As Atividades Complementares têm por objetivo flexibilizar os currículos, de forma a incentivar o discente a expandir sua formação para além das áreas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demandas e aspectos legais do PEAD
Advertisements

Estágio Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí Faz. Palmital, Zona Rural, CEP , Urutaí-GO Fone: (64) , Fax:
Este documento apresenta de forma simplificada as etapas que devem ser cumpridas pelos concluintes do curso de Sistemas para Internet da Faculdade Marista.
Atividades Complementares Curso de Letras
S Seleção de Alunos (Cursistas) Seleção de Tutores Registro de Alunos Registro de Tutores Site Institucional.
Monitoria Adjunta ao Departamento de Informática da PUC- Rio
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UCDB
Programa Especial de Treinamento
2009.
CRÉDITOS COMPLEMENTARES
Atividades Complementares, Monitoria e de Extensão
Tutorial de utilização do
Tutorial de Acesso ao Moodle QI
GRADUAÇÃO Eduardo, Livia e Rosana.
Semestre 2008/2 Sejam todas/os Bem-vindos. Eixo V Marco no curso – 2ª. Metade do curso. Vislumbra-se a formatura. Aproveitamento e concentração das energias.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS
BAAE - I Destinada preferencialmente ao aluno que se enquadre em condições de necessidades socioeconômicas 1) Inscrições exclusivas para ingressantes da.
E.E.F.D Licenciatura Participe dos eventos e colabore para a formação de valores educativos consistentes! . Acompanhe as atividades e informes.
Atividades Complementares no âmbito do ENG
Prof.Dr. Ronaldo José Nascimento
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
UM PROGRAMA DO CREA-PR
Verifica PRE-REQUISITOS
01 Índice Treinamento para os alunos Cadastro de evento externo
Processo de EQUIVALÊNCIA a Estágio Experiência Profissional Iniciação Científica Monitoria.
Orientações sobre Estágio Supervisionado
Passo a passo para cumprir as
SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA NOVA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES TEÓRICO- PRÁTICAS (ATPS) RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 COLEGIADO DE PEDAGOGIA.
TUTORIAL PARA ESTAGIOS
2015.
ACOM – Atividades Complementares
ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SOCIAIS
Atividades Complementares Coordenação de Administração
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
Orientações Gerais do PPGPSI -UFJF
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
Estágio supervisionado
SISTEMA DE CONTROLE DE CONVÊNIOS
Curso de Graduação em Gestão Pública
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
DAP Diretório Acadêmico do Pólo de Volta Redonda deseja as boas vindas aos novos colegas e saúda todos os presentes.
Reunião de estágio 2°/2013 Estágios Supervisionado em Nutrição Social – 246 hs Estágios Supervisionado em Nutrição Clínica – 246 hs Estágios Supervisionado.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
ESTÁGIOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Professora: Paola L. G Prudente
Discentes Os escores de ingresso no curso caracterizam candidatos de alto nível? Avaliação Externa: A Sim Avaliação Interna Sim
Atividades Complementares Curso de Letras
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO 2º semestre de 2014 Matricula Obrigatória 02 e 03 de junho de 2014 Local: Seção Técnica de Graduação Obs: Realizar a.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
BEM-VINDOS!.
Profa. Cleide Bittencourt Supervisora de Estágio
Atividades Complementares Curso de Letras 2012/2º
ATIVIDADES COMPLEMENTARES.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Professora Responsável Cláudia Cláudia Silveira da Cunha 2012.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Programa de Iniciação Científica O que é : É um programa que possibilita envolver alunos no desenvolvimento de projetos.
Tutorial Editais FIEX 2016 Elaborado por: Taiani Bacchi Kienetz
Procedimentos para a realização da matrícula Atualização dos dados do discente Seleção de turmas Ajuda para matrícula Buscar turmas abertas Adicionar turmas.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES DE ENSINO: ATIVIDADES DE ENSINO: I – Disciplinas oferecidas pela FMIt ( pts) ( pts) Até 10 horas.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
ENADE 2006 Reunião com o cursos: Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Turismo.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

As Atividades Complementares têm por objetivo flexibilizar os currículos, de forma a incentivar o discente a expandir sua formação para além das áreas de concentração do curso.

 A obtenção dos créditos complementares é regulamentada pela Resolução 24/2006 do CEPE ( ) e pela Resolução 01/2007 da CGBim ( complementares/resolucao ).

Tipos de atividades consideradas: 1. Disciplinas adicionais da UFRGS 2. Créditos eletivos excedentes ao número exigido no Curso de Graduação 3. Disciplinas de outras Instituições de Ensino Superior (IES) 4. Estágios não obrigatórios com relevância acadêmica para o aluno 5. Atividades de representação discente (Diretório Estudantil, Colegiados, Comissões, Conselhos) 6. Atividades de iniciação científica como bolsista ou estagiário voluntário, cujos trabalhos foram apresentados no Salão de Iniciação 7. Atividades de monitoria 8. Atividades desenvolvidas em programas de ensino tutorial (PET) 9. Atividades de extensão universitária, desde que apresentadas no Salão de Extensão 10. Participação em eventos científicos 11. Cursos ou atividades de extensão de outras IES ou de eventos acadêmicos

 O curso de Biomedicina exige, no mínimo, 12 créditos complementares; DOIS TIPOS ATIVIDADES CONSIDERADAS  É necessário obter créditos complementares por, pelo menos, DOIS TIPOS das ATIVIDADES CONSIDERADAS.

 O aluno deverá preencher o formulário de requisição de solicitação de liberação de crédito (disponível na página da Biomedicina ou na página do aluno, no site da UFRGS. Mas ATENÇÃO, preencha e imprima imediatamente, pois a página não salva as informações digitadas);  Depois de preenchido e impresso este formulário, o aluno deve anexar as cópias dos comprovantes das atividades relacionadas no formulário e que deseja transformar em créditos complementares (modelo na lâmina seguinte);  Após a juntada desta documentação, o aluno deve entregá- la na Secretaria da COMGRAD Biomedicina, sala 153 do ICBS (Campus Centro);  Para contabilizar as horas de estágio, é imprescindível que os documento comprobatórios indiquem o período e as horas cumpridas pelo aluno requerente e as atividades desenvolvidas;  Qualquer dúvida há uma janela de ajuda, no próprio portal, chamada S.O.S Aluno.

Irma Bueno - Técnica em Assuntos Educacionais