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PublicouAnasofia Prado Alterado mais de 9 anos atrás
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ANTONIO ALVES DE ARRUDA O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008 O Exercício da Tutoria LONDRINA 2008
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INTRODUÇÃO Manuais e cursos de capacitação, oferecidos pela instituição, traçam de acordo com suas realidades e exigências da lei, o perfil ideal de tutores para os pólos de apoio presencial. Identifica com isso, um elemento importante nesse processo: O Tutor. Este artigo, coloca em pauta a partir das experiências de seu autor, questões que possibilitam reflexões, sobre o perfil do tutor e o exercício da tutoria no pólo presencial. Manuais e cursos de capacitação, oferecidos pela instituição, traçam de acordo com suas realidades e exigências da lei, o perfil ideal de tutores para os pólos de apoio presencial. Identifica com isso, um elemento importante nesse processo: O Tutor. Este artigo, coloca em pauta a partir das experiências de seu autor, questões que possibilitam reflexões, sobre o perfil do tutor e o exercício da tutoria no pólo presencial.
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Fundamentação teórica Destacamos como fonte básica deste trabalho,o “manual do tutor”, elaborado pela FATEC INTERNACIONAL, indicador principal da instituição, na composição de sua estrutura metodológica. Procurando identificar e situar o Exercício da tutoria, num contexto de mudança de paradigma na educação, recorremos ao estudo de Profª Drª Maria Cândida Moraes que delineia o “paradigma educacional emergente”. Destacamos como fonte básica deste trabalho,o “manual do tutor”, elaborado pela FATEC INTERNACIONAL, indicador principal da instituição, na composição de sua estrutura metodológica. Procurando identificar e situar o Exercício da tutoria, num contexto de mudança de paradigma na educação, recorremos ao estudo de Profª Drª Maria Cândida Moraes que delineia o “paradigma educacional emergente”.
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PONTOS DE REFLEXÃO 1.Responsabilidades básicas do tutor. Orientação Responsabilidade acadêmica Responsabilidade institucional. 2. O dia-a-dia nos pólos. A tutoria como processo facilitador da aprendizagem 3. Condições de trabalho. O pólo de apoio presencial. Reconhecimento profissional. Referência institucional. 1.Responsabilidades básicas do tutor. Orientação Responsabilidade acadêmica Responsabilidade institucional. 2. O dia-a-dia nos pólos. A tutoria como processo facilitador da aprendizagem 3. Condições de trabalho. O pólo de apoio presencial. Reconhecimento profissional. Referência institucional.
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Considerações Finais. O exercício da tutoria é um processo em construção. A figura do tutor ganha importância quando é reconhecido como elemento fundamental desta construção. Tutor facilitador da aprendizagem. O exercício da tutoria é um processo em construção. A figura do tutor ganha importância quando é reconhecido como elemento fundamental desta construção. Tutor facilitador da aprendizagem.
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