"Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.  Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções.  Deu a todos os alunos uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

A instituição escolar e a violência
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
BULLYING O termo “bullying” tem o seu significado da palavra inglesa para definir a forma intencional de maltratar outra pessoa.
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
O Bullying Autores : Daniil Pavlov, nº4 João Gariso, nº9
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
Perigos relacionados com a internet
Cyberbullying É uma forma de violência verbal e psicológica, usada para humilhar e atormentar vítimas indefesas.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
Perigos relacionados com a internet
BULLYING O QUE E ???.
Quando a brincadeira perde a graça...
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
Internet? Até onde o perigo espreita!
Biblioteca Escolar André Soares. O que andas a fazer na Internet? 2.
O QUE PODEMOS FAZER? 2 Seis colegas da minha turma deixaram de falar comigo e de se sentar ao pé de mim. Elas gozam comigo e lançam falsos rumores acerca.
O que andas a fazer na Internet? 2 Começando pelo básico…. Escrever a = 3.
2 Usas a Internet para quê? Aprender Comunicar Jogar Descobrir 3.
num artigo muito interessante, Paulo Angelim, que é arquiteto, pós-graduado em marketing, dizia mais ou menos o seguinte.
Lucas Botelho Sérgio Oliveira 8º Ano Turma A Escola E.B. 2,3 Egas Moniz Guimarães Os perigos da Internet.
trabalho realizado por: Rafael Quina nº20 8ºb João Vinagre nº16 8ºb Escola: D.Luis Mendonça Furtado Prof: Ana Paula Pina.
Faculdade de Guanambi Administração – 2º semestre Componente curricular: Teoria Geral da Administração II – Prof. João Wilker EQUIPE: Allan Medeiros Dayane.
Violência Domestìca EB2/3 DO COUTO MINEIRO DO PEJÃO Vitor Santos-Nº 18 Turma: 9B Diciplina: EMRC Professor:Jose Antonio.
Violência Doméstica Diagnóstico e Acompanhamento.
YANE
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS : MITO OU REALIDADE ? COMO POSSO CONTRIBUIR PARA DIMINUIR O ÍNDICE DE VIOLÊNCIA NA MINHA ESCOLA?
Brincadeiras que ferem.... O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado.
AGRESSIVIDADE ACADÊMICAS: ANDREZA TACHINI CINTIA MARIA FUGAZZA MABEL DE VARGAS MORGANA C. GERMER.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Alienação Parental
ACONSELHAMENTO NUTRICIONAL. Coaching x Aconselhamento Treinador Treinamento.
Suicídio no Brasil: Estratégias de Prevenção e Intervenções
Quando alguém machuca ou humilha constantemente outra pessoa
Turma 2º ano curso vocacional
Adventistas dizem NÃO ao abuso de crianças
ESSA BRINCADEIRA NÃO TEM GRAÇA!
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e.
Bem-vindos à nossa Casa...
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
RISCO DE VIOLÊNCIA EMOCIONAL E SEXUAL
Ele está no meio de Nós Catequese 1 3º ano.
BULLYING.
Tiago Santos Nº 15 T-IOSI.
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência de
Cuidado: A Internet não esquece!
Definição de Suicídio Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou de dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem.
Atitude de Vencedor.
Reflexões Atuais sobre o Direito da Criança e do Adolescente Profª
VINCENT VAN GOGH ADIMIRE AS OBRAS! OUÇA PIAZZOLLA!
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Elaboração do luto Lidiane Valle Psicóloga – CRP Graduação - PUC/MG Pós Graduação MBA - FGV Coaching e Self Coaching – Instituto Brasileiro de.
O IDAAM E VOCÊ CONTRA O BULLYING!
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Cyberbullying e suas consequências
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
BULLYING UM PROBLEMA SOCIAL.
BULLYING.
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
CUIDADORES DE DOENTES DE PARKINSON 10 Novembro 2006 Leiria
Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.
Nosso Dom mais Precioso Prof. Samuel Neri. O que são dons?  A palavra “dom” vem do latim e significa ‘donu’. Quer dizer ‘dádiva’, presente.  O principal.
Frustração Entre a dor e a realização. “Eu sou Brasileiro e não desisto Nunca” “Eu sou Brasileiro tenho sempre que mostrar força” “Eu sou brasileiro o.
Bullying, isso não é brincadeira! O que é o bullying ? Bullying são atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas na escola por um aluno (ou.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Transcrição da apresentação:

2

3 "Uma professora quis ensinar à sua turma os efeitos do bullying.  Pediu-lhes para seguirem as seguintes instruções.  Deu a todos os alunos uma folha de papel e disse-lhes para a machucarem, deitarem-na no chão e pisarem-na. Resumindo, podiam estragar a folha o mais possível mas não rasgá-la. As crianças estavam entusiasmadas e fizeram o seu melhor para machucarem a folha, tanto quanto possível.  A seguir a professora pediu-lhes para apanharem a folha e abri-la novamente com cuidado, para não rasgarem a mesma. Deviam de endireitar a folha com muito cuidado o mais possível.  A professora chamou-lhes atenção para observarem como as suas folhas estavam sujas e cheias de marcas. Depois pediu para as crianças pedirem desculpa ao papel em voz alta, enquanto o endireitavam. Eles mostravam o seu arrependimento e passavam as mãos para alisarem o papel, mas a folha não voltava ao seu estado original. Os vincos estavam bem marcados.  A professora pediu para que olhassem bem para os vincos e para marcas no papel. E chamou-lhes atenção para o facto destas marcas NUNCA mais desaparecerem, mesmo que tentassem repará-las. É isto o que acontece com as crianças que são gozadas por outras crianças, afirmou a professora.  Podes dizer: Desculpa, podes tentar mostrar o teu arrependimento, mas as marcas, essas ficam para sempre. Os vincos e marcas no papel não desapareceram, mas pelas caras das crianças conseguiu-se perceber que a mensagem da professora for recebida." Este slide é uma dinâmica que poderá utilizar para explicar à turma que como a folha de papel nunca fica como era, as pessoas nunca esquecem uma situação de agressão, mesmo que seja pontual. Não deverá ler o texto à turma. Serve apenas como um exemplo que poderá utilizar.

BULLYING….O QUE É? Agressão física, verbal, sexual ou psicológica. 4 BULLYING….O QUE É? Agressão física, verbal, sexual ou psicológica. Desiquílibrio de poder Ausência de provocação por parte da vítima Caráter repetitivo do comportamento Intenção de causar dano ou medo

TIPOS DE BULLYING… DIRETO INDIRETO FÍSICO VERBAL MATERIAL SEXUAL 5 TIPOS DE BULLYING… Bater, pontapear, empurrar Insultar, desafiar, chamar nomes Destruir, estragar, furtar, roubar Insultar, fazer comentários de natureza sexual, assediar , obrigar a atos sexuais FÍSICO VERBAL MATERIAL SEXUAL DIRETO Espalhar boatos , Exclusão, manipulação das amizades Cyberbullying PSICOLOGIO/EMOCIONAL OU SOCIAL VIRTUAL INDIRETO

COMO É O BULLY? Auto-estima positiva ; Confiantes 6 COMO É O BULLY? Auto-estima positiva ; Confiantes Baixo nível de ansiedade Baixo ou médio nível de insegurança Dominantes e hostis para com os colegas Impulsivos Falta de auto-controlo Falta de empatia para com a vítima

7 O BULLYING EM GRUPO…. Há uma espécie de “contágio social” em que os vários membros do grupo adotam comportamentos de bullying semelhantes. Quando a vítima reage com choro, se encolhe ou desiste, o comportamento de “bullying” é ampliado e a inibição diminui entre os outros membros do grupo. O grupo perceciona a vítima como “merecendo ser atacada”.

