disse o presidente aos líderes europeus durante a cerimônia de assinatura do acordo em Bruxelas. O acordo de associação UE-Ucrânia é o mesmo que o antecessor de Poroshenko, o destituído Viktor Yanukovitch, se recusou a assinar em novembro, o que provocou uma onda de protestos, a queda de Yanukovitch e o conflito com a Rússia, que anexou em março a Crimeia a seu território. A Geórgia e a Moldávia assinaram acordos semelhantes, o que aponta para a perspectiva de ampla integração econômica e livre acesso ao mercado da UE, de 500 milhões de habitantes. Os pactos alarmaram o governo russo, que teme perder influência sobre as ex-repúblicas soviéticas. O acordo de associação, inédito na história da UE, representa uma ampla cooperação com os três países em troca de compromissos na luta contra a corrupção e para avançar em um Estado de direito.

Acordo de comércio entre União Europeia e Ucrânia entra em vigor 01/01/2016 Kiev Da Agência Lusa O acordo de comércio entre a União Europeia e a Ucrânia, que entra hoje (1º) em vigor, vai facilitar as exportações ucranianas e os investimentos europeus, mas implica restrições econômicas impostas pela Rússia como retaliação pela aproximação do país à Europa. “Estamos prontos a pagar o preço da nossa liberdade e da nossa escolha europeia”, assegurou em dezembro o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, ao selar em Bruxelas o Acordo Abrangente e Aprofundado de Comércio Livre. O preço foi definido pelo presidente russo, Vladimir Putin, que decidiu suspender o acordo de comércio livre que unia Moscou e Kiev desde 2011, alegando “circunstâncias que prejudicam os interesses e a segurança econômica” da Rússia. Trata-se, segundo Moscou, de evitar uma entrada maciça de produtos europeus mais baratos, com etiqueta ucraniana, no mercado russo. Além da suspensão do pacto de 2011, Moscou vai estender à Ucrânia o embargo aos produtos alimentares europeus decidido em retaliação pelas sanções econômicas que lhe foram impostas após a anexação da Crimeia em março de Em resposta, Kiev anunciou também a suspensão do pacto comercial com a Rússia, a partir de amanhã (2), e a proibição da importação de produtos alimentares russos, a partir do dia 10, no território ucraniano e mais tarde na Crimeia, península que não tem ligação por terra com a Rússia e depende em grande medida dos produtos ucranianos.

Posições geopolíticas Alemanha: neutra Reino Unido: neutro França: postura mais agressiva China: neutra EU: discurso é de cautela em relação a oposição à Rússia.

Opções do ocidente: Militar: não existe Punição no G8: Rússia afirma que não está preocupada. Cortes de relações na OTAN: quem intervém nas negociações com a Coréia do Norte, Irã, Afeganistão, a Síria é a Rússia.