Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uma fonte de água jorrando
Advertisements

A Bíblia é um livro comum ?
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Tema: Ano Litúrgico (A, B e C)
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
O Reino de Deus pelo Espírito Santo
As Quatro Grandes Comissões
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
O Inícío da Igreja Bíblica
Novo Testamento (NT) é o nome dado à coletânea de vinte e sete livros inspirados da Nova Aliança entre Deus e os homens, estabelecida por Jesus Cristo.
Deus CRIADOR Origem Princípio------INFINITO Nós CRIATURAS FINITAS.
Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote,
Jesus Cristo em seu ministério terrestre visando a pregação do evangelho enviou os seus discípulos de dois em dois; Marcos 6:7.
“Então Jesus lhes disse: Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram!” Lucas
A Solenidade de TODOS OS SANTOS é a festa da Vida e celebra a plenitude da Vida cristã e a Santidade de Deus manifestada em seus filhos, os santos da.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
encontros com meu amigo jesus
JEOVÁ JIRÉH: O DEUS PROVEDOR
9 DE ABRIL DE 2016 As origens do Filho do Homem Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. (Lc 2:11)
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
TRÊS SEGUNDOS Para mudar sua história “Jesus disse ao paralítico (...) Levante-se (...) Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos, que, atônitos,
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
DEUS EM NÓS: Deus Espírito Santo Texto Bíblico – João Presb. Josimar Santos Rosa.
R. R. Soares (caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F5)
Jeremias, do começo ao fim
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
15 de Abril de 2012 Domingo II da PÁSCOA Cântico Gregoriano.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho" Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. Os últimos momentos de Jesus junto dos apóstolos e o regresso.
A páscoa sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes. Isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade.
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição.
Vem Espírito Santo, traz à Igreja novo vigor! Com o PENTECOSTES, encerramos na Liturgia o Ciclo Pascal... PENTECOSTES é uma festa, que já existia no.
Eu sou muito teu amigo Eu também sou tua amiga e gosto de falar contigo.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
Bom dia filho(a). Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Apressando a volta de Jesus Pr. Nilton Cordeiro. 12 – “Esperem a vinda do dia de Deus e façam o possível para que venha logo.” 13 –” Porém Deus prometeu,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Que a ária da Cantata 36 de Advento, de Bach, nos traga um alento litúrgico Regina.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
A B C Lucas revela em seu evangelho que a combinação do Espírito Santo com a oração foi o SEGREDO da vida vitoriosa e bem- sucedida de Jesus. Ao longo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Cristão é um cidadão como todos os outros. Quais devem ser as relações entre as realidades de Deus e as realidades do mundo? A Liturgia aponta o lugar.
01. Os conterrâneos de Jeremias orgulhavam-se da sua herança abraâmica e de sua sabedoria, força e riqueza. No que deve estar fundamentada nossa satisfação.
"Eu sou o Bom Pastor" O 4º domingo de Páscoa é conhecido como o Domingo do BOM PASTOR, porque todos os anos, Jesus é apresentado como o "Bom Pastor".
Vamos à biblioteca! 1.1 PARTICIPAR Jogo “Eu e a Bíblia” Neste jogo o objetivo é a escolha da opção mais correta!
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
São Tomás, Apóstolo Curso de Licenciatura em História da Arte Disciplina: Iconografia Docente: Professor Doutor Luís Urbano de Oliveira Afonso Ano Letivo.
Lição da Escola Sabatina 28 de Maio a 3 de Junho.
1.A Revelação divina 2.Os livros da Bíblia 3.A integridade da Bíblia 4.Livros inspirados e verdade da Bíblia 5.O cânone das Escrituras 6.Santidade e unidade.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
A Quaresma é um tempo oportuno para purificar ideias e atitudes da nossa vida cristã. Muitas vezes somos levados a ter de Deus a imagem de um juiz severo.
12º Domingo do Tempo Comum ‘Jesus perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?‘ Lucas 9,20.
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
Organização interna da Bíblia
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
Roteiro 1 Adoração: significado e objetivo
Comunhã o e Liderança. “E vós, quem dizeis que Eu sou?” (Mc. 8,29) Uma pessoa que se define tem força para interrogar, para arrastar, para mobilizar pessoas...
A REVELAÇÃO NO 2º TESTAMENTO 1. RECORDANDO A AULA ANTERIOR 1º) As etapas da RB: promessa, realização e consumação. 2º) Elementos fundantes: Libertação.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...

A Formação da Bíblia Parte 2

Quem é o autor da Bíblia?

O autor da Bíblia é o próprio Deus!

