INTRODUÇÃO e OBJECTIVOS MÉTODOS RESULTADOS COMENTÁRIOS Foi aplicado um questionário anónimo, auto- preenchido, de avaliação de sessões individuais de formação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São realizadas, predominantemente, atividades de educação em saúde seguindo conteúdos de a programática de programas do Ministério da Saúde, não baseadas.
Advertisements

Luiz Augusto Marcondes Fonseca
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Obesidade Infantil em Portugal
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Disciplina de Introdução à Medicina Curso de Medicina Dentária, 1.º ano Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto M.ª Elizabeth Jesus M.ª.
Estudo ATAR- VIH ADESÃO À TERAPÊUTICA ANTI-RETROVÍRICA EM DOENTES SEROPOSITIVOS PARA O VIH Equipa de Investigação: Prof. Doutor Vasco Maria, Prof.ª Doutora.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
LOGO Progresso do Projecto
FATORES DE RISCO EM PACIENTES COM ALTERAÇÕES GLICEMICAS Maria José Trevizani Nitsche, Sandra Olbrich, Gabriela Mendes Pessoa; Ana Elisa de Oliveira,
INTRODUÇÃO CONCLUSÃO OBJETIVO MÉTODO
F Nome: Rita de Cássia Machado Silveira
Reforma Curricular: Princípios Gerais Centro Acadêmico Oswaldo Cruz Junho de 2014.
A RELAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO DE FLÚIDO E O DESFECHO NO ENSAIO SÍNDROME DO DESCONFORTO RESPIRATÓRIO AGUDO (SDRA) PEDIÁTRICO RECEBENDO CALFACTANTE THE RELATIONSHIP.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
INTRODUÇÃO O Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) é uma instituição universitária de natureza pública, com ativa participação.
Conclusões e recomendações
1) A área sob a curva ROC determinada pelo escore de prognóstico proposto pelo estudo é adequada para definir risco de mortalidade? Esse escore tem aplicabilidade.
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Organização e Realização: SBPT Apoio: SPPT Porque é importante a avaliação interdisciplinar no contexto dos distúrbios respiratórios do sono? Lia Rita.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
LEVANTAMENTO DA MORBIMORTALIDADE EM IDOSOS COM FRATURA DE FÊMUR PROXIMAL EM TUBARÃO/SC Área de conhecimento: Medicina Fernanda Carolina Exterhötter Branco,
PREVENÇÃO DA DOENÇA RENAL CRÔNICA NA INFÂNCIA
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
Construção de um banco de dados para armazenamento e análise dos resultados de um estudo comparativo do efeito protetor e dos efeitos adversos da vacina.
Margarida Carvalho; Lia Rocha; Ana Duarte; Mariana Fonseca; Micaela Prata Grupo da Diabetes da USF Anta - ACES Grande Porto VIII Espinho/Gaia 6º Encontro.
Escola Superior de Ciências da Saúde - ESCS
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
PRODUÇÕES 2014 CAMILA CHAVES. PRODUÇÃO 2014  Artigos Publicados: 1. SOUSA, D.M.N; COSTA, C. C.; CHAGAS, A. C. M. A.; OLIVEIRA, L. L.; ORIÁ, M.O.B; DAMASCENO,
Security in the Health arena ON-LINE PATIENT RECORDS Bárbara Silva (up ) Filipe Ferreira (up ) João Rua (up ) Porto, 2014.
Programa de Terapias Não-convencionais: a Fitoterapia no SUS INTRODUÇÃO A Proposta do presente projeto faz parte do atendimento médico do Departamento.
PRODUÇÕES ALANA Doutoranda. EVENTO 2014 V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE. MONTE, A. S. ; MENDES, I. C. ; Olievira, L.L. ; COSTA, C. C. ;
Programa de Prevenção de Doenças Cardiológicas EXPERIÊNCIA DE BLUMENAU MARCO ANTÔNIO BRAMORSKI CURITIBA – JUNHO 2015.
CD - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO: CUIDANDO E PROMOVENDO A SAÚDE DA CRIANÇA Daniele da Silva Macêdo 1 Pâmela Katherine Nelson Campero 1 Cecília Olívia.
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
HOSPITAL SÃO LUCAS DA PUCRS
Epidemiologia Analítica
Partnership: Administrações Regionais, Secretaria Municipal de Educação e EMATER. Installing the Community Garden Barreiro 2005 First Harvest jul2005 School.
Segurança do Doente num Departamento de Imagem Médica
A especificidade da radiologia pediátrica: os problemas e os desafios
Coordenadora: Ivani Novato Silva 1 Autores: Bárbara Isadora Valle Mussi Cruz 2, Nara Regina Caetano Conceição 2, Ana Carolina Silva da Costa 3, Camila.
MEMÓRIA E IDOSO: EXPERIÊNCIA DA LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DE BOTUCATU (LGGB) NA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE SÍNDROMES DEMENCIAIS Oliveira, CC; D’Oliveira,
Aluna: Lara Pereira Orientador: Dr Jefferson Pinheiro Brasília, 2 de dezembro de 2015 ABORDAGEM INADEQUADA DO HPV NA INFÂNCIA:
Prescrição de Atividade Física para Pessoas com Hipertensão
PERCEPÇÃO DE CRIANÇA E ADOLESCENTE ESTOMIZADOS ACERCA DA AUTONOMIA DO CUIDADO Sandra de Nazaré Costa Monteiro Manuela Costa Melo Joyce Silva Santos Ivone.
IMPACTO NO COTIDIANO DE MULHERES COM INCONTINENCIA URINÁRIA ATENDIDAS EM UM CENTRO ESPECIALIZADO EM UROLOGIA, NO SUL DE SANTA CATARINA Camila Martins Policarpo.
Banho de Sol para Pacientes Internados em Unidade de Terapia Intensiva Adulto Pacientes que necessitam de internação em Unidade de Terapia Intensiva ficam.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E TRANSTORNOS MENTAIS EM SERVIDORES DO CENTRO CIRÚRGICO DE HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO INTERIOR PAULISTA Autores: Braga, LC; Ballestero,
Perfil alimentar de pacientes com doenças bucais: enfoque em lesões cancerizáveis e câncer de boca Ciências Médicas e da Saúde Prockmann, Stephanie*; Piñera,
PREVENTIVO DO CÂNCER GINECOLÓGICO: CONHECIMENTO E ADESÃO DAS MULHERES À REALIZAÇÃO DO EXAME (PUIC) Área de conhecimento: Ciência da Saúde Curso de Enfermagem.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
Avaliação das queixas apresentadas pelas gestantes durante a consulta de enfermagem no pré-natal. Área de Conhecimento: Saúde Materno-infantil GIUSTINA,
Estudo do conhecimento dos alunos da área de saúde da UNISUL sobre o risco de exposição à substâncias tóxicas no ambiente domiciliar. Ciências da saúde.
Adolescência e Principais problemas de saúde na puberdade História, Conceitos e Características DISCIPLINA HSM-130 CICLO DA VIDA II Graduação em Nutrição.
A HORA DOURADA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
Análise de Dissertação: Fatores de risco associados à infecção pelo Schistosoma mansoni Dissertação de Wesley Rodrigues Pereira, orientado pelo Dr. Rodrigo.
PTDC/CS-SOC/113519/2009 CRIANÇAS E ADOLESCENTES COMCANCRO versus QUALIDADE DE VIDA: SOLUÇÕES PRECISAM-SE! Ana Perdigão
Jogos Reduzidos Da saúde ao desempenho. Romerito Sóstenes Profissional em Educação Física – UFRN Cref 1770 G RN Prof. Esp. Ranielle Ribeiro Cref 442-G/RN.
Avaliação da dor na criança por enfermeiros Luís Batalha, PhD 1 Ana Lucas, MD 2 11th Iberoamerican Conference on Nursing Education of the ALADEFE and to.
Estudo comparativo do efeito protetor e dos eventos adversos da vacina contra influenza em idosos vacinados pela rede pública e privada no município de.
Dor em cuidados intensivos neonatais Luís Batalha, PhD, RN - ESEnfC Faro, 20 Maio de 2010 Congresso Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos:
ANÁLISE COMPARATIVA DE INTRODUÇÕES DE MONOGRAFIAS NAS ÁREAS DE LÍNGUA E LITERATURA DO CURSO DE LETRAS DA UNISUL: FOCO NO USO DA MODALIDADE (ART. 170).
Ações Necessárias Hospitais
Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense. Saúde Bucal na Rede Mãe Paranaense.
Prevenção da obesidade infantil Coordenação: Isabel Loureiro
HIGIENE DO SONO EM PEDIATRIA O que pensam as mães?
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO e OBJECTIVOS MÉTODOS RESULTADOS COMENTÁRIOS Foi aplicado um questionário anónimo, auto- preenchido, de avaliação de sessões individuais de formação realizadas por internos de Pediatria sobre higiene do sono, através de uma apresentação digital com duração de 10 minutos. O público-alvo foram mães internadas em Puerpério no nosso hospital escolhidas de forma aleatória, no contexto de um estudo intervencional em curso, num período de seis meses (Novembro de Abril de 2015). Foram questionados dados demográficos (idade) e avaliação das sessões relativamente à temática, ao desempenho do formador, tempo de formação, a sua importância e se as recomendariam, interesse em frequentar outras formações e propostas para formações futuras. Foi realizada análise descritiva. O puerpério é um período emocionalmente sensível e exigente para a puérpera, podendo questionar-se o benefício e oportunidade de ações de intervenção e promoção de saúde e a melhor abordagem para o fazer. Objetivo: Avaliar a disponibilidade das puérperas para receberem formação no período do puerpério e identificar possíveis temas-alvo. Avaliação da formação sobre higiene do sono  210 Puérperas: mediana de idade: 32 anos (min:17; max:43) EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE NO PUERPÉRIO IMEDIATO: OPORTUNIDADE DE INTERVENÇÃO? Catarina Salgado¹; Rosa Martins¹; Bárbara Marques¹; Joana Oliveira¹; Edgar Moreira¹; Francisca Palha¹; Lia Oliveira²; Graça Oliveira³; Teresa Rodrigues 4 ; Rosário Ferreira Serviço de Pediatria Médica, Departamento de Pediatria, HSM – CHLN, Centro Académico de Medicina de Lisboa; 2 - Serviço de Pediatria, Centro Hospitalar do Oeste – Torres Vedras; 3 - Serviço de Neonatologia, Departamento de Pediatria, HSM– CHLN, Centro Académico de Medicina de Lisboa; 4 - Laboratório de Biomatemática, Faculdade de Medicina de Lisboa; 5 - Unidade de Pneumologia, Serviço de Pediatria Médica, Departamento de Pediatria, HSM – CHLN, Centro Académico de Medicina de Lisboa Existem poucos estudos na literatura relativos ao benefício de formações no período do puerpério, contudo alguns trabalhos revelaram eficácia, particularmente na área da amamentação. Os resultados do trabalho apresentado demonstram que grande número de puérperas está disponível para receber formação, com interesse em diversas temáticas. Assim o puerpério imediato é uma oportunidade para intervenção para a educação e promoção da saúde das crianças. RespostasRecomendação das sessõesInteresse em frequentar outras sessões Sim200 (95,2%)129 (61,4%) Não075 (35,7%) Talvez8 (4,8%)0 Desconhecido06 (2,9%) Tabela 1. Recomendação destas sessões e interesse na frequentação de sessões do género Tabela 2. Temas mais propostos para futuras formações (n) Alimentação (40)Prevenção de acidentes (4) Amamentação (31)Regras (4) Cuidados de higiene ao RN (27)Doenças da infância (4) Atividades para latentes (6)Cólicas (3) Interpretação dos resultados A maioria das grávidas achou a temática útil /muito útil (98,6%) embora uma grande parte ache o tempo excessivo (55,2%); A maioria das puérperas considerou estas formação importantes (97,6%), recomendaria (95,2%) e estaria interessada em frequentar outras sessões (61,4%); Os principais temas propostos para formações: alimentação (40), amamentação (31), cuidados de higiene ao RN (27).. Bibliografia: 1. Miller Rl et al. Anxiety and stress in the postpartum: Is there more to postnatal distress than depression? BMC Psychiatry 2006,; 1-11; 2. Logsdon MC et al. Feasibility of Two Educational Methods for Teaching New Mothers: A Pilot Study. Interact J Med Res 2015;4(4): 1-8; 3. Melo Dodt RC et al. Estudo experimental de uma intervenção educativa para promover a autoeficácia materna na amamentação. Rev. Latino-Am. Enfermagem 2015;23(4):725-32; 4. Skouteris H et al. Interventions designed to promote exclusive breastfeeding in high-income countries: a systematic review. Breastfeed Med. 2014; 9(3):113-27; 5. Hallas D et al. OHEP: an oral health education program for mothers of newborns. J Pediatr Health Care ; 6. Bechtel K et al. Impact of an educational intervention on caregivers' beliefs about infant crying and knowledge of shaken baby syndrome. Acad Pediatr. 2011; 11:481-6.