CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
- Educar -.
Advertisements

O ser humano é um ser social
Dois modos de ler a Bíblia.
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Portfólio de matemática.
Quando a escola é de vidro Ruth Rocha Ilustrações de Walter Ono.
Portfólio de matemática
Prof. Júnior Oliveira.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
Atividade elaborada por Juliana Leal Projeto Redigir FALE/UFMG 2007
Texto com Diálogo 6º D e E Profª Natália Tiezzi.
Escola Estadual Silva Dourado
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Subentendido.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Pensamento, Linguagem e Escrita
Ug0Lin1.
Atravessando águas turbulentas
- Educar -.
SITUAÇÕES.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Quem era Elcana? (1 Samuel 1:1-3) 1 Samuel 1:8 H Elcana era um homem temente a Deus, anualmente fazia sacrifícios e atos de adoração ao Senhor tinha duas.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul Lógica & Aritmética Aluno: Edgar Abreu.
Meios de dar a volta por cima... Progressão automática.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
As quatro operações com fração
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
PRODUÇÃO DE SENTIDOS SENTIDOS METAFÓRICO E METONÍMICO.
Templates O.Ribeiro A geração que nasceu nas décadas de 60 e 70 cresceu e se desenvolveu cercada de proibições e censuras. A ditadura ainda estava presente.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Há sempre aqueles presentes de última hora, não por esquecimento, mas por dúvida ou falta de tempo. As chuvas desse final de ano atrapalharam. Sábado.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Gêneros textuais – Gêneros do discurso Professor: Marcel Matias.
História Prof. Alan Grande parte da população não participou do processo de Independência- ou seja, a grande maioria não participava.
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
A ANÁLISE DO DISCURSO. ORIGENS Atualmente o estudo da língua sob a perspectiva discursiva está bastante difundido, havendo várias correntes teóricas.
ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS REFLEXÃO ► LIVRO DIDÁTICO Matriz Curricular PCN/Orientações SPAECE ENEM Conhecimento de Mundo.
SEMANA DA LEITURA Escola Padre Francisco Soares Março de 2009.
Missões – 10/outubro Takila Zâmbia. Takila é pioneiro da Missão Global no país de Zâmbia, na Divisão Sul-Africana Oceano Índico, cujos projetos missionários.
Formadora Residente Celeste Lopes 29 de Setembro de  Desenvolvimento linguístico Desenvolvimento da linguagem oral.
A ARTE DE GERENCIAR PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES Aprenda Como Tratar os Tipos de Funcionários Existentes Numa Empresa.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
Retomando o conceito de texto Disciplina: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I Professor: Marcel Matias.
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
“Dê-me um ponto de apoio e moverei o mundo”. (Arquimedes)
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
Curso de Especialização: A Gestão do Cuidado Para uma Escola que Protege Módulo III.
Lingüística Aplicada ao ensino de língua portuguesa Primeira Aula – Valesca Brasi lrala
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
Prológo ( vv. 01 – 150) Párodo ( vv ) Primeiro episódio (vv. 216 – 461) Primeiro estásimo (vv. 462 – 511) Segundo episódio (vv. 512 – 862) Segundo.
Preconceito linguístico: o que é, como se faz.
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Um Rei que queria ser dono do Mundo…
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Pseudonym of Charles Lutwidge Dodgson, English author, mathematician, and Anglican clergyman, his masterpiece was “Alice’s Adventures in Wonderland”.
RegrasPara Se Ser Humano - Você receberá um corpo. Pode gostar dele ou odiá-lo, mas ele será seu durante essa rodada.
ORIGEM E DESTINO A inocência da nossa infância descansa numa profunda falta de conhecimento, sobretudo de nós mesmos. “Quem somos” é uma resposta que só.
Nesta lendária sopa de letras existem 7 palavras que te irão ajudar a descobrir qual é o mandamento. Será que as vais conseguir encontrar? 4º Honrar pai.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Sócrates e o nascimento da filosofia - Sócrates foi um ateniense que viveu no séc V a.C durante a “Idade de Ouro” e não.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA LIDA O livro lido inicia com a descrição do ambiente em que o personagem principal se encontra. Não sei como ele entrou lá mas era um ambiente psicodélico, com portas e janelas nos espelhos. A cada aventura do menino o ambiente mudava e o desafio também. O menino (talvez de 12 anos) nunca estava contente com seu nome por isso mudava de nome conforme o desafio. Os desafios são baseados em trava línguas, maneira de falar, lógica, poemas, conhecimentos. Na realidade Ariel (era o nome que ele não gostava) está sempre envolvido em mistérios e tinha a ajuda de um livro falante que crescia conforme seu conhecimento se desenvolvia sobre o poder das palavras, do enredo e dos personagens.

Daniel (era outro nome que ele não gostava) cai nas aventuras linguísticas e nas armadilhas gramaticais. Desvendar charadas, conversar com gansos poetas, dragões esfinges, cidades mudas por ordem do Rei, onde o mesmo Rei prendeu nos calabouços do palácio todas as palavras do reino, tirando de circulação o alfabeto, tanto oral quanto escrito. O mundo de Natanael (mais um nome que ele não gosta) é formado de situações gramaticais, linguísticas, estilísticas. O autor provoca no leitor a reflexão sobre a rigidez da gramática, sobre a flexibilidade da língua e sua capacidade de adaptação. A lição sobre a liberdade e a potencialidade da língua torna-se o objetivo principal do autor.

Falar é fazer – esse é o lema deste livro que leva o leitor a se aventurar pelo mundo sempre surpreendente das palavras. É com as palavras que podemos dar nome às coisas que não existem, é de palavras que são feitos os nossos pensamentos, os nossos delírios, os nossos medos, as nossas vontades. O espelho dos nomes nos mostra as trilhas sinuosas por onde as palavras gostam de nos levar até ficarmos perdidos no emaranhado dos significados sem fim. Aqui elas permitem que os sapos tenham sua própria língua, que os gansos aprendam grasnática na escola, que um rei seja capaz de proibir que seus súditos falem, que uma caveira consiga resolver complicados problemas matemáticos. Aqui um menino sai à procura de seu nome e, no meio dessa busca, descobre que, por causa das palavras, as aparências esganam e nem tudo o que parece deixa de ser o que não é!

ALGUNS QUESTIONAMENTOS- REVISÃO 1)QUANTOS NOMES O PERSONAGEM USA AO LONGO DA HISTÓRIA? 2) POR QUE VOCÊ ACHA QUE ELE NÃO GOSTA DE SEU NOME ? 3) QUEM ERA TOMENOTA? QUAL SUA IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA? 4) O QUE FAZIA TOMENOTA ALTERAR DE TAMANAHO? 5) POR QUE TOMENOTA JOGAVA COM AS PALAVRAS, COMO DEZ CULPA/DESCULPA. 6) A HISTÓRIA TERMINA COM O MENINO EM SALA DE AULA. O QUE ESTAVA OCORRENDO? 7) PODE-SE DIZER QUE O MENINO SE DISTRAÍA FACILMENTE, POR ISSO CRIOU-SE ESSA AVENTURA FANTÁSTICA COM TOMENOTA? 8 ) QUAL A FINALIDADE DO USO DOS TRAVALÍNGUAS, SONORIDADE DAS PALAVRAS( apereresentação, sapiência, sapoderoso, etc...)

Se você pudesse atravessar o espelho, o que será que encontraria do outro lado? Qual o idioma dos sapos? E como será que funciona a ´grasnática´ dos gansos? Quais as duas piores megeras de uma escola?... Essas e outras descobertas é o que você deve ter encontrado ao ler ´O espelho dos nomes´.