Os vírus. Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROFª MARCIA CONCEIÇÃO
Advertisements

Prof. Thiago Moraes Lima
VÍRUS Prof.: Gilmar Marques.
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Vírus: Seres sem organização celular
VÍRUS (SEM REINO).
Apresenta ç ão do Curr í culo do Estado de São Paulo. Carlos Roberto Colombo PCNP Ciências. 24/04/2014.
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
VÍRUS Os mais simples microrganismos ou as mais complexas entidades moleculares ?? Prof. Ivan Guimarães
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Ensino fundamental – 7° ano /Ciências
Revisão Prova Bimestral de Ciências – Profª. Luciana
( Ser ou não ser vivo, eis a questão)
O corpo humano sistema cardiovascular PARTE 2
Ciclo lisogênico e ciclo lítico
Órgãos, Células e Proteínas
Biologia Profº André Maia Programa de Saúde.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
Murilo Alvarez. NA SUA CASA DE BANHONA limpeza da sua casa de banho tenha uma atenção especial às zonasque envolvem as torneiras, aos ralos e ao chão.Limpe.
Doenças de Risco Ocupacional. CD GRUPO DE RISCO À DIVERSAS DOENÇAS Cada profissão tem implicações características que podem trazer àqueles que a exercem.
Vírus
CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. A classificação dos seres vivos Por que classificar os seres vivos? A biodiversidade do planeta é muito grande→ a classificação.
1 -Descreve por palavras tuas a teoria do Big-Bang. É uma teoria que explica a origem do universo através de uma grande explosão de onde proveio o tempo,
VACINAÇÃO DE TRABALHADORES ADULTOS SAUDÁVEIS VACINA IDEAL VACINA IDEAL “AQUELA QUE CONSIGA PROTEGER O SER HUMANO CONTRA VÁRIAS DOENÇAS EM UMA ÚNICA APLICAÇÃO.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência Matemática - Licenciatura.
RUMO AO ENEM 2012 Disciplina – Biologia Prof. Fátima Vieira.
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Origem e evolução dos seres vivos Há evidências científicas de que o nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões De anos, a partir de aglomeração de poeira,
Reino Monera Vamos exercitar?.
VÍRUS.
Módulo 3 A organização da célula Reconhecemos na célula três componentes fundamentais: membrana, citoplasma e núcleo.
Nº 279 Segunda-feira PREVENÇÃO Nº 94 Terça-feira PREVENÇÃO Nº 95 Quarta-feira PREVENÇÃO Treinamento Diário Produção e Segurança (semana 16/11 a 21/11/15)
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
1 Gripe Suína. 2 O que é a gripe suína? É uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente.
É constituído por um conjunto de órgãos, tecidos e células capazes de: Reconhecer os elementos próprios e estranhos ao organismo Desenvolver acções que.
Introdução à Parasitologia
Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado de trabalho Escola de Educação Especial Vó Eugênia APAE - OSÓRIO Inclusão no mercado.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Reprodução e o Ciclo Haplodiplobionte
Aulas 1 e 2 Biologia A Procarióticos e Eucarióticos
Síndrome de Guillain- barré Doença que se desenvolve após a imunidade baixa, varias complicações, que atinge os membros inferiores periféricos.
Cód.: PIM-TDPS-HS-0043-Rev.02 UHE Belo Monte - Sítio Pimental.: 0 Nº 256 Segunda-feira PREVENÇÃO APR – ANALISE DE RISCO APR – ANALISE DE RISCO Nº 94 Terça-feira.
VÍRUS HIV E AIDS.
Juliana Ferreira Juliana Freiha Fábio Castro P. Estomatologia Estomatologia.
IMUNIDADE: capacidade de um organismo resistir a uma determinada doença ou infecção através de vários processos fisiológicos que lhes permitam distinguir.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Conceitos fundamentais em genética.
Microrganismos.
Sistema Cardio-vascular Constituição. Sistema Cardio-vascular Coração Vasos sanguíneos Sangue.
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS. CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula)
COMPONENTES ECOLÓGICOS DAS ENFERMIDADES
Bases Biológicas do Comportamento. Adaptação Processo lento, que envolve muitas gerações de indivíduos de uma mesma espécie.
PREDNISONA Luany Mesquita – I1 Junho/2009. Classe: glicocorticóide síntético Composição: 5 ou 20mg de prednisona, lactose, amido de milho, polividona.
Higiene do Leite.
IAL - SP ESTADO DA ARTE DO DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS DOENÇAS FEBRIS EXANTEMÁTICAS l O grande avanço na área do diagnóstico das infecções virais decorreu.
Hereditariedade Unidade 3 Planeta Terra — 9.º ano.
Diversidade na Biosfera A Célula 1. 2 Que há de comum entre um ser humano, um pássaro, uma flor, um bicho-da-seda, uma levedura, ou mesmo uma bactéria?
VÍRUS INIMIGOS ÚTEIS. CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS VÍRUS Acelulares. Parasitas intracelulares obrigatórios (piratas celulares). Material genético na forma.
Reino Monera. O reino Monera Constituído essencialmente por organismos unicelulares e procariontes. Representado pelas Bactérias, Cianobactérias e as.
PROTEÍNAS Componentes:João Lucas,Mateus Andrade,Rodrigo, Rafael, Rubens e Matheus.
Tecido Hematopoiético
Neoplasias Prof. MSc. Joaquim Xavier.
Imunização – ativa e passiva
Transcrição da apresentação:

