Noções de Grandezas Físicas e Unidades

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Caldeiras T Automação e Controle industrial.
Advertisements

Normas Regulamentadoras
PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA ESCOLA BÁSICA DE TONDELA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS Responsável Segurança Agostinho Silva ESCOLA.
Introdução à Fenômenos de Transporte Curso Superior Tecnólogo em Mecatrônica Industrial – Módulo IV Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário IFSC – Campus Joinville.
Tecnologias em saúde:. 2 O que é tecnologia em saúde? Medicamentos, equipamentos e procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, educacionais, de.
História das células a combustível
Variação de pressão nos fluidos estáticos
Propriedades de um Sistema de Engenharia
Treinamento Introdutório de Segurança para Recém-admitidos
Procedimentos Básicos de Segurança na prevenção de riscos de acidentes no manuseio de máquinas, equipamentos e instalações Ricardo Di Tommaso Bastos Engº.
Introdução a termodinâmica: trabalho e energia Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
1 EQUIPE: Inna Lopes Camila Ramos Reinaldo Alexon Dourado Ílisson Santos.
NR 10 Instalações e serviços em eletricidade
Prof. Dr. Evandro Rodrigo Dário INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA IFSC – Campus Joinville - SC Disciplina : Fenômenos de transporte Aula 3 – Propriedades.
Motor à gasolina Profa Dra Patricia Targon Campana ACH1014 Fundamentos de Física 2013.
PFE/INSS/SECONS São Paulo/SP MAIO/2010. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01, DE 19 DE JANEIRO DE 2010 Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na.
SANTANA TEXTILES 2013 TREINAMENTO DE BRIGADA DE INCÊNDIO.
A Atmosfera e a Radiação Solar
CÂMARA DOS DEPUTADOS AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS SEGURANÇA E SAÚDE DOS TRABALHADORES EM MINERAÇÃO WALTER LINS ARCOVERDE DIRETOR.
1 Aplicação Prática da Conceção de Projetos Inerentemente mais Seguros – utilizando os Índices de Dow Richard Gowland.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS Professora: Ana Elza Dalla Roza Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – Campus Sinop – FACET – Engenharia.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS
Calorimetria John Física Disciplina Professor. (Unesp 2011) Uma bolsa térmica com 500 g de água à temperatura inicial de 60 ºC é empregada para tratamento.
ROTEIRO O QUE É SOLDA SOLDA MIG MAG PROCESSO DE SOLDAGEM
SOLUBILIDADE semelhante dissolve semelhante Coeficiente de solubilidade(Cs): é a quantidade de uma substância, em geral, em gramas, necessária para saturar.
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Sistemas Vitais Motores de Combustão interna. Para que os motores de combustão interna funcionem, é necessário que quatro outros sistemas tenham seu funcionamento.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
Curso Técnico de Eletromecânica Práticas de Manutenção
Termodinâmica Conceitos Fundamentais 1 Escola Politécnica da Universidade de São Paulo v. 1.0.
INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS E SANITÁRIAS
Higiene Segurança e Saúde no Trabalho
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
INSPEÇÃO EM SERVIÇO III Pan-American Conference for Nondestructive Testing 05 de junho de 2003.
OS ASPECTOS LEGAIS E PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA PREVENCIONISTAS DA SEGURANÇA DO TRABALHO NO ÂMBITO DA.
CONTEÚDOS: TEMPERATURA E SUA MEDIÇÃO DILATAÇÃO TÉRMICA ª CONFERÊNCIA DE FÍSICA MOLECULAR E TERMODINÂMICA.
4/28/2017 VÁLVULAS CORTA - CHAMA.
HACCP OU APPCC Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle
Sistemas de Instrumentação Ellen Moallem Danusa Teixeira Henrique Nora Neto Luciana L. de Barros Vania R. Lança
Índice de Exposição a Produtos Químicos de Dow Método simples para prever dispersão de vapores/gases de fugas de processos Índice utilizado como parte.
D E C R E T O /2011 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO.
Princípios básicos do Programa de Químicos Reativos Compreender a química do processo –Processo desejado e reações –Reações secundárias –Desvios previstos.
FUSÃO NUCLEAR. Princípios básicos Origem dos elementos Aplicações.
Professor; Albino nunes
NR 10 SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE.
Equação de energia para fluidos ideais
PREVENÇÃO DE ACIDENTE NOS TRABALHOS EM ALTURA
Origem "A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro,
Alterar a temperatura Alterar o estado físico. DILATAÇÃO dos SÓLIDOS.
A Organização do Trabalho dos Alunos no Laboratório
Constantes de um Gás Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra de gás possui; Massa do Gás (m): é a quantidade de matéria que a amostra.
ESTADOS DE AGREGAÇÃO DA MATÉRIA E DENSIDADE Físico-Química (frente 3) – Bruno :D.
CLASSE 1 - EXPLOSIVOS São substâncias sólidas, líquidas ou em formas de mistura que sofrem uma reação química; esta reação causa a formação de gases que.
A importância do sesmt para a empresa
Bombas.
INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Técnico em Eletromecânica. Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 30 hr. 4ª Fase.
Professor Dr. Evandro Rodrigo Dário Curso: Tecnólogo em Mecatrônica Disciplina: Fenômenos de Transporte Segunda Lei da Termodinâmica.
Introdução a termodinâmica: propriedades Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada Prof. Paulo A Baltazar Ramos.
Prevenção e Controlo de Derrames Ambientais
As medidas de promoção da saúde têm como objetivo prevenir e/ou minorar os efeitos das doenças De acordo com a OMS, promoção da saúde é o processo que.
TRABALHO COM PRODUTOS QUÍMICOS
REUNIÃO ACEMT 27/04/2013 INFORMES. - O dia 28 de abril é marcado, em todo o mundo, pela defesa de um ambiente de trabalho seguro e com qualidade. A data.
Trabalho por turnos Outra forma de organização dos horários de trabalho é a que é feita nos locais de laboração contínua, normalmente vai rodando entre.
Bombas. CURVAS CARACTERÍSTICAS A curva característica de desempenho de uma bomba mostra a variação da altura manométrica com a vazão. São também usualmente.
Curso: Engenharia de Produção Disciplina: Sistemas Térmicos Prof. Luis Roberto de Mello e Pinto.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
FÍSICA Professor : Carlos Eduardo AULA 01 21/10/2010.
ERGONOMIA Prof.: BLAKE CHARLES DINIZ MARQUES NR 17 – ASPECTOS GERAIS.
OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA. TÍTULO DO ASSUNTO A SER TRATADO NESTE POWERPOINT QUE TEM UM TÍTULO GRANDE OS NUTRIENTES COMO FONTE DE ENERGIA De.
Transcrição da apresentação:

Noções de Grandezas Físicas e Unidades Operador de Caldeira Noções de Grandezas Físicas e Unidades Pressão Pressão atmosférica Pressão interna de um vaso Pressão manométrica e absoluta Unidades de pressão Calor e temperatura Noções gerais: calor e temperatura Modos de transferência de calor Calor específico e calor sensível Transferência de calor isotérmica Vapor saturado e superaquecido Tabela de vapor saturado

Caldeiras – Condições Gerais Operador de Caldeira Caldeiras – Condições Gerais Tipos de caldeiras e suas utilizações Partes de uma caldeira Caldeiras flamotubulares Caldeiras aquatubulares Caldeiras elétricas Caldeiras a combustíveis sólidos Caldeiras a combustíveis líquidos Caldeiras a gás Queimadores Instrumentos e dispositivos de controle Dispositivo de alimentação Visor de nível Sistema de controle de nível Indicadores de pressão Dispositivos de segurança Dispositivos auxiliares Válvulas e tubulações Tiragem de fumaça

Operador de Caldeira Operação de Caldeiras Partida e parada Regulagem e controle De temperatura De pressão De fornecimento de energia Do nível de água De poluentes Falhas de operação, causas e providências Roteiro de vistoria diária Operação de um sistema de várias caldeiras Procedimentos em situações de emergência

Tratamento de Água e Manutenção de Caldeiras Operador de Caldeira Tratamento de Água e Manutenção de Caldeiras Impurezas da água e suas consequências Tratamento de água Manutenção de caldeiras

Legislação e Normalização Operador de Caldeira Legislação e Normalização Normas Regulamentadoras Normas Técnicas Norma Regulamentadora 13 (NR-13)

Prevenção contra Explosões e outros Riscos Riscos gerais de acidentes Operador de Caldeira Prevenção contra Explosões e outros Riscos Riscos gerais de acidentes Riscos à saúde Riscos de explosão