Estrutura dos átomos e tendências periódicas Aula 4.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS.
Advertisements

HISTÓRIA DATABELA PERIÓDICA
PROPRIEDADES PERIÓDICAS
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Paulo Vaz A Tabela Periódica dos Elementos.
Química B – Prof. Guilherme
QUÍMICA GERAL Aula 03 – PERIODICIDADE QUÍMICA
Quimica – cad 1 – topi 1- 3 Prova
UNIDADE 1 - DAS ESTRELAS AO ÁTOMO
Propriedades Atômicas e Tendências Periódicas
Tabela Periódica dos elementos químicos
REGRA DO OCTETO.
As Implicações do Modelo Quântico
Frente A Módulo 06 Propriedades Periódicas
Propriedades dos Elementos
Capítulo 7 Propriedade periódica dos elementos
Capítulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos Amanda Kris Pereira Lais E. G. Medeiros Engenharia de Produção 2009.
TABELA PERIÓDICA.
ÁTOMOS E ELEMENTOS Profa. Dra. Aline Rodrigues Soares
Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço
TABELA PERIÓDICA.
Propriedades Periódicas
Tabela Periódica.
Propriedade periódica dos elementos
REVISÃO Q1) (UFES/2009) A distribuição eletrônica correta do elemento químico Au, em camadas, é a) K = 2 L = 8 M = 18 N = 32 O = 17 P = 2 b) K = 2 L =
ÁTOMOS E MODELOS ATÔMICOS
Unidade 3 Classificação dos materiais
Tabela Periódica.
Entendendo a formação das ligações Iônicas
Disciplina: MAF – 2130 Química aplicada às engenharias Prof. Dr. Julio Cesar Queiroz de Carvalho Pontifícia Universidade Católica.
Propriedades perió- dicas e ligações quí- micas
SUMÁRIO: Raio atómico e energia de ionização. Formação de iões e reatividade de elementos químicos. Resolução de exercícios e problemas para consolidação.
QMC 331 Módulos 02 e 03 Modelos atômicos II, distribuição eletrônica;
Estrutura atômica da matéria.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS ÁREA DE CONHECIMENTO: QUÍMICA Professor: Marcélio.
A Tabela Periódica A tabela periódica surgiu para agrupar os elementos que têm propriedades químicas e físicas semelhantes, ou seja, ela organiza os metais,
TUTOR: Dr. Ribamar Silva PETIANA: Lya Beiruth Silva.
PROFESSORA PATRÍCIA C. LIMA  Dimitri Ivanovich Mendeleyev ( ) nasceu na St. Petersburg e posteriormente na França e Alemanha. Conseguiu o cargo.
Prof. Beto Química TabelaPeriódica Prof. Beto. Química Tríades Dohereiner Parafuso Telúrico de De Chancourtois Lei das Oitavas de.
Físico-Química / 9.º ano A Tabela Periódica Organização da Tabela Periódica Localização na Tabela Periódica.
Tabela Periódica. 2 Histórico da Tabela Periódica rio.br/condigital/video/tudo%20se%20transfor ma/historiadaquimica/historia_periodica/vide.
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº Tiago Quick.
Aula Aula – Teoria Atômica 2 Profa. Ana Maria Cardoso de Oliveira Bezerra Site: docente.ifrn.edu.br/anacardoso.
“Formação e Novas Tecnologias em Cabo Verde” Que Presente, Que Futuro! Pedro Lopes Grupo Promosoft Lisboa, 11 Abril, 2007.
Classificação periódica do elementos. A organização dos elementos Até o final do século XVII apenas 33 elementos haviam sidos descobertos. Entretanto,
NIL Tabela Periódica.
EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (450 a. C.)  pensamento filosófico Viveu por volta de 450 a. C. (à de anos atrás) e dizia.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
2009/2010 Aulas 14 Rotação I.
Distribuição eletrônica Linus Pauling. Quem foi Linus Pauling?????? Linus Carl Pauling ( ) foi um químico quântico e bioquímico dos Estados Unidos.
Ligação Covalente Curva de energia do H 2 Trabalho de: Rita Duarte.
Efeito de Hall Quântico Frederico Sousa Gonçalo Catarina.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
Química e Física dos Materiais I Ano lectivo 2013/2014 Departamento de Química e Bioquímica Licenciatura em Ciências da Arte e do Património.
Estrutura Atômica e Ligações Interatômicas Prof. Wesdney Melo.
O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.
REVISÃO: ESTRUTURA ELETRÔNICA DOS ÁTOMOS. John Dalton – cerca de 1805 “Bola de bilhar”
RADIAÇÃO GAMA (RAIOS GAMA) Por : Matheus Luz. Os raios gama também conhecidos por Radiação gama e simbolizados por (γ), é um tipo de radiação eletromagnética.
Exercícios.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profª Tiago Quick.
PROPRIEDADES PERIÓDICAS II
Curso de Jornalismo Investigativo: uma capacitação para organizações e ativistas locais Análise e filtro de dados: oficina prática Apresentação baseada.
Eletrodo: condutor eletrônico ou condutor misto Interface: condutor eletrônico – condutor eletrônico Condutor eletrônico ou misto/condutor iônico QFL-2636.
PRINCÍPIO DA DUALIDADE Embora a física clássica explique com clareza o movimento dos corpos em nossa volta, ela não o faz para partículas tão pequenas.
A RISTIDES C IPRIANO A ULA 03 B ALANCEMENTO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO OXIDAÇÃO E REDUÇÃO.
Eletroquímica.
Os Gregos 450 a. C. Leucipo e Demócrito Matéria era formada por uma unidade indivisível: o Átomo.
Propriedades Periódicas
PROPRIEDADES PERIÓDICAS.
Há muitos anos atrás surgiu a expressão COMPOSTOS ORGÂNICOS para indicar as substâncias produzidas por ORGANISMOS VIVOS Era a TEORIA DA FORÇA VITAL Há.
Transcrição da apresentação:

Estrutura dos átomos e tendências periódicas Aula 4

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NIVEIS DE ENERGIA– O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER?

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NIVEIS DE ENERGIA– O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NÚMEROS QUÂNTICOS

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NÍVEIS DE ENERGIA – O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NÚMEROS QUÂNTICOS FORMA DE PREENCHER OS ORBITAIS

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL. NIVEIS DE ENERGIA – O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA. FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NUMEROS QUÂNTICOS FORMA DE PREENCHER OS ORBITAIS CARGA NUCLEAR EFECTIVA (Z*)

Carga nuclear efectiva – Z* = Z-s

Regras de Slater Electrão de interesse em orbital s ou p 0,35 para os electrons no mesmo nível de energia ( mesmo n). 0,85 para os electrons no nível de energia imediatamente abaixo (n-1). 1 para os electrons nos nível de energia seguintes (n-2). Electrão de interesse em orbital d ou f 0,35 para os electrons no mesmo nível de energia ( mesmo n). 1 para os electrons nos nível de energia seguintes.

Paramagéticos vs dimagnéticos

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NIVEIS DE ENERGIA – O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NÚMEROS QUÂNTICOS FORMA DE PREENCHER OS ORBITAIS CARGA NUCLEAR EFECTIVA (Z*) RAIO ATÔMICO

Raio atômico

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NIVEIS DE ENERGIA – O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NÚMEROS QUÂNTICOS FORMA DE PREENCHER OS ORBITAIS CARGA NUCLEAR EFECTIVA (Z*) RAIO ATÔMICO ENERGIA DE IONIZAÇÃO

Primeira energia de ionização

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NIVEIS DE ENERGIA – O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NÚMEROS QUÂNTICOS FORMA DE PREENCHER OS ORBITAIS CARGA NUCLEAR EFECTIVA (Z*) RAIO ATÔMICO ENERGIA DE IONIZAÇÃO AFINIDADE ELECTRÔNICA

Afinidade electrónica

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NIVEIS DE ENERGIA – O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NÚMEROS QUÂNTICOS FORMA DE PREENCHER OS ORBITAIS CARGA NUCLEAR EFECTIVA (Z*) RAIO ATÔMICO ENERGIA DE IONIZAÇÃO AFINIDADE ELECTRÔNICA RAIOS IÔNICOA

Raios iônicos

ORBITAL – O QUE É UM ORBITAL? NIVEIS DE ENERGIA – O QUE É UM NIVEL DE ENERGIA? FORMA DO ORBITAL? - COMO PODEMOS SABER? QUANTOS ORBITAIS PODEM EXISTIR POR NIVEL DE ENERGIA? NÚMEROS QUÂNTICOS FORMA DE PREENCHER OS ORBITAIS CARGA NUCLEAR EFECTIVA (Z*) RAIO ATÔMICO ENERGIA DE IONIZAÇÃO AFINIDADE ELECTRÔNICA RESUMO.

28. Um átomo neutro possui dois electrons com n=1, oito electrons com n=2, oito electrons com n=3 e dois electrons com n=4. Supondo que se encontra no seu estado fundamental dê as seguintes informações: Número atómico Número total de electrons s Número total de electrons p Número total de electrons d O elemento é um metal, um não metal ou um metalóide? 29. Organize os seguintes átomos em ordem crescente de energia ionização: Si, K,P e Ca. 30. Quais os seguintes ions são menos prováveis de serem encontrados em compostos químicos; Cs +, In 4+ ; Fe 4+, Te -2.

31. Responda às seguintes questões: Entre os elementos S, Se e Cl qual possui o maior raio atómico? Qual possui o maior raio, Br ou Br - e explique detalhadamente porquê? Qual dos seguintes elementos deveria ter a maior diferença entre a primeira e segunda energia de ionização: Si, Na, P ou Mg? Qual dos seguintes elementos possui o maior raio atómico; N,P ou As? Qual deles seguintes elementos ui o maior raio iônico: O 2-, N 3- ou F Compare os elementos Na, B, Al e C em relação às seguintes propriedades: Qual tem o maior raio atômico. Qual tem a entalpia de adição electrónica mais negativa? Coloque os elementos na ordem crescente de energia de ionização.