SQL Saturday #512 Oportunidades com a Plataforma de Dados da Microsoft Rodrigo Crespi

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Ferramentas OLAP: MicroStrategy OLAP Services
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
Participantes do Processo de Desenvolvimento de Software
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Bacharelado em Sistemas de Informação
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um.
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
Desenvolvimento de Soluções WEB Eduardo Martins Guerra.
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Apresentação Institucional 2008/04
Pós-Graduação em TI de A a Z
Bacharelado em Sistemas de Informações
Estrutura de Sistemas de Informação
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
Profissional de GC / Função de GC
Análise de problemas Capacidade de pensamento crítico
Tecnologia da informação e estado
Tecnologia da Informação
Business Intelligence:
Tecnologia da informação Aula 1 – Introdução - Fundamentos dos componentes do Sistema de Informação. Profº Erich.
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
Inteligência de Negócios
Plataforma Microsoft de BI
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
A RESOLUÇÃO 10 DO CNE DE 28 DE DEZEMBRO DE 2004: O ARTIGO 4º E AS COMPETÊNCIAS E AS HABILIDADES DO BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. JORGE LOPES, PhD.
O Processo de desenvolvimento de software
a a Gestão de conteúdo e controle de processos no apoio à diretoria executiva GED no Rio 2003 Gestão de conteúdo e controle de processos.
Parceria Estratégica. 1.Mandic, Soluções e Parceria. 2.O que é Computação em Nuvem? 3.A Oportunidade. 4.Como se diferenciar com o modelo de negócio na.
Laboratório de Informática Blenda Guedes Cynthia Gomes Eloisa Amorim Polliana Luna.
Perfil do Profissional de Segurança da Informação
Objetivos do Capítulo Explicar a importância da implementação de processos e tecnologias de gerenciamento de dados numa organização. Explicar as vantagens.
Campus de Caraguatatuba Aula 2: Introdução a Tecnologia de BD
Mercado de trabalho TIC !?!? Eng. Samuel M. B. Cavalcante
Gestor Empresarial (SENAC) 5º Semestre de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFSP) Arquiteto de Solução na T-Systems  segunda maior provedora de Tecnologia.
Workshop.  Introdução  Histórico  Principais Características  Componentes  Topologia  Instalação  Passo a passo de Instalação  Console de Operações.
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
Luiz Felipe Oliveira – SUNMP/MPACL
Windows Azure: computação em nuvem no melhor estilo self-service Fabrício Lopes Sanchez.
Bancos de Dados Fundamentos Prof. Marcos R. Cardoso.
3 Mainframe 4 Cliente / Servidor Transformações na Indústria 5 Web Cliente / Servidor.
Introdução aos Sistemas Operacionais
Projeto AES | SAP 6.0.
Business Intelligence BI – Analysis - # – Assistente de Inteligencia de Negocio Job Description Competências Skills Talento  Suporte na confeccao.
B. I., DATAMINING e OLAP Henrique Liduario Joab Esequiel
Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Paulo Fernando da Silva Faculdades SENAC Blumenau Tecnologia em Processos Gerenciais.
UCSal – Bacharelado em Informática
Monografia de TCC  Disciplinas + Dissertação
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
Janeiro/2013 Ceça Moraes Data Warehouse Janeiro/2013 Ceça Moraes
CIn/UFPE – IF696 - Integração de Dados e DW - Prof. Robson Fidalgo  1.
Copyright © 2015, Oracle and/or its affiliates. All rights reserved. | Big Data Usando Big Data e Cloud para aumentar sua competitividade e eficiência.
Evolução da Tecnologia da Informação
Bancos de Dados Sistema de Banco de dados – sistema de manutenção de registros por computador. É considerado como uma sala.
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
SQL Server Data Quality Services Túlio de Souza (tss2)
Novas Gerações No Mercado de Trabalho Formações SISNEMA 2010.
Objetivos do Capítulo Identificar as mudanças que acontecem na forma e no uso de apoio à decisão em empreendimentos de e-business. Identificar o papel.
Portfólio de Serviços TI
Ricardo de Andrade Kratz
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 8 - Metadados e Operações OLAP.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL
Como reduzir riscos e ganhar competitividade utilizando ferramentas de BI Como reduzir riscos e ganhar competitividade utilizando ferramentas de BI Juliano.
SQL Saturday #488 Gerenciamento de múltiplas instâncias de SQL Server Vitor Fava
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

SQL Saturday #512 Oportunidades com a Plataforma de Dados da Microsoft Rodrigo Crespi

Rodrigo Crespi Certificações Microsoft – MCT, MCDBA, MCITP, MCSE, etc. Especialista em Banco de Dados – UGF Mestrando em Engenharia de Software – UEMC PASS Chapter Leader – SQL Server RS Sócio da CrespiDB – Soluções em Plataformas de Dados 2 rodrigocrespi br.linkedin.com/in/rodrigocrespi Speaker Bio

Patrocinadores

Agenda  Época de Mudanças;  Principais Áreas:  Bancos de Dados Transacional (OLTP);  Banco de Dados Analíticos (OLAP);  Nuvem;  Big Data;  Carreira  Administrador de Banco de Dados;  Analista/Programador de Dados;  Desenvolvedor BI;  Arquiteto de Dados;  Cientista de Dados;  Certificações; 4 |

Época de Mudanças  Mudanças de tecnologias;  Mudanças de conceitos;  Dados na palma das mãos.

