Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior. teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
República Velha Período que se estende da Proclamação da República (1889) à Revolução de Período que se estende da Proclamação da República (1889)
Advertisements

DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
Grupos de Pressão I. INTRODUÇÃO: A realidade social moderna experimenta a vida social através de sociedades, grupos, classes e partidos como substrato.
A Imigração Nomes: Bruna Grasel e Bruna Moenke.. República Velha  Foi o período que foi de 1889 a 1930  Este período da História do Brasil é marcado.
Greves Operárias Nomes: Carolina e Bruna Turma:993História.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da ECT
Breve Resgate Histórico do MSTTR
Os chamados “Novos Movimentos Sociais” (NMS)
Governo Costa e Silva O governo Arthur da Costa e Silva (Arena), que durou de 1967 a 1969, se caracterizou pelo avanço do processo de institucionalização.
O BRASIL REDEMOCRATIZADO
As novas conquistas sociais (Leis Trabalhistas)
A NOVA REPÚBLICA DE TANCREDO À DILMA.
A CRISE DA MONARQUIA PORTUGUESA
Revolução Russa.
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
Direitos trabalhistas
A Sociedade Civil e os Militares na Beligerância Portuguesa
O Antigo Regime em Portugal
ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA NO BRASIL
Sociedade e indivíduo como relação recíproca
ORDEM BIPOLAR GUERRA FRIA.
PÓS-COLONIALISMO.
Revolução Francesa.
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A LONGA MARCHA PARA O GOLPE ( )
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
A REPÚBLICA POPULISTA ( ): A TRANSIÇÃO PARA O POPULISMO DEMOCRÁTICO ( ) AULA 12.
REPÚBLICA MILITAR NO BRASIL
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Os desafios da política no novo milênio
Panorama internacional e Gênese do Brasil Atual
Principais Características:
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
Projeto Rondon- Operação Itapemirim/ ES
História e Geografia de Portugal
SERVIÇO SOCIAL PROFESSORA: FRANCILEI
A Guerra Civil de Espanha
Primeira República no Brasil
BRASIL REPUBLICANO Prof. Paulo Leite BLOG: ospyciu.wordpress.com.
Antes da Revolução Monarquia absolutista, união entre estado e igreja e privilégios da nobreza. Economia predominantemente agrária. Trabalho servil. Industrialização.
Indústria.
Papel da mulher no século XXI
RESUMO DO LIVRO ''A MENINA LOAS''
Revolução Industrial Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
A crise de 1929 e a Revolução de 30
As relações em eixo – novo paradigma da teoria das
UNIDADE DIDÁTICA XVI – BRASIL: A SEGUNDA REPÚBLICA ( )
A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica.
Definição: movimento que inspirado nos princípios iluministas determinou o fim do domínio da Inglaterra sobre as chamadas 13 colônias americanas (atualmente.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com
Economia Imperial (XIX)
República Populista ( )
Socialismo utópico e Socialismo Científico
Revolução Industrial Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com.
A organização da vida social na visão de Karl Marx
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
Magistradas Judiciais e do Ministério Público
Geografia – Professor Fernando
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
Aula 7 – Instituições e processo decisório em política externa
Economia, política e valorização dos profissionais da Educação
A QUEDA DA MONARQUIA E A 1.ª REPÚBLICA
Introdução à História.
As dificuldades da PRIMEIRA REPÚBLICA
Fazer política pra quê? De Lia Zatz.
Transcrição da apresentação:

Sophia 9 ano C Professor Carlos Junior

teve início no começo do século XX a partir de uma sucessão de lutas visando mudanças nas relações entre trabalhadores e empregadores, além de melhorias no que se refere à garantias, salários e condições de trabalho.

a luta operária brasileira manifestou-se a partir dos ideais anarquistas e socialistas difundidos na Europa - capitaneados pelos imigrantes presentes no Brasil. Com a massa operária unida, os grupos manifestavam-se publicamente a favor da conquista de melhores condições. Visavam resultados imediatos como melhor remuneração, entre outros.

Um marco ocorreu no ano de 1907, quando a capital paulista passou por uma paralisação devido a uma greve que tinha os seguintes objetivos: conquista da jornada de trabalho de oito horas, assistência médica, fim do trabalho de crianças e do trabalho noturno para mulheres e o direito a férias. Organizada por trabalhadores dos setores metalúrgico, de construção civil e alimentício, essa manifestação influenciou outras categorias profissionais, chegando a outras cidades e Estados.

As Causas do Fim da 1º República A instabilidade política- Divisão do partido Republicano em vários partidos rivais( Partido Democrático, Partido evolucionista e união Republicana). Existência de dois períodos de ditadura ( Pimenta de Castro, 1915, Sidónio Pais, ). Frequentes quedas de governos e de presidentes da república devido ao parlamentarismo. Entre 1910 e 1926 existiram 45 governos e 8 presidentes. Oposição da igreja e dos monárquicos que tentavam derrubar a República.

As dificuldades económicas- Aumento dos impostos, aumento da inflação, desvalorização da moeda e dos salários, falta de alimentos, diminuição do poder de compra e aumento da dívida pública. A agitação social- Greves e descontentamento dos trabalhadores ( classe média e operários) Atentados terroristas realizados por anarquistas e bolchevistas A participação na 1º Guerra Mundial- Agravou a conjuntura política, econômica e social existente.