OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO. O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PODEMOS CONFIAR NA BÍBLIA? Revelação: é o ato divino pelo qual Deus revela aquilo que o homem não poderia descobrir por si próprio.
Advertisements

Lucas 24:13 a 35 Lucas 4 Princípios para entendermos o quebra cabeça AlicerceSequênciaTemasRelevância.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15.
Período de 1500 anos (1500 a.C. a 450 a.C e depois de 45 d.C a 90 d.C)
IDADE ESPIRITUAL.
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
OS QUATRO EVANGELHOS “EM QUEM TAMBÉM VÓS ESTAIS, DEPOIS QUE OUVISTES A PALAVRA DA VERDADE, O EVANGELHO DA VOSSA SALVAÇÃO; E, TENDO NELE TAMBÉM CRIDO, FOSTES.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
As quatro colunas da Obra de Deus
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
IGREJA CRISTÃ MARANATA
O APÓSTOLO QUE FAZIAS AS CONTAS
Camões.
O que pesquisa o historiador
O CONCÍLIO DE JERUSALÉM Atos
A Bíblia.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula 02
A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
Evangelho de João.
DEUS, O PRIMEIRO EVANGELISTA
GÁLATAS. GÁLATAS Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia.
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
Introdução ao Novo Testamento
FILIPENSES. FILIPENSES Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Nas Leituras bíblicas da liturgia de hoje (18/04/2015) ressoa duas vezes a palavra «testemunhas». A primeira vez é dita por Pedro: ele, depois da cura.
AS CARTAS DE PAULO.
Série de mensagens em dezembro 2015
TITO. TITO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade.
Falando sobre Jesus.
2ª TIMÓTEO. 2ª TIMÓTEO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como.
Compartilhando a (04/02/
2009 Estamos no ANO CATEQUÉTICO NACIONAL
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
CONCEITOS IMPORTANTES
CONHECENDO O LIVRO DE ISAÍAS
FILEMOM. FILEMOM Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia.
1.
A Bíblia é uma biblioteca de livros
Orientações ao professor
EBD Lição 1, 2º Trimestre 2018 O que É Ética Cristã.
O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO E O DOM DE LÍNGUAS
PANORAMA DO NT I AULA 01 Oração Mateus 1 Apresentação geral
Introdução à Sociologia
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
O QUE SÃO AS EPÍSTOLAS LIÇÃO 5.
Bençãos e expectativas
Objetivos gerais 1- Explicar os aspectos centrais da Teologia do livro de Romanos. 2- Aplicar os aspectos teológicos à vida cotidiana da igreja, a fim.
Hermenêutica do Novo Testamento
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Escatologia - A Cronologia do Fim
SALVAÇÃO NA VIDA DE SANSÃO
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
Lição 10 Ninguém vos engane. Lição 10 Ninguém vos engane.
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 2º trimestre de 2019 com o tema:
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
A Bíblia Paróquia são joão batista – braço do rio
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
AS CARTAS DE PAULO. Novo Testamento 1. Evangelhos Sinóticos 1. Evangelho de S. Mateus 2. Evangelho de S. Marcos 3. Evangelho de S. Lucas.
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
PROJETO BOA SEMENTE - COMO DECORAR UM TEXTO BÍBLICO
Santidade e vida cristã
Há séculos, cristãos têm pregado sobre um inferno de fogo queimando continuamente e alguns têm uma imaginação fértil ao retratar horríveis descrições de.
Transcrição da apresentação:

OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO

O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido do grego Hê Kainê Diathêkê que tinha como significado comum “último desejo ou testamento”. No entanto, o seu significado não se exauri por aqui. A palavra trata de um arranjo construído por um grupo que pode ser aceito ou desprezado por outro grupo, embora este não possa alterá-lo. “O Novo Testamento é o registro do caráter e do estabelecimento de um novo trato de Deus com os homens por intermédio de Cristo” [ver Ex 24:1-8 (“aliança” = diathêkê – Septuaginta) e Lc 22:14-20]. Aqui Deus estabelece os termos e os homens podem ou não aceitá-los, mas não podem modificá-los.

O conteúdo - No Novo Testamento encontramos a revelação da nova aliança por intermédio das palavras de Jesus e de seus seguidores. * 27 fragmentos ; * 9 autores diferentes [Mateus, Marcos, Lucas, João, Paulo, Tiago, Pedro e Judas] – se considerarmos Paulo como o escritor de Hebreus teremos 8 autores diferentes; * Documentos escritos por um período de meio século – o mais antigo, provavelmente, de 45 d.C. [texto mais antigo seria Tiago?] até 100 d.C. [Apocalipse]. O conteúdo do Novo Testamento pode ser classificado de três formas: pelo caráter literário, pelo autor e pelo período.

