NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (NPI)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A CHINA PAÍS DE CONTRASTES.
Advertisements

CHINA.
O BRASIL NO SISTEMA INTERNACIONAL. As relações internacionais do Brasil ocorre: * com outros países * organismos internacionais * baseado na Constituição.
América Anglo-Saxônica Geografia – Prof. Christian.
A PRIMEIRA REPÚBLICA, AS ESCOLAS GRADUADAS E O IDEÁRIO DO ILUMINISMO REPUBLICANO: Jorge Uilson Clark Publicado em Navegando na História da Educação.
GLOBALIZAÇÃO, TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO (INTER)NACIONAL ( ) Lalo Watanabe Minto Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
Datas das aulas: e 16/09 - Apresentação - A crise de 1893 e a era do imperialismo e 23/09 - A guerra imperialista ( ) e as revoluções.
China. Dados atuais Área: Km² (3º maior país); Governo: regime do partido único, o PCCh (Ditadura com o presidente Hu Jintao). População: 1,345.
Gestão da Produção Industrial Economia e Globalização MATERIAL 1.
LICEU ALBERT SABIN – GEOGRAFIA – 9.o ANO OS “TIGRES ASIÁTICOS”
Comunismo O comunismo (do latim communis - comum, universal) Doutrina ou movimento social e político que defende a transformação total da sociedade capitalista.
CAPÍTULO 4 – INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO
O que é uma ordem internacional (mundial)?
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
NPI Bruno Katriny Ritik.
Desmembramento da Península Indiana 15 milhões de pessoas cruzam a fronteira entre Índia e Paquistão 5 milhões de hindus obrigados.
Japão Prof. Amanda Cunha.
Novos Países Industrializados N.P.I
Industrializações Tardias
Nova Ordem Mundial.
INDÚSTRIA NO MUNDO GEOGRAFIA - 3EM.
REVISÃO DE CONTEÚDOS Geografia 2º ANO
PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 8º ANO
China – país de economia socialista de mercado
GRANDES CENTROS INDUSTRIAIS DO GLOBO
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Globalização e Neoliberalismo
Tigres Asiáticos.
Universidade Tuiuti 1º período Aula 6 Estado liberal e Total
Principais características do modo de produção capitalista
China: a potência do século XXI
Globalização.
Florestan Fernandes - sociedade de classes e capitalismo dependente
Apogeu e declínio da influência europeia
História Econômica Geral
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
Panorama Econômico Mundial 2014
MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
A REPÚBLICA DOS GENERAIS ( ) – A ORDEM ECONÔMICA: MODERNIZAÇÃO E SUBDESENVOLVIMENTO AULAS 17 E 18.
A NOVA ORDEM MUNDIAL OU MULTIPOLARIDADE
Nacionalismo e socialismo no início do século XX
Industrialização nas Américas
Rec 3- 9º ano..
Percurso 1: Do mundo multipolar para o bipolar
O Comunismo aplicado a um país rural p
Prof. José Carlos Rabello
{ REVOLUÇÃO CHINESA
China: a potência do século XXI
GEOGRAFIA AGRÁRIA Espaço agrário e sociedade
Espaço Agrário Mundial
GUERRA FRIA.
Industrialização brasileira
Revoluções e Estados liberais conservadores
O socialismo científico e seus desdobramentos
GLOBALIZAÇÃO NEOLIBERALISMO
Estados Unidos e Canadá: aspectos gerais
A transição da China para o mercado global
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
Ensino Médio HISTÓRIA Revolução Russa Aula 3.
VITA, ALVARO, SOCIOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA, CAP.5
Organismos Internacionais e os Blocos Econômicos
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
3° Revolução Industrial. O que é? Também chamada de Revolução Digital ou Revolução Técnico- Cientifica-Informacional É o momento que a indústria começa.
INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO: PARTES DE UM MESMO PROCESSO
Reconstrução e política de blocos
2ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E IMPERIALISMO Prof. Lincoln Marques
O reforço da globalização. Globalização: um fenómeno recente? A intensificação e a amplitude do processo de globalização ao longo do tempo.
Aula 6 – Industrialização na Primeira República – tema controverso
Transcrição da apresentação:

NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (NPI) O crescimento asiático alterou a balança da economia mundial concentrada na tríade EUA, Europa (CEE/UE) e Japão. Duas vagas de desenvolvimento: Afirmação dos Dragões Asiáticos e dos Tigres Asiáticos Década de 70 Modernização da China Década de 80 NOVOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS (NPI)

CONJUNTO DE REFORMAS ECONOMIA CHINESA ATÉ À MORTE DE MAO ASSENTAVA NA: - PLANIFICAÇÃO - AUTARCIA - COLETIVIZAÇÃO 1978 – DENG XIAOPING INICIA O CAMINHO DE MODERNIZAÇÃO CONJUNTO DE REFORMAS ROMPE COM O MAOÍSMO IMPLEMENTA A ECONOMIA SOCIALISTA DE MERCADO

A China adotou um modelo de desenvolvimento assente na divisão do país em duas zonas económicas distintas: INTERIOR LITORAL Rural, mais atrasado, afastado das influências externas. Dedicado à satisfação das necessidades internas. Mais desenvolvido, onde se implementou o sistema comercial e financeiro internacional. Acesso ao capital, à tecnologia e ao know-how estrangeiro.

