Professora Rosana Rossatto. Geralmente, classificamos aquilo que podemos ver, tocar, sentir, ou seja, o que faz parte do mundo da matéria. Chegamos até.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DINÂMICA: Entrosamento de idéias
Advertisements

ESTILOS DE APRENDIZAGEM
O ser humano é um ser social
Dois modos de ler a Bíblia.
ÉTICA Devo? Posso? Quero? Texto a partir das contribuições de Mario Sergio Cortella - Professor-Titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião.
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
Aula 15 – Sartre e o Existencialismo
Amor... Respeito... e Liberdade !
JARDIM DO CORAÇÃO Silvia Schmidt clique.
Servos Consagrados a Deus
As sete maravilhas do Mundo. Pedimos a um grupo de estudantes que escrevessem uma lista do que eles pensavam ser « As sete maravilhas do Mundo » dos nossos.
As sete maravilhas do Mundo. Pedimos a um grupo de estudantes que escrevessem uma lista do que eles pensavam ser « As sete maravilhas do Mundo » dos nossos.
Programação Neurolingüística
Igualdade de Oportunidades
Você tem percebido a presença de Deus???
INTERDISCIPLINARIDADE O QUE É ? AUTONOMIA-DEPENDÊNCIA DIFERENÇAS-SIMILARIDADES VERTICAL-HORIZONTAL E TRANSVERSAL.
FARESE 4° PERIODO DE MATEMÁTICA ESCOLA E SEU PLANEJAMENTO GRUPO: 3° PROFESSORA: DALVA DICIPLINA: ESTÁGIO SUPERVISIONADO I COMPONENTES:EDINEIA JOSIANE S.
- Aristóteles 384 a.C a.C Aristóteles filósofo grego, um dos mais importantes pensadores de todos os tempos, nasceu em Estagira em 384 a.C e morreu.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
A ARTE DE OUVIR “ O Homem Tem Dois Ouvidos e Uma Boca. Isso Serve Para Ouvir o Dobro e Falar a Metade ” (Autor Anônimo) Na Arte da Comunicação Ouvir Talvez.
Tecnologias para Wireles LAN (IEEE ) Aula Computação Úbiqua Prof. Me. Diovani MIlhorim.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Vários estudos biológicos provaram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
Templates O.Ribeiro A geração que nasceu nas décadas de 60 e 70 cresceu e se desenvolveu cercada de proibições e censuras. A ditadura ainda estava presente.
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA JUNHO 2014 LUCENA DALL’ALBA.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
O menino que cresceu no jardim Texto: Gonçalo Tavares Formatação: Maria Jesus Sousa (Juca)
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
FILOSOFAR É PENSAR.
Workshop de Planejament o Estratégico Rick L. Souza Plano Estratégico Para o Século 21.
Progressão automática. Quanto custa ter sempre razão? Em algum momento, paramos para analisar esta questão? Já pensamos quais são as consequências, de.
Acontece só uma vez... Progressão automática. U m dia eu tive a impressão de que o amor tinha chegado. Meio súbito, meio sem jeito, meio calado, e aquele.
LIDERANÇA DE PESSOAS CHEFIAR ou LIDERAR O chefe durão, ainda?
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
Esboço: O problema da incredulidade de Israel (9:1-5). A escolha soberana de Deus (9:6-29). Responsabilidade do homem (9:30-10:21).
 Pedir uma pizza pré-feita Carbonara;  Consultar o progresso do pedido;  Pedir uma pizza pré-feita Marítima para uma mesa differente.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 1: Linguagem, língua e variação linguística.
Preparando o profissional para o mercado de trabalho
1 Eficiência Energética e Desenvolvimento Sustentável nas Escolas Questão de moda?
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA Grécia Sócrates Platão Aristóteles.
ELEGÂNCIA... Progressão automática. Existe uma coisa difícil de ser ensinada, e que talvez por isso, esteja cada vez mais rara: A elegância do comportamento.
Isis Berlinck Renault. Há muito, muito tempo, nasceu no céu uma linda nuvenzinha cor-de-rosa. Nossa! Foi o maior zum-zum- zum. Imagine só! Uma nuvem cor-de-rosa!
L.E – Questões:  Para fazê-la progredir mais depressa. Não dissemos que a destruição é necessária para a regeneração moral dos Espíritos,
Elaborado por Claudio V. Nasajon Como usar o business case a partir do curso The Art of Case Writing do Prof. José Dornelas (Babson.
HUMILDADE. Paulo diz em carta aos Efésios “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.” (Efésios 5:15). Quando a força.
Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras",
ESCOLHA DE LIVROS (PNLD – 2014) DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS ANA CAROLINA SOUZA LUTTNER Coordenação de Apoio às Redes de Ensino.
Os diferentes tipos de categorias de cristãos que dificultam a comunhão amorosa na igreja local Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/08/2009.
RAD Comportamento do Consumidor Prof. Dr. Dirceu Tornavoi de Carvalho O Processo de compra de consumidores e Familias Modelo geral de comportamento.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Professora Rosana Rossatto 6º anos Outono/2016.  Admirar é sentir-se tocado e encantado. Admirar inquieta, desperta nossas dúvidas e perguntas, abrindo.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
O maior instrumento de poder de que se tem notícia se encontra dentro de nós: o nosso pensamento.
Projeto filosofia/sociologia.  Questões...  O amor existe?  O amor é uma “invenção burguesa”? (casamento por amor é uma ideia recente, a partir do.
O Sentido da Vida O Ser Humano e o Sentido da Existência  Este problema tem sido uma constante ao longo da história da Filosofia (o Homem como ser finito,
Texto: Na Carpintaria... Autor desconhecido, adaptação Vívian Paula Fonte:
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
NOVOS OLHARES Ligue o som Clique → para avançar Afinal, nossos olhos dirigem os nossos passos. Nesta perspectiva, quatro formas diferentes de olhar a.
Nesta lendária sopa de letras existem 7 palavras que te irão ajudar a descobrir qual é o mandamento. Será que as vais conseguir encontrar? 4º Honrar pai.
Gostaria de refletir um pouco sobre o perdão. Há momentos em que buscamos contato com Deus para pedir perdão. Quando se faz necessário o perdão? Por.
As Doze Promessas de A.A Livro Alcoólicos Anônimos Capitulo VI. 1ª) - Se formos cuidadosos nesta fase de nosso desenvolvimento, ficaremos surpresos antes.
COMPARANDO A ESCALA DE ALGUNS ASTROS DO UNIVERSO
CINCO PASSOS PARA MELHORAR A GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS Quais as Características Necessárias ao Líder Para Enfrentar Tempos Turbulentos? O Que Nos Indica.
luizfmramos.blogspot.com TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO PARA REUNIÕES
Janaina Rodrigues Pitas Formadora do CEFAPRO Primavera do Leste
Transcrição da apresentação:

Professora Rosana Rossatto

Geralmente, classificamos aquilo que podemos ver, tocar, sentir, ou seja, o que faz parte do mundo da matéria. Chegamos até mesmo a dizer que algo não existe, simplesmente porque não podemos percebê-lo com os sentidos.

Alguns artistas se dedicam mais à invenção e à fantasia. Sentem-se livres para criar obras que expressem os sentimentos e as coisas pensadas. Assim, tornam mais evidente a possibilidade de pensar sobre o que não existe – ou, pelos menos, sobre o que não podemos provar que existe, por meio dos cinco sentidos.

Um dos critérios mais utilizados pelas pessoas para afirmarem que algo existe é o fato de percebê-lo com a ajuda dos sentidos. E, por meio das obras de ficção, podemos ver e ouvir coisas imaginárias.

Estamos cercados por uma incrível diversidade de seres e coisas. Dessa forma, cada um de nós conhece apenas uma parte daquilo que existe. Além disso, podemos conhecer algo que outra pessoa desconhece ou vice-versa.

No século XX, o filósofo francês Jean-Paul Sartre destacou uma diferença fundamental entre os modos de existir das coisas e das pessoas. As coisas são pensadas e planejadas por alguém antes de existirem.

As pessoas, primeiramente, nascem, ou seja, começam a existir. Somente depois disso, planejam os seus próprios modos de ser, pensar, agir e conviver. Assim, elas transformam sua existência, dia após dia, com as escolhas que fazem e as atitudes que tomam. Por isso, talvez encontremos coisas iguais, mas não pessoas iguais.