SENADO FEDERAL Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal “Gestão de Recursos Hídricos em Minas Gerais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luciana Ribeiro Campos
Advertisements

Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
Modelagem e Simulação de Sistemas Ambientais
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Zenilde das Graças Guimarães Viola Gerente de Monitoramento e Geoprocessamento Instituto Mineiro.
enquadramento de corpos de água
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Ministério da Integração Nacional (MIN) - Principais Ações 1 - Ação 1851 – Implantação de Obras Infraestrutura Hídrica : Execução de obras de Infraestrutura.
XVI CONIRD - Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem - Goiânia - junho 2006 Produtor de Água Critério de Outorga Sazonal para Agricultura Irrigada.
A MONTANTE DO SISTEMA CANTAREIRA
BACIAS PCJ.
SITUAÇÃO DA DISPONIBILIDADE HÍDRICA NA PARTE MINEIRA DA BACIA DO PCJ
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Aplicação: Bacia do Rio Paranaíba – MG
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Cobrança pelo Uso da Água
ANA - Agência Nacional de Águas
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
NA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
Propostas para a Comissão das Águas da ALMG Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sapucaí – GD5 Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros dos Rios.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
Superintendente de Apoio à Gestão
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
A ESCASSEZ HÍDRICA NO RIO PARAIBA DO SUL E OS IMPACTOS PARA O RJ
Este plano de convivência com a seca está baseado em um modelo de gestão institucional integrada, e considera cinco eixos de atuação que agregam ações.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Brasília-DF, agosto de Etapas de Elaboração.
GEOGRAFIA DAS DINÂMICAS HÍDRICAS
USO DE ÁGUA.
Seminário Legislativo Águas de Minas III – Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade Belo Horizonte, Agosto de 2015.
Comitês de Bacias Hidrográficas
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Política Nacional de Recursos Hídricos Lei 9433/97
A Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos: A Experiência Brasileira DWG, Fortaleza, 25 de novembro de 2015.
V ISITA A GÊNCIA DO A LTO T IETÊ. Criada em 20 de junho de 2002 vem desempenhando funções definidas no Art. 44 da Lei n° 9.433/1997, que trata das competências.
ATLAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA e ATLAS DESPOLUIÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS (TRATAMENTO DE ESGOTOS) Subsídios à implementação do Plansab Gisela Forattini.
DIÓGENES MORTARI ADASA Relatório Final Maio/2012.
PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS E DO ENQUADRAMENTO DOS CORPOS HÍDRICOS SUPERFICIAIS DA BACIA DO RIO PARANAÍBA Uberlândia, 23 de outubro de 2012 PROGRAMA DE.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
Avaliação da qualidade das águas do Distrito Federal frente às classes de enquadramento propostas Camila Aida Campos Welber F. Alves, Érica Y. Freitas,
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Recursos Hídricos no Rio Grande do Sul. Distribuição das chuvas nov-dez/2011 (Fepagro) % do normal.
Estado de Santa Catarina Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Diretoria de Recursos Hídricos - DRHI SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 7 RECURSOS HÍDRICOS.
Drª Dorothy Carmen Pinatti Casarini VICE- PRESIDENTE DA ABAS RESOLUÇÃO CNRH Nº 91 PROCEDIMENTOS GERAIS PARA O ENQUADRAMENTO DOS CORPOS DE ÁGUA SUPERFICIAIS.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
I CICLO DE ESTUDOS EM CONTROLE DE GESTÃO AMBIENTAL TCU Reunião na ANA com Representantes dos Países de Língua Portuguesa – CPLP DALVINO TROCCOLI FRANCA.
CADASTRO ESTADUAL DE USUÁRIOS DE RECURSOS HÍDRICOS Gestão de Recursos Hídricos Gestão de Recursos Hídricos.
Transcrição da apresentação:

SENADO FEDERAL Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal “Gestão de Recursos Hídricos em Minas Gerais e a Revitalização do Rio São Francisco” Novembro de 2015

