RESENHA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resumo e resenha.
Advertisements

RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
RESENÇÃO OU RESENHA Definição:Exposição em síntese do assunto tratado em uma obra científica . Resenção crítica: Desenvolvida em forma de apreciação da.
Universidade do Estado da Bahia-UNEB Curso:Direito Disciplina:Produção de Texto Técnico-Científico Docente:César Costa Vitorino.
Breves Noções Metodológicas de Leitura e Interpretação de Texto
Autor: Orientador Instituição Local e data
Modelos de Textos Científicos
LEITURA CRÍTICA DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resumo.
Técnicas da Comunicação Científica
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Metodologia Científica
RESENHA Resenha-resumo:
Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Título do Trabalho Título do Trabalho Título do Trabalho.

Resenha Produção de texto.
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
RESENHA Profa. Drª Marli Hatje UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Resenha ANBT - NBR 6028 Profa. Jean Márcia O. Mascarenhas Pesquisa em Alimentos I.
Fabiana Rocha Patrícia Andrade Silvânia Almeida
Iniciação Científica º Série/EM.
Metodologia Científica
Produzindo o Ensaio Teórico
FICHAMENTO.
RESENHA Prof. Frajola.
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Resenha Crítica HOSS, Osni. Ms. e Doutorando.
CONSIDERAÇÕES SOBRE RESUMO
RESUMO.
(nome do curso) (Título do Trabalho de Conclusão de Curso)
Resenha Crítica.
RESENHAS Prof.: Rodney Caetano.
Resenhas.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 Resumos, Títulos e Palavras-chave.
Resumo.
1. Definições Resenha-resumo:      É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de.
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
RESENHA.
Documentação e Resenha
Metodologia da Pesquisa Científica
Metodologia Científica
Fichamento.
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Comunicação e Redação Empresarial
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO RESUMOS, FICHAMENTOS E RESENHA
Prof. Ms. Patricia Tatiana Soler
UNIDADE VI – Folhas, Datilografia e Digitação
LEITURA E REDAÇÃO CIÊNTIFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Resumo.
SÍNTESE Substantivo feminino proveniente da palavra grega synthesis que significa composição ou arranjo. É a redução de um texto em suas ideias principais.
Profa. Jeiel Lucena RESENHA CRÍTICA Profa. Jeiel Lucena
ARTIGO PLANEJAMENTO. ARTIGO (NBR 6022/1994 DA ABNT) ► “Texto com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados.
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FICHAMENTO.
QUE NÃO EXIGEM PROCESSO FORMAL DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA
DISCIPLINA: Redação científica
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
Metodologia Científica
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
TIPOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA “[...] a comunicação científica é a forma de estabelecer o diálogo com o público da.
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Resenha Características: texto breve, apresentado como um resumo comentado de uma publicação. Constituem apreciações, análises crítica e interpretativa.
Gêneros textuais/discursivos: a produção de gêneros acadêmicos
Resenha acadêmica Professora Rita de Cassia Lorga Carnielli Material baseado nos estudos do Prof. Dr. André Lopez.
Transcrição da apresentação:

RESENHA

Resenha descritiva e resenha crítica Fiorin e Savioli, em Para entender o texto (1990:426), partem da conceituação de resenha e dividem-na em descritiva e crítica. O objeto de uma resenha pode ser um acontecimento, ou textos, ou obras culturais, como romance , peça de teatro, filme. O procedimento do resenhista será seletivo, uma vez que não pode abarcar a totalidade das propriedades de um texto. O que relatar numa resenha depende da finalidade que tem em vista.

Na descritiva, ressalta-se a estrutura da obra (partes, número de páginas, capítulos, assuntos tratados, índices). Se tradução, informa-se o nome do tradutor. Contém ainda um resumo da obra, a perspectiva teórica, o gênero (crítica literária, livro de negócios, esotérico, romance, teatro, ensaio), o método adotado. Na resenha crítica, colocam-se comentários e julgamentos do resenhista.

Elementos da resenha descritiva Nome do autor (ou dos autores) Título e subtítulo da obra Se tradução, nome do tradutor; Nome da editora; Lugar e data da publicação Número de páginas e volumes Descrição sumária de partes, capítulos, índices Resumo da obra, salientando objeto, objetivo, gênero Métodos utilizados (como o autor construiu sua obra); Ponto de vista que defende

Resenha Crítica Para Andrade (1995) a resenha é um tipo de resumo crítico, porém mais abrangente: permite comentários e opiniões, inclui julgamento de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância da obra com relação às outras do mesmo gênero.

Elementos constituintes da resenha crítica Referência Bibliográfica: Autor. Título da Obra. Elementos de imprensa (local de edição, editora, data). Número de Páginas. Formato.

Elementos constituintes da resenha crítica 2 Credenciais do Autor: Informações sobre o autor, nacionalidade, formação universitária, títulos, livro ou artigo publicado.

Elementos constituintes da resenha crítica 3 Resumo da Obra (digesto): Resumo das idéias principais da obra. De que trata o texto? Qual sua característica principal? Exige algum conhecimento prévio para entendê-la? Descrição do conteúdo dos capítulos ou partes da obra.

Elementos constituintes da resenha crítica 4.Conclusões da Autoria: Quais as conclusões a que o autor chegou? 5. Metodologia da Autoria: Que métodos utilizou? Dedutivo? Indutivo? Histórico? Comparativo? Estatístico?

Elementos constituintes da resenha crítica 6. Quadro de referência do autor: Que teoria serve de apoio ao estudo apresentado? Qual o modelo teórico utilizado?

Elementos constituintes da resenha crítica 7 Crítica do Resenhista (apreciação): Julgamento da Obra. Qual a contribuição da obra? As idéias são originais? Como é o estilo do autor: conciso, objetivo, simples? Idealista? Realista?

Elementos constituintes da resenha crítica 8 Indicações do resenhista: A quem é dirigida a obra? A obra é endereçada a que disciplina? Pode ser adotada em algum curso? Qual?

Considerações A resenha não é, pois, um resumo. Este é apenas um elemento da estrutura da resenha. Além disso se, por um lado, o resumo não admite o juízo valorativo, o comentário, a crítica; a resenha, por outro, exige tais elementos.

Considerações Em alguns casos, não é possível dar resposta a todas as interrogações feitas; outras vezes, se publicada em jornais ou revistas não especializados, pode-se omitir um ou outro elemento da estrutura da resenha. Numa publicação científica, porém, deve-se observar com rigor os pontos salientados.