Alternativas de CMS para o IDG Brasil Um overview sobre a atual situação do cluster IDG Brasil e as alternativas para um sólido roadmap.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Gerenciamento de Prospect
Advertisements

Referência de migração para software livre do Governo Federal
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
FACULDADE DOS GUARARAPES
Como fazer Engenharia de Software sem dinheiro!!!
SELENIUM.
SCC Bancos de Dados e Suas Aplicações
APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO
Repositório de Software GERINDO Marco Antônio Pinheiro de Cristo Charles Ornelas.
Informações Eletrônicas das P.C.A.: SAGRES
O melhor conteúdo de TI e Telecom da internet Brasileira
Sistema de automação comercial de pedidos
Metodologia Versão 2 FSRS.
Qualidade em Produtos e Serviços
Apresentação Institucional 2008/04
Proposta – Criação e implantação do site
OPÇÕES DE ERP OPEN SOURCE
A PRESENTAÇÃO I NIT N ET A INIT NET é uma empresa idealizada no final de 1999 tendo como finalidade fornecer soluções comerciais baseadas em três pilares:
Sistema Integrado para Gestão Portuária
Semana 1 Conceitos Básicos e Infra-estrutura
I3GeoSaúde Visão geral.
Eng. Luiz Francisco Bozo
Pré-Implantação Estudo de Viabilidade
PÁginas Dinâmicas Programação Web.
André Roeck Chaiene Oliveira Henrique dos Santos Lucas Wolff
Cloud Computing Universidade Federal do Rio de Janeiro
G EOTECNOLOGIAS L IVRES Profª Iana Alexandra Alves Rufino
JOOMLA JOOMLA Rui Louraço.
Projeto de Bloco: Engenharia de Software
“Menos é Mais!” Apresentação Alunos:
Segunda Linha de atuação na pesquisa Projeto: CONFECÇÃO DE PORTAL DE ACESSO VIA WEB PARA O LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA COGNITIVA DA U.C.P. Apresentação:
Simples como a web deve ser. Uma empresa que oferece serviços e soluções voltados essencialmente para a web. Criada no inicio de 2010, a Coresphere se.
O Processo de desenvolvimento de software
Consultoria em TI.
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
A Aquarius, empresa de capital totalmente
© 2003 ED Consultoria e Projetos Ltda. Linux Integração em Ambiente Corporativo Edgard Lemos.
Shibata TI 16 de Novembro de 2011
Tecnologia da informação Aula 1 - Fundamentos Profº Erich Turma 6-A Noturno.
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Introdução a JEE Marco A. S. Reis Arquiteto de Software Abril/2011.
PROGRAMAÇÃO WEB AULA 01 Prof. Gustavo Linhares
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO WEB
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DO COMPONENTE DE UPLOAD DE ARQUIVOS DO E -PRAZO Aluno: Robson Cristian Tomaz Pereira Orientador: Charles Christian Miers Supervisor:
1 Cap 1 – Produto de Software Ricardo L Schneider FES – 2002/1.
Definição um sistema de BD distribuído consistem em uma rede de várias ocorrências de bases de dados interligadas. característica principal para o usuário,
Proposta de Reformulação e desenvolvimento permanente do site Zip Lube
Prof. Renato de Oliveira Bastos
Google Wave (Arquitetura) Ademir Junior / Felipe Ferreira / Fernando Kakimoto.
Aguilar Figueira Dias Orientador Prof. Dr. João Bosco da Mota Alves
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PLANO DE NEGÓCIO EM.
Disciplina: TGS Professor: Leandro Alunos:Luiz Rodrigo Schuitek Rafael A. Cardoso.
Desenvolvedor de Sistemas. Bacharel em Sistemas de Informação Unipar Desenvolvedor Java Desenvolveu aplicações em Java para soluções de problemas.
Sistema Gerente Fisio Bruno Sandres (bms) Daniel Costa (dvpc) Marcelo Frota (mfpp) Winícius Marques (wsam)
Bem-vindo!.
Aperfeiçoamento e Desenvolvimento de um Simulador em Mercados Futuros Henderson Amparado de Oliveira Silva Lavras Minas Gerais –
CRAFTY SYNTAX LIVE HELP Mateus Vilar Santos Analise Desenvolvimento de Software (ADS) 2013/1 1 Crafty Syntax Live Help.
O Moodle na UFBA: O projeto EAD / CPD
WordPress Para publicar sites ou blogs, o uso do WordPress é recomendável.
Compiere e Adempiere ERP software Livre.
Prof. Sidney Galeote. 2 www. prasabermais. com  Visão Geral sobre a dimensão de qualidade “performance”  Custo da qualidade  Como a performance deve.
Programação PHP Gustavo Eduardo Terra.
XOOPS Samuel Redekop Thiago Meger de Mello. O que é XOOPS? XOOPS ou eXtensible Object Oriented Portal System é um gerenciador de conteúdo que tem a licença.
Análise de viabilidade de adoção do SCMP concluída Cronograma de implementação negociado Instalação validada Migração dos dados realizada Equipes de negócios.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Engenharia de Sistemas (Lato Sensu) Victor Costa de Alemão Cisneiros Hudson Ramos Aracaju/SE COMPARAÇÃO ENTRE SERVIDORES WEB APACHE HTTP SERVER E NGINX.
Mauricio Kato da Silva Thiago Ademir M. Oliveira.
Qlikview na Vonpar Um Projeto BI de Sucesso Qlikview na Vonpar Um Projeto BI de Sucesso Ronald Bertele Vonpar S/A Setembro/2015.
GBIF NODES Committee Meeting Copenhagen, Denmark 4 th October 2009 Requisitos do software GBIF IPT Kyle Braak Desenvolvedor Secretariado do GBIF.
FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS/RS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES Cluster para balanceamento de carga do moodle Vinicius Fabião.
Transcrição da apresentação:

Alternativas de CMS para o IDG Brasil Um overview sobre a atual situação do cluster IDG Brasil e as alternativas para um sólido roadmap

Situação Atual do Cluster do IDG Brasil  Estrutura de Hardware  2 máquinas web: Xeon Dual Core 3 GHz, 2 GB RAM  3 máquinas aplicação: 2 Xeon 2.8 GHz, 4 GB RAM  2 máquinas banco de dados: 1 Xeon 2.8 GHz, 2 GB RAM  Estrutura de Software  Linux Debian  Zope, Python, Plone  Apache, Squid  Postgres  Mailman  Status do Ambiente  Instabilidade geral durante o primeiro trimestre de 2007, com quedas subseqüentes  Contratação de consultoria Weimar para solucionar quedas do cluster  Upgrade do software executado por Weimar e pronto para testes  Sistema de exportação de páginas estáticas concluído e com performance normalizada  Ambiente sem redundância  Servindo mais de 10 milhões de page views para cerca de 1 milhão de usuários únicos por mês

Estrutura Atual da Equipe de Tecnologia Estrutura humana de tecnologia do IDG Brasil:  José Octavio, gerente de tecnologia online  Responsável pelos projetos online do IDG, equipe online, desenvolvimento, implantação, manutenção e concepção.  Administrador de sistemas e responsável pelo Cluster.  Gerson Sakurai, desenvolvedor pleno - avançado  Vastos conhecimentos na arquitetura PZP e desenvolvimento Web em geral.  TBD, desenvolvedor pleno  Programador Web para auxiliar a equipe de tecnologia online com o desenvolvimento, programação e layout.  TBD, desenvolvedor junior  Especialista em HTML, CSS, JavaScript, DHTML, etc. Com a função de desafogar os demais membros da equipe mais experientes e crescer nas tecnologias com a ajuda dos mesmos.

Estudo de Caso 1: Computerworld Equipe de Tecnologia Online:  1 CTO, 2 desenvolvedores para cotidiano, 1 desenvolvedor de novos projetos, 2 desenvolvedores de produtos para comunidades Estrutura de Hardware e Software  CMS baseado em solução proprietária Interwoven, baseada em Java, com conteúdo estático  Utilização da ferramenta Drupal de códigos abertos para comunidades  Serve 7,8 milhões de page views por mês  Estrutura de hardware de 3 servidores web e 1 servidor de aplicação  Banco de dados Oracle com investimento de US$ 25K em hardware Recomendações de Estrutura para IDG Brasil  Zope é uma boa escolha!  Não recomenda Drupal para CMS de todo o ambiente por pouca flexibilidade, busca inconsistente, taxonomia de difícil customização  Django não é maduro o suficiente para uso em larga escala  Segregar tráfego entre usuários logados e anônimos  Preferência por solução open source  Recomenda fine tuning, especialmente no Apache e Squid, ao invés da troca geral do CMS

Estudo de Caso 2: Infoworld Equipe de Tecnologia Online:  1 CTO, 2 desenvolvedores para cotidiano, 2 administradores de sistemas, e apoio terceirizado de empresa indiana para projetos especiais Estrutura de Hardware e Software  CMS baseado em solução de códigos abertos Drupal e Java, replicando experiência de Yahoo! e eBay  Única estrutura em open source do IDG nos Estados Unidos  Serve 3 milhões de page views por mês  Estrutura de hardware de 5 servidores web e aplicação  Banco de dados MySQL com duas máquinas em redundância Recomendações de Estrutura para IDG Brasil  Não conhece Zope a fundo  Recomenda o Drupal com consultoria externa de desenvolvimento  Fazer upgrade da estrutura de hardware  Pesar sempre o expertise da equipe local versus a ferramenta a ser adotada

Benchmark dos CMS no Mercado Ver planilha em anexo

Estratégia Geral para Vitória “...Um exército vitorioso não lutará com o inimigo até que esteja seguro das condições de vitória, enquanto que um exército derrotado inicia a batalha e espera obter a vitória depois.... ” (Sun Tzu)

Cenário Recomendado para o IDG Brasil Completar trabalho com a consultoria Weimar – Upgrade (1 mês) Separar estruturas de front e back end Sofisticação do sistema de exportação de páginas estáticas Iniciar assesment com Inmetrics Refazer estrutura na DH&C com redundância Diversificar a estrutura de software dos novos produtos a serem lançados pelo IDG (DJango) Avaliar possível migração com a experiência a partir de testes dos novos produtos Tempo para entrega das soluções propostas: 3 meses com relatórios mensais de progresso

Obrigado!