Marlete dos Santos Lopes e Silva Dirigente Municipal de Educação de Bujari/ AC Presidenta da Undime/ AC 2º ano do Plano Nacional de Educação: Desafios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
Advertisements

I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
Agenda Territorial Estado do Tocantins
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
PL 8035/2010 Plano Nacional de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz- DME de Florianópolis/ SC Presidente da Undime/ SC e Região Sul.
Profa. Dra. Rosilene Lagares
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Plano Nacional de Educação
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Plano Nacional de Educação
Aprova o Plano Nacional da Educação-PNE
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
PROJETO LOCAL Votuporanga e Região. Parceiros Parceiros realizadores: Ministério da Educação (MEC), Movimento Todos pela Educação, CLP – Centro de Liderança.
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
Educação básica de qualidade para todos
Conferência Nacional de Educação
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
POLÍTICA DE FUNDOS Desafios para a construção de um Sistema Nacional de Educação Luiz Araújo.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
ALINHAMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO AO PNE
Fórum Nacional de Educação
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Os Parceiros: Governo federal; Governo estadual; Governos municipais.
III CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TERESINA
A Política de Formação no Sistema Nacional de Educação. 29 e 30 de maio de 2014.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Valorização do Magistério: Piso Salarial e Plano de Carreira
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
O financiamento da educação e o Regime de Colaboração
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação Reunião CONSED –RH 18/09/2013.
Planejando a Próxima Década
PNE - PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Lei /2001
Normas de Cooperação entre os entes federados e a responsabilidade na Gestão Pública da Educação Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS e Vice-presidente da Undime Alternativas para o.
Gestão pública e a Lei de Responsabilidade Educacional Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Presidente da Undime.
O financiamento da educação
Custo Aluno-Qualidade Inicial (CAQi) Profª. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral Dirigente Municipal de Educação de Costa Rica/ MS Vice-presidente.
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
AUDIÊNCIA PÚBLICA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA Dia 19/11/2015.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
PNE PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO Plano nacional de educação é uma série de metas, medidas, estratégias, objetivos e prioridades que visam melhorar.
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
Educação pública de qualidade o que é e como alcançá-la? Luiz Araújo.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
Fórum Nacional de Educação Audiência Pública Comissão de Educação do Senado “O Balanço do Primeiro ano do PNE” Prof. Heleno Araújo Diretor de Assuntos.
Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Impacto do Piso Salarial Nacional do Magistério.
Alessio Costa Lima Dirigente Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte/ CE Vice-presidente da Undime Fundeb: perspectivas, reformulações e desafios.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: como fica a educação brasileira
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
16 A 19 DE MAIO DE 2016 JARAGU Á DO SUL - SC. Saneamento Básico: um direito de todos. “A visão dos trabalhadores sobre o acesso ao saneamento no Brasil”
II SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO DE SC CUSTO ALUNO X QUALIDADE E AS POSSIBILIDADES DE FINANCIMENTO Criciúma, 02 de Julho.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
TEMA: DERECHO A LA EDUCACIÓN Y MODELOS PÚBLICOS ALTERNATIVOS EN LATINOAMERICA: ¿QUÉ NOS MUESTRAN LOS MODELOS ALTERNATIVOS A LA EDUCACIÓN NEOLIBERAL? Experiencias.
I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MOGI DAS CRUZES – Julho 2013 EIXO I O Plano Nacional de Educa ç ão e o Sistema Nacional de Educa ç ão: notas acerca.
Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras/ RN Secretária de Finanças da Undime Alternativas para o financiamento.
Sistema Nacional de Educação Cooperação e definição de responsabilidades Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de.
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
Profª. Maria Edineide de Almeida Batista Dirigente Municipal de Educação de Lagoa de Pedras e Secretária de Finanças da Undime A Educação ao Longo da Vida.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

Marlete dos Santos Lopes e Silva Dirigente Municipal de Educação de Bujari/ AC Presidenta da Undime/ AC 2º ano do Plano Nacional de Educação: Desafios e perspectivas

A Undime e o PNE  A Undime vem atuando na discussão e na tramitação do PNE no Congresso Nacional por meio de mobilização dos Dirigentes Municipais de Educação e suas equipes.  Como entidade integrante do Comitê Diretivo, participou com suas seccionais, de todas as atividades da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do movimento PNEpraValer!.

Realidade  Maior esforço até o momento foi realizado pelos estados e, principalmente, pelos municípios: elaboração de seus Planos Decenais; ampliação de matrículas; ampliação dos quadros de profissionais; investimento em reformas, ampliações e novas unidades.

Desafios O que preocupa a Undime: queda nas receitas da educação, provocada pela crise econômica e pela redução nas transferências de Programas como Brasil Carinhoso e Mais Educação; dificuldade para universalizar o acesso às crianças com 4 e 5 ano de idade (prédios, equipamentos, infraestrutura, profissionais da educação;

Desafios O que preocupa a Undime: dificuldade para cumprir piso e carreira do magistério; relação tensa com sindicatos, ao pleitearem percentuais de reajustes acima da capacidade atual de receita dos municípios; capacidade limitada para garantir valorização motivada pelo desequilíbrio entre receitas e despesas em remuneração (descumprimento da LRF);

Desafios O que preocupa a Undime: baixa perspectiva de ampliação imediata das receitas; protelação do debate para implementação do Sistema Nacional de Educação; ausência de discussão efetiva para implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi).

Desafios Algumas determinações do PNE que ainda não foram efetivamente implementadas: implantação de política nacional de formação continuada para os profissionais da educação (não os do magistério), em regime de colaboração entre os entes federados (estratégia 11 da meta 15); Instituição do Fórum Permanente para acompanhamento da atualização progressiva do valor do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica (estratégia 1 da meta 17);

Desafios Algumas determinações do PNE que ainda não foram efetivamente implementadas: aprovação da Lei que instituiu o Sistema Nacional de Educação; aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional (Estratégia 11 da meta 20); aprovação de Lei para implementação do CAQi – Custo Aluno Qualidade Inicial.

Obrigada!