II unidade Livros proféticos “OS LIVROS PROFÉTICOS E O PROFETISMO NA VIDA DE ISRAEL” “O profeta, como homem que tem uma comunicação direta e imediata.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Série Estudos Bíblicos
Advertisements

Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Estudo 01.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias (4) Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) O Apocalipse no Antigo Testamento.
A partir de agora, vamos conhecer um pouco mais do amor de Deus estudando as profecias dos livros de Daniel e Apocalipse. Embora escritos em épocas.
A BÍBLIA A Bíblia é a colecção de livros, proclamados pela Igreja como escritos sob a inspiração do Espírito Santo, que contêm a “Palavra de Deus”. Trata-se.
“BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS”
Livros Proféticos Introdução
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
As quatro grandes proclamações
Os profetas menores (I) - Oséias
Os profetas menores (I) (Oséias, Joel, Amós, Obadias e Jonas)
A Doutrina da Palavra de Deus
Joel – O Derramamento do Espírito Santo
Um Breve Estudo no Livro de Naum
O QUE VIMOS NA AULA PASSADA...
Livros Proféticos Velho Testamento F.
Livros Proféticos Velho Testamento F.
VELHO TESTAMENTO E.
Livros Proféticos Velho Testamento F.
VELHO TESTAMENTO 5.
V. TESTAMENTO VI PROFETAS.
OSÉIAS ÉPOCA DO MINISTÉRIO: a.C
Bem Vindos !.
Os Profetas Menores Lições 3 e 4.
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
TEMA: INTRODUÇÃO AOS PROFETAS
A História de Deus Parte 2
O Espírito de Profecia:
Representantes de Deus em uma missão importante
Profetas Menores O equilíbrio entre a justiça e a misericórdia.
Profetas Maiores Representantes de Deus em uma Missão Importante.
Os propósitos de Deus na história de uma nação
SENIB 2014.
SENIB – SEMINÁRIO DA NOVA IGREJA BATISTA
As Quatro Grandes Comissões
SÉRIE DE ESTUDOS: “DANIEL”
Voltar-se para Deus Isaías 30.
3 MISSÕES NOS SALMOS E NOS PROFETAS. 3 MISSÕES NOS SALMOS E NOS PROFETAS.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA Revisão aula 1
No Apocalipse temos a Revelação de que a igreja de Deus tem o testemunho de Jesus, que é o espírito da profecia. Também há referências no Apocalipse.
ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
UNIDADE 4 – ANÁLISE HISTÓRICA DOS PROFETAS
EDICAT – Escola Diocesana de Catequese
LIÇÃO 1 DANIEL, NOSSO “CONTEMPORÂNEO”
NOVA EBD LIÇÃO 17.
SINAIS DA ESPERANÇA.
Lição 3 Realidade histórica
Os Profetas em Geral A palavra profeta não significa necessariamente "aquele que prediz o futuro", mas sempre designa "aquele que fala em nome de Deus",
VELHO TESTAMENTO "E".
O Profeta do Julgamento
O mundo inteiro precisa ouvir?”
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
Como a Bíblia chegou até nós? Quem a escreveu? Posso confiar no que ela me diz?
REVELAÇÃO: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
V.T - História dos Hebreus – A.C.
O CHAMADO PROFÉTICO DE JEREMIAS
A crise (interna e externa)
O JUGO DE JEREMIAS Lição de novembro de 2015.
01. Quão determinantes foram as influências familiares e culturais na formação do rei Josias? Podemos culpar o meio em que vivemos pelos nossos defeitos.
QUIZ Mais tristeza para o profeta da Lição da Escola Sabatina
Ezequiel.
ANTIGO TESTAMENTO Livros Históricos
Bíblia Sagrada.
MALAQUIAS José Adelson de Noronha
Livros Históricos e Proféticos II Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge.
Parte integrante da revista Território Teen
Transcrição da apresentação:

II unidade Livros proféticos “OS LIVROS PROFÉTICOS E O PROFETISMO NA VIDA DE ISRAEL” “O profeta, como homem que tem uma comunicação direta e imediata com Deus, recebe a revelação de seus desígnios, que julga o presente e prevê o futuro, e é enviado por Deus para conduzir os homens a seu amor.”

Os livros proféticos O SENHOR advertiu a Israel e a Judá por intermédio de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Voltai-vos dos vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, segundo toda a Lei que prescrevi a vossos pais e que vos enviei por intermédio dos meus servos, os profetas. “2 Rs 17:13” Seu plano de comunicação não contava com intermediários, mas o pecado afastou o homem de Deus. Este decidiu usar patriarcas como seus porta-vozes e falar às famílias através de seus líderes comprometidos com Ele. Com a organização da nação de Israel o oficio profético passa aos levita os quais tinha responsabilidade de representar Deus na terra. À medida que os sacerdote e levitas foram tornando-se “profissionais”, “técnicos’ distantes do compromisso de santidade e envolvidos com o pecado, e com o decadente sistema secular, a fim de que a verdadeira mensagem de Deus se mantivesse integra, Deus decidiu mudar de porta-vozes e chamar homens em diferentes tempos e lugares, fazendo os seus confiáveis porta-vozes

Há cinco palavras usadas na descrição dos profetas: Nabi(hebraico): “alguém que fala em nome de alguém” ou em “lugar de alguém”. Intérprete , arauto, mensageiro, porta-voz. Os profetas (nabis) sempre diziam: “ Assim diz o Senhor...” Vidente: Viam o que os olhos humanos não conseguem ver, eles viam as coisas com Deus as via e não iludidos pela aparência externa delas. Homem de Deus: expressão que evidência uma ligação direta com Deus. Pertencimento, dedicação, consagração, caráter santo, justo e reto. Servo de Deus:homem a serviço de Deus e com uma missão a cumprir, chamados para uma tarefa, um ministério específico. Homem do Espírito:Relacionamento íntimo e domínio pelo Espírito Santo, que lhes conferia poder e autoridade.