Não foi Ele, porém, quem a escreveu,

mas inspirou os autores humanos, agindo Ele próprio neles e através deles,

fez com que escrevessem como verdadeiros autores, tudo e somente aquilo que Ele próprio quisesse, e assim foram aos poucos escrevendo tudo o que a eles era inspirado pelo Espírito Santo que escrevessem...

mas sempre por inspiração de Deus Não foi apenas uma única pessoa que escreveu a Bíblia, foram muitos: podemos imaginar que foram homens e mulheres, jovens e idosos, mães de família, reis, profetas, doutores e pastores, operários de várias profissões, mas sempre por inspiração de Deus...

Para explicar melhor,

receberam a inspiração e usaram das próprias palavras e dos próprios conhecimentos para redigir os textos inspirados embora podemos dizer que a Bíblia foi composta a “duas mãos”, ou seja, por Deus que a inspirou e pelos homens que a escreveram, não podemos imaginar que os autores humanos copiaram o que Deus ditou, mas receberam a inspiração e usaram das próprias palavras e dos próprios conhecimentos para redigir os textos inspirados!

Na verdade, as pessoas foram instrumentos de Deus para transmitir a sua mensagem...

E nós cremos por causa da autoridade de Deus mesmo que revela e que não pode nem enganar-se nem enganar-nos...

Como surgiu a Bíblia?

Todos os textos, antes de serem escritos, tiveram um grande período de tradição oral; eram contados de geração em geração, isso mais de mil anos antes de Cristo.

A Palavra de Deus foi, em primeiro lugar, vivida pelo Povo de Deus, durante muitos anos foi falada e recordada muitas vezes no meio do Povo, em rodas de conversa, no meio das famílias de pai para filho, e só depois foi escrita, onde os chamados escribas decidiram “passar para o papel” essas histórias.

Ela surgiu da memória do Povo, nasceu da preocupação de não esquecer o passado e transmitir a fé para as gerações futuras.

Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada...

Foi escrita em lugares diferentes, a maior parte dela na Palestina, onde o Povo vivia, por onde Jesus andou e onde nasceu a Igreja.

O Antigo Testamento foi escrito na Palestina (a terra de Jesus), na Babilônia (onde o povo judeu, num determinado momento de sua história, esteve exilado) e no Egito (para onde muitos judeus foram depois do cativeiro na Babilônia).

Os livros do Novo Testamento foram escritos na Palestina (a terra de Jesus), na Síria, na Ásia Menor, na Grécia e na Itália (lugares estes onde haviam sido fundadas comunidades cristãs).

Quanto tempo demorou para escrever a Bíblia?

A Bíblia levou mais de mil anos para ser escrita - aproximadamente de 1250 a.C. até 100 d.C.

Como vimos, de início a história e as leis do Povo de Israel eram transmitidas de boca em boca, de pai para filho...

O Antigo Testamento foi escrito aos poucos ao longo de mais ou menos mil anos!

O Novo Testamento terminou de ser escrito por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo São João Evangelista (que escreveu o Apocalipse).

Fato importante de se salientar é que apesar de a Bíblia ter sido escrita por uma variedade tão grande de pessoas e em épocas diferentes, manteve em sua essência o mesmo ensino e doutrina!

Como foi escrita a Bíblia?

Foi escrita à mão: em cerâmica, papiro e pergaminho.

A cerâmica nada mais é do que o barro cozido, ou tijolos de argila.

O papiro era uma planta originária do Egito, da qual se extraía o material para formar uma folha semelhante ao nosso papel. (Tiras de papel feitas a partir desta árvore).

E o pergaminho era couro do carneiro, curtido e devidamente preparado para nele se escrever.

Chama-se “pergaminho” porque começou a ser usado como papel na cidade de Pérgamo, pelo rei Éumenes II, duzentos anos antes de Cristo. Pérgamo era uma cidade importante da Ásia Menor.

Em que língua foi escrita a Bíblia?

Também foi escrita em três línguas diferentes: hebraico, aramaico e grego.

O Antigo Testamento, foi totalmente escrito em hebraico.

Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico).

Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico!

As traduções gregas surgiram posteriormente, para que fosse compreendida melhor, porque o hebraico era muito difícil...

A mais famosa tradução foi feita por Setenta Sábios, pelo ano 250 a.C., em Alexandria.

Eles acrescentaram sete livros que não constavam da Bíblia hebraica.

Quem traduziu a Bíblia para o Latim foi São Jerônimo, no fim do século IV e início do século V d.C.

Esta tradução se chama “Vulgata” ou “popular”, feita a pedido do papa Dâmaso I, e tornou-se oficial no Concílio de Trento.

