Os Gêneros Literários. O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Celebramos hoje a ASSUNÇÃO de Nossa Senhora. Foi oficialmente declarada como Verdade de fé, pelo papa Pio XII em 1950, mas o facto já era aceite pela.
Advertisements

Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. André Araújo.
P OEMA - PROCESSO COMO LINGUAGEM REVOLUCIONÁRIA Projeto Ação Social & Literatura.
Classificação Decimal Universal E.B.2,3 Padre Joaquim Maria Fernandes CDU.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Objetivo: transmissão dos valores e regras sociais Informal – convivência com adultos. Formal – controle da Igreja. Educação: CULTURA MEDIEVAL.
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
Formação para Catequistas O SÍMBOLO DA FÉ. Sétima Sessão SANTÍSSIMA TRINDADE: UMA RELAÇÃO DE AMOR.
Bruna Giglio e Giovana Castro 9 m 1 Produção Textual Professora : Karla Faria.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Introdução O principal objetivo deste projeto é analisar a obra “O Segundo Sexo” de Simone de Beauvoir,
O Papel das Organizações do Terceiro Setor e sua relação com o Estado e demais setores Márcia Moussallem IATS – Instituto de Administração para o Terceiro.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
O ser humano natureza ou cultura?
A poesia de Mário de Andrade
Povos e Nações O que é política?. Em nosso cotidiano o termo política assume diversos significados. Falamos em política econômica, política educacional,
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS PROF: CHICO ARRUDA Conceituação de Verbo.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Manoel de Barros “Passava os dias ali, quieto, no meio das coisas miúdas. E me encantei.”
Professor Marcel Matias
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Quaresma o que é?. “Eis o tempo de conversão! Eis o dia da salvação! Ao Pai voltemos, juntos andemos! Eis o tempo de conversão”.
Alunos: Peterson Jean Lucas Jonathan Profª: Cris.
As concepções de espaço As atividades partem do pressuposto de que o ensino de física deve ter por objetivo apresentar as teorias da física dentro de seu.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
Prefeitura Municipal de Itajaí ESF Costa Cavalcanti Estimulando o protagonismo e empoderamento de um grupo de mulheres da comunidade do Costa Cavalcanti.
A ULA 1- O NASCIMENTO DA MODERNIDADE (XV-XIX) Novas experiências e valores da modernidade (religião, ciência, política, economia e sociedade) O sujeito.
Metafísica Aristotélica
Salmo 42 – Salmo de desabafo – Esperança na tristeza
Ficcionistas do RN – Recortes IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso Superior de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Iniciação à literatura do RN.
Ética e Cidadania Prof. Vonei Cene Ética e Civilização: na sociedade tecnológica! Aula 2.
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
Foi na década de 1830,que romances estrangeiros,principalmente franceses,foram traduzidos e exibidos em jornais brasileiros em forma de folhetins. Com.
Workshop de Planejament o Estratégico Rick L. Souza Plano Estratégico Para o Século 21.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
"Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída" Provérbios
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Surrealismo.
Sabe quem está chegando? A família Real de Marte, uma simpática família extra-terrestre. E sabe o que eles acharam de mais intrigante em suas primeiras.
Análise do tema a partir das informações da coletânea CAPÍTULO 2 – página 10 a 15.
INTRODUÇÃO À ATOMÍSTICA: Modelos atômicos, número atômico (z) e número de massa (A) 2012 COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS.
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Nos anais da História francesa, Exupéry, de estimável valor, Dedicou-se com garbo e nobreza, Ao ideal, com todo seu ardor. Antoine Saint Exupéry, De.
Antiguidade Clássica A civilização greco-romana serviu de modelo para o desenvolvimento da sociedade europeia e ocidental, por isso o adjetivo clássico,
Salmos: Poesias Inspiradas
Profª Débora Ouriques Arcadismo ou Neoclassicismo Fachadas da cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica berço do Arcadismo brasileiro.
Charles-Louis de Secondat: Barão de Montesquieu (nascido em 1689 e morto em 1755).
Clique e leia o texto, lentamente, sob um lindo fundo musical. Aline barros- Tu és Fiel Senhor Formatação- Décio Rodrigues Lopes Visite o site- angelicaslides.com.br.
Do Mecanicismo à Naturphilosophie Prof. Ivã Gurgel.
IDADE MÉDIA CRISE DO FEUDALISMO
Eber Hávila Rose Cecília Finotti Nishikawa Almeida
Grandes Personalida des Sabedoria em série “(...) não devemos cair nas ladainhas das lamúrias, dizendo que, no mundo, muitas vezes ou quase sempre, os.
II JUNIC II SEMINÁRIO DE PESQUISA
Reunião com Orientadores Pedagógicos
Ligue o Som MEUS BANNERS 2 de 4 Clic.
Tópicos de História da Física Clássica Aula Anterior  Características da Ciência Moderna:  Matematização da Natureza;  Mecanicismo (metáfora.
Projeto: Vanguardas Europeias
OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
Texto de: Nair Yumiko Kobashi. Um pouco de história dos processos de representação da informação: 2º Milênio A.C. -> tábuas de argila protegidas por uma.
Os corpos celestes Planetas e estrelas.
PRODUÇÃO DE TEXTO – 7º ANO CARTA ENIGMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Neoclássico em França.
1 Aula 8 – Modos de Produção e formações sociais Observação da imagem Leitura da introdução.
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA DEZEMBRO DE 2014 OUTROS TIPOS DE CONHECIMENTOS ANTONIO LÁZARO SANT´ANA.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Historiador: o profissional que investiga o passado.
CLASSICISMO (XVI) INÍCIO: Retorno do poeta Sá de Miranda da Itália, trazendo consigo o soneto. PANORAMA HISTÓRICO RENASCIMENTO: MONALISA – LEONARDO.
Transcrição da apresentação:

Os Gêneros Literários

O termo gênero é utilizado, nas diferentes formas de arte, para denominar um conjunto de obras que apresentam características semelhantes de forma e de conteúdo.

A primeira tentativa de organizar a produção literária de acordo com as características das obras foi feita por Aristóteles, na Antiguidade Clássica.

No Renascimento, a grande valorização da poesia lírica, desencadeada pela produção de Petrarca (Petrarca foi um escritor, humanista e poeta italiano do século 14. Teve grande importância no campo cultural, pois é considerado, por muitos estudiosos, como sendo o criador do Humanismo) consolidou três categorias: épico, lírico e o dramático.

Os longos poemas narrativos, em que um acontecimento histórico protagonizado por um herói é celebrado em estilo solene, grandioso, são chamados de épicos ou epopeias. O termo deriva do grego épos, que, dentre os seus significados, quer dizer palavra, verso, discurso.

Na cena de abertura da Odisseia, podemos identificar algumas características típicas da épica.

"Musa, reconta-me os feitos do herói astucioso que muito peregrinou, dês que esfez as muralhas sagradas de Tróia; muitas cidades dos homens viajou, conheceu seus costumes, como no mar padeceu sofrimentos inúmeros na alma, para que a vida salvasse e a de seus companheiros a volta." ( Odisséia, vv.1-5, tradução de Carlos Alberto Nunes)

O poeta pede inspiração às musas para contar a história de um herói, Odisseu ou Ulisses, que peregrinou por muitas cidades e sofreu terríveis provações.

Na epopeia clássica, os deuses são apresentados como seres reais que ajudam ou prejudicam o herói, dependendo de seus caprichos. Também os perigos enfrentados pelo herói são extraordinários. Odisseu, por exemplo mostra bravura e coragem ao enfrentar a força das ondas e dos ventos. Mas vemos na obra que ele não teria chance de sobreviver se não recebesse ajuda da Deusa Atena

No quarto dia o trabalho ficou concluído a contento, e no dia seguinte a divina Calipso mandou que fosse da ilha depois de banhar e prover de vestidos odoros. [...] Fez que soprasse, em seguida, um bom vento propício e agradável ao qual as velas o divo Odisseu satisfeito desfralda.

Eis que Posido, de volta dos homens etíopes o enxerga, dos altos montes dos povos Solimos. De pronto o percebe, que pelo mar navegava. Ainda mais se exaspera com isso; move indignado a cabeça e a si próprio dirige a palavra: " Oh! Por sem dúvida os deuses por modo diverso acordaram sobre Odisseu, quando estive em visita entre as gentes Etíopes

O coração de Odisseu se abalou, fraquejaram- lhe os joelhos. Vendo-se em tanta aflição, ao magnânimo espírito fala: "Quão infeliz! Ai de mim! Que me falta passar de mais grave?

Ao longo dos séculos, o conceito de poema épico se transformou para acomodar as mudanças sociais e políticas por que passaram as sociedades. A maior transformação ocorreu no século 18, quando longos poemas narrativos entram em declínio e surge, como alternativa a narrativa em forma de romance.

O herói moderno enfrenta uma série de problemas cotidianos e luta para superá-los sem qualquer tipo de auxílio divino. Por ser “normal” ele pode fraquejar e sucumbir-se às tentações (ele acima de tudo é humano).

Assim a epopeia moderna é a luta do ser humano comum para construir sua identidade e sobreviver em uma sociedade, pois enfrenta obstáculos cotidianos.