RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“...objetivando a formulação de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários das ações ordinárias da empresa, ao mesmo tempo.
Advertisements

Direito Internacional Econômico
Organismos Financeiros Internacionais
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
-Segunda metade do século XIX: Maiores nações passam a firmar acordos bilaterais -Primeira Guerra Mundial ( ): Estados Unidos se recusam a retomar.
Teoria Geral. O Direito Econômico  É o direito das políticas públicas na economia.  Conjunto de normas e institutos jurídicos que permitem ao Estado.
O mundo dividido na era da Globalização
A nova regionalização do mundo
DIREITO AMBIENTAL INTERNACIONAL é um ramo do Direito Internacional focado na instituição de regras ambientais internacionais com fins de conservação e.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Economia Política I Prof. Wesley Vieira Borges.
Globalização Blocos Regionais MERCOSUL Renata Vargas Amaral Mestranda/UFSC.
Comércio Internacional Comércio Comércio = atividade de distribuição e venda dos bens criados pelas atividades industriais e agrícolas. Origens do Comércio:
Brasil Polo Regional de Resseguros Abril Conceito do Brasil como Polo Regional de Resseguros A atração de prêmios de fora de sua jurisdição para.
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Organização Internacional do Trabalho IPEC A Organização Internacional do Trabalho Fundada em 1919 após a I Guerra Mundial Construiu uma estrutura social.
UNIP Prof. Flávio Henrique de Sarmento Seixas 1/34 Ambiente Econômico Global Integração Regional Blocos Econômicos.
O PAPEL DA ONU NO MUNDO CAPÍTULO 2 - 9º ANO PROFESSORA: CARLA MENEZES.
INTRODUÇÃO - SISTEMA FINANCEIRO.
A Adesão ao FMI e as “Décadas Perdidas”  Fernanda Pacheco de Souza  Greice Petri Machado.
Fatores que impulsionam as migrações internacionais
AS FASES DO DESENVOLVIMENTO CAPITALISTA
Globalização e Mercado Financeiro Global Prof. Glauco Carvalho.
Mesas redondas sobre Políticas de Coerência Regulatória Relações Bilaterais Brasil – Estados Unidos e Políticas de Coerência Regulatória João Augusto Baptista.
O SINDICATO COMO ORGANIZAÇÃO A RAZÃO DE SER. 2 A história do sindicalismo: Revolução Industrial. QUAIS ERAM AS CONDIÇÕES DE TRABALHO? QUAL FOI A REAÇÃO.
Amaury Gremaud HEG II O funcionamento do Sistema de Bretton Woods.
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional - Senado Federal Brasília, 20 de agosto de 2013 O MERCOSUL e os acordos internacionais de comércio- José.
Crescimento verde inclusivo: Dilemas de políticas Pedro da Motta Veiga Sandra Polonia Rios Junho 2013.
Gestão de Serviços Bancários. Sistema Financeiro Nacional ► Intermediador de Recursos no mercado ► Formado por um conjunto de instituições que existem.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
DA COLÔNIA À POTÊNCIA ECONÔMICA, ATÔMICA E DEMOGRÁFICA
Nova Ordem Mundial A construção da nova ordem Crise da URSS e as reformas de Gorbachev: Perestróica e Glasnost. Queda do Muro de Berlim: Falência.
OMC e Avaliação da Conformidade Paulo Ferracioli.
