Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 5. Representação de Caracteres Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de Informações Fundamentos da Computação 5. Representação de Caracteres Márcio Aurélio Ribeiro Moreira

Márcio Moreira5. Representação de Caracteres – Slide 2Fundamentos da Computação  O computador usa só 0 e 1, nós utilizamos: Letras do alfabeto e caracteres para os idiomas Algarismos decimais para representar números  Como o representar dados no computador? Números:  É possível converter números decimais para binários? Caracteres:  É possível representar os caracteres como binários?  Sim, se criássemos uma tabela convertendo caracteres em números e estes em binários Representação de Dados

Márcio Moreira5. Representação de Caracteres – Slide 3Fundamentos da Computação  ASCII: American Standard Code for Information Interchange Código padrão americano para intercâmbio de informações  EBCDIC: Extended Binary Coded Decimal for Interchange Code Código estendido de decimais codificados em binário para intercâmbio (de informações) Tabela de 256 caracteres utilizada em mainframes IBM  Unicode: Universal Character Encoding (codificação universal de caracteres) Está se tornando cada vez mais popular Formado por: UTF-8, UTF-16 e UTF-32 Tabelas de Caracteres

Márcio Moreira5. Representação de Caracteres – Slide 4Fundamentos da Computação Tabela ASCII Caracteres de controle MaiúsculasMinúsculas Algarismos Sinais e Acentos

Márcio Moreira5. Representação de Caracteres – Slide 5Fundamentos da Computação  A tabela ASCII padrão não tinha letras acentuadas: A tabela original usava 7 bits  128 caracteres (usada pelo Unix) Estenderam a tabela para 8 bits  256 caracteres (letras acentuadas) As línguas orientais requerem mais de 256 caracteres Tabela ASCII Estendida

Márcio Moreira5. Representação de Caracteres – Slide 6Fundamentos da Computação  Unicode: Os padrões UTF (Unicode Transformation Format, formato de transformação Unicode) são:  UTF-8:1 byte  256 caracteres (mesmos ASCII)  UTF-16:2 bytes  valores (mais usado)  UTF-32:4 bytes  4 milhões de valores  Padrões de linguagens: Unicode:Java e.Net ASCII:C, C++ e C# Tabelas Unicode UTF-32 UTF-16 UTF-8 (ASCII)