A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. Cap. 1

2 2 Memórias... O que mudou do passado para o presente na educação? Estamos atrás de nossa identidade de mestres. Muitas coisas não mudaram porque fazem parte do nosso ofício, que carrega uma longa memória.

3 3 Oficio: saber qualificado, único, pertencente ao seu mestre que aprendeu seu segredo, sua arte, com identidade respeitada, reconhecida socialmente, com traços bem definidos.

4 4 - Os mestres de ofício carregam o orgulho de sua maestria. A educação tem hoje, ainda, muito de artesanal. - O saber fazer do passado deixou suas marcas. Nem a mais avançada tecnologia poderá prescindir da perícia dos mestres.

5 5 Educar...... incorpora as marcas de um ofício e de uma arte, aprendida no diálogo de gerações.

6 6 Por mais que os processos de modernização (políticas, normas e regimentos, divisão gradeada e disciplinar do currículo e do trabalho, da incorporação dos especialistas, da separação entre os que decidem, os que pensam e os que fazem), levem a uma conclusão de eliminação dos traços e dimensões do ofício de mestre, eles resistem e perduram. Há uma resistente cultura docente.

7 7 Quanto mais nos aproximamos do cotidiano escolar mais nos convencemos de que ainda a escola gira em torno dos professores, de seu ofício, de sua qualificação e profissionalismo. São eles que a fazem e reinventam.

8 8 Um ofício descartável? Não podemos confundir e substituir a gestão participativa pelo cerne da relação educativa.

9 9 Investir na profissionalização docente é mais caro, mais lento e politicamente menos manipulável e rentável do que angariar amigos da escola,(promover o criança esperança).

10 10 A especificidade do saber fazer educativo. Oficio: domínio de um saber fazer específico gera satisfação pessoal, afirmação e defesa de uma identidade individual e coletiva, de uma identidade social do campo de sua ação.

11 11 Década de 1980 – defesa da identidade como trabalhadores em educação. Década de 1990 – defesa da especificidade de seu saber e fazer. Estamos em um momento de reafirmação da dimensão de trabalhador qualificado, insubstituível, resistindo às ameaças de sua descaracterização.

12 12 As artes de educar e o domínio da teoria pedagógica se tornaram desnecessários diante de um campo descaracterizado. Os últimos 20 anos têm mostrado uma luta não só por valorização, mas por caracterização – Isso em partes pela qualificação docente cada vez mais intensificada.

13 13 DESAFIO... Como afirmar a dimensão social, a responsabilidade da sociedade e ao mesmo tempo reafirmar o trato profissional, a centralidade insubstituível da categoria e a responsabilidade dos governos na garantia dos direitos sócias? Mostrando que o magistério não é descartável.

14 14 Pag. 25... Uso a expressão “ofício de mestre” para chamar a atenção para essa longa história, para procurar nossa identidade longe, para nos ver como uma construção social, histórica, cultural que finca raízes fundas no passado.


Carregar ppt "Profa. Relma Urel Carbone Carneiro Aula: Ser professor: imagens e auto-imagens Referência: ARROYO, M. G. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google