Fundamento do poder e limites do poder Fundamento do poder e limites do poder O Estado como ordenamento jurídico destina-se a poder criar e aplicar o direito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de la teoria política democrática liberal
Advertisements

HISTÓRIA DA FILOSOFIA VI
Democracia A palavra democracia vem do grego.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL – UNIJUÍ Ciência Política e Teoria do Estado Luís Felipe Neves Moreira Dejalma Cremonese.
UNIJUI – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grade do Sul
Psicologia e práticas educativas.
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO ROUSSEAU: Contratualista precursor do Romantismo Montesquieu Tripartição de poderes mornarquista JOHN LOOCK.
Resumo dos Pensadores CORRENTE DO PENSAMENTO Maquiavel era Renascentista e Humanista Jean Bodin defendia A Teoria Divina dos Reis Hobbes Contratualista.
Nome: Priscila Schuster Colling Professor: Dejalma Cremonese
Maquiavel e “O Príncipe”
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
Estado Liberal de Direito
Tomás de Aquino Escritos Políticos.
Poder, Política, Regimes Políticos, Liberalismo e Democracia
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
Legalidade e Legitimidade
UNIJUI CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO.
A Filosofia do Direito em Roma
01/04/2017.
A filosofia está na história e tem uma história!
Filosofia Professor Breno Cunha
IDEALISMO POLÍTICO NO JUSNATURALISMO
SÉCULO XV AO SÉCULO XVIII
O HOMEM FELIZ! ..
La Monarchia – Dante Alighieri Idade Média Alta Idade Média: Crescimento e apogeu da Sociedade Feudal ; Baixa Idade Média: Era das Transições (Corpus.
Obra : O espírito das leis
Profª: Ms.Socorro Moura
+ Locke e o consentimento Introdução à Ciência Polítca Novembro de 2014.
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
HANS MORGENTHAU.
UniCEUB – Centro Universitário de Brasília
Aristóteles.
Profº Carmênio Barroso
IEADME –Pr. Morais 30/09/2014 O Cristão e as Eleições.
JUSTIFICAÇÃO DA TITULARIEDADE DA SOBERANIA
ARISTÓTELES Corrente do Pensamento Realista POLÍTICA Ciência por excelência e ética DIREITO Ciência dialética por ser fruto de teses ou hipótese,
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
ABSOLUTISMO.
Módulo III – Roteiro 3 Atributos da Divindade e Providência Divina
ARISTÓTELES (383 – 322) a.C Metafísica
Direitos Humanos Ligado aos aspectos ideológicos, poder; Textos:
Platão: Filósofo grego utopista
LIÇÃO 8 - O PODER DE JESUS SOBRE A NATUREZA E OS DEMÔNIOS
O HOMEM FELIZ! ..
Considerações Inicias DIRETO INTERNACIONAL. Principais marcos históricos Jus gentium Romano; Tratado de Westfalia,1648; Revolução Francesa; Congresso.
FILOSOFIA.
A crise do Feudalismo. Relação da Crise do Feudalismo com a Formação dos Estados Nacionais Absolutistas.
11ºAno Módulo 4 - A EUROPA NOS SÉCULOS XVII E XVIII – SOCIEDADE, PODER E DINÂMICAS COLONIAIS Unidade 1 – A População da Europa nos séculos XVII e XVIII:
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
Aula de hoje: Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida Escola de Médiuns Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida.
As antinomias e suas soluções
A Filosofia Moderna- Séc. XVI - XVIII
Filosofia e Política.
A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA
Ética Kantiana.
Por um mundo mais digno Por um mundo mais digno GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL Recebemos esta apresentação, já pronta e formatada, de um colaborador, via.
Professor: Suderlan Tozo Binda
Empirismo Francis Bacon 1561 Superar o método aristotélico/escolástico
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
A Crítica Do Juízo A posição da terceira Crítica em relação às duas anteriores.
DIREITO PÚBLICO Introdução. DIREITO Etimologia  Do latim vulgar derectus, particípio passado de dirigere, de regere.  Dirigir, conduzir, guiar.  Correto,
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Valdemi Mariano.
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
1 INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS - RI (a) Conceituação, Histórico, Sistema de Estados, Política Interna e Externa, Bipolaridade e Multipolaridade,
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Thomas Hobbes e o poder absoluto do Estado
Immanuel Kant Köenigsberg (Alemanha). ( ).
Transcrição da apresentação:

Fundamento do poder e limites do poder Fundamento do poder e limites do poder O Estado como ordenamento jurídico destina-se a poder criar e aplicar o direito O Estado como ordenamento jurídico destina-se a poder criar e aplicar o direito O Poder deve ser legítimo e eficaz O Poder deve ser legítimo e eficaz Limites do Poder do Estado: Limites do Poder do Estado: –De validade pessoal: POVO –De validade espacial: TERRITÓRIO –De validade temporal: entre emanação e ab-rogação –De validade material: Matérias não passíveis de ser reguladas pelo Estado (direito de posse na Lua, transformar homem em mulher) Matérias não passíveis de ser reguladas pelo Estado (direito de posse na Lua, transformar homem em mulher) Matérias que são indisponíveis (de acordo com a CF) Matérias que são indisponíveis (de acordo com a CF) GOVERNO DE LEIS GOVERNO DE LEIS

RELAÇÃO ENTRE DIREITO E PODER RELAÇÃO ENTRE DIREITO E PODER –Governo da leis ou governo dos homens Platão: “ onde a lei é súdita dos governantes e privada de autoridade, vejo pronta a ruína da cida;” (Estado) ” Platão: “ onde a lei é súdita dos governantes e privada de autoridade, vejo pronta a ruína da cida;” (Estado) ” Aristóteles faz uma indagação: “ é mais conveniente ser governado pelo melhor dos homens ou pelas leis melhores ?” Aristóteles faz uma indagação: “ é mais conveniente ser governado pelo melhor dos homens ou pelas leis melhores ?” Segundo Bobio, todas as primeiras constituições escritas, tanto as americana como as francesas, nascem sob o reino da razão, interpretando as leis da natureza e as transformando em lei positiva. Segundo Bobio, todas as primeiras constituições escritas, tanto as americana como as francesas, nascem sob o reino da razão, interpretando as leis da natureza e as transformando em lei positiva.

LIMITES INTERNOS LIMITES INTERNOS –Princípio: ninguém pode dar lei a si mesmo (Bobbio). –Bodin: Todos os príncipes, assim como todos os homens, estão submetidos às naturais e divinas, e não está em seu poder transgredí-las se não desejam tornar-se culpados... Mas também são sujeitos às leis do próprio reino ( Les Six Livres de La République, Du Puys, Paris, 1576) (cit. Bobio). –Se o rei viola as leis naturais e divinas, é um tirano –Se viola as leis as leis fundamentais, é usurpador. –Bodin afirma também que o poder do rei não pode invadir a esfera do direito privado, salvo em caso de motivada necessidade. –Platão defendia que todo patrimônio era público. –Bondin defendia que “que nada existe de público onde não existe nada de privado, e os Estados foram ordenados por Deus com a finalidade de que aos Estados vá aquilo que é público e a cada um aquilo é de sua privada propriedade”

LIMITES EXTERNOS LIMITES EXTERNOS Nenhum Estado está só, assim como as cidades, os bairros, as ruas, assim como os astros Nenhum Estado está só, assim como as cidades, os bairros, as ruas, assim como os astros São sujeitos de relacionamentos com direitos e obrigações recíprocas São sujeitos de relacionamentos com direitos e obrigações recíprocas –Somente Deus é Onipotente Limites tradicionais, inexistência de relacionamento – acordos – tratados. Um rei não é rei num reino de outro. Limites tradicionais, inexistência de relacionamento – acordos – tratados. Um rei não é rei num reino de outro. As uniões de Estados – os Estados pequenos formam um grande; o pequeno continua com seu poder interna e o grande com o poder externo. Uma idéia de Kant (A Paz Perpétua). As uniões de Estados – os Estados pequenos formam um grande; o pequeno continua com seu poder interna e o grande com o poder externo. Uma idéia de Kant (A Paz Perpétua). –EUA. Na América Latina; na Europa e agora em países menores, ocorre descolonização.