VITÍMAS DE BULLYING Género Raça Etnia Orientação sexual PORQUÊ? 8 VITÍMAS DE BULLYING Género Raça Etnia Orientação sexual Religião Estatuto económico Deficiência física e mental PORQUÊ?

9 VITÍMAS DE BULLYING Alguém exposto a uma agressão física, verbal ou emocional contínua e repetidamente. Normalmente são crianças/jovens mais fracos que os colegas. Tristes, sozinhos, inseguros , passivos e calados. Os pais e professores têm uma atitude de super-proteção – Como tal, as vitimas não desenvolvem formas de se defenderem. Muitas vitimas querem a aprovação dos colegas e agressores. As vitimas sentem vergonha e não contam a situação aos adultos. CARACTERÍSTICAS

CONSEQUÊNCIAS…. Baixa auto-estima Depressão Solidão Ansiedade 10 Baixa auto-estima Depressão Solidão Ansiedade Absentismo escolar Diminuição do rendimento escolar

CONSEQUÊNCIAS…. Saúde geral frágil 11 Saúde geral frágil Dores de cabeça, enxaquecas, dores barriga, enjoo, suores. Perda de apetite Problemas com o sono – dificuldade em adormecer, pesadelos, acordar à noite Ideias suicidas

O BULLY E A VÍTIMA - FACTORES DE RISCO 12 O BULLY E A VÍTIMA - FACTORES DE RISCO Podem ser provenientes de qualquer extracto socioeconómico, cultural ou religioso Familiares Escolares Individuais Sociais Falta de atenção e afecto Falta de supervisão Estilos de personalidade e relacionamento interpessoal Nível de violência local Estilo parental autoritário Falta de regras Tolerância à violência Disciplina dura/inconsistente Temperamento Ambiente escolar Modelos de comportamentos agressivos Dimensão da escola/turma vs vigilância Maus-tratos, negligência e abuso sexual

FACTORES DE RISCO - OS PAIS DOS BULLIES 13 FACTORES DE RISCO - OS PAIS DOS BULLIES Uma atitude emocional negativa (falta de afeto e envolvimento); Permissividade em relação ao comportamento agressivo na infância Uso de comportamentos disciplinadores autoritários (por exemplo o castigo físico). Fatores risco

Apoio social (Carvalhosa, 2008) FACTORES DE PROTEÇÃO 14 Família Individual Apoio social (Carvalhosa, 2008) Práticas educativas ajustadas Auto-estima e autoconfiança ajustadas Apoio dos amigos e da família Regras definidas Tolerância à frustração Apoio dos colegas e dos professores Apoio afectivo

O QUE OS COLEGAS PODEM FAZER…. 15 Procurar imediatamente a ajuda de um adulto. Relatar os incidentes aos profissionais da escola. Apoiar as vitímas de bullying e encaminhar para junto de um adulto(professor/auxiliar de educação). Não se juntar em risadas de escárnio, desafiar ou perseguir os outros.

CYBERBULLYING…Sabes o que é? 16 Forma indireta de agressão. O agressor utiliza a Internet, telemóveis, redes sociais, chat, email para se manter no anonimato. Torna-se público rapidamente devido à rapidez dos meios tecnológicos. Reportar o abuso Não responder ao agressor. Falar com os pais, professores ou alguém mais velho que possa ajudar. Guardar mensagens ou fotografias que podem servir como prova. Sabes o que fazer?

Videos que poderá passar( de acordo com a idade dos alunos) 17 Videos que poderá passar( de acordo com a idade dos alunos) Filme intro like(2 , 3 ciclo e secundario) Filme Menina em Palco - todos os ciclos Filme Menina cara Distorcida – todos os ciclos.

18 LEMBRA-TE….. A PSP –ESCOLA SEGURA ESTÁ NA ESCOLA !

Mais informações em: SITE | www.comunicaremseguranca.sapo.pt Internet Segura | http://www.internetsegura.pt/ PSP | http://www.psp.pt/Pages/defaultPSP.aspx