Sistemas Internacional de Unidades. Já imaginou se quando você fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificações expressas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA
Advertisements

Aplicativos de Informática
Arquitetura de Computadores
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Conceitos Introdutórios
Sistemas Internacional de Unidades
30/03/2017 Aula 14 – Memórias Profª. : Élida Tavares.
Sistemas Operacionais
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias Especificas Informática
Bits e Bytes Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o.
Arquitectura dos processadores
AULA 1.
DUAL CHANNEL Adinan Southier Soares Senai – São Lourenço do Oeste.
Hardware : Memórias Instrutor : Marcos
Conceitos Básicos de Informática
Sistemas de numeração binária e decimal. Aprendizagem 1Trabalho elaborado por Alexandra.
Introdução à Informática
E Deus disse: 1 - No principio, Deus criou o Bit e o Byte.
Introdução Informática
Sistemas de Numeração Métodos para representar quantidades
Conceito de TI – Tecnologia da Informação
Computação Eletrônica 2
Memória.
Sistemas de Arquivos- Cap4
Sistemas computacionais
Introdução a Informática
Prof. José Leandro de lima júnior
Memórias Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
MEMÓRIA (INFORMÁTICA)
MEMÓRIAS.
Vamos conversar sobre … SPSS Aplicado à Pesquisa Acadêmica Antonio Pedro Castro Mota Amanda Reis Silva
Memória RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) é um componente responsável por acessar e armazenar temporariamente arquivos que estão.
ÁUDIOS DIGITAIS Bit (simplificação para dígito binário, " Binary digit " em inglês) é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida,
Introdução à Robótica COLÉGIO DAMAS DE INSTRUÇÃO CRISTÃ.
Modos de Transferência Acesso Direto à Memória (DMA) ARQUITETURA DE COMPUTADORES II Prof. César Augusto M. Marcon.
Informática Básica Karine Alessandra Córdova Hardware e Software Exemplos de Hardware: Teclado, Mouse, Monitor, HD entre outros. Exemplos de Software:
PIB e IDH Ao observar o planeta sob o ponto de vista das sociedades humanas, é possível perceber as diferenças e desigualdades exigentes entre os muitos.
Administração de Banco de Dados José Antônio da Cunha CEFET-RN.
Aula 01 Conhecendo o Computador Prof. Filipe Mutz.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÕES EDUCACIONAIS E ADMINISTRATIVAS.
Os três mundos Durante o período da Guerra fria era comum regionalizar o espaço mundial em “três mundos”: Primeiro Mundo: constituído pelos países capitalistas.
Sistema Informatizado Hardware. Sistema Informatizado Chama-se sistema informatizado a integração que acontece de três componentes básicos: a) Os computadores.
“Características e Limitações”
C suporta algumas Constantes de caráteres especiais de barra invertida (backslash) que são usados em funções de saída. Constantes de caráteres especiais.
CONTEÚDOS: CALOR LATENTE TRABALHO NOS PROCESSOS TERMODINÂMICOS CALOR LATENTE, CALOR E TRABALHO.
Aula 2 Armazenamento de dados
Mecânica Teórica Introdução e conceitos básicos da Mecânica Teórica:  Campos de Física Teórica;  Objecto de estudo;  Métodos da mecânica teórica; 
“Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU – unidade central de processamento) ”
Programação para Internet Aula 06 Linguagem Java (Orientação a Objetos – Atributos e Métodos)
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 4.a Aula: Rede ModBus.
Protocolo Ethernet Prof: Ricardo Quintão. Roteiro CSMA CSMA/CD Ethernet Recuo Binário Exponencial.
Frente 1B Aula 03 Pirâmides Ecológicas: Quantificando o ecossistema.
SISTEMAS OPERACIONAIS MEMÓRIA VIRTUAL. INTRODUÇÃO Memória Virtual é um técnica sofisticada e poderosa de gerenciamento de memória, onde a MP e a MS são.
INE5408 Estruturas de Dados Gerência de Arquivos.
“Armazenar dados e programas que serão utilizados pelo processador (CPU – Unidade Central de Processamento) ”
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
Jean Carlo Mendes ** Slides baseados no material do prof. Dr Guilherme Tavares de Assis (UFOP)
Curso Técnico de Mecânica Automotiva Fundamentos de Mecânica Aplicada
Estrutura do computador
 Apenas uma parte relativamente pequena do espaço de endereçamento dos programas é acessada em um instante qualquer  Localidade Temporal  Um item referenciado.
Numeração Binária ESCOLA SENAI "ROBERTO SIMONSEN“ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES Matemática para Telecom – Aula 01  Usa somente Zero (0) e Um (1) para.
Oficina de Informática
Reflexão com vídeos: Nesta atividade vocês vão assistir alguns vídeos disponíveis na Internet Acesse o site do Youtube, você deve localizar.
O QUE É UM COMPUTADOR Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Prof. Roberto Cabral de Mello Borges, PhD Instituto de Informática
Prof a Ana Carla Bittencourt Reis 1 Teoria das Filas.
SPS - ACORDO SOBRE A APLICAÇÃO DE MEDIDAS SANITÁRIAS E FITOSSANITÁRIAS SPS Agreement.
VARIÁVEIS EM JAVA Dilvan Moreira (baseado no livro Big Java)
Qual a diferença entre HD e SSD. líder de armazenamento para PCs, notebooks e smatphones e tablets é o SSD. SSD é a sigla para Solid-State Drive, algo.
Transcrição da apresentação:

Sistemas Internacional de Unidades

Já imaginou se quando você fosse comprar uma fonte, importada, e ela viesse com as todas as especificações expressas em unidades que você nem fazia idéia que existiam?

