A consciência moral 39 FETI, Domenico Maria Madalena arrependida 1617-21 Galeria Doria-Pamphili, Roma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O fim do homem: dar glória a Deus, conhecê-Lo e amá-Lo
Advertisements

O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
Deus criou o homem livre e responsável
O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
APREDENDO A ORAR.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Jesus e a oposição dos fariseus
“Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que não se vêem”
O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. (Vaticano II)
O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA IGREJA
O Valor da Obediência Lucas 6:43-49.
Longe dos Pal á cios dos Poderosos do Longe dos Palácios dos Poderosos do Imp é rio Romano, e do sistema religioso centralizado no Templo de Jerusalém,
Os dez mandamentos: uma dádiva de Deus
O MUNDO PODERIA SER BEM DIFERENTE
Provérbios de Salomão, capítulo 8
Deus criou o mundo por amor
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
RENOVAR ATITUDES È muito bom abrir os olhos pela manhã e perceber que é um novo dia. Mais uma oportunidade oferecida por Deus para que façamos a coisa.
Otimismo gera Saúde. Ser saudável Hoje, para ser considerada saudável, uma pessoa não precisa apresentar apenas uma higidez física e mental, ela tem que.
LIÇÃO 05 CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES By LUÍS CARLLOS “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar.
28 DE MAIO DE 2016 Os opositores do Filho do Homem Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam a Jesus, dizendo: “Esse homem acolhe pecadores, e come.
1 O contraste entre a religiosidade, e a verdadeira espiritualidade (Atos 23)
ÉTICA E MORAL. O QUE É ÉTICA? Tradicionalmente é entendida como um estudo ou uma reflexão sobre os costumes ou sobre as ações humanas.
4 DE JUNHO DE 2016 A vontade do Filho do Homem Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos.
A Paz do Senhor Jesus Esteja com você irmão e com toda a sua família!
19 Quem pertence à Igreja PERUGINO, Pietro Cristo entregando as chaves a Pedro Fresco Capela Sistina, Vaticano.
A vocação do cristão 37 CARAVAGGIO A vocação de São Mateus Capela Contarelli São Luís de França, Roma.
INTRODUÇÃO (qual a ideia...) A ideia é trabalhar com a comunidade no sentido de desenvolver aconselhamento/evangelização/discipulado que liberte as pessoas.
Salmo 1. Salmo 1 Salmo 1 1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
"Pela bênção dos justos a cidade é exaltada, mas pela boca dos ímpios é destruída" Provérbios
A DOUTRINA DO SERVIÇO CRISTÃO (12.1 a 16.27) Nos capítulos anteriores, Paulo apresenta o pecado e suas consequências, bem como, o plano de salvação. Já,
To aprendendo a conhecer uma pessoa... como posso conhecer uma outra pessoa, Sem antes a conhecê-la? É um processo lento, mas vale a pena conhecer.
Ensino 05 Módulo 03 Grupo de Oração Marcelo Bernini
O SIGNIFICADO DE JESUS “Se perguntasses a Maria de Magdala, o que Jesus significou para ela, certamente que responderia emocionada: O sublime amor, verdadeira.
O DIA DA TEMPESTADE. “Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante ao homem que.
Grupo Espírita Guillon Ribeiro | Escola de Evangelização de Pacientes
Por que Deus tem um propósito único e especial para você?
Os Catequistas dos 1.º Ano dão-vos as Boas-vindas.
“Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em.
Fora da Caridade não há Salvação
Talvez seja tão simples, tolo e natural que você nunca tenha parado para pensar: aprenda a fazer bonito o seu amor. Talvez seja tão simples, tolo e.
16 Jesus Cristo voltará para julgar os vivos e os mortos BACKER, Jacob de O Juízo Final c O.L. Vrouwekathedraal, Amberes.
Catecismo da Igreja Católica nº 2360 “A sexualidade está ordenada para o amor conjugal entre o homem e a mulher. No casamento, a intimidade.
HUMILDADE. Paulo diz em carta aos Efésios “Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.” (Efésios 5:15). Quando a força.
Os fariseus e alguns dos mestres da lei, vindos de Jerusalém, reuniram-se a Jesus e viram alguns dos seus discípulos comerem com as mãos "impuras",
SERMÃO 01 General Conference Daily Bulletin, Vol. 5, p. 108 Sermão de A. T. Jones 4 de fevereiro de 1893.
Liberdade de Pensar e Liberdade de Consciência
“Neste mundo mau vocês sempre terão dificuldades. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.” João (AM)
Creio no Espírito Santo 17 GIAQUINTO, Corrado O Espírito Santo Cerca de 1750 Colecção privada.
Creio no perdão dos pecados 21. Compêndio do Catecismo 201. Porque é que a Igreja tem o poder de perdoar os pecados? A Igreja tem a missão.
1. Introdução ( 6 slides) 7. O mistério da Redenção (15 slides) 2. Natal (10 slides) 8. Mediador e cabeça ( 10 slides) 3. Encarnação (10 slides) 9. Mistérios.
Bom dia filho(a) Poderia me doar alguns minutos de seu tempo. Jesus Cristo.
Liberdades individuais e coerção social.. O mundo e suas leis. Quando nascemos já encontramos o mundo pronto, com suas leis, suas regras de funcionamento,
Olá, a paz de Jesus! Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Disciplina na Igreja.
FRASES ESPÍRITAS.
Texto: Conselhos e lembretes úteis em um Centro Espírita. Autor: Luiz Gonzaga Pinheiro Música: Souvenance de toi.
“Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.” Efésios 6.10.
O cristão cidadão Romanos Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades.
“Stella fulget hodie” adentranos nas melodias medievais cristãs.
Assumindo o compromisso Isaías Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra,
Aprender a fazer oração 57 MILLET, Jean-François ( ) O angelus Colecção privada.
Gostaria de refletir um pouco sobre o perdão. Há momentos em que buscamos contato com Deus para pedir perdão. Quando se faz necessário o perdão? Por.
CURANDO RELACIONAMENTOS Curar nossos relacionamentos é a nossa própria escolha, já que na verdade não são os outros que estamos perdoando realmente.
A Liturgia deste domingo deseja preparar os cristãos para os acontecimentos da Páscoa, que se aproxima: Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Na 1.ª.
“Nós, porém, temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2.16
01. Por que o profeta Jeremias deveria pregar não apenas por palavras mas também por meio de representações? De que forma o seu ministério se aplica a.
O Espírito Santo. Quem é o Espírito Santo? espíritos e Espírito Espírito de Deus é o mais difícil de entender -O Pai criou -O Filho viveu entre nós -O.
LIÇÃO 5 - A MARAVILHOSA GRAÇA Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Transcrição da apresentação:

A consciência moral 39 FETI, Domenico Maria Madalena arrependida Galeria Doria-Pamphili, Roma

Compêndio do catecismo 372. O que é a consciência moral? A consciência moral, presente no íntimo da pessoa, é um juízo da razão, que, no momento oportuno, ordena ao homem que pratique o bem e evite o mal. Graças a ela, a pessoa humana percebe a qualidade moral dum acto a realizar ou já realizado, permitindo-lhe assumir a responsabilidade. Quando escuta a consciência moral, o homem prudente pode ouvir a voz de Deus que lhe fala.

“Nas profundezas da sua consciência o homem descobre uma lei que ele não deu a si próprio, mas à qual deve obedecer e cuja voz ressoa, quando é necessário, nos ouvidos do seu coração, chamando-o sempre a amar e a fazer o bem e a evitar o mal: faz isto, evita aquilo. Porque o homem tem uma lei escrita por Deus no seu coração, em cuja obediência está a dignidade humana e pela qual será julgado. A consciência é o núcleo mais secreto e o sacrário do homem, no qual está só com Deus, cuja voz ressoa no mais íntimo dela“. (Gaudium et spes, n. 16). GOYA Y LUCIENTES, Francisco de São Pedro arrependido Phillips Collection, Washington Introdução

Ideias principais

1. Que é a consciência A consciência é a voz interior que manifesta ao homem a bondade ou malícia de uma acção, para que faça o bem e evite o mal; é o juízo da razão, pelo qual a pessoa humana reconhece a qualidade moral de um acto concreto que pensa fazer, está a fazer ou fez. A consciência ressoa e avisa, e se se fez algo que a consciência reprova, remorde; se se trabalhou bem, mostra a sua aprovação e louvor. MICHELANGELO Buonarroti Jeremias (detalhe) 1511 Fresco Capela Sistina, Vaticano

2. Diversos estados da consciência Em relação com a aprovação pelo sujeito, temos: a) Consciência certa: ao discernir a moralidade do acto, tem a segurança de que é tal e como a consciência lhe dita. a) Consciência duvidosa. É a que conhece o juízo moral com o temor de que seja de outra maneira - sem aprovação firme, portanto -. Em atenção ao objecto e à sua conformidade com a norma moral temos: a) Consciência recta ou verdadeira. É quando o juízo moral se ajusta à norma objectiva, de modo que aquela acção é realmente boa ou má, como nos é ditada. a) Consciência errónea. É quando o juízo moral não se ajusta à norma, mas o que é ditado como bom é mau, ou o que é ditado como mau é bom; este juízo naturalmente procede do erro. Gustave Courbet ( ) A fiandeira dormente 1853 Museu Fabre, Montpellier

3. É preciso actuar sempre com consciência certa É preciso actuar sempre com consciência certa.  Quando a consciência certa se apoia na rectidão ou verdade do juízo moral, não oferece dificuldade alguma e compreende-se que deve ser assim.  Mas, e se a certeza se baseia no erro? Se o erro é invencível, é preciso seguir a consciência certa. A acção é subjectivamente boa, ainda que não se ajuste à norma, porque é o que dita a consciência e a vontade quer o bem, sem que tenha outra saída por ser invencível. Quando o erro é vencível, há má vontade e não se pode falar de consciência certa como norma de conduta. O que se deve fazer é sair do erro vencível. Raphael ( ) Tecto de la Stanza della Segnatura: Justiça Fresco, Stanza della Segnatura, Palácioi Pontifício, Vaticano

4. A formação da consciência O homem tem o dever de formar a sua consciência para saber qual é a vontade de Deus, à qual há-de ajustar-se o comportamento moral. Os meios para formar a consciência são: 1. Conhecer a doutrina cristã. 2. Não actuar precipitadamente, mas pensar com serenidade. 3. Pedir conselho. 4. A direcção espiritual com o sacerdote. MUENIER, Jules-Alexis A lição de catecismo 1890 Museu das Belas Artes, Besançon

5. Importância da formação da consciência Poucas pessoas têm consciência da importância da sua formação e, frequentemente, ficam satisfeitas por evitar os perigos ou em não escandalizar. O homem é responsável pela sua própria conduta e pela influência – positiva ou negativa - na conduta dos outros. Em sentido negativo, Jesus Cristo adverte da gravidade do escândalo; em sentido positivo, recorda que veio para que os homens "tenham vida e a tenham em abundância ". KAULBACH, Hermann ( ) Alegoria da sabedoria e a justiça 1888 Colecção privada

6. Regras para decidir sempre em consciência Normalmente, cuidando a forma- ção a consciência não será difícil conhecer e fazer o bem; e quando sobrevém alguma dificuldade, a atitude interior de procurar com empenho o discernimento da vontade de Deus, facilitará a solução. São úteis estas regras:  Nunca se pode fazer o mal para obter um bem.  Tratar os outros como queremos que nos tratem a nós.  Actuar sempre respeitando o próximo e a sua consciência. CHARDIN, Jean-Baptiste-Simeon ( ) A mestra Colecção privada

Propósitos de vida cristã

Um propósito para avançar Faz um breve exame de consciência pela noite, antes de te deitares, para ver se agiste na presença de Deus. Pensa se estás a actuar com consciência certa e, ao mesmo tempo, com consciência recta ou verdadeira.