É uma tradução do Antigo Testamento em hebraico e do Novo Testamento em grego, diretamente para o latim vulgar, falado em todo Império Romano da época.

A Bíblia foi impressa pela primeira vez, em latim, no ano 1450 depois de Cristo.

Pouco a pouco, logo após a tradução para o latim, a Bíblia foi sendo traduzida em mais e mais línguas, até chegar ao que temos hoje, podendo dizer com toda certeza:

A Bíblia é o livro mais lido e conhecido do mundo inteiro, já está traduzida em todas as línguas oficiais e em inúmeras línguas e dialetos mais falados,

conforme Internet, já foi traduzida para aproximadamente dois mil idiomas. As cópias mais antigas estão na Biblioteca do Vaticano, no Museu Britânico (Londres, Inglaterra) e no Museu de Jerusalém (Israel).

Continuando...

O Antigo Testamento ou Antiga Aliança, que Deus fez com o povo de Israel no Monte Sinai, (Êxodo 24, 1-8 e Êxodo 34, 10-28),

ao longo do seu percurso

nos revela a Criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo Encarnado.

Podemos notar a fraqueza do homem e a misericórdia e fidelidade de Deus à sua promessa,

tendo como centro a celebração da vida e da fé do povo, suas alegrias, tristezas, lutas e vitórias!

O Novo Testamento ou Nova e Eterna Aliança,

foi realizada por Jesus, com seu próprio sangue,

mostrando que Nele cumpriram-se todas as profecias a respeito do Messias!

Daí ficar bem claro, sem o mínimo de dúvida que

O centro da Bíblia é Jesus!

Por isso Jesus deve ser o centro de tudo, o mais importante para a nossa vida!

Tudo nela aponta para o Filho de Deus feito Homem!

O Antigo Testamento (antiga aliança) prepara a sua vinda; o Novo Testamento (nova aliança) a realiza.

A parte central da pregação de Jesus é o Reino de Deus e a salvação oferecida a todos, pois

Jesus é o Salvador do mundo, a sua Palavra aponta para a vida, e a nós é oferecida uma herança eterna.

O Novo Testamento mostra que Jesus não ficou na morte, mas

Ressuscitou...

o que temos a missão de anunciar através de palavras e boas obras (testemunho) e ainda rezar pelas pessoas que nós evangelizamos.

O Novo Testamento possui quatro livros

Mateus, Marcos, Lucas e João

que contam toda a vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a sua ascensão ao céu.

Esses quatro livros formam um conjunto denominado evangelho.

Os evangelistas são simbolizados nos quatro animais referidos a seguir:

São Mateus é simbolizado pelo anjo com rosto de homem, porque seu Evangelho se preocupa em comprovar a natureza humana de Cristo,

enquanto São João (a águia) se preocupa em comprovar a natureza divina de Cristo Jesus.

A águia é o símbolo de São João, porque ele começa seu Evangelho falando da geração do Verbo em Deus, alçando-se desde o começo a alturas divinas, como a águia que se eleva em seu vôo.

São Marcos é representado pelo leão, porque ele começa seu Evangelho falando da pregação de São João Batista no deserto da Judéia. Ora, o leão vivia no deserto, e a pregação de João foi como um rugido de leão. Ele quer mostrar Cristo como soberano, como rei. E o leão é o rei dos animais,

enquanto São Lucas tem em vista demonstrar o caráter sacerdotal de Cristo. Daí ter como símbolo o boi, animal sacrificado no Templo de Jerusalém. São Lucas fala, logo no início de seu Evangelho, da apresentação de Jesus no Templo.

Você poderá encontrar mais informações sobre estes símbolos consultando os livros dos Padres da Igreja, comentando os Evangelhos.

Recomendo-lhe que leia a Catena Aurea de São Tomás de Aquino, ou as obras de São Gregório Magno, de São Bernardo, de Santo Hilário, dos doutores e Padres Orientais, sobretudo de São Gregório Nazianzeno, e os comentários de Hugo de São Victor sobre os Evangelhos.

O Novo Testamento é também constituído por várias cartas (também chamadas epístolas),

que foram escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja fundada por Cristo.

Além do evangelho e das cartas, o Novo Testamento possui um livro que conta os primórdios da Igreja de Cristo, chamado Atos dos Apóstolos

e outro livro profético que revela a Segunda vinda gloriosa de Jesus, chamado Apocalipse.

Finalizando

As datas, e mesmo os nomes dos autores, conforme a fonte pode variar um pouco, mas isso não deve nos abalar, porque é necessário olhar para aquilo que é essencial para a nossa fé:

o amor de Deus por nós...

Continua na Parte 3, para refletir, não perca...

OBRIGADO, SENHOR