A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes."— Transcrição da apresentação:

1 Adriana Friedmann

2

3 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes de todo o processo cognitivo, emocional, físico, moral e social do ser humano 3) IMPORTÂNCIA DE FOCALIZAR NA SINGULARIDADE DE CADA CRIANÇA – suas NECESSIDADES, INTERESSES e POTENCIAIS “Não é possível “falar do ser humano sem o considerar, ao mesmo tempo, como ser biológico, cultural, psicológico e social” (Cyrulnik & Morin, 2004).

4

5

6 CRIANÇAS 0 a 6 anos CRIANÇAS 0 a 6 anos D. PSICO- EMOCIONAL D. COGNITIVO D. SOCIAL D. FÍSICO- MOTOR D. MORAL VALORES D. LINGUÍSTICO D. CRIATIVIDADE Personalidade, afetos, identidade, auto-imagem WALLON, FREUD, JUNG EXPERIÊNCIA S SOCIAIS VIGOTSKY Exploração do corpo e do espaço, construção dos movimentos BÉZIERS, FREIRE Construção interna de regras externas KAMII Representação Verbal FERREIRO Aquisição dos conhecimento s PIAGET Brincadeira, Exploração

7 “O DESENVOLVIMENTO é um processo espontâneo, resultado de interações e ações entre o SUJEITO (a criança) e o MEIO/OBJETO/O OUTRO, através das quais as crianças conhecem, transformam e criam estruturas que são a base do conhecimento”. (Piaget, 1978)

8

9 2 - PERÍODO DA INTELIGÊNCIA REPRESENTATIVA A partir do aparecimento da linguagem – um ano e meio até 6, 7 anos – desenvolvimento da: > IMAGINAÇÃO e FANTASIA – universo SIMBÓLICO – FAZ DE CONTA, TEATRO, CONTOS > CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS

10

11 NECESSIDADES BÁSICAS sono, higiene, alimentação VÍNCULOS adequados com adultos de referência

12 ESPAÇOS e MOBILIÁRIO ADEQUADOS, SEGUROS, VARIADOS, CONTATO com a NATUREZA

13 BRINQUEDOS, OBJETOS e MATERIAIS adequados

14 TEMPO para experimentar, descobrir

15 AUTONOMIA para escolher LIMITES, RITMOS

16 ATIVIDADES ADEQUADAS Brincadeiras Artes plásticas Música Contos Movimento

17

18 CONHECER AS DIFERENTES CRIANÇAS E GRUPOS INFANTIS -OBSERVAÇÃO e ESCUTA – como brincam, o que escolhem, com quem se relacionam, suas linguagens expressivas, dores, medos, etc. -REGISTROS -LEITURA - ADEQUAÇÃO E DESENHO DE PROPOSTAS e ESPAÇOS * creches / CEI’s * não formais * na família * praças * centros de convivência, etc.

19

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS -Desconstruir ideia de que há um IDEAL de criança ou um patamar/modelo único a ser atingido na educação das crianças. -Oferecer espaços de expressão para as crianças – dar-lhes voz e escutar suas mensagens, necessidades, interesses, potenciais. -Repensar propostas adequadas às diversas singularidades e grupos/culturas infantis.

21 CONSIDERAÇÕES FINAIS -Ampliar o universo de conhecimentos e espaços de convivência -Estimular diálogos intersetoriais para a promoção do DI. -Formação continuada de educadores -Orientação de pais e cuidadores sobre DI, direitos, ciências sociais, valores, etc. -Conhecer e acolher novas estruturas familiares.

22 “O destino das crianças é ’representar mais plenamente a humanidade’. Este período da vida é essencial de ser olhado, cuidado e preservado, ouvido e respeitado para não transformarmos as futuras gerações em máquinas ou em seres ”escorregadios” que facilmente se dissolvem nas suas ações e relações.” (Bauman, 2007)

23 “...para fazer ciência, as pessoas têm que ter brincado muito previamente...” (Pichon Rivière) A Primeira Infância é o período essencial para prepararmos as crianças para a VIDA. É o momento de deixar as crianças viverem suas INFÂNCIAS, SEREM CRIANÇAS.

24 www.aliancapelainfancia.org.br www.nepsid.com.br Adriana Friedmann adriafried@globo.com


Carregar ppt "Adriana Friedmann. 1) DESENVOLVIMENTO INFANTIL MARCADO POR: Herança genêtica Educação Meio ambiente Qualidade dos vínculos 2) TRÊS PRIMEIROS ANOS Determinantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google