Articulando o debate da Psicologia Jurídica e a ABPJ Associação Brasileira de Psicologia Jurídica - ABPJ 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
PERSPECTIVAS POLÍTICAS PARA O COOPERATIVISMO SOLIDÁRIO
1 A adolescência é uma das fases do desenvolvimento dos indivíduos e, por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa.
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social CONAPREVCONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
A rede SENAI de EaD. Aqui você conhecerá a Rede SENAI de EaD.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
Tuberculose nas Populações em Situação de Rua 29 e 30 de Outubro de 2007 Rio de Janeiro.
Aplicação da Lei /01 às pessoas em medida de segurança:
I Encontro Estadual de Formadores – CFES/SC Agosto de 2010.
1ª OFICINA ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Cursos de Formação Continuada da DPEDHUC/SECADI
Síntese das preposições do documento-referência Contribuição para a discussão nas escolas Luís Antônio Arlene Moraes.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
FLORIANÓPOLIS, 04 E 05 DE NOVEMBRO DE 2006
TEMA – “Participação e Controle Social no SUAS”
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
Conselho Consultivo Nacional dos Adolescentes e Jovens da ABMP Articulações, análises e ampliação nacional São Paulo/SP 2010.
Congresso Nacional da Psicologia
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Saúde Mental Belo Horizonte Secretaria Municipal de Saúde
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
SECRETARIA NACIONAL DE POLÍTICAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES A Secretaria de políticas para crianças e adolescentes tem como plano estratégico atuar e.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
AVALIAÇÃO CFES-SUDESTE Foi o primeiro projeto construído coletivamente, um projeto que atingiu o Brasil, todos os segmentos da ecosol. O CFES deu a direção.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Organização Pacto A execução deste projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS, como as Escolas de Saúde Pública, as Escolas Técnicas.
Conceito/história/demanda/público alvo
Funcionamento do Sistema Conselhos de Psicologia
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
FÓRUM GOIANO Breve panorama de
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
possibilidades e desafios
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA JURÍDICA NO BRASIL
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
REUNIÕES REGIONAIS.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
TRANSFERÊNCIA DO CONHECIMENTO GERADO PELA RIIEE - CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS Profª. Dr.ª ANGELA MARIA ALVAREZ UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRESIDENTE.
1 O que é o COMUSAN: Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de São Paulo. Discute políticas públicas para segurança alimentar e nutricional.
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
CAACTs: Comissão de Acompanhamento e Assessoria aos Conselhos Tutelares.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
ORIENTAÇÕES VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Conforme Resoluções do Conanda e do Cedca/SC Tema “Construindo Diretrizes.
II Oficina de Planejamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos do Plano Estadual de VISA OBJETIVOS  Apresentar as diretrizes de atuação da Vigilância.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
PSICOLOGIA JURÍDICA Ciência aplicada aos diversos campos legais, desde a seleção de juízes até a compreensão e tratamento de criminosos, vítimas de delito,
Transcrição da apresentação:

Articulando o debate da Psicologia Jurídica e a ABPJ Associação Brasileira de Psicologia Jurídica - ABPJ 2008

Grupo Gestor Intermediário Álvaro Fátima França – - SP Luís Fernando Odilza Rodrigo Rosalice Lopes Sônia Rovinski Valdirene Daufemback – - SC

Histórico 1.lala 2.lala 3.lala 4.lala Fátima, aqui poderiam entrar aqueles slides que você apresentou no evento de Florianópolis

Princípios 1.lala 2.lala 3.lala 4.lala

Contexto (questões e demandas atuais que reforçam a necessidade do debate e da organização da ABPJ) 1.lala 2.lala 3.lala 4.lala

Proposta 1.Encontros regionais ou estaduais 2.Congresso Nacional de Psicologia Jurídica 3.Eleição de Diretoria da ABPJ

Eixos de discussão - transversal 1.Políticas públicas, exclusão social e justiça 2.Relacionamento entre o saber jurídico e saber psicológico 3.Atuação em rede: espaço de articulação e intervenção da Psicologia 4.Atuação do psicólogo a partir da Lei de Execução Penal, do Estatuto da Criança e Adolescente, da Código Civil, do Estatuto do Idoso Dicotomia da atuação profissional voltada à classificação e segregação e da atuação profissional voltada à cidadania e integração social 6.Lala 7.Lala 8.Lala

Eixos de discussão - específico 1.Avaliação psicológica – Aqui, dentre outros aspectos, penso que deve ficar claro que muitas pessoas hoje desenvolvem atividades de avaliação que têm uma interface com a justiça, ou seja, existem muitos psicólogos que atuam no consultório e/ou Serviços- Escola (antigas clínicas das faculdades) como assistentes técnicos que não tem clareza que isto é um tipo de atividade em Psicologia Jurídica. 2.Depoimento sem dano 3.Justiça terapêutica 4.Reforma psiquiátrica no âmbito da Justiça 5.lala

Cronograma Região Sul Região Centro- Oeste Região Sudeste Região Norte Região Nordeste Encontro Regional ou Estadual Congresso Nacional 11/09 – BH

Documentos de referência 1.Diretrizes para atuação e formação dos psicólogos do sistema prisional brasileiro – DEPEN/CFP 2. lala 3.lala