Música...4:02

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Educação e Educação Escolar
Para abrir as ciências sociais:
Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Ciência que estuda a origem e o desenvolvimento
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA CRÍTICA E EDUCAÇÃO
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
EMILE DURKHEIM POSITIVISMO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
O senso comum como ponto de partida. Estudo da pág. 10 a 16.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Conversando sobre memória
A Economia Política de Karl Marx
O Positivismo.
Música...4:20.
Pierre Bourdieu.
Prof. Ivan Claudio Guedes
REDES SOCIAIS CUIDADOS.
Desigualdades e identidades sociais
Música...4:02
Música...4:02
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
Educação.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Enem ... 5nov12...3:51
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
O comportamento é uma manifestação do maneirismo e é inteiramente capturado pelos critérios incidentais da arena pública.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Perspectivação Económico-Ética da Educação
Sociologia e sociologia e senso comum
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Uma ameaça a dignidade humana
BULLYING O QUE E ???.
Introdução a Questão Social
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
IDENTIDADE CULTURAL: IDENTIDADE E GLOBALIZAÇÃO
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Max Weber e as ações sociais
BULLYING.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
Sociologia Clássica e Educação II
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Karl Marx e as modos de produção social
Professor: Karina Oliveira Bezerra
HUMANIZAÇÃO E ALIENAÇÃO
IDEOLOGIA.
O Positivismo.
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Atividade complementar 04
Teorias da Personalidade II Prof. Felipe Stiebler Leite Villela
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
O Poder Simbólico Pierre Bourdieu.
O homem e a cultura - Leontiev
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Pierre Bourdieu - O poder simbólico
Padrões de controle.
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
Prof. Lucas do Prado Sociologia.  França - ( )  Obras Principais:  O Poder Simbólico  A economia das trocas simbólicas  A distinção  O.
Transcrição da apresentação:

Música...4:02

Tim Bergling, também conhecido como Avicii ou Tim Berg (estilizado como ΛVICII e ◢◤ que representa o 'A' e 'V'), é um DJ, remixer e produtor musical sueco. Seu nome é derivado do termo budista Avīci que representa o nível mais baixo do inferno.

Acredita-se que a intenção de Avicii com a música, não é de reforçar tais condenações mas a de refletir sobre “jovens” que não encontram espaço na sociedade. Como se já estivessem condenados...

Temas segregacionistas da atualidade, principalmente envolvendo jovens, são ENEMente interessantes b - O que é bullying virtual ou cyber bullying? É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por s, sites, blogs(os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Disponível em Acesso em: 3 ago (adaptado). Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de A) atingir um grupo maior de espectadores. B) dificultar a identificação do agressor incógnito. C) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima. D) possibilitar a participação de um número maior de autores. E) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.

Temas segregacionistas da atualidade, principalmente envolvendo jovens, são ENEMente interessantes b - O que é bullying virtual ou cyber bullying? É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por s, sites, blogs(os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Disponível em Acesso em: 3 ago (adaptado). Segundo o texto, com as tecnologias de informação e comunicação, a prática do bullying ganha novas nuances de perversidade e é potencializada pelo fato de A) atingir um grupo maior de espectadores. B) dificultar a identificação do agressor incógnito. C) impedir a retomada de valores consolidados pela vítima. D) possibilitar a participação de um número maior de autores. E) proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.

hoje/v/justica-aumenta-rigidez-com-quem- usa-redes-sociais-para-difamar- pessoas/ / Bom lembra que “Foi sancionada, no dia 09 de novembro de 2015, pela presidência da república a lei que combate o bullying e o cyberbullying no país.” Portanto a lei ficou mais rígida...3:59

Bullying é um dos tipos de conflitos sociais que estão entre as principais preocupações da Sociologia, e entre as diversas formas de entendê-las e explica-las, destaca-se a marxista... “A história da humanidade é a história da luta de classes...”

