 Normas, regulamentos e documentação de instalações elétricas. AULA 6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3º FÓRUM NACIONAL DE GESTÃO EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO
Advertisements

21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
ENTENDENDO A NR 10.
DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PRONTUÁRIO DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Instalações e Serviços em eletricidade
Profissionais integrados
NR12 e ANEXO II CAPACITAÇÃO POR: Thiago Arjona 2013.
Modelo de Ordens de Serviço Relativas às Condições de Meio Ambiente de Trabalho Eng. Celso Atienza.
Recursos humanos e materiais
O Sistema Confea/Crea e a Resolução 1.010/2005
Portfólio de Estágio Supervisionado
PROJETO DE CURSOS INTEGRADOS
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
CRM Código Padrão ELZA RODRIGUES FERNANDA ALVES DE LIMA
RDC 302 Laboratório Clínico Recursos Humanos Célio Luiz Banaszeski    
Item 16 – Demais Requisitos
Trabalho Desacompanhado
DISCIPLINAS ESPORTIVAS NA FORMAÇÃO DO GRADUADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA:
CERTIFICAÇÃO DO FARMACÊUTICO PELA SBFC
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA MÓDULO 04
Centro Integrado SESI SENAI de Aracati. Inauguração do Centro Integrado SESI SENAI de Educação Básica e Profissional de Aracati.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Instrutor: Objetivos:.
COOPERATIVA Cooperativa é uma sociedade “sui generis” de pessoas com o objetivo comum, sem fins lucrativos e não sujeita à falência, regida pela Lei 5764/71.
Tabagismo Ensino- Grade Curricular Área de Atuação Mesa Redonda 25/08/2007 II Congresso Brasileiro de Tabagismo-BH.
CONECTA ELETRICIDADE Soluções de painéis e quadros de distribuição BT Norma IEC TTA / PTTA As Normas vigentes e conceito TTA.
ESCOPO FLEXIVEL ABNT NBR ISO/IEC 17025
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 02.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Objetivo Apresentar a metodologia implementada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia - COELBA para capacitação na área de segurança dos profissionais.
9 de Agosto de 2010Diretoria de Regulação e Supervisão - SETEC/MEC (Versão 0.6)‏ 1/20 SISTEC Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e.
INFORMAÇÕES BÁSICAS Turnos: Turnos: Manhã, Noite e Finais de Semana Carga Horária Total Carga Horária Total : H/A Carga Horária Teórica Carga.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Educação Especial: Surdez
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
NR 10 – SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS COM ELETRICIDADE
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
Roberta Cavalcante Emilia Almeida Samires da Silva Victor Hugo Carvalho Sandra Maia.
Diretrizes da Governança de Treinamento e Desenvolvimento NET
Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I / 2° semestre Marcio Ribeiro de Paiva Coordenador Geral substituto da RBMLQ-I Calendário de Treinamentos da RBMLQ-I.
IBAPE - INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA Gestão O PROGRAMA DE CERTIFICAÇÃO NAS ÁREAS DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES E.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Currículos da Educação Profissional Elvira Godiva Junqueira FATEC Aula 03 24/09/2011.
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
CURSO BÁSICO Trabalho em Altura - 8horas.
CURSO NR-11Recilcagem.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
IMPACTO NOS SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
III SEMINÁRIO CATARINENSE DE MANUTENÇÃO ENTENDENDO A NOVA NR 10
Nova NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade
RESPONSABILIDADES Imperícia Empregado não treinado ou não preparado para tarefa que lhe foi designada. Imprudência Não utilizar equipamentos de proteção.
PROPOSTA DA NR 10 SEGURANÇA EM SERVIÇOS E INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos15 anos. Onde encontrá-lo? Podemos encontrar todos os Procedimentos provenientes do SGQ disponibilizados em nossa rede pelo caminho : Z:\S G Q\Procedimentos.
15 anos.
Conforme Lei Nº de 22 de dezembro de 1977 e redação dada pela Portaria nº 598 de 07 de dezembro de Certificamos que o funcionário Renato Luiz.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
1 1. RESOLUÇÃO (29 jun 73) Discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia. –Art 1° Para efeito.
BEM-VINDO À IMPACTA O maior centro de treinamento e certificação da América Latina.
Norma Reguladora nº 10 Aula 2.. Norma Reguladora nº 10 Aula 2.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
PROJETO DA FUTURA NR “PROCEDIMENTOS PARA EVITAR RISCOS DE QUEDA”
II Seminário de Barramentos Blindados – BUS WAY
Transcrição da apresentação:

 Normas, regulamentos e documentação de instalações elétricas. AULA 6.

  1. NBR- 5410/04NBR- 5410/04  2. NBR – 14039NBR –  3. Norma Regulamentadora 10- NR10Norma Regulamentadora 10- NR10  4. Diferenças entre as Qualificações Técnicas.Diferenças entre as Qualificações Técnicas MENU

  Norma Brasileira Regulamentar que especifica a ordem técnica de aplicação à Instalações elétricas de baixa tensão. NBR 5410/04

 NBR  Esta Norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão.

 NBR  Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as definições das NBR 5460, NBR 5463 e NBR IEC (826), e as seguintes:  Barramento blindado;  Cabos aéreos isolados;  Cabos autossustentados;  Cabos não autossustentados;  Origem da instalação.

 Norma Regulamentadora 10  Esta Norma Regulamentadora, estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos. 

 Diferenças entre Qualificação; Habilitação; Capacitação e Autorização.  Qualificação: É aquele profissional da área elétrica que recebeu uma formação teórica e prática numa instituição de ensino oficial  Habilitação: É o qualificado que se dirige ao seu Conselho de classe (CREA) e solicita o registro profissional para receber a carteira de associado e passar a ter habilitação em sua área de atuação

 Norma Reguladora 10  Capacitação: É aquele trabalhador envolvido com trabalhos em eletricidade que não teve uma formação em instituição de ensino oficial, mas que devido aos conhecimentos e habilidades adquiridos no cotidiano laboral pode receber um treinamento formal da empresa onde trabalham, e recebem a denominação de profissional capacitado.  Autorização: O profissional deve ter uma formação com carga horária e conteúdo definidos, devidamente documentada pela empresa

  De acordo com a NR-10, somente profissionais autorizados pela empresa podem adentrar em zona controlada não segregada. NR - 10

Dúvidas? Não vá embora com dúvidas!

  Fim da aula 6. Obrigado!