Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ser humano é um ser social
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Serão os valores morais universais?
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
A Sociedade humana: generalidades
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Socialização e sociedade da informação
Universidade Federal do Pará Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Faculdade de Ciências Sociais Curso de Direito Disciplina: Sociologia Jurídica Aula.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Émile Durkheim.
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Talcott Parsons | Teoria sistêmica
Filosofia. Os valores  Juízos de realidade (fato) X Juízos de valor;  Teoria dos valores = axiologia;  Valor  afetividade  não- indiferença;  Os.
Estrutura Organizacional
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
O ser humano natureza ou cultura?
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
Para Kelsen: - A economia, assim como outras ciências, podem até influenciar o legislador na fabricação de normas, mas isso não interesse ao estudioso.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
AS PERSONALIDADES DO LÍDER Psicóloga Marieli Lopes Alves.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
Estado nacional e poder político. O que é poder? Na aula anterior, nossas reflexões sobre política, povo e nação esbarraram inúmeras vezes nos conceitos.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Gênero e Sexualidade e direitos humanos infanto-juvenis Antonio Sardinha Jornalista, especialista em Direitos Humanos e Mestre em Comunicação.
ÉTICA E MORAL
Desenvolvimento e Aprendizagem Lorena Queiroz Merizio Costa.
SOCIOLOGIA WEBERIANA Prof. Saulo Carvalho. Karl Emil Maximilian Weber ( ) Entre os fatores de importância incontestável estão as estruturas racionais.
Alguns problemas sociológicos
Visão Cognitiva e Informação Peter Ingwersen. Visão cognitiva da informação A visão cognitiva apresenta as seguintes características: 1. Trata computadores.
Tatiana Seniciato Osmar Cavassan
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
1 CONCEITO DE ÉTICA Cida Sanches. 2 Ética: vem do grego “ethos” que significa modo de ser ou caráter. Conjunto sistemático de conhecimentos racionais.
LER Legislação, Ética Profissional e Responsabilidade Social. Profª Maria Menegasso.
Slides 1 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios IMPORTÂNCIA DAS ORGANIZAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 1 – Por que estudar as organizações ? Homem.
Web Design Aula 01 Jackson Eduardo
TEORIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS – INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO: O Estado é uma superestrutura administrativa destinada a cumprir a decisão do titular do poder,
Aula 2: O foco no processo de aprendizagem organizacional ● A essência da “organização que aprende”
1 COMPETÊNCIA 3: (RH´s 04, 05 & 06) “Conhecer as ferramentas utilizadas para o processo de revaloração qualitativa da cultura organizacional.”
Psicologia aplicada ao trabalho
Somos todos seres sociais
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
Teoria Geral de Sistemas
O QUE É FILOSOFIA?.
O HOMEM X RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Comportamento Organizacional
Individualismo e Coletividade
PSICOLOGIA POLÍTICA E IDENTIDADE
SIGNIFICADO DO TRABALHO UMA PERSPECTIVA PSICOSSOCIAL
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
SER, TEMPO, CRIAÇÃO SER, TEMPO, CRIAÇÃO Castoriadis Castoriadis Profª.Denise Simões.
PERSPECTIVAS SOCIOLÓGICAS A Sociologia como forma de consciência.
GESTÃO DE EQUIPAS Marta Sampaio
2. A sociologia e a dinâmica das relações sociais: ferramentas conceituais e caminhos interpretativos 2.1 – A dimensão social da ação individual: em busca.
Cultura Organizacional X Clima Organizacional Prof.ª Kelly Magalhães.
IFTO-CAMPUS PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Sociologismo Jurídico
O que é Cultura Social? É o conjunto de conhecimentos, valores e crenças específicos de determinado agrupamento social (Santos,
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais

Somos todos seres sociais

convivência com outras pessoas Homem dependência das outras pessoas Desenvolveu a capacidade de se Homem comunicar e interagir com outros indivíduos (sociabilidade)

Homem vivendo em sociedade Humano Homem vivendo em sociedade Portanto, um aspecto fundamental da existência do homem, é sua vida social, os aspectos relacionados a coletividade. Para viver em sociedade os homens desenvolveram diversos padrões de entendimento e compreensão dos eventos sociais e naturais. Moral Valores Costumes Assim como Regras Leis Sentimentos Cria e organiza artifícios simbólicos que representam e expressam esses fatores

Relações Sociais As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na sociedade, ao mesmo tempo que as estimulam e interferem nelas.

Socialização Processo pelo qual ao longo da vida a pessoa aprende e interioriza os elementos sócio-culturais, integrando-os na estrutura da sua personalidade sob a influência de experiências de agentes sociais significativos, adaptando-se assim ao ambiente social em que vive.

