Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Alguns elementos para reflexão:
Advertisements

UMA REVISÃO ACERCA DOS CONCEITOS/CATEGORIAS DE ANÁLISE ESPACIAL
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
6a. Série – UT 04.
A segregação socioespacial e a exclusão social
O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO
A LITERATURA COMO RECURSO PROPICIADOR DE SITUAÇÕES DE LETRAMENTO EM CLASSES MULTISSERIADAS NUMA ESCOLA DO CAMPO. Raimunda S. M. Oliveira.
Mobilidade Espacial da População
Urbanização brasileira: conceitos e problemas decorrentes.
A geografia e a compreensão do mundo
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Significado do processo de urbanização ao refletir sobre os condicionantes das mudanças sociais Produção Circulação Consumo.
DIRETRIZES CURRICULARES
ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS DAS INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ EM 2009: UM ESTUDO DE CASO. Prof.
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Os lugares que formam o mundo
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
Cristiane jonas Francisconi
Urbanização e Industrialização do Brasil Países Desenvolvidos:
OBSERVATÓRIO DAS METRÓPOLES
MODO DE VIDA E ATIVISMO SOCIAL
O processo de urbanização cap. 27
MOBILIZAÇÃO PARA A OFICINA DE VALIDAÇÃO DAS PROPOSTAS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Primeiras noções de escala: elaborando plantas.
O que é Zona rural: Zona rural é o espaço compreendido no campo. É uma região não urbanizada, destinada a atividades da agricultura e pecuária, extrativismo,
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE
Observatório Educação e Cidade
ESTRUTURA SÓCIO ESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM (RMB): reflexões sobre a distribuição dos tipos sócio-ocupacionais de 1990 a 2000 Departamento.
CAPÍTULO 5 – O RÁPIDO PROCESSO DA URBANIZAÇÃO BRASILEIRA
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
AS ÁREAS RESIDENCIAIS em espaço urbano
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
CRIAÇÃO DE UMA HORTA SOCIAL EM BRAGA.  O município de Braga cresceu imenso nos últimos anos. Um crescimento ímpar a nível nacional e uma aposta clara.
Capítulo 24 – As cidades e a urbanização brasileira
PROJETO URBANIZAÇÃO DISPERSA E MUDANÇAS NO TECIDO URBANO
ZONEAMENTO BELO HORIZONTE-MG
Capítulo 23 – O espaço urbano do mundo contemporâneo
EVOLUÇÃO URBANA DO AGLOMERADO URBANO
Amália Souza Engel Orientadora: Profa. Dra. Nídia Nacib Pontuschka
GLOBALIZAÇÃO DEFINIÇÕES.
Prefeitura Municipal de Santo André
Consequências: Saturação da infraestrutura urbana
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Categorias específicas do Direito Urbanístico
Dinâmica populacional, Políticas Públicas, dispersão urbana e periferização da pobreza Tradição fundada em formalismos (adoção de modelos com conteúdos.
Rua Luciano Cordeiro – Lisboa “Nós Propomos”
Seminário - Projeto de Lei 3057/00 A nova Lei de Responsabilidade Territorial Modalidades de parcelamentos do solo urbano e requisitos ambientais e urbanísticos.
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
MRV Engenharia / Parque Vila imperial
REVISÃO.
E.E. 20 DE AGOSTO 2º BIMESTRE – GEOGRAFIA Prof. Ronaldo – 7º ano
Urbanização brasileira
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LIÇÕES DE URBANISMO Aula 1 por LUIZ CARLOS TOLEDO UERJ – DISCIPLINA DE URBANISMO.
Rede Urbana.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
Geografia Módulo 3 Betim – 2015/2.
Jornada Nacional de IC - UPM
Urbanização Processo que provoca um crescimento da população urbana e das manchas urbanas. Causas da urbanização no Brasil: –Êxodo rural –Industrialização.
 Introdução Referências MONBEIG, Pierre. Papel e valor do ensino da geografia e de sua pesquisa. In:_____.Novos Estudos de Geografia Humana Brasileira,
Urbanização Brasileira
A REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
1. A Rossi Regional RBS A Rossi é uma das principais incorporadoras e construtoras do Brasil. Presente em mais de 70 cidades,
A POPULAÇÃO BRASILEIRA
Urbanização.
Transcrição da apresentação:

Departamento de Geografia A EXPANSÃO DE CONDOMÍNIOS FECHADOS EM CAMPO GRANDE, CIDADE DO RIO DE JANEIRO: MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO SOCIOECONÔMICA NA PERIFERIA DA METRÓPOLE Gisele dos Santos de Miranda Orientada pelo Professor Dr. Alvaro Ferreira. Introdução Campo Grande é um bairro distante dos principais centros de prestação de serviços e mercado de trabalho da cidade do Rio de Janeiro, consolidando-se como um sub-centro na Área de Planejamento 5 (AP 5, [1]), pois concentra comércio e prestação de serviços entre os bairros e municípios vizinhos. Em decorrência dessa oferta e a presença de infra-estrutura ser bastante desigual, o bairro tem se representado como a nova área de expansão de empreendimentos imobiliários destinados a classes estáveis financeiramente, capazes de arcar com os custos deste novo padrão de residência. Mapa 1: Localização de Campo Grande na cidade do Rio de Janeiro. Fonte: Adaptado por Miranda (2009). Objetivo Para orientar a realização da pesquisa, buscar-se-á responder a seguinte questão: Que tipo de mudanças podem ter motivado o repentino crescimento de empreendimentos imobiliários em Campo Grande? Metodologia - Valor das intencionalidades na produção do espaço geográfico [2], -Espaço é definido como um conjunto indissociável de sistemas de objetos e sistemas de ações - A terra, no sistema capitalista de produção, não tem cumprida sua função social [3], ao passo que o valor de uso do solo é desvalorizado em detrimento do valor de troca [4]. - O espaço urbano é construído coletivamente e apropriado particularmente, além de se constituir a partir de interações entre o global e o local de forma interdependente [5]. Hipóteses - Bairro como centro infra-estrutural -Profissionais liberais que se mantem trabalhando no bairro através do grande mercado que o centro do bairro oferece; - Relativa segurança; - “Qualidade de vida”. Análises Preliminares -A interdependência dos processos percebidos na escala do bairro, da cidade do Rio de Janeiro e da própria região Metropolitana; - Descentralização de serviços, aproximando-se dos mercados consumidores representados por estas elites locais; - Encarecimento do solo urbano: restrição do acesso ao mesmo pelos grupos sociais menos abastados. Figura 1: Condomínio localizado em área que se destaca pela presença da “natureza”. Fonte: Arquivo pessoal. Referências [1] INSTITUTO MUNICIPAL DE URBANISMO PEREIRA PASSOS (IPP): Acessado em 15/04/ Acessado em 26/05/2009. [2] SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Edusp, (Coleção Milton Santos). 384p. [3] LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Moraes, p. [4] HARVEY, David. A Justiça Social e a Cidade. São Paulo: HUCITEC, p. [5] MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antônio (Org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, p. P