Leader in 2014 for Gartner Magic Quadrants Microsoft platform lidera Soluções on- premises e cloud Operatio nal Databas e Manage ment Systems Data Wareho use Databas e Manage ment Systems Busines s Intelligen ce and Analytics Platform s x86 Server Virtualiz ation Cloud Infrastru cture as a Service Enterpris e Applicati on Platform as a Service Public Cloud Storage

Bancos de Dados Transacionais  Projetos para aplicações transacionais;  Transação-a-Transação IIS Server

Bancos de Dados Dimensional Foco em resultados analíticos; Análise histórica dos dados; Desempenho nas consultas; Facilidade no desenvolvimento.

Dados na Nuvem

Big Data

Carreira

Administração de Bancos de Dados  As atribuições de um DBA são: Definir o esquema conceitual; Definir o esquema interno; Contato com os usuários; Definir restrições de segurança e integridade; Definir normas de descarga e carga de dados; Monitorar o desempenho e responder a requisitos de mudanças. DATE, C. J.; INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DBA - Perfil Gostar de ser DBA; Estar disponível para o trabalho; Gostar de estudar; Ter interesse em conhecimentos genéricos sobre o negócio da empresa; Conhecer no mínimo 30% de: infra, programação, virtualização, e etc.; Muitas empresas cobram uma linha especifica de interesse dentro da área de bancos de dados;

Analista/Programador de Dados  Atribuições:  Apoio ao desenvolvedor de sistema;  Desenvolvimento de rotinas complexas;  Elaboração de modelos de dados;  Análise e confecção de relatórios gerenciais;

Analista/Programador de Dados  Perfil  Conhecimentos em algoritmos e lógica de programação;  Conhecimentos na engine do SQL Server como:  A forma como os dados são coletados;  Melhor forma de utilizar os índices.

Analista/Desenvolvedor BI  Atribuições:  Modelar artefatos de banco de dados multidimensional;  Desenvolvimento de relatórios, dashboards e KPI;  Documentar os modelos desenvolvidos além de processos de regras de negócios;  Análise e/ou desenvolvimento de processos de cargas de dados.

Analista/Desenvolvedor BI  Perfil  Domínio de SQL Server, incluindo Reporting e Analysis services;  Colaboração ativa com equipe de desenvolvedores;  Conhecimento de técnicas de banco de dados Boa comunicação verbal e escrita;  Raciocínio lógico focado em resolução de problemas complexos;  Proatividade para identificar e solucionar as questões do dia-a-dia.

Arquiteto de Dados  Atribuições: Definir o esquema conceitual; Definir o esquema interno;  Elaboração do projeto conceitual;  Manutenção da documentação do projeto;  Dialogar com a equipe de projetos (desde o desenvolvedor até o gestor);

Arquiteto de Dados  Perfil:  Sólido conhecimento conceitual;  Visão holística a cerca do projeto;  Interesse em compreender o negócio da companhia;  Compreender sobre a performance, desenvolvimento e tecnologias aplicadas no projeto;

Cientista de Dados  Atribuições:  Explorar dados;  Desenvolver modelos matemáticos;  Buscar novas oportunidades baseado nos dados;  Transformar dados disponíveis em balizadores de decisões a serem tomadas.

Cientista de Dados  Perfil:  Vivem em três mundos:  Negócios;  Matemática;  TI;  Conhecimentos:  No negócio da companhia;  Em progamação, para desenvolver algoritmos;  Ter a habilidade transmitir os conhecimentos para os usuários chaves;

Cientista de Dados  Formação:  Não ainda formação especifica;  Há alguns cursos de matemática que acrescentam matérias de TI e negócios;  A Coursera disponibiliza uma especialização em Ciência de Dados certificada pela University Johns Hopkins;

Certificações Microsoft

Estudo Nível Básico Graduação; Cursos técnicos relacionados à: Bancos de dados; Desenvolvimento de Software; Infraestrutura; Virtualização; Nuvem; BI; Idioma (inglês); Cursos nas áreas de relacionamentos interpessoais. 24 |

Estudo Nível Profissional Pós-Graduação; Idiomas (inglês); Certificações em um SGBD específico: Microsoft SQL Server; Oracle; DB2; Este não é o fim. Nunca existirá fim para quem gosta do que faz. 25 | VS

Referências    DATE, C. J.; INTRODUÇÃO A SISTEMAS DE BANCOS DE DADOS. Rio de Janeiro: Elsevier,  (Referência para Big Data) 26 |

Patrocinadores

Dúvidas? 28 |

Obrigado! rodrigocrespi br.linkedin.com/in/rodrigocrespi