Ferramentas Da Qualidade.  Nosso dia-a-dia é repleto de decisões  Algumas bastante simples  Outras intuitivas.

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Transcrição da apresentação:

Ferramentas Da Qualidade

 Nosso dia-a-dia é repleto de decisões  Algumas bastante simples  Outras intuitivas

 Em alguns casos a falta de indicadores e ferramentas pode prejudicar nossa tomada de decisões E causar grandes prejuízos para a empresa

 Uma forma de auxiliar as decisões mais importantes é utilizando algumas técnicas que permitam aperfeiçoamento contínuo.

 Ao longo do tempo algumas destas técnicas ficaram famosas e ficaram conhecidas como as Sete ferramentas da Qualidade

 São fundamentadas em: Aperfeiçoamento contínuo Decisão baseada em fatos e dados

 Objetivo: Oferecer uma abordagem prática de algumas dessas ferramentas para fortalecer tomadas de decisão com eficácia

1- Brainstorming Técnica de estímulo criativo que tem o propósito de produzir uma extensa lista de idéias Recomendada para:  Explorar alternativas melhores  Identificar oportunidades por aqueles que estão mais perto da atividade

1.2- Preparação:  Seleção dos participantes: Pertencer a setores diversos Explicar o tema da forma mais geral possível (evitar linha de raciocínio) Pessoas que estão ligadas ao tema

1.3- Regras a serem obedecidas : Não rir Não criticar qualquer idéia Esquecer níveis hierarquicos

1.4- Participação: As idéias podem ser geradas Aleatoriamente Todos geram idéias a qualquer momento Sequencial A participação segue uma ordem definida

1.5- Tempo de duração e Registros Sessões de brainstorming comummente duram de 15 minutos à 1 hora. São registradas em Flip- charts, lousas, relatórios, folhas, fichas, etc.

A nave quebrou e agora?????

Vamos empurrar!!!!!!!!!!

Antes de tomar qualquer atitude é necessário sempre: Analisar Apresentar as possíveis causas Identificar a causa fundamental Agir (quem faz o que) Avaliar a eficácia das ações

1.5- Roteiro: 1- Afixar o tema em local bem visível 2- Estabelecer as regras da reunião (Não rir, criticar ou julgar as idéias) 3- Definir a forma de geração (Rodízio ou sequencial) 4- Definir os registros das idéias 5-Elaborar Plano de Ação

1.6- Exercício. Considerando sua empresa, faça uma tempestade de idéias para gerar tipos de problemas de:  Qualidade  Custos  Segurança

1.6- Exercício. Baseado nos resultados do exercício anterior, escolha o principal tópico dos problemas abaixo e faça uma nova tempestade de idéias:  Qualidade – Tópico:  Custos – Tópico:  Segurança – Tópico:

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) O que é? Representação gráfica das etapas de um processo

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) Pra que serve? Verificar como os passos do Processo se relacionam entre si Pra que serve II? Descobrir fontes potenciais de problemas

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) São elaborados com símbolos: Indica onde um processo inicia e termina Mostra as etapas do processo

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) São elaborados com símbolos: Indica pontos onde se tomam decisões Indica que o fluxograma continua a partir deste ponto, indicado por letra ou número

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) São elaborados com símbolos: Indica presença de documentos Mostra a direção do fluxo de uma atividade

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) Aplicabilidade: Descrever um processo existente Projetar um novo processo Orientar na identificação de problemas

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) Como construir: 1- Identifique o início e o fim do processo 2- Defina as etapas do processo (escreva!) 3- Elabore um rascunho utilizando-se dos símbolos apresentados 4- Faça uma análise crítica e melhore o fluxograma

2- Diagrama de Fluxo.(Fluxograma) Exercícios 1- Elaborar um fluxograma de como ligar um rádio 2- Elaborar um fluxograma de como fazer um café perfeito 3- Elaborar um fluxograma de tratamento de reclamação do cliente 4- Elaborar um fluxograma de verificação de materiais perecíveis

3- Diagrama de Pareto É uma técnica gráfica para classificação de itens, sempre do mais frequente para o menos

3- Diagrama de Pareto Aplicação: Mostrar por ordem de importância a contribuição de cada item Priorizar os problemas Descobrir oportunidades de melhoria

3- Diagrama de Pareto Pelo princípio de Pareto, 80% das dificuldades vem de 20% dos problemas

3- Diagrama de Pareto Como construir: 1- Selecione os itens a serem analisados 2- Selecione a unidade de medição para análise 3- Escolha o período de tempo 4- Monte um gráfico traçando dois eixos verticais e um horizontal

3- Diagrama de Pareto Como construir: Escala de 0 até valor total Escala de 0% até100% Intervalo = número de ítens

3- Diagrama de Pareto Como construir: 5- A altura de cada retângulo representa a quantidade da unidade de medição 6- Utilize o diagrama de Pareto para identificar os itens mais importantes

3- Diagrama de ParetoExercício. 1. Durante 60 dias você acompanhou as condições que poderiam interfirir para chegar tarde ao trabalho: CausaNúmero de vezes Ler o Jornal50 Demora no banheiro20 Desligar o despertador10 Aquecer o carro3 Outros7

3- Diagrama de ParetoExercício. 1. De posse dos dados anteriores construa um gráfico de Pareto indicando a condição principal e uma solução 55,6% Jornais Ler o jornal à tarde!!

3- Diagrama de ParetoExercício. 2. Faça um levantamento das principais reclamações de clientes de sua empresa levantadas nos últimos 30 ou 60 dias e demonstre através de um gráfico de Pareto. De posse desses dados priorize as duas principais (guarde uma para mais tarde) e indique possíveis soluções, através de um Brainstorming.

4- Diagrama de Causa e Efeito O que é? Ferramenta usada para representar a relação entre um efeito e suas causas potenciais Outros nomes: Diagrama espinha de peixe, Diagrama de Ishikawa

4- Diagrama de Causa e Efeito Aplicações: Analisar relações de causa e efeito Resolução fina de problemas

4- Diagrama de Causa e Efeito Como construir: 1- Defina o efeito de maneira clara 2- Defina as categorias das possíveis causas 3- As categorias podem ser: - Meio Ambiente- Máquina - Materiais- Medidas - Método- Mão-de-obra

4- Diagrama de Causa e Efeito Como construir: Efeito Causas

4- Diagrama de Causa e Efeito Como construir: 4- Reflita sobre cada causa, Por que isto acontece? 5- Obtenha o consenso do grupo 6- Observe as causas que se repetem

4- Diagrama de Causa e Efeito Exercício 1- Monte um diagrama Espinha de Peixe dado o seguinte efeito: Perda de Controle do Carro 2-Monte um diagrama Espinha de Peixe dado o seguinte efeito: Aumento dos acidentes de trabalho

4- Diagrama de Causa e Efeito Exercício 3- Com base na priorização realizada no exercício de Pareto (Reclamações de Clientes) construa um diagrama de Causa e Efeito utilizando-se dos 6 M citados.

5- Carta de Tendência Utilizadas para representar dados graficamente São utilizadas para monitorar um sistema a fim de observar ao longo do tempo existência de alterações

5- Carta de Tendência Os pontos são marcados à medida que estejam disponíveis São comuns em ocorrências como:  índice de produção  paradas de máquinas e equipamentos  medidas de erro

5- Carta de Tendência Tempo ou sequência média

5- Carta de Tendência Quando uma série sucessiva de 6 pontos (para baixo ou para cima) surgir, é necessário uma investigação. Pode ser sinal de uma mudança importante.

5- Carta de Tendência Exercício: Estabeleça uma carta de tendências para os gastos familiares da família Ambrósio ao longo de um ano. Sabe-se que seu gasto mínimo deu-se em Julho ($400,00) e o máximo em Janeiro ( $1400,00)

5- Carta de Tendência Exercício: Sabendo que o aluguel representa 30% dos seus gastos, alimentos 20%, vestuário 10% e transporte 35%, estabeleça um gráfico de pareto e tente resolver o problema maior da família Ambrósio através de um Brainstorming.

