PET - SAÚDE HIGIÊNE EM SAÚDE: RECONHECENDO AS PERCEPÇÕES DE UMA POPULAÇÃO.

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Transcrição da apresentação:

PET - SAÚDE HIGIÊNE EM SAÚDE: RECONHECENDO AS PERCEPÇÕES DE UMA POPULAÇÃO

PARTICIPANTES :  TUTORES Renata Shimizu Locatelli da Rosa Maria José Sanches Marin Maria Yvette de Aguiar Dutra Moravcik

 PRECEPTORES Carmen Lígia Guilen Lopes Cibele Batista Lopes Peres Fabiana Fernandes dos Santos Marília Marconato Múrcia Rodrigues Mônica Cristina Coneglian Roseli Pereira de Jesus

PRECEPTORES Luciana Rocha de Oliveira Luciene Cristine Ribeiro Paula Garcia de Carvalho Simone de Carvalho Santos

Estudantes Bolsistas Clara Buscarini Leutewiler David Baccarin Flávio Henrique da Silva Santana Izabela Roma Juliana Batista Rodrigues Pereira Mariah Guieiro Alves dos Reis Marília Aoki Settanni Paloma Glauca Corrêa Brandão Rodrigo Cândido Rezende Ronaldo Vieira Filho Thais Iwashita Lages Victor Augusto Leite Giorgenon

ESTUDANTES Caroline Cristina de Moraes Camila de Medeiros Chiafareli Daniel A. Villanova Machado Débora Meira Ramos Amorim Flávio Martinez da Silva Hugo Rodrigues Rosa Ivan Villavova e Affonso Jaqueline de Almeida Silva Jaquelyne Mafud Reynaldo Marco Aurélio Parra Morales Mariana Patriotta Naville Monize Miyada Natiara Grava Magolbo Rafael Takamitsu Romero Rebeca França de Aquino Tássia Andreu Martins Victor Hugo Chiquetto Faria Vinícius Zolezi da Silva

USFs REPRESENTADAS PELOS PRECEPTORES Vila Barros Vila Hípica Vila Nova Figueirinha Jd. Cavalari Santa Augusta Altaneira

Considerando...  O contexto vivido pelo grupo de estudantes bolsistas que em 2008, formavam um grupo de UPP,  O trabalho realizado por eles que caracterizava a aréa de abrangência em que atuam,

Os objetivos deste trabalho reconhecer a percepção que a referida população tem sobre higiene e traçar um plano de ação participativo para implementação junto a essa comunidade.

Metodologia  Pesquisa social  Trabalho de campo  Oficinas de Trabalho  Análise dos dados: - quantitativa - qualitativa - núcleos de sentido  Encaminhamento para publicação

Preparo das Oficinas Segundo Rojas e Carvalhal (199_?) “ Oficina de Trabalho ” se constitui em um processo de construção coletiva de uma práxis, em que se desenvolve uma reflexão tematizada em grupo, que tem como ponto de partida a experiência pessoal de cada participante.

Nesta modalidade, ainda segundo estas autoras, pode-se utilizar técnicas lúdicas e outros recursos didáticos que facilitem a implementação do processo de ensino aprendizagem. O desenvolvimento pedagógico da Oficina irá se ancorar nos pressupostos da educação crítica apresentado por Freire (1979 e 1996).

Encaminhamentos  Aprovação do Projeto, no Comitê de Ética em Pesquisa  Formação de sub-grupos pára realização das atividades  Organização da 1ª Oficina de Trabalho com 50 participantes

Formação dos sub-grupos de trabalho  Representantes dos diferentes segmentos do projeto  Ida á USF para escolha aleatória dos 50 participantes  Preparo da técnica a ser realizado na Oficina, obedecendo os referenciais apresentados no Projeto

Andamento do Projeto  Estabelecer periodicidade de reuniões, local, horário, etc. para todo o grupo de participantes.  Realização de relatórios periódicos provenientes de cada encontro e/ou atividade desenvolvida pelo grupo ou sub-grupo do projeto.