De acordo com seus conhecimentos sobre as Ciências Sociais assinale a alternativa incorreta. a) O estudo de como os seres humanos se relacionam na vida social, das formas pelas quais interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores, das coisas que produzem e das trocas simbólicas no curso dessas relações constituem tarefa de um grupo de disciplinas reunidas sob o nome de Ciências Sociais. a) O estudo de como os seres humanos se relacionam na vida social, das formas pelas quais interagem uns com os outros, estabelecendo regras e valores, das coisas que produzem e das trocas simbólicas no curso dessas relações constituem tarefa de um grupo de disciplinas reunidas sob o nome de Ciências Sociais. b) As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na socieda­de. b) As relações entre os seres humanos que vivem em sociedade são chamadas de relações sociais. Elas constituem a base da sociedade. Vale dizer que sem elas a sociedade não existiria. Essas relações supõem a existência de pessoas que interagem reciprocamente. Não são relações fixas e imutáveis. São relações dinâmicas que se transformam com as mudanças na socieda­de. c) O objeto de estudo das Ciências Sociais são os seres humanos no contexto de sua esfera individual, particular. Não identificamos a necessidade da convivência entre os indivíduos, nem de uma relação de dependência entre as pessoas numa sociedade. c) O objeto de estudo das Ciências Sociais são os seres humanos no contexto de sua esfera individual, particular. Não identificamos a necessidade da convivência entre os indivíduos, nem de uma relação de dependência entre as pessoas numa sociedade. d) A sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais. Por isso, podemos analisar a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como no nível da forma ou estrutura de tais relações, posto que estas aparecem personificadas no entendimento, nas normas e regras que regulam a conduta social. d) A sociedade é uma rede de relações entre indivíduos, entre grupos sociais. Por isso, podemos analisar a sociedade tanto no nível das relações entre indivíduos na sua vida cotidiana como no nível da forma ou estrutura de tais relações, posto que estas aparecem personificadas no entendimento, nas normas e regras que regulam a conduta social. e) O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio social e natural em que vive. Forma-se de determinada ma­neira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com a estrutura social em que vive, mas também a transforma com suas ações. e) O comportamento humano é complexo e diversificado. Cada indivíduo recebe influências do meio social e natural em que vive. Forma-se de determinada ma­neira e age no contexto social de acordo com sua formação. O indivíduo aprende com a estrutura social em que vive, mas também a transforma com suas ações.

“Socialização significa o processo pelo qual um indivíduo se torna um membro ativo da sociedade em que nasceu [...]. Há pouca dúvida de que a sociedade, por suas exigências sobre os indivíduos determina, em grande parte, o tipo de personalidade que predominará. Naturalmente, numa sociedade complexa como a nossa, com extrema heterogeneidade de padrões, haverá consideráveis variações. Seria, portanto, exagerado dizer que a cultura produz uma personalidade totalmente estereotipada. A sociedade proporciona, antes, os limites dentro dos quais a personalidade se desenvolverá”. Fonte: KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Tradução de Vera Borda, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967, p Fonte: KOENIG, S. Elementos de Sociologia. Tradução de Vera Borda, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967, p Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar: a) Existe uma interação entre a sociedade, a cultura a personalidade das pessoas, o que faz com que as individualidades sejam influenciadas de diferentes modos e graus pelo ambiente social. a) Existe uma interação entre a sociedade, a cultura a personalidade das pessoas, o que faz com que as individualidades sejam influenciadas de diferentes modos e graus pelo ambiente social. b) Apesar de os indivíduos se diferenciarem desde o nascimento por dotes físicos e mentais, desenvolvem personalidades praticamente idênticas por conta da influência da sociedade em que vivem. b) Apesar de os indivíduos se diferenciarem desde o nascimento por dotes físicos e mentais, desenvolvem personalidades praticamente idênticas por conta da influência da sociedade em que vivem. c) A sociedade impõe, por suas exigências, aprovações e desaprovações, o tipo de personalidade que o indivíduo terá. c) A sociedade impõe, por suas exigências, aprovações e desaprovações, o tipo de personalidade que o indivíduo terá. d) O indivíduo já nasce com uma personalidade que dificilmente mudará por influência da sociedade ou do meio ambiente. d) O indivíduo já nasce com uma personalidade que dificilmente mudará por influência da sociedade ou do meio ambiente. e) São as tendências hereditárias e não a sociedade que determinam a personalidade do indivíduo. e) São as tendências hereditárias e não a sociedade que determinam a personalidade do indivíduo.