5- Carta de Tendência Exercício: Monte uma carta de tendências sobre o ítem “ Quantidade de clientes atendidos no ano de 2001” (os valores podem ser aproximados)

6- Indicadores Pra que servem? São ferramentas que favorecem as tomadas de decisões Pra que medir? Definir Objetivos e metas e Gerenciar desempenhos

6- Indicadores Se não posso medir não posso controlar Medições devem contribuir para tomada de decisões, não somente para acumular informações

6- Indicadores Benefícios: Permite conhecer o desempenho da empresa Identificar desvios que precisam ser eliminados Tomar decisões acertadas relativas à planejamento, recursos e prazos Monitorar o próprio desempenho

6- Indicadores Os indicadores identificam os processos críticos da empresa São medidos com base em três conjuntos: Tempo Custos Qualidade

6- Indicadores No processo:  Tipos de defeitos  Nº de retrabalho  Nº de paradas  Utilização da capacidade instalada  Devoluções

6- Indicadores A produtividade é uma medida de quanto foi utilizado os recursos disponíveis. Assim:  Vendas por empregado  Testes por hora  Custo por unidade produzida  Lead Time (tempo necessário para produzir um produto integralmente)

6- Indicadores Exemplos: Produção Dados: Produção do mês: latas Planejado: latas Cap Envasadora:168 horas Atingido:140 horas

6- Indicadores Exemplos: Indicadores: Disp da envasadora:140/168= 0,83 x 100 = 83% Média de produção: / 140= 1000 latas/h Desempenho: / = 0,93 x 100 = 93%

6- Indicadores Exemplos: Vendas Dados: Vendas do mês: latas Meta do mêss: latas Clientes visitados:50 Clientes que compraram:35 Pedidos urgentes:7 Pedidos urgentes entregues:6

6- Indicadores Exemplos: Vendas Indicadores: Vendas por cliente:10.000/35= 286 latas/cliente Eficácia das vendas:10.000/12.000= 0,83x100= 83% Eficácia das visitas:35/50= 0,70x 100 = 70% Flexibilidade:6/7= 0,86x 100= 86%

6- Indicadores Especificações:  Título: Nome do indicador  Unidade de medida: ex: porcentagem  Origem: Como foi gerado  Estabelecer metas: objetivos

6- Indicadores Exercícios: 1- Identificar indicadores que possam medir as necessidades das seguintes empresas e fazer simulação de dados:  Transportadora de produtos químicos  Banco  Casa de shows

6- Indicadores Exercícios: 2- Imagine que sua empresa possui agora um novo processo: realizar exame de mapeamento de retina Desenvolva o fluxograma de atendimento dessa área 2.2- Faça um Brainstorming para ajudar a definir como será a entrega de resultados.

6- Indicadores Exercícios: 3- Um ano depois, o processo de mapeamento de retina apresenta inúmeros problemas, principalmente quanto `a capacidade de atendimento ser deficiente Desenvolva um estudo de causa e efeito para tentar sanar essa deficiência 3.2- Apresente sugestões de implementação de indicadores.

6- Indicadores Exercícios: 4- Com sua sugestão de implementação dos indicadores apresente: 4.1- Os resultados dos indicadores (seis últimos meses)em cartas de tendências 3.2- Levante os principais problemas e indique-os em forma gráfica de Pareto

Os 10 Mandamentos do Preguiçoso

1 - Viva para descansar.

2 - Ame a sua cama, ela é o seu templo.

3 - Se vir alguém descansando, ajude-o.

4 - Descanse de dia para poder dormir à noite.

5 - O trabalho é sagrado, não toque nele.

6 - Nunca faça amanhã, o que você pode fazer depois de amanhã.

7 - Trabalhe o menos possível; o que tiver para ser feito, deixe que outra pessoa faça.

8 - Calma, nunca ninguém morreu por descansar, mas você pode se machucar trabalhando...

9 - Quando sentir desejo de trabalhar, sente-se e espere que ele passe.

10 - Não se esqueça, trabalho é saúde. Deixe o seu para os doentes.

Vá trabalhar !!!!!!!