 Caráter Literário Os 5 primeiros livros [Mateus, Marcos, Lucas, João e Atos] são históricos, pois todos narram uma história. Os 3 primeiros são chamados de sinópticos, pois apresentam três pontos de vista distintos sobre a vida e obra de Jesus Cristo. Sinóptico deriva do grego “synoptikos”, forma adjetividade de “synopsis” = syn (com) e opsis (vista). Romanos, 1e2 Coríntios, Gálats, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1e2 Tessalonicenses, Hebreus, Tiago, 1e2 Pedro, 1 João e Judas são considerados doutrinais. * Características : escritas em forma de carta; para instruir na crença e prática cristã.

1e2 Timóteo, Tito, Filemos, 2e3 João são chamadas de escritos pessoais. Consideradas assim porque foram dirigidos a indivíduos específicos e não a grupos (igrejas). Visavam instruir e aconselhar particularmente os destinatários. Por fim, temos o Apocalipse, o último livro do Novo Testamento que é chamado de profético. Lida com o futuro e com o presente. Uma literatura apocalíptica. Características: muita simbologia, visões [com símbolos estranhos e até enigmáticos], revelações sobrenaturais. É evidente que essa classificação não é definitiva nem única. Ela apenas relaciona-se com o conteúdo geral dos fragmentos neotestamentários.

 Autores Com a exceção de Lucas, todos os demais escritores do Novo Testamento eram judeus. Mateus, Pedro e João eram membros do grupo apostólico. Marcos, Judas e Tiago tinham contato com o grupo apostólico e foram bastante ativos na igreja primitiva. Lucas e Paulo não foram testemunhas oculares do ministério de Cristo, mas eram bem conhecidos daqueles que o foram. Sobre o escritor aos Hebreus, nada se sabe conclusivamente.

Tabela de Autoria do Novo Testamento AutorLivro MateusMateus MarcosMarcos Lucas Lucas e Atos João João, 1,2e3 João e Apocalipse TiagoTiago JudasJudas Paulo Romanos, 1e2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1e2 Tessalonicenses, 1e2 Timóteo, Tito e Filemon ?Hebreus Pedro 1e2 Pedro

Períodos  Períodos Os livros do Novo Testamento não foram escritos na ordem que aparecem na Bíblia. Uma possibilidade: é provável que haja diferenças entre o período em que foi escrito um livro e o período em que ele circulou. Exemplo: Marcos descreve os acontecimentos relacionados a vida de Jesus Cristo que aconteceram na última parte da terceira década do século I, mas é possível que o Evangelho não tenha circulado publicamente até 65 a 70 d.C.

Para facilitar o estudo da história do século I, ele pode ser dividido em três períodos de duração distintos, em que cada um marca um estágio definitivo em seu desenvolvimento. Para facilitar o estudo da história do século I, ele pode ser dividido em três períodos de duração distintos, em que cada um marca um estágio definitivo em seu desenvolvimento. 1)Fundação Cobre o período de vida de Cristo de 6 a.C. a 30 d.C. São os Evangelhos que cobrem esse período: * com graus distintos de detalhes; * fatos relevantes na carreira de Jesus; * referências casuais a outros eventos históricos.

2)Expansão Cobre os anos de 30 a 60 d.C. * Testemunha o desenvolvimento dos empreendimentos missionários; * Fala de pregadores que iam e vinham pelas estradas romanas pregando o evangelho e fundando igrejas; * Em Atos encontramos uma narrativa que foca principalmente o esforço missionário de Paulo junto aos gentios; * O evangelho progride de Jerusalém até Roma; * Nesse período a maioria das cartas de Paulo são compostas.

3)Consolidação O início desse período está relacionado às epístolas pastorais de Paulo e aos escritos de Pedro. Ele vai de 60 a 100 d.C. Lucas-Atos e Mateus foram provavelmente publicados entre 60 e 70 d.C. Marcos pode ter sido escrito em uma data anterior, mas não divulgado amplamente até esse período. Hebreus e Judas provavelmente foram escritos antes de 70 d.C. Os escritos joaninos, o 4° evangelho e as epístolas, podem ter aparecido tão tardiamente quanto 85 a 90 d.C. Apocalipse, deve ser atribuído ao reinado de Domiciano, em 90 d.C. ou por volta desse período.

Essa cronologia do Novo Testamento objetiva demonstrar aproximadamente como os livros se relacionam à época que eles descrevem e em que foram escritos. Mas outras discussões sobre os problemas cronológicos serão apresentados em conexão com cada um dos escritos.