A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGROBIODIVERSIDADE POR COMUNIDADES TRADICIONAIS NA MATA ATLÂNTICA - SP Gabriela da Cunha Souza – Bolsista Iniciação ao Extensionismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura, Turismo e Meio Ambiente
Advertisements

Publicação de Artigos em Periódicos Marcelo Zaiat Laboratório de Processos Biológicos Grupo de Pesquisa em Processos Anaeróbios.
A ADOÇÃO DA POLÍTICA DE ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A Experiência da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca ENSP/Fiocruz CRICS9 Autores: Ana.
AGROECOLOGIA PARA TODOS Orientador : Evandro Ferreira Passos Bolsista : Talles Iwasawa Neves.
VIABILIDADE ECONÔMICA DA EXPLORAÇÃO DE PALMITO Euterpe edulis Mart. NO BIOMA MATA ATLÂNTICA, VALE DO PARAÍBA-SP Fernando Cembraneli 1 ; Camila Pereira.
Agosto/2015 Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável Agricultura & Inovação: Rota para o Desenvolvimento Sustentável PROGRAMA DE.
Maio/2012 Perfil dos Participantes Compilação das Respostas dos Questionários Paula Barreto BNDES.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Orgulho da Amazônia INPA INPA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA ANOS MISSÃO DO INPA “Gerar e disseminar conhecimentos e tecnologias.
PROJETO O USO RESPONSÁVEL DA INTERNET Carolina Quattrer Pinheiro da Silva Débora Souza da Silva Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia.
ANÁLISE DA “2ª SEMANA DA ÁGUA” NO MUNICÍPIO DE OLIVEIRA/MG Mirian de Sousa Silva Doutoranda em Engenharia Florestal Romer Silva Castanheira Assessor de.
Organização Textual FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO.
O Cadastro Único como ferramenta de Gestão: Usos e Potencialidades COORDENAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS - CES.
Comportamento de busca informacional na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFMG por alunos da pós-graduação lato sensu e stricto sensu.
AULA DO DIA 23 DE ABRIL DE 2013 MESTRADO EM EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIAS DISCIPLINA – METODOLOGIA DA PESQUISA PROFESSORAS – KÊNIA E MIRZA MÉTODO METODOLOGIA.
PROGRAMA ESCOLA DA CIÊNCIA Título do seu trabalho Seu nome Programa que você está vinculado (PPGA, GSS, GEAS, GE, GP)
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
Programa Biota-MS: ciência, tecnologia e inovação para tomadas de decisão em biodiversidade GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
CONSIDERAÇÕES FINAIS O clareamento dental é um dos procedimentos mais importantes na odontologia estética atual. Vem sendo, sem dúvida, amplamente difundido.
Bioma Amazônico Comissão de Meio Ambiente do Senado Kamila Botelho do Amaral – Amazonas Brasilia, 19 de março de 2015.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
EXPLORAÇÃO FLORESTALEXPLORAÇÃO FLORESTAL Curso Novo Código Florestal – Escola da AGU – 24 de setembro de 2014.Curso Novo Código Florestal – Escola da AGU.
I ENCONTRO UASF NA REGIÃO NORTE. AÇÕES DESENVOLVIDAS  Informação sobre as linhas de crédito disponíveis.  Elaboração de Projetos de Viabilidade Técnico,
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE CONVÊNIO 025/2007 PMPA/MMA/ FNMA Recuperação das nascentes e matas ciliares do Arroio Dilúvio e seus afluentes Coordenador.
SERVIÇO SOCIAL Carla Letícia Raupp Ramos CRESS nº 2930/12ª R Cláudia Leal CRESS nº 2528/12ª R Jerbbera Joplyn de Souza CRESS nº 5171/12ª R Instituto São.
Fundação Florestal SMA PROPOSTA DE NOVO MOSAICO PELO PODER EXECUTIVO
Diálogo Florestal para a Mata Atlântica e Pampa: unindo forças e compartilhando resultados para a conservação Diálogo Florestal para a Mata Atlântica.
CENTRO DE CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA DEMANDA DE ENERGIA ELÉTRICA E DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO : O CASO DAS COMUNIDADES.
Projeto de Iniciação Científica ZOOTERAPIA Bicudo, G.B.C. Castilho, I.T. Christofoletti, M.M. Colégio Claretiano de Rio Claro, Rio Claro, São Paulo Introdução.