Capitalista Socialista Misto
Transformando o Discurso em Prática: O Papel dos Bancos de Desenvolvimento na Efetividade da Agenda Ambiental Gabriel Rangel Visconti Superintendente da.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 4.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
Amaury Gremaud HEG II A montagem do Sistema de Bretton Woods.
BARREIRAS TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO DE MERCADORIAS Art. II GATT 1994.
BRASIL NA NOVA ORDEM MUNDIAL
Trabalho de Finanças Compulsório e Taxas de Redesconto Grupo: 1NAS6 Ana Paula Lima Felipe Fanton Flávia Pereira Sonia A J Souza.
Movimentos Migratórios e suas Motivações
Mercosul Nome: Guilherme dos S. Silva e Enzo N: 5 Ano: 8D.
Trabalho de Geografia sobre o MERCOSUL Alunas: Gabriela Samara Lozekam Luciana Rosset 1 Imagem 1. Disponível em:. Acesso em: 06/03/2016.
1. 2 O que são blocos econômicos
APEC – Bloco econômico Colégio Maria Imaculada 8º ano B Nomes dos integrantes: Ana Luísa Turri nº02 Giuliana Tabarelli nº08 Lethícia Ocampo nº12 Trabalho.
Professor: Wilson Forti Integrantes: Matheus Oliveira n° 15 Frederico da Costa n° 6 Francisco Miller n° 5.
TEMA III: Mundo Fragmentado Fluxos de bens e serviços Por: Inês Gomes.
Trabalho sobre blocos econÔmicos: alca e pacto andino
O setor externo Aula 11.
1 Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira Relações laborais nas empresas multinacionais.
O MERCADO MONETÁRIO, CONTAS MONETÁRIAS E FINANCEIRAS- parte 2 SÍLVIA MIRANDA LES-ESALQ/USP OUTUBRO/2015.
GEOGRAFIA Professor: Wilson Forti Maria Clara Samapaio Nº 14 8ºB Pedro Henrique Ambrósio Nº 18 8ºB Rafaella Montebello Nº 19 8ºB.
INTCEX 2. INTRODUÇÃO AO COMÉRCIO EXTERIOR FMI O Fundo Monetário Internacional é uma organização internacional que pretende assegurar o bom.
BLOCOS ECONÔMICOS Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
Acadêmicas: Alana Galiazzi, Roselaine F. Lisot, Liane Degrandis
A Formação sindical sobre Normas Internacionais do Trabalho Declaração da OIT sobre Justiça Social para uma Globalização Justa (DECLARAÇÃO DA JUSTIÇA.
Globalização e Integração Econômica. Economia Global define uma nova era na história da humanidade, em que a interdependência entre os povos será tão.
Macroeconomia: O Setor Externo
Gestão Negócios Internacionais Profa. Valdnéa A Paula Santos
DECLARAÇÃO TRIPARTIDA DE PRINCÍPIOS SOBRE EMPRESAS MULTINACIONAIS E POLÍTICA SOCIAL ACTRAV Bureau para as Atividades dos Trabalhadores.
Políticas culturais no Brasil contemporâneo Antonio Albino Canelas Rubim
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Compreender  O que é o Mercosul  Como são os países membros do Mercosul  Mercosul legal e Mercosul real.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE Apresenta basicamente duas facetas: uma geopolítica e outra econômica.
Pós-graduação em Políticas Públicas Introd. Pol. Macroeconômica Aula 4 O Balanço de Pagamentos Paulani & Braga (2000), cap. 5 Curado (2008), cap. 3.
PERCURSO 3 – Organizações internacionais mundiais.
INTRODUÇÃO A ECONOMIA DE EMPRESA
NOVAS ORGANIZAÇÕES E GRUPOS INTERNACIONAIS
Globalização e blocos econômicos
Transcrição da apresentação:

RECUPERAÇÃO ANUAL Aspectos de uma economia globalizada 3º BIMESTRE O papel dos grandes organismos internacionais na economia: (GATT) OMC, FMI, BANCO MUNDIAL A formação dos blocos econômicos regionais

GLOBALIZAÇÃO: A NECESSIDADE DE UM COMÉRCIO EM ESCALA MUNDIAL DEPOIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: Surgimento de grandes acordos e instituições internacionais de âmbito político, econômico, militar, social... Por quê? ONU GATT FMI BANCO MUNDIAL OTAN OUTROS ÂMBITO COMERCIAL:  GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) Acordo Geral de Tarifas e Comércio

GATT E OMC É UM ACORDO (OU UM TRATADO) ENTRE PAÍSES SIGNATÁRIOS. ACORDO QUE ESTABELECE REGRAS PARA O COMÉRCIO MULTILATERAL. O que é? Objetivos por trás da sua criação? IMPULSIONAR AS TROCAS COMERCIAIS ENTRE OS PAÍSES SIGNATÁRIOS. ESTIMULAR O COMÉRCIO MULTILATERAL REGULAR / VIGIAR AS RELAÇÕES COMERCIAIS COMBATER PRÁTICAS PROTECIONISTAS Alguns princípios do acordo TRATAMENTO IGUAL PARA TODOS OS PAÍSES MEMBROS. CONSTANTE NEGOCIAÇÃO PARA REDUÇÃO DE TARIFAS ALFANDEGÁRIAS

1995: O acordo (GATT) se amplia e vira uma importante instituição internacional: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC) Principal função: RESOLUÇÃO DE CONFLITOS E DISPUTAS COMERCIAIS ENTRE PAÍSES MEMBROS Algumas funções importantes Supervisionar os acordos multilaterais entre os países membros; Resolver diferenças comerciais; Servir de fórum de negociações entre os países membros; Cooperar com o Banco Mundial e o FMI na adoção de políticas econômicas em nível mundial

FMI INSTITUIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRÉSTIMOS A PAÍSES MEMBROS É UM FUNDO MONETÁRIO Espécie de “poupança internacional” Países membros: depositam cotas ($$) proporcionais às suas economia. Formação de um fundo de capitais para empréstimos. O que é? Sua origem CRIADO EM 1945 COM O OBJETIVO DE SUPERAR OS IMPACTOS ECONÔMICOS DEIXADOS PELA 2ª GUERRA MUNDIAL. EMPRÉSTIMOS VOLTADOS ESPECIALMENTE AOS PAÍSES ENVOLVIDOS NO CONFLITO. Foco de atuação nos dias de hoje EMPRÉSTIMOS AOS PAÍSES-MEMBROS QUE NECESSITEM DE DINHEIRO PARA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E/OU SUPERAÇÃO DE CRISES FINANCEIRAS. EMPRÉSTIMOS REALIZADOS SOB CONDIÇÕES ESTABELECIDAS PELO ÓRGÃO

BANCO MUNDIAL INSTITUIÇÃO INTERNACIONAL DE EMPRÉSTIMOS A PAÍSES MEMBROS INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL POR ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS PAÍSES MEMBROS É UM BANCO INTERNACIONAL O que é? CRIADO COMO BIRD EM 1944 COM O OBJETIVO FINANCIAR PROJETOS DE RECUPERAÇÃO ECONÔMICA DOS PAÍSES ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NA 2ª GUERRA MUNDIAL. BIRD: BANCO INTERNACIONAL PARA RECONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO Foco de atuação nos dias de hoje EMPRÉSTIMOS A GOVERNOS E EMPRESAS PARA PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA. FOCO NOS PAÍSES CHAMADOS: “SUBDESENVOLVIDOS” OU “EM DESENVOLVIMENTO”. EMPRÉSTIMOS REALIZADOS SOB CONDIÇÕES ESTABELECIDAS PELO ÓRGÃO Sua origem

BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS Acordos econômicos entre países vizinhos. Alianças estabelecidas em função de interesses comerciais em comum. Tendência do mundo contemporâneo: - Momento de uma economia muito competitiva entre as nações e as empresas. - Resultado: Integração econômica entre países com o objetivo de aumentar os lucros em escala nacional e regional. Prática mais comum neste tipo de acordo: - Diminuição ou isenção de impostos sobre as mercadorias negociadas entre os países do bloco.

BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS 04 tipos diferentes, segundo o nível de integração Maior integração entre os países Menor integração entre os países UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA MERCADO COMUM UNIÃO ADUANEIRA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO

BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS ZONA DE LIVRE COMÉRCIO UNIÃO ADUANEIRA MERCADO COMUM UNIÃO ECONÔMICA E MONETÁRIA