Jean-Jacques Rousseau ( )

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O método Cartesiano Quatro etapas:
Advertisements

Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Teoria Contratualista Thomas Hobbes (1588 – 1679)
Claudineu de Melo “Diretrizes para a Superação do Capitalismo”
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
Profª: Fernanda Silva Borges
O poder popular como afirmação do Estado democrático
Jean-Jacques Rousseau
Democracia A palavra democracia vem do grego.
“Paradoxos”: O RACIONALISMO METODOLÓGICO
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO ROUSSEAU: Contratualista precursor do Romantismo Montesquieu Tripartição de poderes mornarquista JOHN LOOCK.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
CONTRATO SOCIAL (Conjunto de regras de um regime político (ligado a teoria da obediência) ou de um governante )
Ciência Política e Teoria do Estado Acadêmico: Rubi Zientarski
UNIVERSIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Aula de História Iluminismo Profº Sérgio Augusto.
Prof. Fernando Berardo Toscano
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
ORIGEM DA SOCIEDADE Profª: Fernanda Silva Borges adaptado por Professor Marcelo Rocha Contin.
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
Pré – condições para o “Século das Luzes” (séc. XVIII)
Copyright © 1999 Todas as Aulas em Datashow são registradas em cartório ficando proibida sua reprodução e alteração total ou parcialmente, sem a autorização.
Sociologia
Iluminismo Ao assistir o vídeo que será apresentado reflita e anote em seu caderno os itens abaixo Quais países foram mencionados? 2. Em qual.
Iluminismo O século das Luzes.
Thomas Hobbes Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 – Hardwick Hall, 1 de dezembro de 1674) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês,
Filosofia Professor Breno Cunha
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
O que é o Estado? Capítulo 16.
O estado moderno Capítulo 17.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
A Sociedade Uma sociedade é um conjunto de relações organizadas entre os indivíduos que a compõem. Auguste Comte, que inventou no século XIX o termo “sociologia”,
AULA 8 – Uma nova visão: o Contratualismo de John Locke como argumento à favor da liberdade (Cap 24, pág 304 a 307)
GRUPO 01 – O LIBERALISMO Contexto: - O desenvolvimento da linguagem e o aperfeiçoamento da comunicação; - Necessidade de regras e valores; Thomas Hobbes:
Prof. Mauro Leão BEM-VINDO À DISCIPLINA
Unidade Poços de Caldas
Iluminismo Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara.
Iluminismo Definição:
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
Photo prise au Petit Palais à Paris. Cette femme représente la République Française. Ecadrant sa tête, on peut lire : "En présence de Dieu et du peuple.
J. J. Rousseau - “O BOM SELVAGEM”
Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Professor Ulisses Mauro Lima historiaula.wordpress.com Estado Moderno, Cidadania e Direitos Humanos.
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Filosofia-2ª SÉRIE Professor Breno Cunha
Disciplina de Filosofia Profª.: Thayanne Siqueira
Política Moderna Modernidade ( ) Fim do feudalismo
Platão: Filósofo grego utopista
CONTRATUALISTAS.
Jean-jacques rousseau
REVISÃO DE FILOSOFIA 9º ANO – AV 3º BIM.
Introdução e contextualização histórica
ILUMINISMO.
Prof° Leandro Crestani
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
John Locke.
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Antiga Medieval Moderna
Fundamentos e Princípios
Teoria das Relações Internacionais I Teorias Clássicas Cristiane Lucena Professora Doutora, IRI/USP
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
F G P Filosofia Política Sociedade platônica Platão
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
Filosofia e Política.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
Jean-Jacques Rousseau ( )
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA UNIDADE 1 – Estado: origem, elementos e funções. Poder: formação e repartição. Formas de governo. Prof. Abimael de Jesus.
Filosofia Moderna: empirismo e iluminismo
O Iluminismo e as ideias que revolucionaram o mundo.
Profª Me. Licemar Vieira Melo. Corrente de pensamento vigente entre os séc. XVI e o XVIII que, a partir de filósofos como Hobbes, Locke e Rousseau, defendeu.
Transcrição da apresentação:

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) Os contratualistas Thomas Hobbes (1588-1679) John Locke (1632-1704) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778)

Rousseau (1712-1778)

Rousseau acrescenta mais um momento no contratualismo Estado de natureza Falso pacto Estado de sociedade Contrato social

Estado de natureza: os homens são bons e completamente iguais; tudo é de todos (não há propriedade privada); o homem é um ser solitário. Direito natural: igualdade e liberdade Falso pacto social: é criado para manter a desigualdade criada pela propriedade privada Estado de sociedade: corrompe o ser humano. A lei civil vai de encontro ao direito natural. Obrigação do Estado: proteger e manter a desigualdade criada pela propriedade privada

“O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. “O homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles”. Rousseau. Contrato social “O homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe”. Rousseau. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens.

O primeiro homem que cercou um pedaço de terra, que veio com a ideia de dizer “isto é meu”, e encontrou gente bastante simples para acreditar nele, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassinatos derivam deste ato! De quanta miséria e horror a raça humana poderia ter sido poupada se alguém tivesse simplesmente arrancado as estacas, tapado os buracos e gritado aos seus companheiros: “Não escutais esse impostor; estareis perdidos se esquecerdes que o frutos pertencem a todos, e que a terra, ela mesma, não pertence a ninguém!” Rousseau. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens.

A proposta de Rousseau: democracia direta ou participativa O verdadeiro contrato social: institui uma república onde todos são tratados como iguais. A soberania está no povo e o poder político é um dever de todos. Lei fundamental é a vontade geral. Indivíduo: súdito e cidadão

O conceito de vontade geral “A vontade geral não deve ser entendida como a vontade de maioria, porque a somatória dos interesses particulares pode ser egoísta e não atender o bem comum. O que caracteriza a vontade geral é a disposição de legislar não como pessoa privada, mas como pessoa pública. De fato, muitas vezes o que beneficia a pessoa privada pode ser prejudicial ao coletivo. Por isso, a vontade geral não se confunde com a vontade de todos.” Livro Didático, p. 426.

A lei civil ideal em Rousseau “A obediência à lei que estatuiu a si mesma é liberdade” “A fim de não fazer um julgamento errado, impõe-se distinguir entre a liberdade natural, que só conhece limites nas forças do indivíduo, e a liberdade civil, que se limita pela vontade geral.”