Unidades padrão, Unificação Mundial

Para efetuar medidas é necessário fazer uma padronização, escolhendo unidades para cada grandeza.

Antes da instituição do Sistema Métrico Decimal (no final do século XVIII, exatamente a 7 de Abril de 1795), as unidades de medida eram definidas de maneira arbitrária, variando de um país para outro, dificultando as transações comerciais e o intercâmbio científico entre eles.

As unidades de comprimento, por exemplo, eram quase sempre derivadas das partes do corpo do rei de cada país: a jarda, o pé, a polegada e outras. Até hoje, estas unidades são usadas nos Estados Unidos, embora definidas de uma maneira menos individual, mas através de padrões restritos às dimensões do meio em que vivem e não mais as variáveis desses indivíduos.

Em 20 de maio de 1875 um tratado internacional conhecido como Convention du Mètre (Convenção do Metro), foi assinado por 17 Estados. Este tratado estabeleceu as seguintes organizações para conduzir as atividades internacionais em matéria de um sistema uniforme de medida

Com o surgimento do computador, e de todas as “parafernálias” tecnológicas que usamos hoje, foi preciso criar um sistema que unificasse todas as unidades usadas. Assim todos poderiam falar a mesma língua. Foi por isso que as unidades utilizadas na informática também ganharam seu lugarzinho no Sistema Internacional de Unidades.

Por que todos usam o quilo, o metro, o litro e tantas outras unidades de medida como padrão?

Simplesmente porque existe uma instituição que determinou quais unidades deveriam ser adotadas pelos países para expressar medidas, pesos, alturas, etc.

Em Informática há três medidas fundamentais: Velocidade do Computador: mede a rapidez com que o processador está a trabalhar, ou seja, a rapidez com que efetua cálculos ou outras operações. A unidade de medida é o Hz (Hertz), mais propriamente MHz (Mega Hertz - milhões de Hertz), ou, como se usa já recentemente o GHz (Giga Hertz - milhares de milhões de Hertz)

Desempenho do Computador: desempenho do computador, mede o número de operações (instruções) que o processador efetua por segundo e a unidade de medida é o MIPS (Milhões de Instruções Por Segundo) O Desempenho é sempre inferior à Velocidade.

Capacidade de Memória do Computador: a Capacidade de Memória, mede a capacidade que o sistema tem para armazenar dados ou informação tanto em dispositivos de armazenamento primário (RAM e ROM) como em dispositivos de armazenamento secundário (disquetes, CDs, DVDs, Disco rígido, tapes, etc)

Memória RAM As memórias RAM (Random-Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) constituem uma das partes mais importantes dos computadores, pois são nelas que o processador armazena os dados com os quais está lidando. Esse tipo de memória tem um processo de gravação de dados extremamente rápido, se comparado aos vários tipos de memória ROM.

Memória ROM As memórias ROM (Read-Only Memory - Memória Somente de Leitura) recebem esse nome porque os dados são gravados nelas apenas uma vez. Depois disso, essas informações não podem ser apagadas ou alteradas, apenas lidas pelo computador, exceto por meio de procedimentos especiais.

Com a popularização do computador e, principalmente, da Internet, as grandezas usadas na informática caíram na boca do povo e hoje está presente em nosso dia-a-dia As grandezas Utilizadas na Informática

Bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida. Usada na Computação e na Teoria da Informação. Um bit pode assumir somente 2 valores, por exemplo: 0 ou 1, verdadeiro ou falso.

Um byte, frequentemente confundido com bit, é um dos tipos de dados integrais em computação. É usado com frequência para especificar o tamanho ou quantidade da memória ou da capacidade de armazenamento de um computador, independentemente do tipo de dados armazenados.

A codificação padronizada de byte foi definida como sendo de 8 bits. O byte de 8 bits é,

A partir do byte a unidade de medida muda a cada vezes, ou 2 10, já que é um sistema binário (base 2).

Medida Bit Sigla b Caracteres 0 ou 1 ByteB (8 bits)1 byte KilobyteKB bytes MegabyteMB KBytes GigabyteGB MBytes TerabyteTB GBytes PentabytePB TBytes HexabyteHB PBytes

Lembrete: Byte para bits = B * 8 = b Bits para Bytes = b * 0,125 = B

A taxa de transferência

GB MB KB BYTES BITS Descendo => multiplica-se

GB MB KB BYTES BITS Subindo => divide-se

BYTES PARA KB EXEMPLO: BYTES => K? /1024 = 64K

O bit e o byte deram origem a mais duas unidades de grandeza: bps (bit por segundo) B/s (byte por segundo). Ambas pertencem à grandeza “taxa de transferência” e também são responsáveis por boa parte das reclamações recebidas nas centrais de atendimentos das empresas prestadoras de serviços de Internet.

Curiosidades No mundo da informática 1 KB = 1024 bytes. Mas, os fabricantes de HDs adotam 1 KB = 1000 bytes.

Como saber o tamanho dos seus arquivos