DISPONIBILIDADE HÍDRICA EM MINAS GERAIS DISPONIBILIDADE HÍDRICA EM MINAS GERAIS

DISPONIBILIDADE HÍDRICA – ÁGUA SUPERFICIAL

Monitoramento Hidrológico BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

Estado de Atenção Estado de Atenção Estado de Restrição de Uso Estado de Restrição de Uso Estado de Alerta Estado de Alerta Vazões entre 100% a 200% da Q7,10, por período mínimo de 7 dias consecutivos. Vazões entre 100% a 200% da Q7,10, por período mínimo de 7 dias consecutivos. Vazões entre 100% e 70% da Q7,10 e/ou risco de desabastecimento em reservatórios até o final do período seco. Vazões entre 100% e 70% da Q7,10 e/ou risco de desabastecimento em reservatórios até o final do período seco. Vazões inferiores a 50% ou 70% da Q7,10 e/ou risco de desabastecimento em reservatórios até o final do período seco. Vazões inferiores a 50% ou 70% da Q7,10 e/ou risco de desabastecimento em reservatórios até o final do período seco. ESTÁGIOS PARA DECLARAÇÃO DE ESCASSEZ HÍDRICA DE ACORDO COM A DELIBERAÇÃO NORMATIVA CERH/MG Nº 49/2015

A Restrição de Uso para captações de água ocorrerá conforme o estado de vazões ou de armazenamento dos reservatórios, nos seguintes termos: FINALIDADE DO USO RESTRIÇÃO (volume diário outorgado) Consumo humano, dessedentação animal e abastecimento público 20% Irrigação25% Industrial e agroindustrial30% Demais finalidades50% RESTRIÇÃO DE USO

BACIA SÃO FRANCISCO Monitoramento Rios Estaduais Dados Indisponíveis Estado de Escassez Hídrica/Restrição de Uso Estado Normal 03 -Buritis, Jusante no Rio Urucuia; -Honório Bicalho, no Rio das Velhas; -Ponte Nova do Paraopeba, no Rio Paraopeba. -Carmo do Cajuru, no Rio Pará; -Santo Hipólito, no Rio das Velhas; -Jardim, no Ribeirão Serra Azul. -Jequitibá, no Rio das Velhas; -Entre Rios de Minas, no Rio Brumado. (pertencem à ANA)

BACIA SÃO FRANCISCO Monitoramento Reservatórios RMBH

Monitoramento da Qualidade das Águas BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

595 PONTOS DE AMOSTRAGEM EM MG ÁGUA SUPERFICIAL

Caracterização Hidrográfica do Estado de Minas Gerais 146 PONTOS DE AMOSTRAGEM EM MG ÁGUA SUBTERRÂNEA

307 PONTOS  ÁGUA SUPERFICIAL BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO 100 PONTOS  ÁGUA SUBTERRÂNEA

Monitoramento da Qualidade das Águas Freqüência de coletas: Superficial: Trimestral – 4 campanhas ao ano Mensal – 12 campanhas ao ano (rio das Velhas e rio Doce) Subterrânea: Anual – Aquífero Guarani Semestral – Norte de Minas (sistema Bambuí), Bauru Grupos de Indicadores: Físico-Químicos: cerca de 52 parâmetros (SUPERFICIAL) e 72 parâmetros (SUBTERRÂNEA) Macroinvertebrados bentônicos Nutrientes (fósforo e nitrogênio) Cianobactérias Testes ecotoxicológicos Coletas e Análises: SENAI/FIEMG Freqüência de coletas: Superficial: Trimestral – 4 campanhas ao ano Mensal – 12 campanhas ao ano (rio das Velhas e rio Doce) Subterrânea: Anual – Aquífero Guarani Semestral – Norte de Minas (sistema Bambuí), Bauru Grupos de Indicadores: Físico-Químicos: cerca de 52 parâmetros (SUPERFICIAL) e 72 parâmetros (SUBTERRÂNEA) Macroinvertebrados bentônicos Nutrientes (fósforo e nitrogênio) Cianobactérias Testes ecotoxicológicos Coletas e Análises: SENAI/FIEMG coletas de amostras água e análises em 2014

BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO Comitês de Bacia Hidrográfica em rios de domínio do Estado de Minas Gerais

Agências de Bacia Hidrográfica / Entidades Equiparadas em Minas Gerais BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

Agências de Bacia Hidrográfica / Entidades Equiparadas

Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos Outorga do Direito de Uso de Recursos Hídricos BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

Quantidade de Outorgas Vigentes – São Francisco

Finalidades na Bacia do São Francisco

DAC’s São Francisco

AÇÕES VOLTADAS PARA A REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

Cobrança pelo uso de recursos hídricos

SITUAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DA COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA

Planos Diretores de Recursos Hídricos BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

SITUAÇÃO DE ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE RECURSOS HÍDRICOS

AÇÕES DE REVITALIZAÇÃO DAS UPGRHS DA BACIA DO SÃO FRANCISCO

FHIDRO – Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

Convênios e contratos Fhidro

Projetos em Trâmite Quantidade de projetosValor total - Fhidro 5R$ ,40

MÁRLEY CAETANO DE MENDONÇA Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Monitoramento das Águas Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM (31)