NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Advertisements

A escola e a prevenção ao uso de drogas
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Projeto Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar Realização: Ação Educativa Apoio: União Européia Contrapartida.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA
Escola Estadual Senador Filinto Muller
Máscaras Africanas.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
FABIANA SANTOS RODRIGUES
ESTUDO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA
RESGATE DE VALORES NO COTIDIANO DA ESCOLA
APRESENTAÇÃO O projeto Eco Arte Cultura nasceu em 2006 como ação artística do Encontro Intercontinental sobre a Natureza – O2. Devido ao seu crescimento,
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
A Escola e as Mudanças Sociais
World Education Research Association (WERA)
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
DIVERSIDADE E VALORES:
“La discriminación por etnia o raza”
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
REDES VINCULARES ENTRE ESCOLA E SOCIEDADE
Fundação Cultural Palmares Criada em 1988, é uma vinculada do Ministério da Cultura, com a finalidade de promover e preservar a cultura afro-brasileira,
Projetos e Currículo.
PROJETO AFRICANIDADES NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ
Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. José Grimberg
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
PROJETO INTERDISCIPLINAR
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A DIVERSIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS
16/11/11.
III MOSTRA DE TRABALHOS DA E. E. MONTEIRO LOBATO 2007 TEMA: ARTE E CULTURA.
Texto : Promoção do direito à memória e à verdade na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Ações em memória ao Cinquentenário do Golpe de Estado de 1964.
O que é ensinar história?
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Ativ-7_karlinhosbraz Instituição: E.E.Dr. Martinho Marques Projeto: DA COR DA CULTURA Lema : valorizando as diferenças florescendo a igualdade.
AFRODESCENDENTES.
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
GT Formação continuada e mediação cultural COORDENADORA Professora Dra. Rôssi Alves (UFF) Aluna responsável: Mayra Andrade NÚMERO DE PARTICIPANTES: 37.
SEMAMA DA CONCIÊNCIA NEGRA
Secretaria Municipal de Educação Pólo de Música de Ariquemes
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
A Arte na Literatura de Cordel
ENSINO DE HISTÓRIA HOJE: ERRÂNCIAS, CONQUISTAS E PERDAS
PROJETO.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
O Professor como Sujeito de Transformação
História e Cultura Afro-Brasileira na Escola
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
Lei /03 Jeruse Romão.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
CONSELHO ESCOLAR E DIVERSIDADE INTERSECÇÕES NECESSÁRIAS Ma. Janaina Amorim da Silva.
LEGISLAÇÃO ANTI-RACISTA NO CAMPO EDUCACIONAL BRASILEIRO A LEI Nº /2003 PARECER CNE/CP Nº 3/2004 – CP – APROVADO EM DIRETRIZES CURRICULARES.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
VI FEIRA ACADÊMICA DA CONSCIÊNCIA NEGRA São Luís – Maranhão.
Transcrição da apresentação:

NOVEMBRO AFRO-CONSCIENTE! PARIPE – SALVADOR - BAHIA PEÇA TEATRAL RECITAL POÉTICO FEIRA AFRO- BRASILEIRA CORAL AFRO RODA DE CAPOEIRA MOSTRA FOTOGRÁFICA FILMES MOSTRA CULTURAL PALESTRAS C.E.E.T.A. PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA 2009 DESFILE

VALORIZANDO A AFRO-DESCENDÊNCIA, QUEBRANDO PRECONCEITOS! "Por menos que conte a história não te esqueço meu povo se Palmares não existe mais faremos Palmares de novo (José Carlos Limeira)

