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Design para Web

7 PlanejamentoSites Planejamento

Checklist - Planejamento P ontos importantes que ajudam, e muito, a evitar retrabalho e frustrações no processo de criação 1.Objetivos 2.Publico Alvo 3.Concorrência 4.Processos 5.Layout

Planejamento Antes de qualquer outro ato, é necessário saber quais são os objetivos do projeto. Temos vários objetivos a analisar e cito alguns de extrema importância: Objetivos do negócio: quais são seus objetivos com este web-site? o que ele faz? porquê ele faz? Pra quem ele faz? Esta seria uma visão de negócios do projeto.

Objetivos específicos: onde se pretende chegar com este projeto? porquê? Detalhe bem as informações neste ponto, pois servem como metas a serem atingidas. Objetivos de comunicação o que pretende comunicar com este projeto? Para quem e como pretende fazê-lo? Este objetivo analisa as formas como será a comunicação com o(s) publico(S)-alvo(s). Objetivos de Resultados o que é esperado em relação a números? Defina os objetivos de cadastros, ou de vendas, ou de opt-ins nos mailings.

Para cada tipo de público alvo (afinal um projeto pode ter diversos grupos de público alvo), detalhe a atuação deste público, descreva seus costumes, hábitos on-line, marcas de referência, tempo de navegação. Para fazer o estudo do público alvo, use e abuse das informações na web, mas seja criterioso a ponto de distinguir aquelas informações que não aparentam ter uma base muito sólida. Uma ótima fonte de informações e dados é o site Público Alvo

É fundamental ver o que a concorrência está fazendo. Entre nos sites concorrentes do seu projeto. Faça uma análise criteriosa sobre os pontos fortes e pontos fracos, diferenciais, novidades, etc. Crie uma tabela comparativa e pontue de 1 a 5 cada concorrente em cada aspecto, seja criterioso e realista neste ponto. Analise pontos como usabilidade, organização, clareza, layout, custo, popularidade, sofisticação, etc. Esta tabela permite que você veja quais são os pontos fracos e fortes de cada concorrente, e assim visualizar áreas onde você pode investir fortemente para se diferenciar dos concorrentes. Concorrência

EXEMPLO 1 Após estudar os objetivos, o público alvo e a concorrência, vamos estruturar os processos de negócio. É importante definir o macro processo, ou seja, um processo resumido do negócio, apenas para ter uma visualização rápida e geral de como este funciona Processos

Para começar, pense nas cores que pretende utilizar no site, documente estas cores,. É interessante reproduzir o degradê destas cores e alguns tons alternativos também. Procure sempre utilizar cores primarias com complementares e que produzam um contraste, como azul e laranja por exemplo. Depois de selecionar as cores, faça os wireframes, que são como "esqueletos" da página. Faça um nível de detalhamento que permite ao desenvolvedor saber o que você quer em cada parte da tela, coloque as medidas em pixels também. Não é necessário criar um wireframe para cada página caso elas sejam idênticas, utilize-os como modelos de layout. Após definir os wireframes, defina a tipologia do site, ou seja, o estudo das fontes e caracteres. Defina qual será a fonte padrão e o tamanho padrão. Layout