 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.

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Transcrição da apresentação:

 O pouco conhecimento sobre a importância dos artigos científicos no desenvolvimento do aprendizado acadêmico.

 Objetivo geral: › Comparar e compreender a relevância dos artigos científicos para os graduandos das áreas do conhecimento das Engenharias e Ciências da Saúde da UFMG.  Objetivos específicos: › Identificar a frequência de acesso aos artigos científicos; › Investigar o valor atribuído pelos alunos de graduação aos artigos científicos como fonte de informação; › Medir a finalidade do acesso a esses artigos;

 Universo: alunos de graduação  População: alunos de graduação da UFMG  Amostra: alunos de graduação das áreas do conhecimento das Engenharias e Ciências da Saúde da UFMG

A população é constituída por mil estudantes, o que representa 65% da comunidade universitária

A amostra corresponde a 30% da população, sendo graduandos das áreas pesquisadas.

 Questionário: › Pré-teste: 3 respondentes  2 Ciências da Saúde  1 Engenharias  Após a aplicação do pré-teste pessoalmente foram alteradas 5 das 15 questões

 91 respondentes › 7 nunca leram artigos científicos › 84 já leram artigos científicos  53 Engenharias  31 Ciências da Saúde

 Foram analisados os dados de 31 respondentes de cada área do conhecimento

Área de conhecimento Já iniciou ou cursou outra graduação Mesma área de Conhecimento Utilizam mais artigos na graduação atual Engenharia965 Saúde1128  Dos 31 respondentes dos cursos de engenharias, 9 já cursaram ou iniciaram outra graduação, sendo 6 deles na mesma área de conhecimento. Desses 9, cinco utilizam mais artigos na graduação atual.  Na área de ciências da saúde, dentre os 31 respondentes, 11 já cursaram ou iniciaram outra graduação, porem apenas dois deles na mesma área de conhecimento. Em contra partida, 8 dos 11 utilizam mais artigos científicos no curso atual.

 Aproximadamente 60% dos respondentes leem de 1 a 3 artigos científicos por mês. Isso corresponde a mais de 50% dos graduandos da Ciências da Saúde e quase 70% dos alunos de graduação da área de Engenharia

 Mais de 56% dos estudantes dos dois cursos acessam majoritariamente artigos publicados em periódicos nacionais e Internacionais.

Área de Conhecimento Busca por assunto Base de dados da área Google Acadêmico Portal CAPES Instituição de publicação como critério de confiabilidade Engenharias Ciências da Saúde  Quase 90% das buscas são feitas por assunto, em ambas áreas do conhecimento. Entre 3 e 9% dos usuários utilizam bases de dados específicas de suas áreas. Apenas 19 % dos estudantes das duas áreas utilizam o portal CAPES. 57% dos estudantes da área de engenharia utilizam Google acadêmico. Na área de ciências da saúde 30% utilizam igualmente portal CAPES e Scielo.  Mais de 50% dos usuários confiam no artigo de acordo com a instituição em que foi publicado.

 Na etapa quantitativa foi possível verificar que os estudantes da graduação das áreas de conhecimento de Engenharias e Ciências da Saúde têm pouco conhecimento sobre busca e acesso a artigos científicos específicos de suas áreas.

 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Disponível em: Acesso em 06 maio2016.  Google forms. Disponível em: TEdyw/edit?usp=sharing_eid&ts= Acesso em 06 maio 2016