Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge EVANGELHOS II.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«…O Verbo era a luz verdadeira, que, vindo ao mundo,
Advertisements

Evangelho de Mateus José Adelson de Noronha.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Os Apóstolos de Jesus Bartolomeu(Nathanael) (1) Tiago menor (2) André (3) Pedro (4) Judas (5) João (6) JESUS- Tomé (dedo.
Ele ressuscitou! Marcos 16:1-20.
O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Atos dos Apóstolos 2,36-41 No dia de Pentecostes, Pedro disse aos judeus: “Que todo povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor.
Na escola de Maria Compreendendo e aprendendo a Mãe de Deus
Vida Nova.
Educação Moral e Religiosa Católica “EMRC”
07: Introdução ao Credo Apostólico
Vigília Pascal.
Caminho Verdade Vida.
MEU DOMINGO MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides.
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
O tema do grande conflito está no DNA da identidade profética e escatológica da IASD. Do Gênesis ao Apocalipse, a Palavra de Deus mostra uma guerra.
O ANO LITÚRGICO..
São Judas Tadeu.
A CRUZ SINAL DE VITÓRIA.
Santo André, Apóstolo.
Mãe do Salvador.
Maria - Um modelo de fé.
TEMPO LITURGICO. TEMPO LITURGICO Ano litúrgico ou calendário litúrgico é o ciclo das celebrações litúrgicas durante o ano da igreja cristã que determina.
A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS, NO MONTE TABOR
A Teologia de João Wesley: Oferta da Salvação para Todos
A Teologia da Comunicação
Hebreus e Epístolas Gerais
CRISTO RESSUSCITOU, ALELUIA!
Evangelho de João Programa:
O Caminho, a Verdade e a Vida
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO CRISTÃO Disse Jesus aos seus apóstolos: “tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa, antes de sofrer” (Lc 22,15)
NASCIMENTO DE JESUS CRISTO
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
«E vós, quem dizeis que Eu sou?».
Transfiguração do Senhor
JOÃO Teologia do Novo Testamento Prof.: Pr. Kenneth Eagleton.
ECCLESIA DE EUCHARISTIA- JOÃO PAULO II
21º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de agosto de 2012
TU ÉS O MESSIAS...O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITo.
A Comunidade A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA, e nos convida a viver a fé em Cristo.
JOÃO, JÁ VELHINHO, FOI LEVADO
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
Caríssimos, Hoje fixaremos o nosso olhar no rosto de Cristo que se apresenta a nós, no Tabor, na transfiguração. Contemplemo-lo não só num momento mas.
A paz esteja convosco! 2 º DOMINGO DA PÁSCOA OU DA DIVINA MISERICÓRDIA 7 de abril de 2013.
Estamos no 2º domingo da Quaresma. A Liturgia nos convida a subir o Monte Tabor para fortalecer a nossa fé, em nossa caminhada quaresmal.
Quem faz de Jesus seu amigo se torna um “amigo da Esperança” e abençoa as pessoas com as quais convive.
A Igreja celebra nos próximos dias duas grandes festas: ASCENSÃO e PENTECOSTES. As Leituras bíblicas refletem sobre os dois fatos: - A Ascensão: com.
Vai clicando... MÊS DA BÍBLIA 2015 O EVANGELHO DE SÃO JOÃO.
A SANTA CEIA DO SENHOR.
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
O sofrimento do Filho do Homem
Organização Interna da Bíblia
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
O triunfo do Filho do Homem
Lição 9 João. Lição 9 João Alvo da lição Saber Conhecer a identidade de Jesus revelada no Evangelho de João. Sentir Valorizar a revelação de Deus.
A liturgia de hoje apresenta a Comunidade Nova, que nasce da cruz e da ressurreição de Jesus: a IGREJA. A sua missão consiste em revelar aos homens.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.
O SERVIÇO CRISTÃO EM RELAÇÃO AOS FRACOS NA FÉ ( )
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Neste tempo de Páscoa, a liturgia apresenta as primeiras aparições de Cristo ressuscitado aos apóstolos, que deveriam continuar a sua obra salvadora.
1 O EVANGELHO SEGUNDO LUCAS  Informações preliminares.  Mega temas.  Questionário.  Bibliografia.
5º ENCONTRO. 1. AMBIENTE DE JOÃO  Autor  Lugar de origem  Destinatários  Estilo  João e os sinóticos.
Transcrição da apresentação:

Curso Panorama Bíblico Paróquia São Jorge EVANGELHOS II

Evangelho de João Autoria: Questão muito complexa Tradição da Igreja Primitiva – João, o Apóstolo, filho de Zebedeu e irmão de Tiago Fonte subjacente – pode se supor João Lugar e origem: Éfeso, entre 90 e 100 d.C.

Evangelho de João Caráter especial de João: Não visa uma apresentação histórica Discursos profundamente teológicos Jesus revela-se si mesmo Jesus já deve estar falando como o ressuscitado Ele é consciente de sua origem divina

Evangelho de João Relação com os Sinóticos: É improvável uma relação de dependência direta de João em relação aos sinóticos A tradição joanina é independente Pode-se supor a exitência de correntes cruzadas entre a tradição “joanina” e “sinótica” A tradição joanina é mais pobre em relação aos sinóticos no que diz respeito a fatos externos João tem um objetivo claramente teológico

Evangelho de João Estrutura do Evangelho: Prólogo (1,1-18) Livro dos sinais (1,19–12,50) Livro da Glória (13–20) Epílogo (21)

Evangelho de João Estrutura do Evangelho: Prólogo (1,1-18) hino cristão primitivo – adaptado oriundo dos círculos joaninos

Evangelho de João Estrutura do Evangelho: Livro dos sinais (1,19–12,50) Jesus se revela ao seu povo, através de sinais e palavras, mas é rejeitado I.Primeiros dias da revelação de Jesus (1, ,1- 11) II.De Caná a Caná: várias respostas ao ministério de Jesus nas diferentes seções da Palestina (2-4) III.Jesus e as principais festas dos judeus (4,46–10,42) IV.Jesus adianta-se ao encontro da hora da sua morte e da sua glória (11–12)

Evangelho de João Estrutura do Evangelho: Livro da Glória (13–20) Jesus mostra a sua glória aos que o aceitam. Revela esta glória “na hora” da sua crucificação, ressurreição e ascensão. Ele comunica seu Espírito. I.A última Ceia (13–17) II. Anarrativa da Paixão (18–19) III. Jesus ressuscitado (20,1-29)

Evangelho de João Estrutura do Evangelho: Epílogo (21) Série acrescida de aparições na Galileia, depois da ressurreição

Evangelho de João Teologia joanina: Fé na pessoa de Jesus Cristo e em seu poder salvífico (20,31) Ele é o Filho de Deus Mundo dividido entre “Luz” e “Trevas” – luta entre o bem e o mal – não é uma luta cósmica, mas uma luta dentro do coração do homem

Próximo Encontro!