Preparo e utilização da calda sulfocálcica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resistência de Fungos a Fungicidas
Advertisements

Determinação do teor de Ferro numa amostra de vinho
PROJETO ÁGUA CERTA Capacitação de agricultores e trabalhadores rurais para o uso conservativo da água na agricultura irrigada.
Umidade Elemento importante porque ela propicia o meio pelo qual os agentes químicos e os nutrientes são carregados através da planta. A água é o principal.
Preparações fitofarmacológicas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Contaminação por pesticidas organoclorados
PROJETO DE PESQUISA OBTENÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEL A PARTIR DA REUTILIZAÇÃO DE ÓLEO VEGETAL DE USO CULINÁRIO Autora: CAMILA NANES DA SILVA Orientadora: Profa.
PROJETO DE PESQUISA: CONSTRUÇÃO DE DESSALINIZADOR/PURIFICADOR E ANÁLISE DA ÁGUA PRODUZIDA NO CUFSA ATRAVÉS DO MÉTODO DE EVAPORAÇÃO/CONDENSAÇÃO Bolsista:
Exercícios de Concentrações
…a partir de óleo de fritura usado.
Luiz de Queiroz.
MISTURAS DE SOLUÇÕES COM OCORRÊNCIA DE REAÇÃO QUÍMICA
Treinamento de Produtos
Tipos de Reacções Químicas
SOLUÇÕES Prof. Cleverson Chacal.
Soluções.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Preparo de Mamadeiras.
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES.
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Processos de separação
Química Aplicada à Engenharia Ambiental
Água e Saúde Profª Lilian Larroca.
ÁGUA E O FUTURO Trabalho realizado por: Raquel Patrão 6ºC nº3
A Água e o Futuro.
Elaborado por Vânia Oliveira
Gabriela Maciel Diogo Licenciatura em Química
ESTUDOS DAS SOLUÇÕES Química-2ºAno Profª. Daniela Cardoso.
Universidade Federal da Bahia
CONCENTRAÇÃO DAS SOLUÇÕES
MUDANÇA DE INSETICIDA RESIDUAL NO PNCD
Dicas de Armazenamento
SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
Limites de Água Potável
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
Área de conhecimento interdisciplinar;
Introdução e Objetivo Os ácidos orgânicos de pequena massa molecular são reconhecidamente aceleradores do intemperismo de rochas e minerais, todavia, pouco.
Adjuvantes São substâncias adicionadas à formulação herbicida ou à calda herbicida para aumentar a eficiência do produto ou modificar determinadas propriedades.
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
Exposição A Luz Ultravioleta
LES Matemática Aplicada I
DILUIÇÃO E MISTURA DE SOLUÇÕES
Volumetria de Neutralização
Prof. ALEXANDRE D. MARQUIORETO
A CULTURA MATRÍSTICA E AS RELAÇÕES
Semana do Meio Ambiente
AVALIAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE DIFERENTES CALDAS NO CONTROLE ALTERNATIVO E CONVENCIONAL DE MANCHA FOLIAR DE CERCOSPORA NA CULTURA DA BETERRABA Marina Scarsi.
Evapotranspiração e sua medida por lisímetro de pesagem.
Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" Departamento de Genética Disciplina: LGN-320/321 – Ecologia Evolutiva Humana.
BOAS PRÁTICAS E CUIDADOS NA UTILIZAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS E FITOTERÁPICOS Projeto FITOCONDE/UFBA EQUIPE COORDENADORA: Profª Dra. Mara Zélia de Almeida.
Misturas são materiais constituídos por mais do que uma substância. As misturas podem ser decompostas fisicamente nas suas substâncias constituintes. Misturas:
SOLUÇÕES.
CAPACIDADE FOTOSSÍNTETICA
FISIOTERAPIA NO SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Fisioterapia Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica.
Tratamento de Inverno Gelso Marchioro MSc Engenheiro Agrônomo
Aprendendo a fazer amaciante caseiro
Lucas Menezes1 Química 1 - Manhã IFPE. Lucas Menezes2 A escolha do tema - O experimento “Sangue do diabo” foi escolhido por tratar- se de uma brincadeira,
Introdução a Química.
Componente Curricular: ANÁLISE QUÍMICA 40H
o Ingredientes Ingredientes o 1º Passo – fazer a massa 1º Passo – fazer a massa o 2º Passo – preparar a cozedura 2º Passo – preparar a cozedura o 3º Passo.
( IFCE-Campus Juazeiro do Norte-CE) Gabriela de Melo Santos; Luann de Oliveira Figueiredo (Prof. Orientador: Ricardo Ferreira da Fonseca Prof. Coorientador:
SOLUÇÕES. Quando juntamos duas espécies químicas diferentes e, não houver reação química entre elas, isto é, não houver formação de nova(s) espécie(s),
Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal
Plano de curso História da Educação Brasileira
Dispersões Solução é todo sistema monofásico que apresenta dois ou mais componentes. Ou uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias. 1.
Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Química e Física dos Materiais I Tópico 3: unidades de concentração.
Em Química, chama-se solução a uma mistura homogénea constituída por um solvente e por um ou mais solutos nele dissolvidos. O soluto é a substância que.
Receita da calda sulfocálcica Aline Tassi Matheus Luís Docema Março de 2015 Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Transcrição da apresentação:

Preparo e utilização da calda sulfocálcica Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Departamento de Fitopatologia e Nematologia Disciplina de Controle Químico Profa. Dra. Lilian Amorim Preparo e utilização da calda sulfocálcica Josicléa Hüffner Arruda Meyriele Pires de Camargo

Introdução A calda sulfocálcica Reação entre CaO + (S) quando dissolvidos em água e submetidos à fervura; Preparada pela primeira vez em 1852 (Polito, 2000) banhar animais contra a sarna; século XIX, na Califórnia: inseticida, domínio popular em 1902; ação de controle e repelência, principalmente sobre insetos; efeito fungicida e ação no controle de líquens, musgos e algas em troncos de árvores.

Elaboração Para 10 litros de calda sulfocálcica: 2 kg de enxofre peneirado; 1 kg de cal virgem; água fervente; 2 ml de espalhante adesivo, ou 20 ml de álcool, ou 25 g de sabão neutro dissolvido em água quente;

Elaboração + Misturar S + espalhante adesivo e diluir em água morna Fervura de 20 L de água + Adicionar água fervente (volume de 10 L) Adicionar cal em 1 L de água morna Ferver por 1 h; completar volume

Recomendações de uso

Referências Schwengber, J.E.; Schiedeck, G.; Gonçalves, M.M. Preparo e utilização de caldas nutricionais e protetoras de plantas. Embrapa Clima Temperado, 2008. Disponível em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br>. Acesso em: 24 mar. 2015. Obrigada!