Ações Ambientais da Veracel Virgínia Londe de Camargos Especialista Ambiental Veracel Celulose S.A.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
GRUPO 2  Dagilson  Emerson Lucio  Orione Pereira  Reginaldo Ramos.
O desenvolvimento ecologicamente auto-sustentável A partir da década de 1970, em meio a Guerra Fria, surgiram em vários países “movimentos ambientalistas”
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - UFS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA - POSGRAP Desafios, Estratégias e Necessidades da Área de Recursos Naturais.
ARQUEOTURISMO NA REGIÃO DE TUBARÃO – UMA PROPOSTA DE PRESERVAÇÃO PARA OS SAMBAQUIS curso de História Geovan Martins Guimarães – Autor, aluno de História,
XVIII Simpósio Brasileiro sobre Pesquisa Antártica São Paulo - Brasil ESTUDO DA MODULAÇÃO DA CAMADA LIMITE ATMOSFÉRICA NA REGIÃO DA CONFLUÊNCIA.
Museu Paraense Emílio Goeldi Ima Célia Guimarães Vieira Diretora
DIGITE SEU TÍTULO AQUI FIGURAS E TABELAS INTRODUÇÃO AUTORES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARA Núcleo de Altos Estudos Amazônicos Cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento científico e tecnológico da Amazônia Luis E.
Disciplina de Noções de Relações Humanas e Ética Professor Alvaro Kosinski Amaral Curso Técnico em Transações Imobiliárias.
Áreas entre 850 e m de altitude Áreas entre e m de altitude Áreas acima de m de altitude Estado de Santa Catarina Proposta do Ministério.
Aula 3: Teoria do Capital Humano.  Retomar aula anterior  Educação e economia  Valor econômico da educação  Custos da educação  Retornos da educação.
Princípios da Agroecologia
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Câmara Técnica de Ecoturismo Foto? Texto?. Câmara Técnica de Ecoturismo Criada em.... Câmara Técnica do Parque Estadual de Ilhabela Objetivo de acompanhar.
17/06/10 DESMATAMENTO NO MUNICÍPIO LÁBREA ÁREA DO MUNICÍPIO: Km2 ÁREA DESMATADA: 3.044,30 Km2 Fonte: SIPAM– CR MN.
MINISTÉRIOS Na Escola. Principais Objetivos 1 - Criar Pequenos Grupos ou Classes Bíblicas 2 - Explorar as potencialidades dos educandos dando-lhes a oportunidade.
CARTA ENCÍCLICA SOLLICITUDO REI SOCIALIS DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II PELO VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA ENCÍCLICA POPULORUM PROGRESSIO.
Biodiversidade Terceira conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Dra. Marlúcia B. Martins Museu Paraense E. Goeldi Manaus – Julho 2005.
Potencial do Extrativismo Sustentável
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
Praça da Sociobiodiversidade.  Parcerias com Setor Empresarial (Castanha-do-Brasil e Borracha)  Fóruns de Diálogo com Setor Empresarial  Manuais de.
MÍDIA KIT Blog Moda e Moldes.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE PASSO DE.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS 4. CONCLUSÃO 3. RESULTADOS E DISCUSSÃO 2. MATERIAL E MÉTODOS 1. INTRODUÇÃO RESUMO Fabiana de Fátima GIACOMINI 1 ; Ana Paula.
Divulgação de periódicos retrospectivos publicados pela UFBA: disponibilização na Biblioteca Digital do Sistema de Bibliotecas da UFBA Vania Cristina Sousa.
O QUE É A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM? A FUNDAÇÃO TERRA MIRIM - FTM-CL, SURGIU EM MAIO DE 1992 COMO UM CENTRO DE LUZ, EM UMA ÁREA RURAL REMANESCENTE DA MATA.
EMPRESAS, ESCRITÓRIOS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE DO VALE DO ARARANGUÁ: ESTUDO SOBRE O PERFIL E TECNOLOGIAS UTILIZADAS NOS MUNICÍPIOS DE SOMBRIO,
Título do Trabalho: Estudo da estabilidade de encostas através de simulações computacionais – Aplicações nos solos de Tubarão. Ciências Exatas e Engenharias.
A Transposição Museográfica da Biodiversidade no Aquário de Ubatuba: estudo através de mapas conceituais Maurício de Mattos Salgado Orientadora:
AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE COMPREENSÃO DE TEXTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Introdução O objetivo deste estudo foi verificar a compreensão textual de estudantes.