JUSTIFICATIVA (..) Não haverá democracia e dignidade neste país, enquanto negros e índios continuarem incrementando os dados das desigualdades; enquanto continuarem invisíveis aos currículos escolares; enquanto os seus saberes forem considerados inferiores; enquanto continuarem sendo os únicos responsabilizados por sua própria exclusão; enquanto não houver um empenho educacional de garantir iguais condições de acesso e permanência para todos. A presente proposta pedagógica apresenta-se com uma mudança de paradigma, pois, ao fundamentar-se na proposta da Lei , torna-se uma arma de conscientização, de luta contra o racismo, de resgate da cidadania e de valorização da identidade negra até então esquecida ou excluída. Esse projeto propõem-se a inserir no cotidiano escolar assuntos relacionados a temática étnico-racial por meio de palestras, filmes, músicas, poesia, oficinas, debates e a socialização de atividades pedagógicas realizadas pelos professores visando construir uma identidade afrodescendente e combater o racismo e o preconceito tão presente em nossa sociedade. (...)

OBJETIVO GERAL: Promover uma conscientização crítica e positiva sobre o papel do negro, resgatar a identidade afro-descendente, valorizar à diversidade cultural e combater o racismo. ESPECÍFICOS: a) reafirmar valores de identidade negra. b) resgatar a historicidade positiva do negro. c) quebrar antigos paradigmas, estereótipos e preconceitos enraizados historicamente. d) oportunizar o aluno a valorizar sua auto-estima e sua negritude. e) promover a valorização do aspecto multirracial do povo brasileiro. f) promover o discurso crítico e consciente quanto à historicidade do negro, à questão racial e à luta contra o racismo. g) Inserir as diretrizes da lei 10639/2003 através de ações afirmativas na busca pela valorização da afro-descendência h) Promover ao alunado a participação em eventos de forma voluntária e sem o vínculo à nota quantitativa

Metodologia Organização dos eventos por meio de divisão de tarefas em comissões Promoção de peças teatrais, palestras,oficinas e debates Sensibilizar o professor a inserir em sala de aula a temática étnico-racial e apresentar na culminância os resultados selecionados (poemas, músicas, danças, mini-peças, murais, maquetes, etc) Valorização da cultura negra com apresentação de grupos de dança, capoeira e desfile do casal afro-consciente (...)

PROGRAMAÇÃO Espetáculos Teatrais DATA: Horário : 10 e 20 horas Convidados: Grupo de Teatro Expressão em Cristo e ator Melk Mercury _afro_em_cena_ok_ok.jpg

19 e 20 de Novembro Eu afro-consciente sou!! CORAL AFRO DO CEETA RECITAL DE POESIAS AFRO – CONSCIENTES 10, 16 e 20 horas : MESA DE DEBATE SOBRE : REFLETINDO A IDENTIDADE AFRO- DESCENDENTE RODA DE CAPOEIRA /dia_da_consciencia_negra1.jpg

Todos na luta contra o racismo! Mostra de vídeo sobre o racismo! Oficina: Rompendo antigos preconceitos, combatendo o racismo presente no bullying! Local: salas de aula Recurso: monitor educacional Data: Convidados : Promotores do Ministério Público, advogados e militantes

30.11 e Culminância 2ª. MOSTRA CULTURAL AFRO-BRASILEIRA GRUPO DE DANÇA DO CEETA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “EU SOU! AFRO-CONSCIENTE SOU!” 2º. DESFILE AFRO- CONSCIENTE FEIRA AFRO- CULTURAL Fotos da 1ª. Mostra cultural afro-brasileira

CRONOGRAMA 05 e 06 de novembro = inscrição para oficina de dança afro 07,14,21 e 28 de novembro = oficinas de dança afro, hip-hop 09 a 13 novembro = eleição nas salas do casal afro-consciente e inscrição 14,21 e 28 de novembro = oficina de maquiagem e cabelo para o desfile 16 a 18 de novembro = inscrição de poemas produzidos pelos alunos para recital de poesia afro a = inscrição trabalhos selecionados pelos professores para culminância – Momento AFRO EM CENA 19 e = Mesa de debate, recital, roda de capoeira = Oficina em sala de aula sobre o bullying e racismo = ENSAIO GERAL e = CULMINÂNCIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA