Pedagogia de Jesus – parte 1 Programa “mais um pouco” Formação para Escola Dominical Eber Borges da Costa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
Advertisements

“O juiz é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo”. Tiago 2:13.
LIÇÃO 4 RELACIONAMENTO ENTRE AMIGOS Prof. Lucas Neto.
CNBB – Documento 100 Comunidade de Comunidades: Uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia.
Projetos para as Famílias Rita Massarico Kawahala André Luís Kawahala Jovem Família Família & Namoro.
Por outro lado, a visão bíblica caracterizada primeiramente pela santidade, bem como pela consciência de se tratar de uma área vital, essencial do.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
O texto pode ser visto como um tecido estruturado, uma entidade significativa, uma entidade de comunicação e um artefato sociohistórico. Pode-se dizer.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Como Apresentar Sermões Encontro de Anciãos Associação Paulistana.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
Profa. Ma. Ana Lúcia Antônio – SAS/SEJUSP Prof. Me Leandro Araújo –OMEP/CEDCA A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA E SEUS REFLEXOS NA SOCIOEDUCAÇÃO Profa. Ma. Ana Lúcia.
Instituições Sociais Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja,
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
O Evangelho de Mateus. Início do ministério de Cristo 02.
7 DE MAIO DE 2016 O ministério do Filho do Homem Então, ele respondeu aos mensageiros: “Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos.
ROTEIRO RESSURREIÇÃO E REENCARNAÇÃO JESUS E NICODEMOS LAÇOS DE FAMÍLIA
Campanha Tema do Ano 2014 Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
REDE DE APOIO - refletirmos sobre o contexto em que estamos inseridos e as relações que podemos estabelecer a partir desse lugar no qual, nos relacionamos.
21 DE MAIO DE 2016 Os ensinos do Filho do Homem E dizendo ele essas coisas, todos os seus adversários ficaram envergonhados; e todo o povo se alegrava.
A Revelação de Deus Evangelho de João. A Revelação de Deus - Compreender que Cristo participou do ato original da criação. (Saber) - Refletir sobre a.
Projeto de pesquisa : A abordagem cultural da educação física na educação infantil Elina Elias de Macedo.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Mãe de Deus Dia Mundial da Paz A Liturgia coloca-nos hoje diante de diversas evocações. Celebra-se a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus : somos convidados.
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
Prof. Ricardo Lima Filosofia
Deus Uno e Trino A festa da TRINDADE Convida-nos a reflectir sobre o Mistério da vida íntima de Deus e conhecer melhor quem é o nosso Deus. Ele revela-se.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
“Ferramentas para um trabalho aprovado” Objetivos. Compreender a importância de manter-se conectado com Deus através da oração.. Compreender que o cuidado.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PAIC EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
“As família nos caminhos da missão” Novo Testamento.
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Amai-vos como eu vos amei Na Liturgia desses domingos de Páscoa, podemos perceber a preocupação de Cristo em formar a sua Igreja, que continuará a obra.
“Aproxima-se o cumprimento da missão: Jesus chega em Jerusalém” Objetivos: - Compreender que Jesus sempre deseja dar oportunidade de salvação ao pecador.
MÉTODOS CIENTÍFICOS Prof a. Graça Pachêco. TODAS AS CIÊNCIAS CARACTERIZAM-SE PELA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS CIENTÍFICOS Há diversas formas de conceituar,
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ A PARTIR DE JESUS-CATEQUISTA.
Estes slides são para uso das igrejas cristãs e irmãos que desejem se aprofundar no tema. Para adquirir as revistas para a sua igreja, acesse
Ao longo da História, Deus sempre CHAMOU pessoas para realizar os seus planos. A Liturgia de hoje mostra vários exemplos: Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
O JULGAMENTO DE JESUS (LC 22,66 – 23, 25). Divisão da Perícope - Em Lucas O Julgamento de Jesus se divide em três partes.  Jesus perante o Sinédrio 22,66.
ESCOLA DE CRESCIMENTO Quadrangular Vila Industrial - Todos os Dias, no Templo e nas Casas (At 5.42)
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE JESUS CRISTO.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Os diferentes tipos de categorias de cristãos que dificultam a comunhão amorosa na igreja local Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/08/2009.
Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.
TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA: por um turismo mais solidário, menos perverso e mais justo.
ARTE GÓTICA.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Festejamos hoje a festa de TODOS OS SANTOS No "Creio", professamos: "Creio na Comunhão dos Santos". As Leituras aprofundam essa Verdade: A 1.ª leitura.
A Liturgia continua o tema do Chamamento. A resposta do homem passa por um caminho de conversão pessoal e de identificação com Jesus. Na 1.ª Leitura,
Ameaça de ruptura Cresce o mistério. Marcos 8, Estamos na continuação da multiplicação dos pães, agora mais concretamente, no contexto da reação.
CONHECENDO A SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE ¹ELOARA CAROLINE RODRIGUES REBONATO, ²AMANDA NASCIMENTO VASQUES DE SOUZA,²ROSILAINE APARECIDA COUTINHO,²THAIS,³.
01. O livro de Jeremias está repleto de símbolos. E a Bíblia, está carregada de simbologia? Deus trabalha com símbolos? Quais são as vantagens do seu.
Somos cristãos, SEGUIDORES de Cristo. Mas quem é Cristo para você? Hoje somos convidados a descobrir em Jesus o Messias de Deus e a identificar-nos.
Lição 6 Mateus. Lição 6 Mateus Introdução Mateus é o livro que abre o grupo dos quatro Evangelhos. Isso porque é visto como uma ponte entre o AT e.
Processo Catecumenal A partir do RICA.
O homem deseja ser Feliz. O Catecismo da Igreja Católica afirma: "O próprio Deus colocou no coração do homem um desejo íntimo de felicidade". (CIC 1718).
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,
Introdução a atividade acadêmica
OFICINA DE MÉTODO CIENTÍFICO
Apresentação do SEMINÁRIO DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL
A Memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado Proto-evangelho de Tiago,
5 Maneiras de Afastar seu Filho da Igreja
Comentário da Lição 4 de Lições Bíblicas Pr. Rodolfo Silva.
24 DE SETEMBRO DE 2016 A história precisa continuar Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,
Transcrição da apresentação:

Pedagogia de Jesus – parte 1 Programa “mais um pouco” Formação para Escola Dominical Eber Borges da Costa

Objetivos Destacar os principais espaços de ensino presentes na Bíblia e o uso que Jesus fez deles; Apontar as principais características da “Pedagogia de Jesus” que o tornam diferente dos mestres de seu tempo; A partir do exemplo de Jesus, refletir sobre as possibilidades de construir uma prática pedagógica mais próxima da vida das pessoas hoje.

As práticas pedagógicas na Bíblia Ao falar das práticas pedagógicas na Bíblia, é preciso destacar duas perspectivas: uma teológica, que aparecerá em todas as suas manifestações: Deus é considerado o principal e verdadeiro educador; uma sociológica, presente em todas as formas estruturais e institucionais: a família é a instituição educativa matriz e essencial em Israel.

Os Lugares de Ensino na Bíblia  A educação acontecia basicamente na família: o ensino da moral era ministrado pela mãe e pelo pai, na infância (Provérbios 1.8;6.20); a educação religiosa e profissional era ensinada na adolescência, tendo o pai como responsável (Êxodo 10.2; Deuteronômio 4.9; 6.7;20-21).

Educação religiosa nos tempos de Jesus  Havia três ambientes principais de formação religiosa: Em Casa na família. Na Sinagoga em comunidade. No Templo nas peregrinações com o povo.

Os espaços de ensino  Os rabinos eram os grandes educadores e ocupavam os dois principais espaços da aldeia: A sinagoga A escola Educar era preservar as tradições e não se deixar envolver pelas propostas do mundo cultural greco- romano.

A figura do Rabino  Os rabinos eram os grandes educadores: Sentados na cátedra da sinagoga (Mateus 23.2), definiam o rumo da vida das pessoas colocadas sob sua guarda.  A Escola dos Escribas em Jerusalém (At 22.3). Conteúdo básico que incluía o estudo das Escrituras e da Tradição dos Antigos.

A comunidade que se forma em torno de Jesus Jesus cria, em torno de si, uma comunidade de discípulos e discípulas que é “aprendente”; Na convivência com o Mestre e uns com os outros, ensinam e aprendem; Jesus aproveita os espaços tradicionais de ensino para aprender e ensinar e cria outros.

Jesus: um rabi? Somente nos Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Luxas), o verbo ensinar ou instruir (didasko) aparece cerca de cem vezes, geralmente referindo-se à atividade de Jesus. Nos relatos dos Evangelhos, várias pessoas se aproximam de Jesus chamando-o Rabi. No que ele se parece e no que se diferencia dos Rabis?

Semelhanças com os rabis: tem um grupo de discípulos com os quais mantem um vínculo estreito; prega e ensina na sinagoga; as formas se seu ensino não parecem romper com as que empregam os doutores de Israel: os rabis eram experts na arte e na técnica do diálogo;

Semelhanças com os rabis: faz numerosas referências e comentários sobre os textos bíblicos; deixa-se chamar “mestre” pelo povo, por seus discípulos e pelos escribas mesmo.

Diferenças com os rabis: ensina em qualquer lugar; ensina a qualquer classe de pessoas: em particular, as pessoas condenadas e rechaçadas pela Lei judaica: mulheres e crianças, publicanos e pescadores, enfermos e prostitutas, e toda classe de “impuros”; usa com predileção um estilo pedagógico que lhe é próprio: a parábola, que não tem correspondente na literatura rabínica.

Diferenças com os rabis: seus discípulos são chamados e não o seguem por iniciativa própria, nem para iniciar uma carreira; seu estado não é transitório até chegarem eles mesmos a ser mestres (Mateus ); a proibição que Jesus faz a seus discípulos de fazerem- se chamar mestres, mostra que ele se separa da hierarquia de cargos e honras que existia na sinagoga: (Mateus 23.8).

Diferenças com os rabis: Jesus faz uma releitura das passagens do AT a partir de sua própria prática, e não os utiliza como norma universal e absoluta; Jesus é um mestre popular; sua autoridade não vem dos canais de formação dos rabis.

Em resumo, podemos afirmar que Jesus, ensinando sobre Deus, seu Reino e sua vontade, não se distancia muito dos temas do judaísmo; o que muda é o tratamento dos mesmos conteúdos quando radicaliza os ensinos em defesa da vida e do povo e contra as teorias abstratas usadas ideologicamente para manter uma estrutura religiosa e social.

A Pedagogia de Jesus e a Escola Dominical  O modo de Jesus ensinar deve ser um modelo e uma inspiração para quem trabalha com a Escola Dominical hoje;  Para isso, devemos considerar alguns aspectos fundamentais da construção do saber humano: o afeto, a compaixão, a proximidade.

A Pedagogia de Jesus e a Escola Dominical  A pedagogia de Jesus é libertadora não apenas porque o conteúdo do Evangelho é libertador, mas pela forma como ele transmite a mensagem do Reino de Deus.  Quando se fala em Educação Cristã, não é possível para dissociar método de conteúdo!

A Pedagogia de Jesus e a Escola Dominical  A forma como ensinamos é já o Evangelho em ação.  Se o amor é o conteúdo fundamental da doutrina bíblica, ensinar como amor (como método) é já praticar o que se ensina.  Ensinar com amor: proximidade, convívio, afetividade, respeito, compaixão, sensibilidade....

Para a reflexão  Fizemos o exercício de comparar Jesus com os mestres de seu tempo, apontando semelhanças e diferenças. Que tal fazer o mesmo com a gente?  O que você apontaria como semelhante e diferente da sua prática pedagógica comparada com a de Jesus?

Referências bibliográficas  PREISWERK, Matthias. Educar en la palabra viva: Marco teorico para la educacion cristiana. Lima: [s.n.], p. (Cuadernos de estudio, 25).  MESTERS, Carlos. Jesus formando e formador: aprender e ensinar. São Leopoldo: CEBI, 2012.

Eber Borges da Costa Pastor metodista em Campinas, SP; Professor na Área de Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia da UMESP; Coordenador Nacional de Educação de Cristã da Igreja Metodista. Contato: