Trabalho de Geografia Professor: Wilson Alunos: Carolina L. Beraldo nº 1 Hypséa Suassuna nº 6.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

O que é a U.E É um bloco económico, social e politico de 27 países europeus que participam de um projecto de integração politica e económica. E foi a.
ESTE TRABALHO DEVERÁ SER VISUALIZADO COM O SOM DO COMPUTADOR LIGADO
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
Países Europeus e as suas Capitais
A União Europeia Daniel Tavares 2/2/2009.
A UNIÃO EUROPEIA Actualização: Professor Vaz Nunes (2007)
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
Blocos Econômicos.
Projeto de Geografia.
UNIÃO EUROPÉIA.
Europa – Aspectos Gerais
Associação e integração entre países
UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR
CE_16_União_Europeia DISCIPLINA: Comércio Exterior
União Europeia.
UNIÃO EUROPEIA.
União Europeia.
União europeia SÓNIA VICENTE.
União Europeia Ângela Lourenço 8ºA.
União Europeia.
Blocos econômicos mundiais
Docente: Pedro Moreira
OS BLOCOS ECONÔMICOS.
UNIÃO EUROPÉIA A BANDEIRA AZUL, SALPICADA DE ESTRELAS DOURADAS, JÁ PODE SER VISTA JUNTO ÀS BANDEIRAS NACIONAIS DE ALGUNS PAÍSES EUROPEUS. É A BANDEIRA.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
A EUROPA DOS 28.
União Européia.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
1.ª questão geradora: o que é ser cidadão europeu?
Trabalho realizado por : João Dinis Paulo Zhu
União Européia O Bloco Europeu.
O Maior Bloco Econômico do Planeta Prof. Joel Brogio
O que é U.E? É uma organização internacional constituída actualmente por 27 estados membros.
A formação da União Europeia
Trabalho realizado por: Inês Graça nº8 7ºD
União Europeia Unidade na diversidade.
Este trabalho foi realizado por:
EUROPA – ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS
O continente Europeu: Político
A UNIÃO EUROPEIA A Comunidade Económica Europeia (CEE) foi fundada em 1951 pela França, Alemanha, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo, mais conhecidos.
Fernanda Aparecida no 6 Stephanie Padilha no 19 Victoria Gomes no 21
Cozinheiros Da Economia
UNIÃO EUROPÉIA.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO
União Européia.
União Européia.
União Europeia.
Histórico da União Européia
União Europeia: A Europa dos 28.
Desafios da União Europeia na Atualidade
Colégio Maria imaculada
UNIÃO EUROPÉIA.
Carolina Boniatti Pavese San Tiago Dantas Unesp – Unicamp e Puc -SP
União Europeia Sílvia Neto.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Integração Econômica.
Plataforma Mundial de E-commerce local
A EUROPA DOS 27.
FORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA A União Europeia, atualmente composta por 27 países, é uma das principais forças políticas e econômicas do período após a Guerra.
UNIÃO EUROPEIA Tomou o nome de União Europeia em 1992 (através do Tratado de Maastricht – Holanda), mas teve origem na Comunidade Económica Europeia (CEE.
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECONÔMICOS MERCOSUL (1) NOMES: AUGUSTO H. DE SÁ 1 FREDERICO C. BIANCHI 9 JOÃO M. L. HADAD 12 PROFESSOR WILSON 8º A.
Henrique Pazetto- nº9 Daniel Imai- nº Matheus Sarmento- nº 16 Prof.ª: Wilson Forti 8ºB 1.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Geografia Professor: Wilson Alunos: Carolina L. Beraldo nº 1 Hypséa Suassuna nº 6

Índice Apresentação Pág. 3 Questão Pág. 4 Questão Pág. 5, 6 Questão Pág. 7, 8, 9 Questão Pág. 10, 11 Questão Pág. 12, 13 Questão Pág. 14

Apresentação Fizemos esse trabalho com a finalidade de explicar e citar alguns conceitos sobre os blocos econômicos. Nosso tema principal será a União Européia e falaremos de alguns dados gerais como histórico de formação,países membros,entre outros.

1- O que é um bloco economico hoje e como ele serve a economia global. Os blocos econômicos são um tipo de acordo, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes. Como resultado da economia mundial globalizada, a tendência atual é a formação de blocos econômicos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

2- Apresentar quais os tipos de blocos que existem em nosso planeta. Zona de livre comércio: consiste na eliminação ou diminuição significativa das tarifas alfandegárias dos produtos comercializados entre os países-membros. Assim como o tipo anterior, trata-se de um acordo meramente comercial. União Aduaneira: trata-se de uma zona de livre comércio que também adotou uma Tarifa Externa Comum (TEC), que é uma tarifa que visa taxar os produtos advindos de países não membros dos blocos. Dessa forma, além de reduzir o preço dos produtos comercializados entre os países-membros, a União Aduaneira ainda torna os produtos de países externos ao bloco ainda mais caros.

Mercado Comum: é um bloco econômico que conta com um avançado nível de integração econômica, indo muito além de um acordo comercial, pois envolve a livre circulação de produtos, pessoas, bens, capital e trabalho, tornando as fronteiras entre os seus membros quase que inexistentes em termos comerciais e de mobilidade populacional. União Política e Monetária: consiste em um mercado comum que ampliou ainda mais o seu nível de integração, que passa a alcançar também o campo monetário. Adota-se, então, uma moeda comum que substitui as moedas locais ou passa a valer comercialmente em todos os países-membros. Também é criado um Banco Central do bloco, que passa a adotar uma política econômica comum para todos os integrantes. O único exemplo de mercado comum e, ao mesmo tempo, de união política e monetária é a União Europeia, que é hoje considerada o mais importante bloco econômico da atualidade, em razão do seu avançado nível de integração. Em muitos casos, essa integração alcança até mesmo as decisões políticas que eventualmente são tomadas em conjunto pelos países-membros.

A União Europeia começou a se formar a partir de 1950 com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, que foi a primeira iniciativa de unir os países europeus. Mais tarde, em 1957, surgiu a Comunidade Econômica Europeia (CEE) ou “Mercado Comum Europeu”. Criado com o intuito de evitar que mais guerras acontecessem entre países europeus (como a II Guerra Mundial ), e como forma de recuperar a economia no período do pós- guerra, fato logo registrado no período de 1960 a Em 1973 a Dinamarca, Irlanda e Reino Unido aderem ao bloco econômico elevando o número de estados membros para nove: os três citados acima, e os países fundadores, Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Em 1981 a Grécia adere à UE, seguida pela Espanha e Portugal (ambos em 1986). Áustria, Finlândia e Suécia aderem em 1995, e em 2004 é a vez de Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estónia, Hungria, Letônia, Lituânia, Malta, Polônia e República Tcheca. 3 - Dados gerais do bloco : histórico de formação, bandeira, países membros, país sede, organização, estrutura, funcionamento, significado da sigla.

A UE (União Europeia) é um bloco econômico, político e social de 28 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor. Como sede da UE (União Europeia) a cidade Maastricht (Países Baixos), estabeleceu os fundamentos da futura integração política da região. Neste último tratado, se destaca acordos de segurança e política exterior, assim como a confirmação de uma Constituição Política e integração monetária através do euro (moeda corrente da região).

As instituições e os órgãos da União, bem como os seus respectivos poderes, decorrem dos tratados fundadores. Neste contexto, o Tratado da União Europeia refere-se a instituições no sentido restrito do termo, sendo que, quatro são responsáveis pela formulação de políticas e pela tomada de decisões, a saber, o Conselho Europeu, o Conselho, a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu. Paralelamente, o Tribunal de Justiça assegura a observância do direito comunitário, o Banco Central Europeu tem por principal missão garantir a estabilidade dos preços na zona do euro, e o Tribunal de Contas verifica a legalidade e a regularidade das receitas e despesas da União. Com o passar dos anos e os sucessivos tratados, os poderes da União, tal como os processos de tomada de decisão, evoluíram significativamente.

UE - União econômica e monetária Objetivos: -Promover a unidade política e econômica da Europa; -Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus; -Melhorar as condições de livre comércio entre os países membros; -Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões; -Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento; -Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa. 4- Apresentar quais são os objetivos,política e perspectivas do bloco econômico por você estudado.

A União Europeia tem agora vários desafios para a sua sobrevivência: O primeiro é conformar os interesses dos novos membros ex-comunistas e ao mesmo tempo incluí-los no sistema comunitário de desenvolvimento; Vencer a resistência e a xenofobia dos países que estão bancando o projeto de integração e onde as populações não estão mais dispostas a ceder ao projeto de integração; Provar que é um bloco laico com a permissão do ingresso da Turquia, que há mais de dez anos se candidatou a Estado membro do bloco e ainda não foi aceita; Ampliar e consolidar a “zona do euro” hoje formada por apenas 12 países; Fazer entrar em vigor a Constituição já rejeitada, fundamental para a organização institucional do bloco, e por fim, dinamizar o processo de integração que dá mostras de depressão e paralisia em certas áreas.

5- Apresentar como suas relações econômicas estão estruturadas com outros países especialmente com o Brasil. O comércio da UE com o resto do mundo corresponde a cerca de 20% do volume mundial das exportações e importações. A UE é também o maior parceiro comercial do Brasil, com fluxos comerciais da ordem de 61,9 bilhões de euros, equivalentes a 21,3% da corrente de comércio brasileira em 2010, e o maior investidor estrangeiro no País, com investimentos acumulados na ordem de 131,9 bilhões de euros, correspondentes a 49,2% dos investimentos estrangeiros registrados no país desde O Brasil se tornou parceiro estratégico da UE em 2007 e desde então as relações bilaterais se intensificaram. Do ponto de vista europeu, o Brasil é o seu principal parceiro econômico na América Latina, ocupando a décima posição entre os parceiros de negócios do bloco europeu e o nono lugar entre os maiores mercados de vendas.

Além disso, as empresas europeias desemprenharam um papel fundamental para a industrialização do Brasil e são, ainda hoje, responsáveis pelos maiores investimentos no país, respondendo por mais da metade dos investimentos diretos europeus. O Brasil e a União Europeia compartilham uma relação de longa data com base em fortes laços culturais e históricos, uma herança comum, que contribui no tempo para reforçar suas relações econômicas e políticas.

6-Apresentar um artigo de jornal ou revista (internet) que trate de algum aspecto sobre o bloco que você estudou.(atual) União Europeia anuncia 10 milhões de euros para pesquisas sobre Zika vírus. As pesquisas cientificas relacionadas ao Aedes aegypti e à disseminação do vírus da zika em território brasileiro, o dinheiro será gerenciado pelo programa de pesquisas do bloco econômico chamado Horizonte 2020, sendo que este anúncio foi feito após reunião com representantes de 24 países europeus. Os fundos serão entregues diretamente às equipes científicas envolvidas com as pesquisas. Bibliografia: Wikipédia, site da Rep. Fed. Alemã (