O desenvolvimento de um plano agrário permitiu: INTERIOR O desenvolvimento de um plano agrário permitiu: Arrendamento das terras aos camponeses. Venda de excedentes no mercado livre. Apropriação de lucros para incentivar a produção. A autossuficiência e a produção excedentária. Aumento dos rendimentos dos camponeses.

LITORAL Criação do sistema de “Porta Aberta” para atrair capital estrangeiro: Criação de Zonas Económicas Especiais (ZEE), isto é, de áreas dotadas de um estatuto especial, onde se concedem incentivos fiscais e que funcionam como: Portas de entrada de matérias-primas e de tecnologia Portas de saída de produtos transformados

LITORAL Promoção da associação entre empresas estrangeiras e companhias chinesas. Fixação de multinacionais voltadas para a exportação, que beneficiam da diminuição dos custos de produção. Abertura ao exterior (Japão e EUA).

A GENERALIZAÇÃO DAS REFORMAS ECONÓMICAS BENEFICIOU: Da adoção, na Constituição chinesa, da ideia de “Economia Socialista de Mercado” (1993) Do reconhecimento do setor privado como parte da economia chinesa (1999)

A China de Deng Xiaoping desenvolveu estratégias e programas que incentivaram a produção e os mecanismos da economia de mercado: Substituiu a aposta na indústria pesada pela indústria de bens de consumo, voltada para exportação. Promoveu o mercado livre e a propriedade privada, ainda que de forma limitada.

A CHINA CRESCEU ECONOMICAMENTE CERCA DE 10% AO ANO, ENTRE 1978 E 2007 A China de Deng Xiaoping desenvolveu estratégias e programas que incentivaram a produção e os mecanismos da economia de mercado: Fomentou a entrada de técnicos (cientistas e industriais) estrangeiros. Apoiou a ida de estudantes universitários para o exterior para formar mão de obra especializada. A CHINA CRESCEU ECONOMICAMENTE CERCA DE 10% AO ANO, ENTRE 1978 E 2007

Organização Mundial de Comércio (OMC) em 2001 A China integrou-se nos organismos económicos e financeiros internacionais FMI e BANCO MUNDIAL em 1980 GATT em 1986 Significou a integração plena da China na era da modernização e do mercado global. Organização Mundial de Comércio (OMC) em 2001

MODELO DE DESENVOLVIMENTO CHINÊS Impulsionou a economia Criou assimetrias: Litoral, mais desenvolvido, moderno e aberto. que contrasta com O interior, rural e menos desenvolvido. Implementou o regime “Um País, Dois Sistemas”

Possui recursos naturais Detém muita mão de obra: Recém-chegada ao grupo dos NPI asiáticos, a China apresenta potencial muito superior: Possui recursos naturais Detém muita mão de obra: Trabalhadores mal pagos, sem regalias sociais e que fluem ininterruptamente dos campos

A CHINA: contradições Resistiu à desagregação da URSS e do Bloco de Leste. Fez uma abertura parcial ao capitalismo, o que não foi acompanhado de uma democratização política. Mantém-se politicamente fechada e é governada com base na ditadura do partido único. As manifestações em favor da liberalização política são severamente reprimidas. O fim dos preços tabelados pelo Estado fez disparar a inflação. As desigualdades entre o litoral e o interior acentuaram-se, tal como aumentaram as diferenças entre ricos e pobres (zonas costeiras com uma burguesia poderosa, suportada por um próspero operariado urbano, a par das classes camponesas do interior empobrecidas).

A integração de Hong Kong e de Macau A integração de Macau e de Hong Kong na China ocorreu no final dos anos 90 Hong Kong Tornou-se região administrativa especial em 1997. Macau Tornou-se região administrativa especial em 1999. Assegurou a autonomia do território. Garantiu a manutenção do sistema capitalista que contrasta com o modelo de “socialismo de mercado” existente na China Continental. Assegurou o caráter democrático das instituições. A integração de Hong Kong e de Macau aproximou a China do Ocidente e do capitalismo