II unidade Livros proféticos “OS LIVROS PROFÉTICOS E O PROFETISMO NA VIDA DE ISRAEL” “O profeta, como homem que tem uma comunicação direta e imediata com Deus, recebe a revelação de seus desígnios, que julga o presente e prevê o futuro, e é enviado por Deus para conduzir os homens a seu amor.”
Os livros proféticos O SENHOR advertiu a Israel e a Judá por intermédio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai-vos dos vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo toda a Lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos meus servos, os profetas. “2 Rs 17:13” Seu plano de comunicação não contava com intermediários, mas o pecado afastou o homem de Deus. Este decidiu usar patriarcas como seus porta-vozes e falar às famílias através de seus líderes comprometidos com Ele. Com a organização da nação de Israel o oficio profético passa aos levita os quais tinha responsabilidade de representar Deus na terra. À medida que os sacerdote e levitas foram tornando-se “profissionais”, “técnicos’ distantes do compromisso de santidade e envolvidos com o pecado, e com o decadente sistema secular, a fim de que a verdadeira mensagem de Deus se mantivesse integra, Deus decidiu mudar de porta-vozes e chamar homens em diferentes tempos e lugares, fazendo os seus confiáveis porta-vozes
Há cinco palavras usadas na descrição dos profetas: Nabi(hebraico): “alguém que fala em nome de alguém” ou em “lugar de alguém”. Intérprete , arauto, mensageiro, porta-voz. Os profetas (nabis) sempre diziam: “ Assim diz o Senhor...” Vidente: Viam o que os olhos humanos não conseguem ver, eles viam as coisas com Deus as via e não iludidos pela aparência externa delas. Homem de Deus: expressão que evidência uma ligação direta com Deus. Pertencimento, dedicação, consagração, caráter santo, justo e reto. Servo de Deus:homem a serviço de Deus e com uma missão a cumprir, chamados para uma tarefa, um ministério específico. Homem do Espírito:Relacionamento íntimo e domínio pelo Espírito Santo, que lhes conferia poder e autoridade.
Data de escrita e tempo de ação Autores Autor: didaticamente são os profetas que registram por escrito suas profecias e, suas mensagens compõem o Cânon Bíblico. Para Deus todos os profetas eram igualmente úteis. Há na Bíblia ainda os profetas anônimos e os profetas orais. Data de escrita e tempo de ação Os profetas eram levantados para trazer mensagens aos seus próprios contemporâneos.
Ao seu próprio reino Ao reino vizinho O reino do Norte e do Sul em muito se assemelhava. Progressiva decadência, sincretismo religioso que envolvia o povo e própria liderança religiosa, idolatria, prostituição, injustiças sociais e etc. Deus levantou homem no reino do Norte (Oséias) e no Sul (Joel) para advertirem seu próprio povo e seus líderes. Ao reino vizinho Diante da semelhança do contexto, Deus muitas vezes ao falar através de um profeta ao seu próprio reino, o conduzia (ou às suas mensagens) ao reino vizinho também.
Aos inimigos circunvizinhos Frequentemente a história do povo de Israel é marcada pela presença de povos circunvizinhos quase sempre em situações adversas. Filístia, Edom, Moabe, Síria, Egito, são inimigos constantes. Contra eles também Deus levantou seus profetas, anunciando-lhe juízo. Aos grandes impérios mundiais Os profetas canônicos viveram e ministraram durante quase 500 anos, entre 850-400 a.C., tempo este de soberania mundial sucessiva dos impérios Assírio, Babilônico e Persa. Deus se serviu destes impérios para executar juízo sobre o seu povo, e algumas vezes enviou-lhes sua mensagem de juízo. O tempo em que os profetas ministraram e escreveram suas mensagens, é aproximadamente o que se segue: 931 a.C.
Israel divide-se em dois reinos, Judá ao Sul e Israel ao Norte. Joel ( 840-830 a.C.)-em Judá Jonas (790-770 a. C. )em Israel Amos (780-740 a.C.) em Israel Oséias (760-720 a. C.) em Israel Miquéias (740-700 a. C.) em Judá Isaías ( 740- 695 a. C. ) em Judá 722 a. C. – Assíria invade e destrói o reino do Norte. Sofonias (639-608 a. C. ) em Judá Naum (630-610 a. C. ) em Judá Jeremias (626-586 a. C. ) em Judá Habacuque (606-586 a. C. ) em Judá
605 a. C.- A Babilônia cerca pela primeira vez o reino do Sul Daniel (605-584 a.C.) durante o cativeiro Ezequiel (592-570 a.C.) durante o cativeiro 586 a. C. –A Babilônia leva Judá para o cativeiro Obadias (586 a.C.) em Judá, quando é cativeiro 537 a.C. Judá retorna do cativeiro Ageu (520-516 a.C.)Em Judá, após o cativeiro Zacarias (520-516 a.C.)Em Judá, após o cativeiro Malaquias (450-400 a.C.)Em Judá, após o cativeiro
Cativeiro Babilônico Em Relação ao Cativeiro Babilônico, classificamos os profetas em: Exílicos - Daniel e Ezequiel Pós-exílicos – Ageu, Zacarias e Malaquias Pré-exílicos – todos os demais profetas, após Malaquias, Deus faz um silêncio profético, só voltando a falar através de João Batista
Tema e Conteúdo As mensagens dos profetas eram simples, diretas e objetivas, voltadas às nações pagãs.Jonas vai a Nínive pregar arrependimento. Naum prega juízo contra Nínive. Obadias prega juízo contra Edom. Os profetas sempre revelam o notório estado de decadência e pecado do povo de Deus, idólatra, com liderança corrupta, sacerdotes pervertidos, imoralidade, fazendo-lhes advertências contra os pecados e anunciando juízo. Deus misericordioso sempre está presente também, na mensagem profética em maior ou menor extensão, uma revelação Messiânica ou escatológica, alertando o povo quanto aos propósitos de Deus para o seu povo, revelando que o amor de Deus, ainda que agora os julgue e condene, não se apartou deles.
Comentários Podemos avaliar a importância do estudo destes livros e o papel que eles possuem. Pelo espaço que ocupam no Cânon. Toda a Bíblia é palavra de Deus para nossas vidas, nada nela é vão ou desprezível. Ao estudarmos a Bíblia, descobrimos que 25% da Antigo Testamento é profecia, isto significa quase 20% de toda a Bíblia. Se não atentarmos para os livros proféticos do Antigo Testamento sob conteúdo alcançava gerações futuras, dava-lhes uma visão completa e complexa, onde incluía ao mesmo tempo elementos do presente, de um futuro distante ou remoto, tudo ao mesmo tempo. Os profetas falavam de coisas espirituais a seres humanos, falavam de revelações, que trazendo conteúdo transtemporal, atravessariam a história e, precisariam ser entendidos por todos os homens em todos os tempos, épocas e lugares. Isto tornou necessário o uso de uma linguagem poética e simbólica.
Equipe Conça Cris Inês Lúcia Márcia Monique Priscila Val Zete Lurdes