Porém, na visão marxista seria: LUTA DE CLASSES ECONÔMICA: burguesia x proletariado Dominante x dominado

No séc.XX, uma outra visão (# da $) sobre conflitos sociais é atribuída á Pierre Bourdieu: “Os conflitos são resultantes da violência simbólica”...

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA => dominação de um “estilo de vida” sobre os demais. Tais estilos induzem o indivíduo a se enxergar e a avaliar o mundo de acordo com critérios e padrões pré- definidos. Fant. Ed.Cunha...6:08 jN “posse”...3:31

Para Bourdieu, o mundo social, deve ser compreendido à luz de três conceitos fundamentais: CAMPO, HABITUS E CAPITAL.

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA => dominação de um “estilo de vida” sobre os demais...no... “Campo”, espaço onde ocorre as relações sociais...

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA => dominação de um “estilo de vida” sobre os demais... no... “Campo”, espaço onde ocorre as relações sociais... Através de “Habitus”, incorporação de padrões de ser, pensar e agir (não naturais mas historicamente construídos... (masculino # feminino, rico # pobre, etc...)

VIOLÊNCIA SIMBÓLICA => dominação de um “estilo de vida” sobre os demais... no... “Campo”, espaço onde ocorre as relações sociais... Através de “Habitus”, incorporação de padrões de ser, pensar e agir com “Capital”, acúmulo de forças que podem ser “não exclusivamente”: social, econômico, simbólico e cultural.

“Campo”, espaço onde ocorre as relações sociais... “Habitus”, incorporação de padrões de ser, pensar e agir... “Capital”, acúmulo de forças que podem ser social, econômico, simbólico e cultural. As pessoas que possuem maior “capital”, se “habituam” melhor e destacam no “campo” que frequentam...

(CIAARc)Quando se trata de classe, Pierre Bourdieu pretende superar as visões construídas pelos clássicos. Portanto, Pierre Bourdieu irá construir uma teoria própria sobre as classes. Marque a alternativa INCORRETA: A) A posição do sujeito dentro da hierarquia social depende do volume acumulado do capital cultural. B) Os sujeitos ocupam espaços mais próximos quanto mais similar for a quantidade e a espécie de capitais que detiverem. C) A posse de capital econômico é que determina a posição do sujeito dentro do campo (de dominante a dominado). D) A concepção de classe é dada pela determinação do volume de capital herdado e adquirido que corresponde a um feixe de trajetórias praticamente equiprováveis que levam a posições praticamente equivalentes.

(CIAARc)Quando se trata de classe, Pierre Bourdieu pretende superar as visões construídas pelos clássicos. Portanto, Pierre Bourdieu irá construir uma teoria própria sobre as classes. Marque a alternativa INCORRETA: A) A posição do sujeito dentro da hierarquia social depende do volume acumulado do capital cultural. B) Os sujeitos ocupam espaços mais próximos quanto mais similar for a quantidade e a espécie de capitais que detiverem. C) A posse de capital econômico é que determina a posição do sujeito dentro do campo (de dominante a dominado). D) A concepção de classe é dada pela determinação do volume de capital herdado e adquirido que corresponde a um feixe de trajetórias praticamente equiprováveis que levam a posições praticamente equivalentes.

(CIAARa)Segundo Pierre Bourdieu, a “dominação masculina” se estabelece, se “naturaliza” e assim se eterniza. A respeito dessa teoria, marque a alternativa INCORRETA: A) A dominação masculina é um fenômeno passível de ser modificado a partir da tomada de consciência das classes dominadas. B) Este processo se constitui historicamente, opondo-se à visão naturalizada das desigualdades de sexos. C) Ela se exerce fundamentalmente pela violência simbólica. D) A naturalização da divisão entre os sexos é fruto da construção de um habitus.

(CIAARa)Segundo Pierre Bourdieu, a “dominação masculina” se estabelece, se “naturaliza” e assim se eterniza. A respeito dessa teoria, marque a alternativa INCORRETA: A) A dominação masculina é um fenômeno passível de ser modificado a partir da tomada de consciência das classes dominadas. B) Este processo se constitui historicamente, opondo-se à visão naturalizada das desigualdades de sexos. C) Ela se exerce fundamentalmente pela violência simbólica. D) A naturalização da divisão entre os sexos é fruto da construção de um habitus.

(CIAARd)Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceito de habitus. Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA: A) Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes). B) O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano. C) Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados. D) O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.

(CIAARd)Um conceito importante da teoria de Pierre Bourdieu é o conceito de habitus. Sobre esse conceito, marque a alternativa INCORRETA: A) Constitui-se de sistemas de esquemas individuais, socialmente constituído de disposições estruturadas (no social) e estruturantes (nas mentes). B) O habitus é adquirido nas e pelas experiências práticas (em condições sociais específicas de existência), constantemente orientadas para funções e ações do agir cotidiano. C) Habitus implica afirmar que o individual, o pessoal e o subjetivo são simultaneamente sociais e coletivamente orquestrados. D) O habitus é uma subjetividade socializada que se adquire fora do campo.

“Campo”, espaço onde ocorre as relações sociais... “Habitus”, incorporação de padrões de ser, pensar e agir... “Capital”, acúmulo de forças que podem ser divididos em social, econômico, simbólico e cultural. As pessoas que possuírem maior “capital”, se “habituariam” melhor e destacariam no “campo” que frequentam...

Tais ideias foram bastante importantes no Séc. XX. Porém, para o séc. XXI, surgiram novas reflexões sobre identificação ou “DIVERGÊNCIA” com “campus” ao qual deveríamos pertencer, “Habitus” que deveríamos ter e que tipo de “Capital” deveríamos desenvolver...4:02 Trailer...2:05

Clipe do livro...0:45 Colocar em questão escolhas...1:06

A “DIVERGÊNCIA” é necessária para desenvolvimento da “alteridade” => percepção fundamental para a definição de nossa identidade. A prática da alteridade contribui para a desnaturalização atitudes, crenças, idéias fortes que parecem naturais... Mas, para isso é necessário... Stuart Hall

ser “insurgente”...2:24

A “insurgência” contra a tirania, acaba revelando uma luta contra si mesma e seu interesses individualistas que podem colocar em risco a vida de todos... Daí a necessidade de ter como objetivo a “convergência” de ideias em busca do bem comum...

Hw01g Trailer...2:14

No filme, fogem de uma sociedade em conflito entre duas “facções” e buscam por um lugar “utópico”. Porém, acabam descobrindo que tal sociedade evoluída é a principal ameaça para suas comunidades originárias. Daí a necessidade de voltar e promover a “convergência” em busca da “utopia”...

Utopia é ficção??? Este ano (2016) o livro Utopia escrito por Tomás Moro (Thomas Morus ) completa 500 anos... "u" é um advérbio de negação e "tópos" significa lugar. "Não lugar“ ou lugar inexistente, foi esse o modo irônico como o pensador batizou sua sociedade perfeita. A partir dessa obra, a palavra "utopia" tornou-se sinônimo de uma sociedade ideal, embora de existência impossível, ou uma ideia generosa, porém, impraticável, dando uso mais amplo do então neologismo "utopia".

Inspirados no livro, surgiram grandes ideias socialistas utópicas de “divergência” em relação ao capitalismo. Porém, acabaram tendenciosas e geradoras de perigosos conflitos. Mas, após a experiência de “insurgência” (marxista) cabe chamar a atenção para a necessidade de promover a “convergência” em direção a uma sociedade sustentável... Nova música Avicii... Inspirando a reflexão sobre os irmãos que podemos perder por causa de conflitos, divergências e insurgências que perdem o rumo da “convergência”...4:11