Data de escrita e tempo de ação Autores Autor: didaticamente são os profetas que registram por escrito suas profecias e, suas mensagens compõem o Cânon Bíblico. Para Deus todos os profetas eram igualmente úteis. Há na Bíblia ainda os profetas anônimos e os profetas orais. Data de escrita e tempo de ação Os profetas eram levantados para trazer mensagens aos seus próprios contemporâneos.

Ao seu próprio reino Ao reino vizinho O reino do Norte e do Sul em muito se assemelhava. Progressiva decadência, sincretismo religioso que envolvia o povo e própria liderança religiosa, idolatria, prostituição, injustiças sociais e etc. Deus levantou homem no reino do Norte (Oséias) e no Sul (Joel) para advertirem seu próprio povo e seus líderes. Ao reino vizinho Diante da semelhança do contexto, Deus muitas vezes ao falar através de um profeta ao seu próprio reino, o conduzia (ou às suas mensagens) ao reino vizinho também.

Aos inimigos circunvizinhos Frequentemente a história do povo de Israel é marcada pela presença de povos circunvizinhos quase sempre em situações adversas. Filístia, Edom, Moabe, Síria, Egito, são inimigos constantes. Contra eles também Deus levantou seus profetas, anunciando-lhe juízo. Aos grandes impérios mundiais Os profetas canônicos viveram e ministraram durante quase 500 anos, entre 850-400 a.C., tempo este de soberania mundial sucessiva dos impérios Assírio, Babilônico e Persa. Deus se serviu destes impérios para executar juízo sobre o seu povo, e algumas vezes enviou-lhes sua mensagem de juízo. O tempo em que os profetas ministraram e escreveram suas mensagens, é aproximadamente o que se segue: 931 a.C.

Israel divide-se em dois reinos, Judá ao Sul e Israel ao Norte. Joel ( 840-830 a.C.)-em Judá Jonas (790-770 a. C. )em Israel Amos (780-740 a.C.) em Israel Oséias (760-720 a. C.) em Israel Miquéias (740-700 a. C.) em Judá Isaías ( 740- 695 a. C. ) em Judá 722 a. C. – Assíria invade e destrói o reino do Norte. Sofonias (639-608 a. C. ) em Judá Naum (630-610 a. C. ) em Judá Jeremias (626-586 a. C. ) em Judá Habacuque (606-586 a. C. ) em Judá

605 a. C.- A Babilônia cerca pela primeira vez o reino do Sul Daniel (605-584 a.C.) durante o cativeiro Ezequiel (592-570 a.C.) durante o cativeiro 586 a. C. –A Babilônia leva Judá para o cativeiro Obadias (586 a.C.) em Judá, quando é cativeiro 537 a.C. Judá retorna do cativeiro Ageu (520-516 a.C.)Em Judá, após o cativeiro Zacarias (520-516 a.C.)Em Judá, após o cativeiro Malaquias (450-400 a.C.)Em Judá, após o cativeiro

Cativeiro Babilônico Em Relação ao Cativeiro Babilônico, classificamos os profetas em: Exílicos - Daniel e Ezequiel Pós-exílicos – Ageu, Zacarias e Malaquias Pré-exílicos – todos os demais profetas, após Malaquias, Deus faz um silêncio profético, só voltando a falar através de João Batista

Tema e Conteúdo As mensagens dos profetas eram simples, diretas e objetivas, voltadas às nações pagãs.Jonas vai a Nínive pregar arrependimento. Naum prega juízo contra Nínive. Obadias prega juízo contra Edom. Os profetas sempre revelam o notório estado de decadência e pecado do povo de Deus, idólatra, com liderança corrupta, sacerdotes pervertidos, imoralidade, fazendo-lhes advertências contra os pecados e anunciando juízo. Deus misericordioso sempre está presente também, na mensagem profética em maior ou menor extensão, uma revelação Messiânica ou escatológica, alertando o povo quanto aos propósitos de Deus para o seu povo, revelando que o amor de Deus, ainda que agora os julgue e condene, não se apartou deles.

Comentários Podemos avaliar a importância do estudo destes livros e o papel que eles possuem. Pelo espaço que ocupam no Cânon. Toda a Bíblia é palavra de Deus para nossas vidas, nada nela é vão ou desprezível. Ao estudarmos a Bíblia, descobrimos que 25% da Antigo Testamento é profecia, isto significa quase 20% de toda a Bíblia. Se não atentarmos para os livros proféticos do Antigo Testamento sob conteúdo alcançava gerações futuras, dava-lhes uma visão completa e complexa, onde incluía ao mesmo tempo elementos do presente, de um futuro distante ou remoto, tudo ao mesmo tempo. Os profetas falavam de coisas espirituais a seres humanos, falavam de revelações, que trazendo conteúdo transtemporal, atravessariam a história e, precisariam ser entendidos por todos os homens em todos os tempos, épocas e lugares. Isto tornou necessário o uso de uma linguagem poética e simbólica.

Equipe Conça Cris Inês Lúcia Márcia Monique Priscila Val Zete Lurdes