+ Uma boa Prosa na Rede Entrelaços de Bauru- SP A Rede Entrelaços promoverá 5 encontros com integrantes da rede e fora dela para conversarmos sobre Infância.
III Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Meio Ambiente Paulo Romano Brasília, 17/11/2005.
FORMAÇÃO E APRIMORAMENTO CONTÍNUO FRENTE AOS NOVOS AMBIENTES DIGITAIS EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Helena Souza Ronchesel.
A Perspectiva URBIS MICRO-MESO em Belém: Possíveis Interfaces Ana Cláudia Cardoso Ana Paula Bastos Marcília Negrão Cláudia Nascimento Fabrício Guedes Alex.
Transcrição da apresentação:

A UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGROBIODIVERSIDADE POR COMUNIDADES TRADICIONAIS NA MATA ATLÂNTICA - SP Gabriela da Cunha Souza – Bolsista Iniciação ao Extensionismo – CNPQ, Universidade de Taubaté, Ana Carolina de Faria Santos, Universidade de Taubaté Simey Thury Vieira Fisch, Universidade de Taubaté Introdução Os Produtos Florestais Não Madeireiros (PFNM) são recursos amplamente conhecidos por comunidades tradicionais e locais, que os utilizam para a sobrevivência, possuem um grande potencial de exploração sustentável, sendo uma importante ferramenta de conservação e de geração de renda. As comunidades tradicionais do entorno do Parque Estadual da Serra do Mar no estado de São Paulo (PESM-SP) vem sendo incentivadas a explorar PFNMs em seus quintais como forma de diminuir a “pressão” pela busca de recursos florestais da unidade de conservação. Material e Métodos O estudo foi realizado com uma comunidade da Zona de Amortecimento do Núcleo Santa Virgínia em Natividade da Serra - SP, e com uma comunidade tradicional na Zona Histórico-Cultural Antropológica do Núcleo Picinguaba em Ubatuba - SP. As informações foram coletadas em março de 2015, por meio de um questionário aberto com 20 questões aplicado no formato de conversa informal. Os dados foram analisados de forma qualitativa, através de compilações das entrevistas. Objetivo O objetivo deste trabalho foi conhecer quais as plantas utilizadas como PFNMs por duas comunidades que vivem no entorno do PESM-SP. Conclusão Constatou-se que embora sejam poucos os produtos processados pelas comunidades estudadas, os mesmos oferecem um novo olhar para a agrobiodiversidade, tanto pelo seu potencial econômico como pelo uso racional de PFNMs no entorno de áreas de conservação. Figura 1: Imagens das visitas as comunidade: A: Cozinha da comunidade Vargem Grande; B: Cozinha e Câmara Fria da comunidade do Ubatumirim. Tabela 1: Produtos da agrobiodiversidade local colhido e processado por cada comunidade acompanhada. A B C D Agradecimentos Este trabalho foi co-financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq (PELD Processo /2012-0), que fazem parte do Programa BIOTA/FAPESP - O Instituto Virtual da Biodiversidade ( Autorizações COTEC/IF /2013 e /2013. Resultados Ambas as comunidades possuem uma unidade de processamento com equipamentos necessários para despolpa e embalagem dos produtos. As unidades foram patrocinadas pelo Programa Petrobrás Ambiental para o “Projeto Juçara”, que apesar de ter sido montada, inicialmente, para processar os frutos de juçara (Euterpe edulis Mart.), permitiu que fosse introduzido outros produtos da agrobiodiversidade local para os períodos de entressafra. Os produtos citados por cada comunidade encontram-se citados na Tabela 1. Vargem GrandeUbatumirim Produtos  Juçara (Euterpe edulis Mart.);  Cambuci [Campomanesia phaea (O. Berg.) Landrum]  Juçara (Euterpe edulis Mart.);  Cambuci [Campomanesia phaea (O. Berg.) Landrum];  Jaracatiá [Jacaratia spinosa (Aubl.) A.DC.];  Banana (Musa sp vc. Pavocan.);  Goiaba (Psidium guajava L.) As comunidades indicaram que o manejo sustentável desses produtos é uma boa forma de adquirir renda extra para as famílias, porém há dificuldade na divulgação e venda dos produtos que impede que a atividade cresça. A B Foto: Foto: Foto: