CULTURA INDÍGENA NO BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Fenômeno da Aculturação
Advertisements

OS INDIO EM Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas.
ACULTURAÇÃO O conceito de aculturação nega o caráter dinâmico dos costumes e hábitos das sociedades. POR QUE?
Terras Indígenas.
Desertificação Trabalho realizado por: Miguel César nº 21 9ºB.
Discente: Lucas Henrique Montes Bomfim Docente: Marcos Camara de Castro Ribeirão Preto, 27 de junho de 2014.
Diferença entre Lenda e Mito
Geografia do Canadá. O território canadense O elevado nível de vida e a intensa relação com os Estados Unidos Em virtude disso, a população do país desfruta.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
O continente americano antes dos europeus Maias, Astecas, Incas e Tupis.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
Metodologia de Elaboração e Implementação do PE Natacha Stefanini Canesso
Os aspectos culturais dos recentes ataques racistas e homofóbico contra estudantes da Universidade de Brasília (UnB) PROFESSORA MS. GELCIVÂNIA MOTA SILVA.
Multiculturalidade. Algumas questões: 1. O que é cultura? 2. De onde vem a cultura que aprendemos? 3. Apresente alguns aspectos culturais. 4. O que seria.
SEMINÁRIO O século XIX e a reorganização geopolítica nas Guianas ou Amazônia Caribenha. As diversas formas de produção e transmissão de conhecimentos sobre.
Folclore e cultura brasileira O Brasil Caboclo. Formação cultural Colonos portugueses Indígenas mestiçagem de brancos com índias Alguns negros Nordestinos.
Princípios Economia Solidária
RESUMO PARA A RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Educação para transformação social
Indígenas Brasileiros e a chegada dos portugueses:
Não sendo povos homogêneos, mas marcados pela pluralidade, os indígenas se diferem em várias línguas e práticas que, portanto, já faziam parte da.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
Geo – Terra Graphien – Descrever
Introdução O Japão é um conjunto de ilhas. São 6852 ilhas no total, mas apenas 430 são habitadas. Nessas ilhas a quantidade de montanhas é muito grande,
IDPP – Porque estudar ? Disciplina de base, introdutória ao estudo do Direito. Matéria de iniciação  noções fundamentais para a compreensão do fenômeno.
3º Ano Geografia Prof. Gustavo Macieira
ARTE INDÍGENA BRASILEIRA
A canção “cartão de visita”, do Criolo, expressa:
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
Disciplina: Organização e Métodos
Origem da palavra Ética e Moral
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
TONINHO VENDRAMINI FORMATAÇÕES PROGRESSÃO AUTOMÁTICA ÍNDIO BRASILEIRO
Pulsão e Destino das Pulsões
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Américas Conquistadas
Diversidade Humana Escola Angelo Chiele Nomes: Milena e Joana
Apogeu e declínio da influência europeia
ISLAMISMO.
O intenso processo de urbanização define mudanças nos aspectos físicos do espaço geográfico e na vida das pessoas. As relações sociais, econômicas e culturais.
Conquista e exploração da América
A questão dos refugiados 2017 am/ma. O refugio e um direito de estrangeiro garantido por uma convenção da Organização das Nações Unidas [ONU] de 1951.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
Cultura Afro-brasileira
Crescimento vegetativo ou natural
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
Dissertação Argumentativa
Sociedade, povo, nação, Estado e país
Direitos humanos dos povos indígenas
OS ÍNDIOS NA VISÃO DOS EUROPEUS
ATUALIDADES: População Brasileira
TÉCNICAS ADMINISTRATIVAS
Oficina de Serviço Social
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Terras Indígenas Brasileiras
Cidadania Projovem Trabalhador Luis Mateus Siqueira Emerich.
PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA E A FORMAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Urbanização.
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Cultura.
Pastoral Estudantil/APV
HISTORIA DO CARNAVAL , LLL.
História do Carnaval A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma.
Professora: Kelly Soares Figueiredo 7º ano Capítulo
Transcrição da apresentação:

CULTURA INDÍGENA NO BRASIL

Antes da chegada dos europeus havia 5 milhões de índios no Brasil; Atualmente há em torno de 400 mil índios, divididos em 200 povos e 170 dialetos; Apenas em 1991 o IBGE incorporou no senso demográfico uma classificação específica para os índios; Em 1967 foi criado a FUNAI (Fundação Nacional do Índio), um órgão do governo federal que estabelece e executa políticas para os índios; A FUNAI tutela os índios; Não os consideram sujeitos autônomos.

RITUAIS INDÍGENAS Uma grande parte dos rituais realizados pelos diversos grupos indígenas do Brasil pode ser classificada como RITOS DE PASSAGEM. Os ritos de passagem são as cerimônias que marcam a mudança de um indivíduo ou de um grupo de uma situação social para outra. Como exemplo, podemos citar aqueles relacionados à mudança das estações, aos ritos de iniciação, aos ritos matrimoniais, aos funerais e outros, como a gestação e o nascimento.

Canibalismo / Antropofagia Algumas tribos eram canibais como, por exemplo, os tupinambás que habitavam o litoral da região sudeste do Brasil. A antropofagia era praticada por acreditarem que ao comerem carne humana do inimigo, estariam incorporando a sabedoria, valentia e conhecimentos. Desta forma, não se alimentavam de carne de pessoas fracas ou covardes. A prática do canibalismo era feita em rituais simbólicos.

Prática provocada pelo racismo. - Atualmente, mais da metade dos índios brasileiros residem nos centros urbanos e levam uma vida comum. Usam a internet, cursam faculdade, falam português, mas nem por isso perderam sua identidade. Porém, o preconceito com relação aos indígenas, forte nas cidades, faz com que eles ocultem suas preferências culturais. Sendo assim, não há uma descaracterização do índio, mas um ocultamento de sua origem. Prática provocada pelo racismo.

ACULTURAÇÃO

ACULTURAÇÃO Processo de mudança cultural provocada pelo contato entre dois ou mais grupos culturalmente distintos e um desses grupos assimila aspectos da cultura de outro grupo.

Mudanças de hábitos devido ao contato com outra cultura. Segundo Darcy Ribeiro, a aculturação geralmente envolve desigualdades – relação de dominação. Muitos grupos não tem outra alternativa a não ser aculturar-se.

ACULTURAÇÃO DIFUSÃO CULTURAL Troca de influências quando 2 ou mais culturas entram em contato contínuo; DIFUSÃO CULTURAL Trocas culturais ou invenções que passam de uma sociedade a outra mesmo sem contato direto.

MARGINALIDADE CULTURAL Quando duas culturas entram em contato e uma delas se impõe à outra pela força e os indivíduos aculturados não conseguem se integrar à nenhuma das duas culturas; Ex.: Índio brasileiro.