Os vírus

Vírus Não possuem célula Reproduzem-se somente dentro de células vivas Só possuem um tipo de material genético Podem passar por muitas mutações Características Gerais:

Viroses Alguns microrganismos capazes de provocar doenças quando conseguem penetrar no corpo humano. Um exemplo dessas doenças são causadas por vírus,ou seja, é o que chamamos de VIROSES. SarampoDengueGripe e resfriado

Raiva Poliomielite Herpes Aids

Sistema Imunitário sistema de defesa Reconhece partículas estranhas Passa a produzir substâncias denominadas anticorpos Ajudam a avisar às células de defesa que combatem os vírus

Vacina X Soro  Vacina - EVITA DOENÇAS Virais ou bacterianas. Produção-->Em laboratório do microrganismo atenuado, morto,as suas toxinas inativas entre outras formas. Humano toma  Estimula a criação de anticorpos. RESULTADO  O corpo “aprende a se defender daquele vírus ou bactéria”

 Soro - Usado em pessoas que já possuem a enfermidade. Humano toma  Não estimula a criação de anticorpos. RESULTADO  O corpo NÃO “aprende” a se defender daquele vírus ou bactéria. Vacina X Soro

MATERIAL EXTRA AIDS A síndrome da imunodeficiência adquirida é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo vírus HIV. O vírus da AIDS infecta os glóbulos brancos, células responsáveis pela defesa de nosso organismo. O indivíduo que possui esta síndrome apresenta deficiência no seu sistema imunológico, tornando-se suscetível a várias doenças.

MATERIAL EXTRA DENGUE A dengue é uma doença causada por um vírus transmitido pela picada da fêmea do Aedes aegypti infectada. Este mosquito é escuro com listras brancas e possui hábitos diurnos.

Exercícios sobre vírus e sistema imunitário 1 - Cite duas características exclusivas do vírus 2- Cite duas características que permitem considerá-los como seres vivos. 3-“vírus podem se reproduzir no interior de um vidro contendo caldo nutritivo”. Você concorda com essa afirmação? Explique a sua resposta. 4- Enquanto as vacinas promovem uma imunização duradoura, os soros promovem uma imunização passageira. Isto por que os anticorpos contidos nos soros combatem as toxinas antes que essas toxinas ativem o sistema imunológico da pessoa; com o tempo, o nível de anticorpos se reduz no organismo da pessoa até desaparecer. Você concorda com o texto escrito acima? Justifique sua resposta diferenciando vacinas de soros e utilizando as palavras “anticorpos”, “prevenção”, ”cura”. 5- O que o vírus da AIDS faz no organismo humano? Caso você Compartilhe toalhas, copos, aperto de mão e abraço com uma pessoa infectada, você pode adquirir a AIDS?Justifique. 6- André estava febril e disse a sua mãe que estava com medo de ter contraído dengue, pois na noite anterior havia sido picado por um mosquito escuro. Esta preocupação de André tem fundamento? Cite 3 modos de prevenção da dengue.